3 conceitos importantes

. quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Três conceitos importantes associados a este período.

Superprodução.
Circunstância em que o volume de produção não encontra equivalente volume de escoamento. A superprodução conduz à acumulação de stocks, tanto das matérias-primas como dos produtos acabados, e à tendência para a colocação dos produtos no mercado a baixos preços, fazendo, assim, diminuir as margens de lucros dos empresários, levando à dispensa de mão-de-obra e, no limite, ao desemprego.

Deflação.
Destina-se a corrigir os desequilíbrios inflacionistas, promovendo a baixa de preços, dos salários e da capacidade de compra. Por isso, a deflação recorre a meios como o da limitação do crédito. Ao travar o desenvolvimento económico, a deflação pode provocar o desemprego. Mas é também, como no caso da crise de 1929, um procedimento tendente a facilitar o escoamento dos produtos no mercado.

Depressão económica.
Implica a diminuição da procura, da produção industrial e agrícola e da actividade comercial, o aumento do desemprego e a falência de produtores e de instituições financeiras. Foi o que aconteceu com a crise de 1929, que se alargou a todos os sectores da economia, sem excepção, e estendeu-se no tempo por muitos países até cerca de 1932.

1 comentários:

sara gonçalves 9ºE disse...

professor quais são as fichas para os que tiveram negativa ? eu n as encontrei no blog.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue