Revolução soviética - Trabalho

. quinta-feira, 27 de outubro de 2011
0 comentários

Aqui fica uma primeira versão do ppt com os vossos trabalhos.

Não está ainda totalmente organizado, pois houve grupos que não seguiram as indicações dadas para a formatação dos slides. Como a Andreia não tem acesso no fim-de-semana resolvi disponibilizá-lo.

Também resolvi que não vai haver TPC. O verdadeiro TPC é para os alunos se preparem convenientemente para este momento de avaliação.


Revisões para o Teste

.
3 comentários

Para os meninos começarem a preparar-se para o teste de Avaliação.



Prosperidade dos EUA

. quinta-feira, 13 de outubro de 2011
15 comentários



Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram as inovações introduzidas pelo fordismo (resposta da Sílvia Ribeiro).
As inovações introduzidas pelo Fordismo foram a aplicação do Taylorismo, Estandardização e Trabalho em cadeia.


2. Explica no que consistiam (resposta do João Ferreira).
A estandardização consistia na uniformização nos modelos fabricados, o que permitiu a fabricação em série e a produção em larga escala, o taylorismo foi uma teoria defendida pelo engenheiro americano Frederick Taylor que defendia, o mínimo movimento do operário para que ele tivesse o máximo rendimento. O trabalho em cadeia, nas fabricas, era haver tapetes rolantes para transportar peças ou objectos para que o trabalhador não perdesse tempo nas deslocações, aumentando assim o ritmo da produção.


3. Indica qual foi o modelo da Ford mais produzido neste período (resposta da Carolina Caeiro).
O modelo da Ford mais produzido neste período foi o Ford T, apresentado em 1903 e comercializado até 1927.


4. Explica os motivos que contribuíram para o desenvolvimento de uma sociedade de consumo nos EUA (Resposta da Andreia Costa).
Os salários aumentaram, as compras foram facilitadas através das vendas a crédito, desenvolvimento da publicidade. Um número cada vez maior de americanos passou a dispor de carros, electrodomésticos, rádio, telefone. Tudo isto contribuíu para o desenvolvimento de uma sociedade de consumo.




I Guerra Mundial

. quinta-feira, 6 de outubro de 2011
17 comentários



Agora já sabes responder:
1- Refere quais eram os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial (Resposta da Joana Caeiro - adaptado).
Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial eram o pangermanismo, que era a necessidade de espaço para a agricultura, para a população e para o comércio; o Revanchismo Francês que consistia na vingança de França [por causa da Alsácia-Lorena] e o ultimo problema é o paneslavismo com consiste na expansão dos eslavos [defendida Russia].


2. Indica quais foram as alianças que se formaram neste período (resposta da Lumena Tavares).
Neste periodo formaram-se duas alianças; a triplice aliança formada pelo império Alemão, o império Austro-hungaro e a Itália e a triplice entente cordiale formada pela França, Inglaterra e o Império russo.

3. Indica qual foi o acontecimento que levou ao eclodir da Guerra (resposta do João Ferreira).
O motivo que levou ao eclodir da I Guerra Mundial (1914-1918) foi o assassinato do sucessor do herdeiro do trono Austríaco, arquiduque Francisco Fernando em 14 de Junho 1914 em Sarajevo (na Bósnia). A Áustria responsabilizou os Sérvios pelo atentado e ,com o apoio da Alemanha , declarou guerra a Sérvia .

Sendo a Servia aliada da Rússia este facto desencadeou todo o complexo sistema de alianças existentes. Em pouco mais de duas semanas, a crise balcânica transformou- se numa guerra generalizada, opondo a Tríplice Aliança (com excepção da Itália) a Tríplice Entende Cordiale.

4. Caracteriza a vida dos soldados nas trincheiras (resposta do João Ferreira).
A vida dos soldados nas trincheiras durante a 1ª guerra mundial não era fácil. As trincheiras, eram buracos escavados no solo onde os soldados combatiam. Mas essas trincheiras tinham as suas desvantagens, não havia quaisquer condições de higiene e por consequência apareciam pragas animais como piolhos e carraças. Os cadáveres dos soldados combatentes raramente eram removidos da frente de combate o que levava a aparecer ratos, moscas e larvas que causavam o aparecimento de doenças, agravadas também pela deficiente alimentação. As condições atmosféricas também influenciavam bastante a vida nestas trincheiras tornando-as impraticáveis por exemplo quando chovia.


5. Identifica as Fases da Guerra (resposta do André Pereira).
As fases da guerra são:
- Fase de movimentos (1914)
- Fase de posições (1914-1917)
- 2ª Fase de movimentos (1918)

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue