Doutrina Truman

. quinta-feira, 22 de abril de 2010

Leia o documento nº1
A doutrina Truman
Chegara o momento de colocar os Estados Unidos à cabeça do mundo livre. [...] Desejava anunciar ao mundo a posição dos Estados Unidos face ao desafio lançado pelo novo totalitarismo. [...] Doravante, em qualquer parte onde se verificasse uma agressão directa ou indirecta que ameaçasse a paz, a segurança dos Estados Unidos estaria em jogo. "Creio - disse ao Congresso [...] - que os Estados Unidos devem apoiar os povos livres que resistem às tentativas de dominação por parte de minorias armadas ou a pressões vindas do exterior. Creio que devemos ajudar os povos livres a construir o seu próprio destino. [...]"

Henry Truman, Memórias. 1954


Leia o documento nº2
As razões da coexistência pacífica
O vosso vizinho pode agradar-vos ou não. Não sois obrigados a estabelecer relações de amizade com ele. Mas, como viveis ao lado um do outro, que fazer se nem ele nem vós estais dispostos a partir para outra cidade? O mesmo se passa nas relações entre os Estados. Só há duas saídas: ou a guerra — mas é preciso dizer que, no século dos mísseis e da bomba de hidrogénio, a guerra traria as mais graves consequências para todos os povos - ou então a coexistência pacífica. Quer o vosso vizinho vos agrade quer não, não há outra coisa a fazer senão entenderem-se, porque temos apenas um planeta.
Krustchev, Discurso pronunciado em 1959


Agora já sabes responder.
1. Explique no que consistia a Doutrina Truman. (resposta da Ana Marta Nunes, nº 2 do 9º E).
A Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, à escala mundial, que buscava conter a expansão do comunismo, assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista". Esta doutrina propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista.

2. Identifique o país a que Truman refere com sendo o "novo totalitarismo". (resposta do André Aquino, nº4 do 9ºE).
O país a que Truman se refere por “novo totalitarismo” é a URSS.

3. Explique o que consistia o termo " coexistência pacífica". (resposta da Ana Marta Nunes, nº 2 do 9º E).
Analisando esse termo de acordo com as palavras de Krustchev, "coexistência pacifica" significaria uma relação suportada através de diplomacia e de uma não-agressão por parte dos dois países, apesar das diferenças ideológicas entre ambos.

4. Identifique os países que ficaram separados pelo Paralelo 38. (resposta do Ricardo Santos, nº 26 do 9º E)
Os países que ficaram separados pelo Paralelo 38 foram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

5. Identifique o líder cubano que tomou o poder em 1959. (resposta do Guilherme Alves, nº 13 do 9º E)
A Revolução Cubana foi um movimento armado, que levou à derrubada do ditador Fulgêncio Batista em 1 de Janeiro de 1959 por um movimento liderado por Fidel Castro

18 comentários:

Anónimo disse...

João Alves, nº 16
1. A Doutrina Truman consistia na ideia de que sempre que os interesses americanos estivessem em perigo, considerar-se-ia isso um perigo para a sua segurança, devendo então intervir.
2. O novo totalitarismo de que Truman fala é o comunismo, liderado pela URSS.
3. Coexistência pacífica é o conceito de que os países devem tentar entender-se pacificamente em vez de agir militarmente, visto que se realmente partissem para uma guerra nuclear, as consequências seriam tão graves que poderiam pôr em perigo a segurança do mundo.
4. O Paralelo 38 separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.
5. O líder cubano que tomou poder em 1959 foi Fidel Castro.

ines brito nº14 9ºE disse...

1.A Doutrina de Truman consistia na luta contra a ideologia comunista,que os Eua eram a primeira potência mundial, e que sempre que houvesse uma ameaça aos interesses Americanos, os EUA deveriam intervir.

2.O país a que se refere Truman sao os Estados Unidos.

3.O termo "coexistência pacífica" significa que posso nao gostar do meu vizinho, mas tenho de viver com ele.

4.Os países que ficaram separados pelo paralelo 38 foram a Coreia que fica a Coreia do Norte e a Coreia do Sul,e Berlim.

5.O lider cubano foi Krustchev.

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- A doutrina de Truman foi um conjunto de práticas do governo dos E.U.A com o objectivo de conter a expanção do comunismo junto dos chamados "elos frageis" do sistema capitalista.
2- O pais que refere como sendo o "novo totalitarismo" é a URSS.
3- "Coexistencia pacifica" foi uma teoria desenvolvida pela URSS, e mais tarde adoptada por estados socialistas ou de influência sovietica, que afirmava que eles podiam coexistir pacificamente com os estados capitalistas.
4- O paralelo 38 separou a Coreia do Norte da Coreia do Sul.
5- Quem tomou o poder de Cuba em 1959 foi Fidel Castro.

Anónimo disse...

1-A Doutrina Truman consistia em impedir e expansão do comunismo em ralação ao sistema capitalista.
2-O país a que Truman refere como sendo o "novo totalitarismo" é a URSS.
3-
4-Os países que ficaram separados pelo Paralelo 38 foram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
5-O líder cubano que tomou poder em 1959 foi Fidel Castro.

Trabalho realizado por:Ricardo Santos nº26 9ºE

Guilherme disse...

1 – A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, em escala mundial, à época designada por Guerra Fria, cujo principal objectivo era impedir a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.

2 – O país a que Truman se refere por “novo totalitarismo” é a URSS.

3 – O termo “coexistência pacífica” foi uma teoria desenvolvida pela União Soviética durante a Guerra Fria. Foi adoptada por vários Estados socialistas ou de influência soviética, e dizia que eles poderiam coexistir pacificamente com os Estados capitalistas. Esta teoria foi contrária ao princípio que o comunismo e o capitalismo afirmavam, pois nunca poderiam existir ambos os princípios e encontrarem-se em paz. A União Soviética aplicou-a às relações entre o mundo ocidental e, em particular, com os Estados Unidos, os países da NATO e as nações do Pacto de Varsóvia.

4 – Os países que ficaram separados pelo Paralelo 38 foram a Coreia do Norte da Coreia do Sul, e o Vietname do Norte Vietname do Sul.

5 –O líder Cubano que tomou o poder em 1959 foi Che Guevara.

Guilherme Barreto nº12 9ºE

Carolina Rodrigues 9ºE disse...

1. Doutrina Truman consistia num conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.

2. O país é a URSS

3.Coexistência pacífica foi uma teoria desenvolvida pela União Soviética durante a Guerra Fria. Foi adotada por Estados socialistas ou de influência soviética, e afirmava que eles poderiam coexistir pacificamente com os Estados capitalistas.

4.Os paises são: Coreia do Norte, China, Coreia do Sul e os Estados Unidos.

5. Fidel castro.

Bruna Calado 9ºE disse...

1. A Doutrina Truman consistia em os EUA serem a primeira potencia mundial, na luta contra a ideologia comunista e sempre que haja uma ameaça aos interesses Americanos, os EUA devem intervir.

2. O País é a URSS.

3. A coexistencia pacifica consistia em conservar o nosso mundo, pois se existisse outra guerra o mundo ficava completamente destruido. "Posso nao gostar do meu vizinho, mas tenho de conviver com ele".

4. Coreia do Norte, China, Coreia do Sul e Estados Unidos.

5. Fidel Castro.

Anónimo disse...

1) O presidente Truman sentiu a necessidade de travar o avanço dos comunistas em todos os paises, onde eles poderiam ter influência-chamada a politica de contenção.
Esta politica poderia ser através de intervenções militares, ou de ajuda económica.
2) Era a URSS.
3) Quando Estaline morreu, sucedeu-lhe Nikita Krustchev, que defendia uma plitica de diálogo com os paises capitalistas. Ele tinha consciência de que poderia haver o risco de uma catástofe nuclear, e propôs uma politica de coexistência pacifica entre os dois blocos.
4) Os paises que ficaram separados pelo paralelo38 foi a Corea do Norte e a Coreia do sul.
5) Foi Fidel Castro.

Pedro Almeida Nº25 9ºE

Anónimo disse...

1-O presidente Truman sentiu a necessidade de travar o avanço dos comunistas em todos os paises, onde eles poderiam ter influência-foi chamada a politica de contenção. Esta politica poderia ser através de intervenções militares, ou de ajuda económica.

2-Era a URSS.

3- Quando Estaline morreu, sucedeu-lhe Nikita Krustchev, que defendia uma politica de diálogo com os paises capitalistas. Ele tinha consciência de que poderia haver o risco de uma catástofe nuclear, e propôs uma politica de coexistência pacifica entre os dois blocos.

4-Os paises que ficaram separados pelo paralelo38 foi a Corea do Norte e a Coreia do sul.

5-Foi Fidel Castro.

João Almeida Nº17 9ºE

Anónimo disse...

Respostas de Mafalda 9ºE

1. A doutrina Truman consistia em que os Estados Unidos deviam apoiar os povos livres que resistiam às tentativas de dominação por parte de minorias armadas ou a pressões vindas do exterior.

2. Truman refere-se aos Estados Unidos.

3. O termo quer dizer que quer o país vizinho agrade quer não, não há outra coisa a fazer senão entenderem-se, os países não podem estar sempre a competir uns com os outros porque, como o Krustchev disse, temos apenas um planeta.

4. Foi a Coreia que ficou dividida em dois, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

5. Foi Fidel Castro líder cubano que tomou o poder em 1959.

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1 - A Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, à escala mundial, que buscava conter a expansão do comunismo, assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista". Esta doutrina propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista.

2 - Truman referia-se à ideologia socialista preconizada pela URSS.

3 - Analisando esse termo de acordo com as palavras de Krustchev, "coexistência pacifica" significaria uma relação suportada através de diplomacia e de uma não-agressão por parte dos dois paises, apesar das diferenças ideologicas entre ambos.

4 -Coreia do Norte e Coreia do Sul

5 - Fidel Castro

André Aquino nº4 9ºE disse...

1 – A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos EUA, em escala mundial, à época designada por Guerra Fria, onde o principal objectivo era impedir a expansão do comunismo.

2 – O país a que Truman se refere por “novo totalitarismo” é a URSS.

3 – Após a morte de Stalin, em 1953, Nikita Khrushchov subiu ao posto de Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética e, portanto, governante dos soviéticos. Condenou os crimes de seu antecessor e pregou a política da coexistência pacífica entre os soviéticos e americanos, o que significaria os esforços de ambos os lados em evitar o conflito militar, havendo apenas confronto ideológico e tecnológico (corrida espacial). Houve apenas tentativas de espionagem. Esta política também possibilitou uma aproximação entre os líderes. Khrushchov reuniu-se diversas vezes com os presidentes americanos: com Dwight D. Eisenhower, em 1956, no Reino Unido; em 1959 nos Estados Unidos; e em 1960 na França; e com Kennedy se encontrou uma vez, em 1961, em Viena, Áustria.


4 – Os países que ficaram separados pelo Paralelo 38 foram o Vietname do Sul Vietname do Norte, e a Coreia do Sul da do Norte.

5 –O líder Cubano que tomou o poder em 1959 foi Che Guevara.

Rui Graça Nº28 9ºE disse...

1- A doutrina Truman consiste em que os EUA são a 1ª potência mundo, é contra a ideologia comunista e consiste também em que se houver alguma ameaça aos interesses americanos, os EUA devem intervir contra essa ameaça.

2- É a URSS.

3- Consistência pacífica consiste em que se pode não gostar ou estar de acordo com certas decisões ou acções por parte de um vizinho, mas têm que saber lidar com as diferencias e saber viver com elas.

4- Foram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul que antes do paralelo 38 era apenas um país chamado Coreia

5- Foi Fidel Castro.

Anónimo disse...

1- A doutrina Truman consistia em que os E.U.A. são a primeira potência mundial, lutando contra o comunismo e sempre que haja uma ameaça aos interesses americanos, os E.U.A. devem intervir.

2- A U.R.S.S. uma das potências mundiais juntamente com os Estados Unidos da América.

3- Tal como se refere no texto, só havia duas hipóteses, ou a guerra, ou o pacifismo. Desde os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki, os americanos desenvolveram a bomba nuclear, entretanto os soviéticos inventaram a bomba de hidrogénio, uma bomba 500 vezes pior que a nuclear. O mundo inteiro ficaria arrasado, logo coexistência pacífica era a forma de evitar a guerra de uma forma pacífica.

4- O Paralelo 38 foi sugerido como a linha divisória para a Coreia em 1902, dividindo a Coreia em Norte e Sul. Paralelo que ainda hoje existe.

5- A Revolução Cubana foi um movimento armado, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista em 1 de janeiro de 1959 por um movimento liderado por Fidel Castro.

Guilherme Alves 9ºE Nº13

Patricia Tomas disse...

Patricia Tomas n23 9ºE
1. Explique no que consistia a Doutrina Truman.
A doutrina de Truman consiste em manter a paz e a segurança dos EUA, os EUA são a primeira potência mundial, luta contra a ideologia comunista.

2. Identifique o país a que Truman refere com sendo o "novo totalitarismo".
É a URSS.

3. Explique o que consistia o termo " coexistência pacífica".
Mesmo que não gostassem do “vizinho” tinham que coexistir e manter uma ligação de amizade para com o mesmo.

4. Identifique os países que ficaram separados pelo Paralelo 38.
Foram o Imperialista (EUA) e o democrático (URSS).

mario disse...

1.A Doutrina Truman foi o plano adoptado pelos Estados Unidos da América (EUA), durante a guerra fria, que pretendia parar a expansão do comunismo.
2.Truman Refere a URSS como sendo o novo totalitarismo.
3.Coexistência pacífica referia por exemplo a França, em que existia um partido comunista muito forte, mas que não tinha poder para ganhar as eleições, basicamente, existiam ambas as partes no país mas não se ameaçavam uma à outra.
4.Os países que foram separados pelo paralelo 38 foram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
5.Quem tomou o poder de Cuba em 1959 foi Fidel Castro.

Mário Fernandes nº21 9ºE

Joana Frade disse...

1. A doutrina de Truman consistia na luta contra a ideologia anti-comunista, onde os EUA são a primeira potência mundial e sempre que haja uma ameaça contra interesses Americanos, os mesmos devem intervir.

2. Truman refere-se à URSS.

3. A coexistência pacífica consistia em aceitar o país em conflito, com o objectivo de combater uma possível guerra.

4. Os países separados são a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

5. O líder cubano foi Fulgencio Batista.

Filipe Rosado, nº 10 do 9º E disse...

1. A Doutrina de Truman consistia na luta contra a ideologia comunista e sempre que ameaçavam os interesses americanos.

2. Truman chamava "novo totalitarismo" à URSS.

3. Em vez de haver uma luta decidiram fazer uma saída pacífica.

4. Coreia do Norte e Coreia do Sul.

5. Fidel Castro.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue