Apresentação de trabalhos - 22 de Março

. sexta-feira, 23 de março de 2012
0 comentários

Na aula de 22 de Março, continuámos com as apresentações dos nosso trabalho e estes foram os resultados.

Trabalho bem apresentado e bem explorado em sala de aula. Podiam ter colocado mais algumas imagens. Aquela ideia dos escuteiros não é muito correcta.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/mocidade-portuguesa-12127946

 Estávamos à espera espera de mais informações sobre a crise. O trabalho acaba por fugir ao tema.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/quinta-feira-negra


O trabalho foi interessante, apesar da grande gaffe sobre o Estado Novo brasileiro.

Apresentação de trabalhos - 19 de Março

. segunda-feira, 19 de março de 2012
0 comentários

Hoje deu-se início às apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos e aqui ficam os resultados:

Trabalho interessante, onde a imagem poderia ter sido mais explorada.
O texto poderia ter sido mais resumido.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/ana-12071893



Poderia ter sido um óptimo trabalho se os alunos tivessem optado por explorar o vídeo apresentado e se tivessem efectuado uma conclusão com as afirmações das pessoas entrevistadas.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/prs-e-contras-do-salazarismo


 Os alunos poderiam ter explorado mais a imagem e não ter sobrecarregado os slides de texto.
O hino da mocidade poderia ter sido explorado em termos de letra.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/andreia-claudia-ines



Trabalho bem apresentado, mas faltou os antecedentes da guerra e quem eram os lideres dos republicanos.
A questão de Guernica poderia ter sido apresentada de uma outra forma.

http://www.slideshare.net/carlosvieira/guerra-cvil-de-espanha

Explosão Nuclear.

. quinta-feira, 1 de março de 2012
16 comentários



Agora já sabes responder:
1. Define Blitzkrieg (Resposta da Carolina Caeiro, nº 7 do 9º 5ª).
.O Blitzkrieg é um termo alemão para guerra-relâmpago foi uma estratégia militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas não tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças. O arquitecto desta estratégia militar foi o general Erich Von Manstein. Era também um processo no qual Adolf Hitler avisava seus adversários que iria atacá-los.

2. Enuncia as fases da II Guerra Mundial (Resposta da Verónica Gonçalves, nº 20 do 9º 5ª).
As fases da II Guerra Mundial foram: 1º fase é a Blitzkrieg (1939- 1941) a 2ª fase é o Equilíbrio das forças (1942- 1943) e a 3ª fase é a derrota das forças do eixo (1944 - 1945).

3. Localiza no tempo o ataque japonês a Pearl Harbour (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª)..
O ataque japonês a Pearl Harbour, uma ilha onde se encontrava a esquadra americana, ocorreu no dia 7 de Dezembro de 1941.Esse ataque fez com que os EUA entrassem na II Guerra Mundial.

4. Elabora um texto sobre os perigos e efeitos da bomba atómica (300 palavras) (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª)..
Às 8h15 do dia 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro norte-americano, lançou sob o céu da cidade japonesa de Hiroshima a bomba mais destruidora que a humanidade iria conhecer, a bomba atómica. Explodiu a 580 metros de altura, causando um enorme clarão e uma bola de fogo semelhante a um pequeno sol. A explosão chegou a atingir mais de 4 mil graus.
Os seus efeitos evaporaram instantaneamente dezenas de milhares de pessoas e animais, incendiando também prédios e casas. No total, contaram-se mais de 140 mil mortos numa cidade de 350 mil habitantes.
Ninguém sabia da bomba atómica e tão pouco dos seus efeitos, que derreteram os órgãos das vítimas e transformaram os seus ossos em carvão.
Após a explosão, a cidade ficou reduzida a pó. As consequências para os sobreviventes foram apenas uma continuação de um eterno pesadelo.
Todos os bebés que nasceram após a explosão apresentaram alterações genéticas e deformidades, como a microcefalia, que deixa o bebé com a cabeça muito pequena.
Além disso, o número de casos de leucemia, cancro no pulmão, tiróide e mama aumentaram drasticamente.
As deformações causadas pela bomba geraram uma série de problemas como a discriminação no mercado de trabalho e inúmeros suicídios.
Sessenta anos após o ataque contra Hiroshima, o piloto Paul Tibbets, que comandou o bombardeio ainda está vivo e tem 90 anos. Na época, exercia o posto de general e recebeu a missão de lançar a bomba sobre Hiroshima.
O ex-general norte-americano revela exactamente o que pensa o Exército dos EUA e o governo, ou seja, não importa o tamanho da destruição e muito menos quantas pessoas morreram, mas somente o objectivo de impor a política imperialista através do assassinato em massa de milhões de pessoas. Foi um massacre puro para os civis indefesos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue