2ª Guerra Mundial

. sexta-feira, 5 de março de 2010



Agora já sabes responder:
1. Define Holocausto. (resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E)
A palavra holocausto deriva da combinação de dois termos gregos, holo (todo) e caustos (queimado). Originalmente, como ainda hoje, designava um ritual religioso onde uma oferenda era consumida pelo fogo. Entre os judeus, essa oferenda era um animal, normalmente um ovino. Nos tempos modernos a palavra holocausto é utilizada para identificar um devastador desastre humano: a palavra identifica, assim, o genocídio do povo judaico pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
No século XIX as comunidades judaicas de muitos países da Europa tinham atingido o respeito e um estatuto quase de igualdade relativamente às outras comunidades coabitantes nos seus países. Contudo, por vezes, os Judeus eram assediados por grupos anti-semíticos. Nas primeiras décadas do século XX, perante as graves dificuldades socioeconómicas sentidas, esta situação viria a agravar-se.
Quando o regime nazi se instalou na Alemanha, em Janeiro de 1933, foram de imediato lançadas medidas anti-semíticas. Por exemplo, o estatuto de judeu foi redefinido e obrigava à determinação da religião dos avós: qualquer indivíduo que tivesse algumas gerações de antepassados judaicos era logo rotulado como judeu, independentemente de pertencer ou não a uma comunidade judaica. Mas o processo era muito mais complexo. Por exemplo, havia os meios judeus. Estes eram apenas considerados judeus se pertencessem a essa religião, ou se se casassem que tinham um só com uma pessoa dessa raça e credo. Todos os outros meio-judeus e pessoas avô judeu eram chamados Mischlinge. Esta importância que os nazis atribuíam à descendência era tida como uma forma de afirmação da raça, mas mais do que isso, era um meio de identificar e delimitar os alvos das leis discriminatórias.

2. Define Genocídio. (resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E)
Inspirada na associação da palavra grega genos (grupo, tribo) e a expressão latina cide (matar), a palavra genocídio surgiu no século XX e foi pela primeira vez utilizada pelo jurista Raphael Lemkin que, em 1933, ou seja, muito antes do holocausto levado a cabo pelo III Reich alemão, apresentou na Conferência Internacional para a Unificação da Lei Criminal uma proposta de que fossem declarados crimes perante a lei internacional todas as destruições de colectividades étnicas, religiosas ou sociais. O termo, no entanto, só surgiu em 1944, quando Raphael Lemkin publicou "Axis Rule in Occupied Europe", um trabalho sobre as práticas e as filosofias de extermínio de grupos étnicos e nações, que ele definiu como sendo de genocídio. O trabalho de Lemkin levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a aprovar uma resolução que considerava o genocídio um crime perante a lei internacional e, em 1948, à assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre Genocídio. Na Convenção, para além da morte de membros de um grupo, era considerado também genocídio a prática de danos físicos e mentais, a transferência de crianças de um grupo para outro, as medidas com uma intenção deliberada de impedir nascimentos dentro do grupo e outras práticas que, intervindo nas condições de vida de um determinado grupo, tenham como objectivo produzir uma destruição física parcial ou total.

3. Caracteriza as Leis de Nuremberga de 1935. (Resposta do João Alves, nº 16 do 9º E)
As leis de Nuremberga diziam que os judeus não se podiam casar ou ter qualquer tipo de relações com arianos puros, nem se quer podiam ter criados arianos com menos de 45 anos. Estas leis também previam que quem quer que fosse que as quebrasse, judeu ou ariano, acabaria por ser gravemente castigado.

4. Como se chamava o principal campo de concentração Nazi? (resposta do Pedro Magalhães, nº 24 do 9º E)
O principal campo de concentração era o de Auscwitz-Birkenau.

5. Identifica as duas conferências realizadas pelos aliados para organizar o período pós-guerra. (resposta do André Aquino, nº4 9ºE)
As transformações territoriais provocadas pela Segunda Guerra começaram a ser delineadas pouco antes do fim desta. A Conferência de Ialta (4-12 de Fevereiro de 1945) teria como resultado a partilha entre os Estados Unidos e a União Soviética de zonas de influência na Europa. Alguns meses depois a Conferência de Potsdam, realizada já com a derrota da Alemanha, consagra a divisão deste país em quatro zonas administradas pelas potências vencedoras. No lado Oriental, ficaria a administração sob incumbência da União Soviética e, no lado Ocidental, a administração ficaria sob incumbência dos Estados Unidos, França e Reino Unido, tendo estas duas últimas desistido da incumbência.
A Itália perderia todas as suas colónias; a Ístria acabaria por ser integrada na Jugoslávia, tendo também sofrido pequenas alterações fronteiriças a favor da França.
O território da nação polaca desloca-se para oeste, integrando províncias alemãs (Pomerânia, Brandemburgo, Silésia), colocando a sua fronteira ocidental até aos cursos do Oder e do Neisse. A URSS progrediu igualmente para oeste, graças principalmente à reversão das perdas territoriais sofridas pelo Pacto de Brest-Litovsk: houve a criação da República Socialista Soviética da Bielorússia (numa área de maioria étnica bielorussa, mas que havia sido concedida à Polônia), e também a ampliação da Ucrânia, que também havia perdido território, duas décadas antes, para a Polônia.
O Japão teve que abandonar, de acordo com o estabelecido no acordo de paz de 1951 com os Estados Unidos, a Manchúria e a Coreia, além dos territórios que havia conquistado durante o conflito. Nos anos 1970, os Estados Unidos devolvem Okinawa ao Japão.

19 comentários:

Patricia tomas disse...

Patricia Tomas 9ºE nº23

1. Define Holocausto.
Holocausto é a perseguição e extermínio, apoiado pelo governo nazi, de milhões de judeus.

2. Define Genocídio.
Genocídio é definido como o assassinato deliberado de pessoas por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas. O genocídio é um tipo de “limpeza étnica”.

3. Caracteriza as Leis de Nuremberga de 1935.
As leis de Nuremberga eram que os judeus perderam a sua nacionalidade e direitos civis; era proibida relações entre judeus e alemães; era proibido contratar criados arianos com menos de 45 anos e quem não cumprisse seria castigado.

4. Como se chamava o principal campo de concentração Nazi?
O principal campo de concentração Nazi era o Auschwitz.

5. Identifica as duas conferências realizadas pelos aliados para organizar o período pós-guerra.
As duas conferências realizadas pelos aliados foram a conferência de Ialta e Postdam.

Anónimo disse...

João Alves, nº 16
1. Holocausto é o nome dado ao genocídio dos judeus levado a cabo por Hitler, que deriva da palavra hebraica para sacrifício.
2. Genocídio é a palavra dada ao exterminío de uma raça.
3. As leis de Nuremberga diziam que os judeus não se podiam casar ou ter qualquer tipo de relações com arianos puros, nem se quer podiam ter criados arianos com menos de 45 anos. Estas leis também previam que quem quer que fosse que as quebrasse, judeu ou ariano, acabaria por ser gravemente castigado.
4. Auschwitz.
5. Os aliados realizaram a Conferência de Ialta em Fevereiro de 1945, altura em que os germânicos ainda não se haviam rendido, com Roosevelt e Churchill ainda no poder. Depois da derrota alemã, realizou-se a Conferência de Postdam, já com Truman e Atlee no poder.

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- Holocausto consistia numa tentativa de extremínio dos Judeus, levada a cabo pelos nazis.
2- Genocídio consiste na destruição sistemática e metódica de um grupo étnico ou de uma raça pelo extermínio dos seus indivíduos.
3- Com as leis de Nuremberga os Judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, foram proibidos de ter ralações com arianos, foram proibidos de contratar arianos com menos de 45 anos e quem não cumprisse essas regras era castigado.
4- O principal campo de concentração era o de Auscwitz-Birkenau.
5- Foram as conferências de Yalta e de Postdam.

Joana Frade disse...

1.O holocausto foi uma tentativa de extermínio dos Judeus, levada a cabo pelos nazis alemães. Originalmente, a palavra significava "sacrifício ou imolação do fogo" e referia-se aos sacrifícios oferecidos pelos Hebreus a Deus, em que a vítima (um animal) era morta e depois consumida pelo fogo. Também a maioria dos judeus vítimas dos nazis nos campos de concentração, depois de mortos em câmaras de gás, eram queimados em fornos crematórios.

2. O genocídio é o extermínio em massa de um grupo humano (com a mesma nacionalidade, a mesma origem étnica ou mesma religião), sendo neste caso os Judeus.

3. As leis de Nuremberga enunciavam que os judeus tinham perdido a nacionalidade e os direitos civis, eram proibidas as relações entre judeus e alemães (arianos), tal como contratar arianos com menos de 45 anos, e quem não cumprisse o acima referido seria castigado.

4. O principal campo de concentração nazi denominava-se Auschwitz.

5. Foi na Conferência de Ialta e, posteriormente, na Conferência de Potsdam (Agosto de 1945), que os aliados acordaram em reorganizar o mapa político da Europa e acabar com todos os vestígios do nazismo na Alemanha e na Áustria.

Anónimo disse...

1-Holocausto foi uma tentativa de extreminio dos Judeus pelos Nazis Alemães.
2-Genocídio foi o extreminio em massa de um grupo humano, com a mesma originalidade, a mesma étnica e a mesma religião.
3-As leis de Nuremberga de 1935 foram:
-Os Judeus perderam a nacionalidade e os direitos eixos;
-Eram proibidas relações entre Judeus e Alemães (arianos).
-Era proibido contratar arianos com menos de 45 anos;
-Quem não cumpria essas regras seria castigado e por vezes levado à morte;
4-O principal campo de concentração Nazi chama-se Auschwitz.
5-As 2 conferências realizadas pelos aliados foram:
A conferência de Ialta e de Postdam.

João Almeida nº17 9ºE

Anónimo disse...

1) Holocausto foi uma tentativa de extreminio dos Judeus pelos Nazis Alemães.
2) Genocídio foi o extreminio em massa de um grupo humano, com a mesma originalidade, a mesma étnia e a mesma religião.
3) As leis de Nuremberga de 1935 foram:
-Os Judeus perderam a nacionalidade e os direitos eixos;
-Eram proibidas relações entre Judeus e Alemães (arianos).
-Era proibido contratar arianos com menos de 45 anos;
-Quem não cumpria essas regras seria castigado e por vezes levado à morte;
4) O principal campo de concentração Nazi chama-se Auschwitz.
5) As 2 conferências realizadas pelos aliados foram a conferência de Ialta e a de Postdam.

Pedro Almeida Nº25 9ªE

Inês BRITO Nº14 9ºE disse...

1. O Holocausto consistiu em por em prática um plano de genocídio da população Judaica .
2. Genocidio é o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas
3. Os judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, são proibidas relações entre judeus e alemães (arianos), é proibido contractar arianos com menos de 45 anos e quam não cumprir seria castigado.
4.Auschwitz
5.Conferência de Potsdam e conferência de Yalta.

Carolina R. nº7 9ºE disse...

1. O Holocausto consistiu em por em prática um plano de genocídio da população Judaica .
2. Genocidio é o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas
3. Os judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, são proibidas relações entre judeus e alemães (arianos), é proibido contractar arianos com menos de 45 anos e quam não cumprir seria castigado.
4.Auschwitz
5.Conferência de Potsdam e conferência de Yalta.

Bruna Calado 9ºE disse...

1. Holocausto é a tentativa de extermínio dos Judeus, levada a cabo pelos Nazis alemães.

2. Genocídio é o extermínio em massa de um grupo humano (com a mesma religião, a mesma nacionalidade ou a mesma ética).

3.As Leis de Nuremberga diziam que os Judeus perdiam a sua nacionalidade e direitos civis, eram proibidas relações entre Judeus e Alemães, era proibido contratar arianos com menos de 45 anos e quem nao cumprisse era severamente castigado.

4.

5. Ialta e Potsdam.

Anónimo disse...

Respostas de Mafalda 9ºE

1. É a queima de pessoas que não eram de raça ariana.

2. É a eliminação de grupos de pessoas com a mesma nacionalidade, a mesma origem étnica ou da mesma região, ou seja, pessoas que não fossem de raça ariana.

3. Com as Leis de Nuremberga os Judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, foram proibidas relações entre Judeus e Alemães, foi proibido contratar-se arianos (Alemães) com menos de 45 anos e quem não cumprisse seria castigado.

4. O principal campo de concentração Nazi chamava-se Auschwitz.

5. Foi a conferência de Ialta e a conferência de Potsdam.

Anónimo disse...

1.Holocausto é a tentativa de exterminio dos Judeus, levada a cabo pelos nazis alemães
2.Genocídio é o exterminio em massa de um grupo humano(com a mesma nacionalidade, a mesma origem étnica ou a mesma religião.
3.Leis de Nuremberga:
-Os Judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis.
-São proibidas relações entre Judeus e alemães(Arianos).
-É proibido contratar arianos com menos de 45 anos.
-Quem não cumprir seriam castigados.
4.O principal campo de concentração Nazi chamava-se Auschwitz.
5.As duas conferências realizadas pelos aliados para organizar o período pós guerra foram a confência de Ialta e a de Potsdam.
Trabalho realizado por:Ricardo Santos nº26 9ºE

Anónimo disse...

1. Era basicamente o massacre, sobretudo de judeus, executado sobretudo nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

2. Exterminação sistemática de uma étnia ou de uma raça pelo assassinato dos seus indivíduos, também pode inclui
na eliminação de todas as formas de expressão cultural, linguística e religiosa, da identidade desse mesmo povo.

3. As leis de Nuremberga consistiam na perda da nacionalidade dos judeus e dos seus direitos civis, na proibição das relações entre judeus e arianos e na proibição também da contratação de arianos com menos de 45 anos. Quem não cumprisse estas leis, era castigado.

4. O principal campo de concentração nazi era o campo de Auschwitz.

5. As duas conferências foram realizadas em Postdam e Ialta.


André Santos nº3 9ºE

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1- O Holocausto consistiu no extreminio em massa de milhões de pessoas judaicas, de etnias cigana e eslava e de homossexuais, entre outros, em campos de concentração pelo regime Nazi durante a 2ª Guerra Mundial.

2- Genocidio consiste no extreminio deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e políticas.

3- As Leis de Nuremberga foram um conjunto de leis de cariz anti-semita aprovadas pelo partido Nazi em 1935, com o intuito de determinar a herança etnica de um individuo, e subsequentemente, de o segregar socialmente caso tivesse sangue "judaico", transformando-o num cidadão de 2ª categoria.

4- Auschwitz (Birkenau), localizado na Polónia.

5- Conferencia de Yalta (1945) e a Conferencia de Teerão (1943).

Andre Aquino nº4 9ºE disse...

1.Holocausto- era basicamente a "pulverização" dos judeus no tempo do nazismo.

2.O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos. Em contraste, "direitos humanos", tais como definidos pela Declararação dos Direitos do Cidadão nos Estados Unidos ou pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas de 1948, dizem respeito a direitos INDIVIDUAIS.

3.Desde 15 de setembro de 1935, quando foram decretadas a Lei de Cidadania do Reich, a Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemãs e o Primeiro Regulamento para a Lei de Cidadania do Reich - este em 14 de novembro de 1935 (o conjunto dos três ficou conhecido como as Leis de Nuremberg)-, a condição judaica foi transformada numa sub-condição humana na Alemanha e os judeus foram desprovidos de qualquer vestígio de direitos civis. A definição de "judeu" consta do Primeiro Regulamento, Artigo V:
1. Um judeu é um indivíduo que descende de pelo menos três avós que eram judeus racialmente puros. O Artigo II, parágrafo, alínea linha 2 será aplicado. (Art. II, alínea 2: um indivíduo de sangue misto judeu é aquele que descende de um ou dois avós que eram judeus racialmente puros, mesmo que não seja um judeu de acordo com a seção 2 do Artigo V. Avós com 100 por cento de sangue judeu são aqueles que pertenciam a comunidade religiosa judaica).

2. Um judeu é também um indivíduo que descende de dois avós puramente judeus:

(a) se era membro de uma comunidade religiosa judaica quando esta lei foi editada, ou se integrou a uma, após a edição desta;

(b) quando a lei foi editada, era casado com uma pessoa judia ou foi subseqüentemente casada com um indivíduo judeu;

(c) é descendente de um casamento no qual um dos cônjuges é judeu, no sentido da seção 1, contraído após a entrada em vigor da Lei para Proteção do Sangue e da Honra Alemã, de 15 de setembro de 1935;

(d) é descendente de uma relação extraconjugal que envolveu um judeu, de acordo com a Seção 1, e nasceu ou é filho ilegítimo nascido depois de 31 de julho de 1936.

4.Campo de Auscwitz-Birkenau.

5.As transformações territoriais provocadas pela Segunda Guerra começaram a ser delineadas pouco antes do fim desta. A Conferência de Ialta (4-12 de Fevereiro de 1945) teria como resultado a partilha entre os Estados Unidos e a União Soviética de zonas de influência na Europa. Alguns meses depois a Conferência de Potsdam, realizada já com a derrota da Alemanha, consagra a divisão deste país em quatro zonas administradas pelas potências vencedoras. No lado Oriental, ficaria a administração sob incumbência da União Soviética e, no lado Ocidental, a administração ficaria sob incumbência dos Estados Unidos, França e Reino Unido, tendo estas duas últimas desistido da incumbência.
A Itália perderia todas as suas colónias; a Ístria acabaria por ser integrada na Jugoslávia, tendo também sofrido pequenas alterações fronteiriças a favor da França.
O território da nação polaca desloca-se para oeste, integrando províncias alemãs (Pomerânia, Brandemburgo, Silésia), colocando a sua fronteira ocidental até aos cursos do Oder e do Neisse. A URSS progrediu igualmente para oeste, graças principalmente à reversão das perdas territoriais sofridas pelo Pacto de Brest-Litovsk: houve a criação da República Socialista Soviética da Bielorússia (numa área de maioria étnica bielorussa, mas que havia sido concedida à Polônia), e também a ampliação da Ucrânia, que também havia perdido território, duas décadas antes, para a Polônia.
O Japão teve que abandonar, de acordo com o estabelecido no acordo de paz de 1951 com os Estados Unidos, a Manchúria e a Coreia, além dos territórios que havia conquistado durante o conflito. Nos anos 1970, os Estados Unidos devolvem Okinawa ao Japão.

Andre Aquino nº4 9ºE disse...

1.Holocausto- era basicamente a "pulverização" dos judeus no tempo do nazismo.

2.O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos. Em contraste, "direitos humanos", tais como definidos pela Declararação dos Direitos do Cidadão nos Estados Unidos ou pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas de 1948, dizem respeito a direitos INDIVIDUAIS.

3.Desde 15 de setembro de 1935, quando foram decretadas a Lei de Cidadania do Reich, a Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemãs e o Primeiro Regulamento para a Lei de Cidadania do Reich - este em 14 de novembro de 1935 (o conjunto dos três ficou conhecido como as Leis de Nuremberg)-, a condição judaica foi transformada numa sub-condição humana na Alemanha e os judeus foram desprovidos de qualquer vestígio de direitos civis. A definição de "judeu" consta do Primeiro Regulamento, Artigo V:
1. Um judeu é um indivíduo que descende de pelo menos três avós que eram judeus racialmente puros. O Artigo II, parágrafo, alínea linha 2 será aplicado. (Art. II, alínea 2: um indivíduo de sangue misto judeu é aquele que descende de um ou dois avós que eram judeus racialmente puros, mesmo que não seja um judeu de acordo com a seção 2 do Artigo V. Avós com 100 por cento de sangue judeu são aqueles que pertenciam a comunidade religiosa judaica).

2. Um judeu é também um indivíduo que descende de dois avós puramente judeus:

(a) se era membro de uma comunidade religiosa judaica quando esta lei foi editada, ou se integrou a uma, após a edição desta;

(b) quando a lei foi editada, era casado com uma pessoa judia ou foi subseqüentemente casada com um indivíduo judeu;

(c) é descendente de um casamento no qual um dos cônjuges é judeu, no sentido da seção 1, contraído após a entrada em vigor da Lei para Proteção do Sangue e da Honra Alemã, de 15 de setembro de 1935;

(d) é descendente de uma relação extraconjugal que envolveu um judeu, de acordo com a Seção 1, e nasceu ou é filho ilegítimo nascido depois de 31 de julho de 1936.

4.Campo de Auscwitz-Birkenau.

5.As transformações territoriais provocadas pela Segunda Guerra começaram a ser delineadas pouco antes do fim desta. A Conferência de Ialta (4-12 de Fevereiro de 1945) teria como resultado a partilha entre os Estados Unidos e a União Soviética de zonas de influência na Europa. Alguns meses depois a Conferência de Potsdam, realizada já com a derrota da Alemanha, consagra a divisão deste país em quatro zonas administradas pelas potências vencedoras. No lado Oriental, ficaria a administração sob incumbência da União Soviética e, no lado Ocidental, a administração ficaria sob incumbência dos Estados Unidos, França e Reino Unido, tendo estas duas últimas desistido da incumbência.
A Itália perderia todas as suas colónias; a Ístria acabaria por ser integrada na Jugoslávia, tendo também sofrido pequenas alterações fronteiriças a favor da França.
O território da nação polaca desloca-se para oeste, integrando províncias alemãs (Pomerânia, Brandemburgo, Silésia), colocando a sua fronteira ocidental até aos cursos do Oder e do Neisse. A URSS progrediu igualmente para oeste, graças principalmente à reversão das perdas territoriais sofridas pelo Pacto de Brest-Litovsk: houve a criação da República Socialista Soviética da Bielorússia (numa área de maioria étnica bielorussa, mas que havia sido concedida à Polônia), e também a ampliação da Ucrânia, que também havia perdido território, duas décadas antes, para a Polônia.
O Japão teve que abandonar, de acordo com o estabelecido no acordo de paz de 1951 com os Estados Unidos, a Manchúria e a Coreia, além dos territórios que havia conquistado durante o conflito. Nos anos 1970, os Estados Unidos devolvem Okinawa ao Japão.

Anónimo disse...

1- Holocausto era o plano do genocidio dos judeus.

2- Assassinio de pessoas pelas suas diferenças etnicas.

3- As leis de Nuremberga, ou lei para a protecção do sangue e da honra alemães, foi o nome dado as leis anti-semitas adoptadas pela Alemanha Nazi a 15 de Setembro na cidade de Nuremberga, caracterizavam-se por, os judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, não podiam ter relações com alemães (arianos), era proibido ter arianos com menos de 45 anos a trabalhar para eles, e quem não cumprisse as regras era severamente castigado.

4- Auschwitz.

5- Ialta e Postdam.

Guilherme Alves 9ºE 13

Carolina Marques Nº6 disse...

1. O holocausto foi a matança dos judeus e outros grupos étnicos e religiosos perpetrado pelos Nazis durante a 2ª Guerra Mundial.
2. O genocídio é o extermínio de quase todos os judeus.
3.Os judeus perderam a nacionalidade e os direitos civis, eram proibidas relações entre judeus e alemães, era proibido contratar arianos com menos de 45 e quem não cumprisse as regras seria severamente castigado, eram estas as leis de Nuremberga.
5. As duas conferências foram a conferência de Yalta e a conferência de Postdam.

Guilherme Barreto, 9º E disse...

1 - A palavra holocausto deriva da combinação de dois termos gregos, holo (todo) e caustos (queimado). Originalmente, como ainda hoje, designava um ritual religioso onde uma oferenda era consumida pelo fogo. Entre os judeus, essa oferenda era um animal, normalmente um ovino. Nos tempos modernos a palavra holocausto é utilizada para identificar um devastador desastre humano: a palavra identifica, assim, o genocídio do povo judaico pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
No século XIX as comunidades judaicas de muitos países da Europa tinham atingido o respeito e um estatuto quase de igualdade relativamente às outras comunidades coabitantes nos seus países. Contudo, por vezes, os Judeus eram assediados por grupos anti-semíticos. Nas primeiras décadas do século XX, perante as graves dificuldades socioeconómicas sentidas, esta situação viria a agravar-se.
Quando o regime nazi se instalou na Alemanha, em Janeiro de 1933, foram de imediato lançadas medidas anti-semíticas. Por exemplo, o estatuto de judeu foi redefinido e obrigava à determinação da religião dos avós: qualquer indivíduo que tivesse algumas gerações de antepassados judaicos era logo rotulado como judeu, independentemente de pertencer ou não a uma comunidade judaica. Mas o processo era muito mais complexo. Por exemplo, havia os meios judeus. Estes eram apenas considerados judeus se pertencessem a essa religião, ou se se casassem que tinham um só com uma pessoa dessa raça e credo. Todos os outros meio-judeus e pessoas avô judeu eram chamados Mischlinge. Esta importância que os nazis atribuíam à descendência era tida como uma forma de afirmação da raça, mas mais do que isso, era um meio de identificar e delimitar os alvos das leis discriminatórias.

2 - Inspirada na associação da palavra grega genos (grupo, tribo) e a expressão latina cide (matar), a palavra genocídio surgiu no século XX e foi pela primeira vez utilizada pelo jurista Raphael Lemkin que, em 1933, ou seja, muito antes do holocausto levado a cabo pelo III Reich alemão, apresentou na Conferência Internacional para a Unificação da Lei Criminal uma proposta de que fossem declarados crimes perante a lei internacional todas as destruições de colectividades étnicas, religiosas ou sociais. O termo, no entanto, só surgiu em 1944, quando Raphael Lemkin publicou "Axis Rule in Occupied Europe", um trabalho sobre as práticas e as filosofias de extermínio de grupos étnicos e nações, que ele definiu como sendo de genocídio. O trabalho de Lemkin levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a aprovar uma resolução que considerava o genocídio um crime perante a lei internacional e, em 1948, à assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre Genocídio. Na Convenção, para além da morte de membros de um grupo, era considerado também genocídio a prática de danos físicos e mentais, a transferência de crianças de um grupo para outro, as medidas com uma intenção deliberada de impedir nascimentos dentro do grupo e outras práticas que, intervindo nas condições de vida de um determinado grupo, tenham como objectivo produzir uma destruição física parcial ou total.

3 – As leis de Nuremberga consistiam em os judeus perderem a Nacionalidade e todos os direitos civis, serem proibidas as relações entre os Judeus e os Alemães (Arianos), ser proibido os Judeus contratarem Arianos para serem criados com menos de 45 anos de idade e quem não cumprisse estas leis seria severamente castigado.

Guilherme Barreto, 9º E disse...

4 – O principal campo de concentração NAZI chamava-se Auschwitz, era o maior campo de extermínio Nazi, onde existiam casas em que punham lá pessoas (judeus) e depois gaseavam-nas com veneno até morrerem. Os nazis depois de matarem os judeus nessas casas levavam-nos para fornos onde eram queimadas até ficarem em cinzas para eliminarem os vestígios da exterminação.

5 – As duas conferências realizadas pelos aliados para organizar o período pós-guerra foram as conferências de Ialta e de Potsdam.
Na conferência de Potsdam participaram os vitoriosos Aliados, Estaline, Attlee e Truman.
Nesta conferência falou-se da separação da Áustria da Alemanha e como a Alemanha seria dividida. Na conferência de Ialta participaram Estaline, Churchill e Roosevelt, foi acordado a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue