A Persistência do Autoritarismo

. quarta-feira, 28 de abril de 2010



Documento 1.

Angola, Moçambique e Guiné são províncias de Portugal. OS seus habitantes, pretos ou brancos, são portugueses. De vez em quanto, amigos estrangeiros aconselham-nos a negociar (...). Uma tal negociação equivaleria à capitulação.

Discurso de Marcelo Caetano, 1972


Agora já sabes responder:

1. Refere a frase pela qual Salazar decide reagir aos ataques no Norte de Angola. Resposta da Sara Gonçalves, nº 29 do 9º E).
A frase era “sejam quais forem as dificuldades que se deparem no nosso caminho nos sacrifícios que se nos imponham para vence-las , não vejo outra atitude que não seja a decisão de continuar ”

2. Explica os motivos pelo qual se afirmava que Portugal era um Estado "Pluricontinental e Multiracial". (resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
Em 1955, Portugal tornou-se membro da ONU, e foi-lhe exigido que concedesse autonomia às suas colónias, mas o estado português opôs-se, alegando era um Estado "Pluricontinental e Multiracial". As antigas colónias passaram a ter a designação de províncias ultramarinas, foi revogado o Estatuto dos Indígenas, sendo os habitantes declarados cidadãos portugueses.

3. Comenta a ultima afirmação do documento 1. (resposta do André Aquino, nº4 do 9ºE).
A frase do documento ” Uma tal negociação equivaleria à capitulação”, significa que se Portugal entrasse em negociação com as colónias, estava a ceder os seus direitos de autonomia e de exploração sobre as mesmas.

4. Refere quais foram as cidades do Estado Português da Índia conquistas pelas forças de Nehru em 1961. (Resposta da Mafalda Teixeira, nº 18 do 9º E).
As cidades do Estado Português da Índia conquistadas pelas forças de Nehru foram Goa, Damão e Diu em 1961.

5. Indica três movimentos de libertação das colónias portuguesas e os respectivos lideres. (resposta da Ana Catarina Mendes, nº 1 do 9ºE)
Os três movimentos de libertação das colónias portuguesas são:
- Angola, em 1961 existia a MPLA liderada por Agostinho Neto, UPA/FNLA liderado por Holden Roberto e a UNITA, liderado por Jonas Savimbi.
- Guiné-Bissau, em 1963 existia a PAIGC liderada por Amílcar Cabral.
- Moçambique, em 1964 existia FRELIMO liderada por Eduardo Mondlane/Samora Machel.

19 comentários:

Anónimo disse...

Respostas de Mafalda Teixeira nº18

1. A frase é “Abaixo o Colonialismo, abaixo Salazar”.

2. Portugal era um estado que tinha colónias em vários continentes, daí a ser Pluricontinental, tinha em África - Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe; na Ásia – Macau, Goa, Damão e Diu; na Oceânia – Timor-leste; e na Europa - Açores e Madeira. Tendo colónias em vários continentes, faz Portugal ser Multiracial por ter diferentes raças.


3. Com a negociação aconselhada pelos amigos estrangeiros levaria a que Angola, Moçambique e Guiné deixassem de ser de Portugal.

4. As cidades do Estado Português da Índia conquistadas pelas forças de Nehru foram Goa, Damão e Diu em 1961.

5. MPLA de Agostinho Neto, UNITA de Jonas Savimbi e UPA/FNLA de Holden Roberto, são três grupos de Libertação da Angola em 1961. PAIGC de Amilear Cabral é um grupo de libertação da Guiné-Bissau em 1963. Moçambique foi FRELIMO de Eduardo Mondlane e Samora Machel em 1964.

Anónimo disse...

João Alves, nº 16
1. A frase do vídeo que demonstra que Portugal vai reagir aos ataques do norte de Angola é: “entrar rapidamente e em força é o objectivo”.
2. Portugal era um estado Pluricontinental porque tinha províncias em África e na Ásia. Multirracial porque o povo português continha não apenas os portugueses, mas também os africanos e os indianos (em Goa).
3. A frase quer dizer que se Portugal quisesse tentar negociar com os EUA ou a URSS sobre a questão das colónias, o resultado seria sempre perdermos o seu controlo.
4. As cidades são Goa, Diu e Damão.
5. As forças de libertação foram a UNITA de Jonas Savimbi no leste de Angola, o PAICG de Amílcar Cabral na Guiné e a FRELIMO liderada por Samora Machel após o assassinato de Eduardo Modlane em Moçambique.

Anónimo disse...

1.A frase é "Unidade de Império"
2.Portugal era um Estado"Plaricontinental" porque tinha colónias em vários continentes; e era "Multiracial" porque tinha várias raças.
3.
4.As cidades do Estado Português da Índia conquistadas pelas forças de Nehru em 1961 foram Goa, Damão e Diu.
5.MPLA-Agostinho Neto;UPA/FNLA-Holden Roberto;UNITA-Eduardo Savimbi.
Trabalho realizado por:Ricardo Santos nº26 9ºE

Patricia Tomas disse...

Patricia Tomás n23 9ºE

1. Refere a frase pela qual Salazar decide reagir aos ataques no Norte de Angola.
A frase era "A unidade do império"(segundo Salazar).

2. Explica os motivos pelo qual se afirmava que Portugal era um Estado "Pluricontinental e Multiracial".
Era um estado pluricontinental pois está distribuido por vários continentes e muitiracial pois fazem parte dele raças distintas.

3. Comenta a ultima afirmação do documento 1.
4. Refere quais foram as cidades do Estado Português da Índia conquistas pelas forças de Nehru em 1961.
As cidades do Estado Português da India são Damão, Goa e Diu.

5. Indica três movimentos de libertação das colónias portuguesas e os respectivos lideres.
Os três movimentos são MPLA, o seu lider é Agostinho Neto, UNITA- líder Jonas Savimbi e por último PAIGC e tem como líder Amílcar Cabral.

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- A frase é " Angola, Moçambique e Guiné são províncias de Portugal."
2- Portugal era um estado multiracial pois inglobava varias raças e era pluricontinental porque estava espalhados por varios continentes(Africa, Europa e Asia).
3- Os negocios que o estrangeiros nos aconselhavam era a mesma coisa que entragar os territorios, desistir das colonias, torna´las independentes
4- Em 1961 o estado da India atacou e ocupou Goas, Damão e Diu.
5- Em 1961 na Angola, o MLPA liderado por Agostinho Neto, em 1963 na Guiné-Bissau o PAIGC liderado por amílcar Cabral, em 1964 em Moçambique o FRELIMO liderado por Eduardo Mondlanee mais tarde por Samuel Machel

Carolina Rodrigues 9ºE disse...

1. A frase é: "De vez em quanto, amigos estrangeiros aconselham-nos a negociar (...). "
2. Portugal era um estado multiracial porque Marcelo Caetano dizia que os habitantes pretos ou brancos eram portugueses, e é pluricontinental porque havia provincias de outros continentes que eram provincias de Portugal.
4. As cidades foram Goa, Damão e Diu
5.MPLA - Agostinho Neto
PAIGC - Amilcar Cabral
FRELIMO - Eduardo Mondlore

Bruna Calado 9ºE disse...

1. A frase é "De vez em quanto, amigos estrangeiros aconselham-nos a negociar(...)."

2. Afirmava-se que Portugal eram um país multiracial e pluricontinental porque se dizia que "pretos ou brancos, são portugueses" e que "Angola, Moçambique e Guiné são províncias de Portugal".

3.

4. Goa, Damão e Diu.

5. NPLA dirigido por Agostinho Neto, PAIGC lidreado por Amilcar Cabral e FRELIMD inicialmente dirigido por Eduardo Mondlame e, depois substituido por Samora Machel.

ines brito nº 14 9ºE disse...

1.

2.Portugal era um estado Pluricontinental porque tinha mais que um continente, logo que tinha muitas colonias e multiracial porque haviam pessoas que eram de varias raças.

3.A frase significa que ao se fazer uma negociaçao equivaleria a um aumento de estabilidade economica.

4.As cidades do estado portugues que a India conquistou foram Goa,Dmamás e Diu.

5.Os tres movimentos de libertaçao das colonias das colonias sao a MPLA dirigida por Agostinho Neto,a UPA/FNLA dirigida por Holden Roberto e a UNITA dirigidabpor Jonas Savimbi.

Anónimo disse...

1) Salazar disse "Não vejo outra atitude que não seja a decisão continuar".
2) O termo "Pluricontinental", significa que tinha colónias, em vários continentes e o termo "Multirracial" é usado para descrever pessoas que não são descendentes de uma única "raça".
3) A ultima afirmação do documento 1, diz-nos que "levaria Portugal" a negar tudo aquilo que era o seu ideal e por tudo o que tinha lutado, era a derrota das suas ideias.
4) Foram Goa, Damão e Diu.
5) Os 3 movimentos são:
- MPLA, Agostinho Neto;
- UNITA, Jonas Savimbi;
- FRELIMO, Eduardo Mondlane, que foi assassinado pela PIDE e substituido por Samora Machel.

Pedro Almeida Nª25 9ºE

Anónimo disse...

1-A frase de Salazar:"Não vejo outra atitude que não seja a decisão de continuar".
2-Os motivos pelos quais Salazar afirmava que Portugal era "Pluricontinental" (Portugal tinha colónias em todos os continentes) e "multirracial" (era composto e respeitava todas as raças)pois se recusava a proceder á descolonização imposta pela ONU.
3-Quer dizer que uma negociação nesses termos era contrária aos ideais do governo-era a sua derrota.
4-As cidades do estado português da India conquistadas pelas forças de Nehr em 1961 foram:
-Goa;
-Damão;
-Diu;
5-PAIGC-Amilcar Cabral;
MPLA-Agostinho Neto;
FNLA-Holden Roberto;

João Almeida nº17 9ºE

Guilherme disse...

1 – Perante os acontecimentos verificados nas províncias ultramarinas, Salazar não vê outra solução senão continuar com a presença portuguesa nas colónias, abandonando a hipótese de descolonização.
2 – Em 1955, Portugal tornou-se membro da ONU, e foi-lhe exigido que concedesse autonomia às suas colónias, mas o estado português opôs-se, alegando era um Estado "Pluricontinental e Multiracial". As antigas colónias passaram a ter a designação de províncias ultramarinas, foi revogado o Estatuto dos Indígenas, sendo os habitantes declarados cidadãos portugueses.
3 – A frase do documento “ Uma tal negociação equivaleria à capitulação”, significa que se Portugal entrasse em negociação com as colónias, estava a ceder os seus direitos de autonomia e de exploração sobre as mesmas.
4 - As forças de Nehru proibiram Portugal de enviar militares para a sua defesa, e em Dezembro de 1961, a União Indiana invadia os territórios de Goa, Damão e Diu. Apesar dos acontecimentos, Salazar recusava-se a reconhecer a soberania indiana sobre os territórios, mantendo-os representados na Assembleia da República até 1974, altura em que se deu a Revolução de Abril. A partir de então, Portugal pôde restabelecer as relações diplomáticas com a Índia, começando pelo reconhecimento da soberania indiana sobre o antigo Estado Português da Índia.
5 – A partir de 1961 surgiram vários movimentos anticolonialistas nas respectivas colónias portuguesas. Em Angola existiram três movimentos de libertação dos quais se pode referir como exemplo o movimento de libertação MPLA, dirigido por Agostinho Neto; na Guiné-Bissau, o movimento de libertação intitula-se PAIGC e era dirigido por Amílcar Cabral; em Moçambique, as lutas de libertação eram comandadas pela FRELIMO, inicialmente liderada por Eduardo Mondlane, que foi assassinado pela PIDE e substituído por Samora Machel.

Guilherme Barreto nº12 9ºE

Rui Graça nº28 9ºE disse...

1- “De vez em quanto, amigos estrangeiros aconselham-nos a negociar”

2- Porque Portugal tinha colónias e territórios espalhados por todo o mundo, onde em cada território há várias raças e etnias todas diferentes umas das outras mas nunca deixando de ser portuguesas, por isso se afirma que Portugal era um estado “Pluricontinental e multiracial”.

3-

4- As cidades eram Goa, Damão e Diu.

5- MPLA- Agostinho Neto.
FNLA - Holden Roberto
PAIGC - Amílcar Cabral

Ana Marta Nunes, 9ºE disse...

2 - Portugal afirmava-se um estado "Pluricontinental e Multiracial" pois possuia territórios e colónias em diversos continentes, albergando multiplas culturas e raças.

3 - A 3ª frase do excerto retirado de um discurso de Marcello Caetano refere a indisponibilidade do governo Português em entrar em negociações de paz com as milícias insurgentes nas colónias Africanas, bem como a vontado do Estado Novo em perdurar a guerra até ter derrotado os mesmos insurgentes.

4 - Goa, Damão e Diu

5 - MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), cujo lider foi António Agostinho Neto;
PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) liderado por Amilcar Cabral; FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) liderado por Eduardo Chivambo Mondlane.

Anónimo disse...

1.Devido os acontecimentos verificados nas colónias, Salazar não vê outra solução senão continuar com a presença portuguesa nas colónias, abandonando a hipótese de descolonização.

2.Portugal e um pais multirracial pois possui colónias fora do pais noutros continentes onde existem diferentes raças logo e multirracial e é também pluricontinental pois possui colónias em vários continentes do mundo.

3.– A frase do documento ” Uma tal negociação equivaleria à capitulação”, significa que se Portugal entrasse em negociação com as colónias, estava a ceder os seus direitos de autonomia e de exploração sobre as mesmas.

4.As cidades foram Goa, Damao e Diu.

5.MPLA- libertaçao das colonias em angola e eram liderados por agostinho neto assim como tambem existia FNLA- liderado por Holden Roberto e ainda UNITA- liderado por Jonas Surimbi.

PAIGC- libertaçao das colonias na Guine Bissau liderado por Amilcar Cabral.

FRELIMO- libertaçao das colonias em moçambique liderado por Eduardo Mondlane e depois por Samora Correia.

Joana Vieitez disse...

1.

2. Portugal intitulava-se um estado "pluricontinental" devido ao facto de ter enumeras colónias etapalhadas pelos demais continentes, tornando o império português bastante vasto. Designavam-no também de "multiracial", visto que, uma vez que o mesmo possuía território por todo o mundo, existiam vários tipos de raças a beneficiar do "ser português", falando esta mesma língua.

3. Com esta afirmação Marcelo Caetano tinha como intenção passar a mensagem que se cedesse aos negóceos com as colónias,as perderia de vez, reduzindo em bastante o império português.

4. As cidades foram Goa, Damão e Diu.

5. Três dos movimentos foram a MPLA, liderada por Agostinho Neto em Angola, PAIGC, chefiada por Amílcar Cabral na Guiné-Bissau e, por fim, FRELIMO, cujos líderes foram Eduardo Mondlino e Samora Machel em Moçambique.

André Aquino nº4 9ºE disse...

stor eu sem querer caregai em enviar sem por o nome por isso se nao tiver nome deve ser o meu.

Catarina Mendes disse...

1.
R: A frase pela qual Salazar decide reagir aos ataques no Norte de Angola e: Os seus habitantes, pretos ou brancos, são portugueses

2.
R: Portugal era um estado “pluricontinental” pois as suas províncias e colónias estavam espalhadas por vários continentes. E ainda era chamado “multirracial” pois a população tinha diversas raças.

3.
R: A ultima afirmação do documento 1, quer dizer que se aceita-se as negociações o império português seria escasso.

4.
R: As cidades o Estado Português da India conquistadas pelas forças de Nehru em 1961, foram Goa Damão e Diu.


5.
R: Os três movimentos de libertação das colónias portuguesas são:
- Angola, em 1961 existia a MPLA liderada por Agostinho Neto, UPA/FNLA liderado por Holden Roberto e a UNITA, liderado por Jonas Savimbi.
- Guiné-Bissau, em 1963 existia a PAIGC liderada por Amilcar Cabral.
- Moçambique, em 1964 existia FRELIMO liderada por Eduardo Mondlane/Samora Machel.

sara cristina nº29 disse...

1. A frase era “sejam quais forem as dificuldades que se deparem no nosso caminho nos sacrifícios que se nos imponham para vence-las , não vejo outra atitude que não seja a decisão de continuar ”
2. As colónias estavam espalhadas por vários países e a população tinha varias raças.
3. Para Salazar uma negociação era equivalente a uma perda total das 3 colónias, ele nunca viu a negociação como uma beneficio para ambos os lados.
4. Goa, Damão e Diu
5. A UNITA liderada por Jonas savimbi
A PAGC liderada por Amílcar Cabral
O FRELIMO liderada por Eduardo mondlans e Samora machel

Guilherme Alves, 9º E, nº 13 disse...

1- "A unidade Império".

2- Porque tinha territórios em vários continentes, (África e Ásia), e havia lá muitas raças.

3- Porque se negociassem as colónias, perderiam os recursos e estariam a render-se aos movimentos africanos.

4- Goa, Damão e Diu.

5- UPA (mais tarde viria a chamar-se FNLA), liderada por Holden Roberto.
PAIGC, liderada por Amílcar Cabral e FRELIMO liderada por Eduardo Mondlane e Samora Machel.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue