O último TPC :(

. sexta-feira, 21 de maio de 2010



Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram os motivos que levaram à formação a Junta de Salvação Nacional. (Resposta da Patrícia Tomás, nº 23 do 9º E).
Os motivos que levaram à sua formação foram a sobrevivência nacional, o bem-estar do povo português, assegurar ordem e de gerir o país para definição e consecução de verdadeiros objectivos nacionais.

2. O que pretendia garantir? (Resposta da Joana Frade, nº 15 do 9º E)
Esta mesma pretendia garantir o governo do país perante esta nova realidade, salvaguardando a ordem nacional, o regular funcionamento das instituições e a sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo e pluricontinental.

3. Identifica a personagem que leu a Declaração e que presidia à Junta. (resposta do Mário Fernandes, nº 21 do 9º E).
Quem presidia a junta e leu a declaração foi o General António Sebastião Ribeiro de Spínola.

4. Indica quais eram os objectivos do MFA. (resposta do Rita Lopes nº 27, do 9º E).
Os objectivos do MFA eram: a Nova Constituição da República, eleições livres para a formação de uma Assembleia Constituinte, independência das colónias, a criação de Sindicatos para a função pública, a autorização da criação de Partidos Políticos, o regresso dos exilados, a libertação dos presos Políticos, o fim da PIDE, censura, Legião Portuguesa, Mocidade Portuguesa, Acção Nacional Popular, Assembleia Nacional e da câmara corporativa e a destituição das suas funções o Presidente da Republica e do governo.

5. Refere quais foram os Presidentes da República deste o 25 Abril até à actualidade. (resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
Os presidentes da República desde o 25 de Abril de 1974 até à actualidade foram os seguintes:
- António de Spínola de 25 de Abril de 1974 a 30 de Setembro de 1974
- Francisco Gomes da Costa de 30 de Setembro 1974 a 13 de Julho de 1976
- António Ramalho Eanes de 14 de Julho de 1976 a 9 de Março de 1986
- Mário Soares de 9 de Março de 1986 a 9 de Março de 1996
- Jorge Sampaio de 9 de Março de 1996 a 9 de Março de 2006
- Aníbal Cavaco Silva de 9 de Março de 2006 até à actualidade.

15 comentários:

ines brito nº14 9ºE disse...

1.Os motivos que levaram á formação da junta de Salvação Nacional foi devido a um mandato enviado pelas forças armadas, após o movimento nacional, e para o bem estar do povo português, e também pretendia assegurar a ordem e de dirigir o país para a difinição de verdadeiros objectivos nacionais.


2.Pretendia garantir a sobrevivência da nação como pátria soberana, e pluricontinental.

3.A personagem era o general Spínola.

4.Os objectivos do MFA era destruir as suas funções do presidente da república e do governo, o fim da PIDE, Censura,Legião portuguesa, Mocidade portuguesa, da acção nacional popular, da Assembleia Nacional, e da Câmara Corporativa,Libertação dos presos políticos, o regresso dos exilados como Mário Soares e Álvaro Cunhal, a autorização da criação de partidos políticos , criação de sindicatos para a função de partidos,a independência das colónias, eleições livres para a formaçãode uma assembleia constituinte, e a construção de uma nova constituição da república.

5.Os presidentes foram o general Spínola, o Francisco de Costa Gomes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

Anónimo disse...

1) Após os primeiros momentos de alegria, foi necessário tomar medidas afim de cumprir o programa do MFA. Este nomeou a Junta de Salvação Nacional, a quem foram entregues provisoriamente os poderes do Estado.
2) Pretendia:
- Garantir a sobrevivência da nação
- Extinguir a policia política
- A abolição da censura
- Libertação de todos os presos políticos e permitir o regresso dos exilados
- Autorizar vários partidos políticos e de sindicatos livres.
3) Foi o General António de Spínola.
4) Os objectivos do MFA era:
- Democratizar
- Descolonizar
- Desenvolver
5) Os presidentes desde o 25 de Abril até à actualidade foram:
- General António de Spínola
- Francisco da Costa Gomes
- Ramalho Eanes
- Mário Soares
- Jorge Sampaio
- Aníbal Cavaco Silva

Pedro Almeida Nº25 9ºE
João Almeida Nº17 9ºE

Guilherme disse...

1 – A Junta de Salvação Nacional foi criada pela MFA e tinha como missão implementar o seu Programa, que naquela mesma data era publicamente anunciado, e que se poderia traduzir na conquista de três D’s: Desenvolvimento, Democratização e Descolonização.

2 - Junta de Salvação Nacional pretendia garantir a efectivação de diversas medidas destinadas a modificar as condições da vida económica, social e política nacional, que eram dar os primeiros passos no sentido da construção de uma política económica e social ao serviço das classes trabalhadoras (fixação do salário mínimo nacional); assegurar as condições mínimas para o exercício das liberdades políticas, o que se traduz na autorização do regresso de exilados (Mário Soares, Álvaro Cunhal e muitos outros), na formação livre de partidos políticos (formar-se-ão dezenas de partidos das mais diversas orientações, ao mesmo tempo que emergem à luz do dia os clandestinos), na garantia da liberdade de acção sindical, no reconhecimento do direito à greve e na realização de eleições para uma Assembleia Constituinte que dotasse o país de uma nova Constituição; reconhecer o direito dos povos das colónias à independência e encetar os contactos diplomáticos e negociações necessários para se atingir esse objectivo.

3 – Quem leu a Declaração e que presidia a Junta era o General António de Spínola.

4 – Os objectivos do MFA eram:
- A destituição das suas funções o Presidente da República e do governo;
- Fim da PIDE, Censura, Legião Portuguesa, Mocidade Portuguesa, Acção Nacional Popular, Assembleia Nacional e da câmara corporativa;
- Libertação dos presos Políticos;
- Regresso dos exilados (Mário Soares e Álvaro Cunhal);
- Autorização da criação de Partidos Políticos;
- Criação de Sindicatos para a função pública;
- Independência das Colónias;
- Eleições livres para a formação de uma Assembleia Constituinte;
- Nova Constituição da República.

5 – Os presidentes da República desde o 25 de Abril de 1974 até à actualidade foram os seguintes:
- António de Spínola de 25 de Abril de 1974 a 30 de Setembro de 1974
- Francisco Gomes da Costa de 30 de Setembro 1974 a 13 de Julho de 1976
- António Ramalho Eanes de 14 de Julho de 1976 a 9 de Março de 1986
- Mário Soares de 9 de Março de 1986 a 9 de Março de 1996
- Jorge Sampaio de 9 de Março de 1996 a 9 de Março de 2006
- Aníbal Cavaco Silva de 9 de Março de 2006 até à actualidade.

Guilherme Flores Barreto nº12 9ºE

Anónimo disse...

PATRICIA TOMÁS Nº23 9ºE

Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram os motivos que levaram à formação a Junta de Salvação Nacional.
Os motivos que levaram à sua formação foram a sobrevivência nacional, o bem-estar do povo português, assegurar ordem e degerir o país para definição e consecução de verdadeiros objectivos nacionais.

2. O que pretendia garantir?
Pretendia garantir a sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo pluricontiental.

3. Identifica a personagem que leu a Declaração e que presidia à Junta. Quem leu a declaração foi o General António Spínola.

4. Indica quais eram os objectivos do MFA.
Os obejectivos do MFA eram a destruição das funções o Presidente da républica e o governo; fim da PIDE, Censura, Legião Portuguesa, Mocidade Portuguesa, Acção Nacional Popular, Assembleia Nacional, Câmara Corporativa; Libertação dos presos políticos; Regresso dos exilados políticos (Mário Soares e Àlvaro Cunhal); Autorização de criação de Partidos Políticos; Criação de sindicatos para a função pública; Independência das colónias; Eleições livres para a formação de uma assembleia constituinte; Nova Constituição da républica.

5. Refere quais foram os Presidentes da República deste o 25 Abril até à actualidade.
Os presidentes da républica desde o 25 de Abril até hoje foram: (junta de salvaçao nacional), António de Spínola, Francisco da Costa Gomes; Ramalho Eanes; Mário Soares; Jorge Sampaio e actualmente Cavaco Silva.

mario disse...

1. A junta de salvação nacional foi formada, para reger o país até se obter um Governo nas eleições, sendo este Governo nomeado.
2. A junta de salvação nacional pretendia garantir que o "Estado Novo" não voltasse, não houvesse uma revolução, pretendia também fazer a transição entre o "Estado Novo" e a República.
3. Quem presidia a junta e leu a declaração foi o General António Sebastião Ribeiro de Spínola.
4. O MFA ou “Movimento das Forças Armadas” foi responsável pelo golpe militar que terminou com o Estado Novo em Portugal, em 25 de Abril de 1974. A principal motivação deste grupo de militares era a oposição ao regime e o descontentamento pela política seguida pelo governo em relação à Guerra Colonial. As tropas foram comandadas no terreno por diversos capitães, de entre os quais o que mais se destacou e mais é recordado e associado à revolução foi Salgueiro Maia, que comandou tropas vindas da Escola Prática de Cavalaria de Santarém. No quartel da Pontinha, as operações eram dirigidas pelo brigadeiro graduado Otelo Saraiva de Carvalho (na Sequência da Revolução este seria graduado General, tendo sido desgraduado e retomado a categoria de Major a seguir ao Golpe de 25 de Novembro, que acabou com o período de governos provisórios).
5. Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva.

Carolina Rodrigues nº7 disse...

1. Os motivos foram a sobrevivencia nacional e o bem estar do povo.
2. Pretendia assegurar a ordem e dirigir o pais para a definição e construção de verdadeiros objectivos nacionais
3. Era o general spinola
4.Os principais objectivos eram a extinção da policia politica, abolição da censura, libertação de todos os presos politicos, permissão do regresso dos exilados, autorização dos partidos politicos e sindicatos livres.
5. Os presidentes são Antonio de Spinola, Francisco da Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mario Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

Bruna Calado 9ºE disse...

1. Os motivos que levaram à formação da Junta de Salvação Nacional foram o bem-estar do povo e a sobrevivência nacional.

2. Pretendia garantir a ordem do país.

3. General Spinola.

4. Os objectivos eram a extinção da polícia política, a abolição da censura, a libertação de todos os presos políticos, a permissão do regresso dos exilados, a autorização dos partidos políticos e sindicatos livres.

5. Os Presidentes da República a partir do 25 de Abril foram Antonio de Spinola (1974), Francisco da Costa Gomes (1974-1976), Ramalho Eanes (1976-1986), Mario Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006) e o Cavaco Silva (2006-...).

Anónimo disse...

1 - A junta de salvação nacional foi formada por mandato do movimento das forças armadas.
2 - Pretendia garantir o bem-estar do povo, assegurar a ordem e dirigir o país para definir e executar os objectivos nacionais.
3 - Quem leu e presidiu a junta de salvação nacional foi António Spínola.
4 - Os objectivos do MFA eram a independência nacional, a descolonização e a criação de uma sociedade socialista.
5 - Os Presidentes da República foram: António Spínola de Maio a Setembro de 1974, Costa Gomes de Setembro de 1974 a Julho de 1976, Ramalho Eanes de Julho de 1976 a Março de 1986, Mário Soares de Março de 1986 a Março de 1996, Jorge Sampaio de Março 1996 a Março de 2006, Cavaco Silva de Março de 2006 até hoje.

Guilherme Alves Nº 13 9ºE

Anónimo disse...

João Alves 16
1. Os motivos que levaram à criação da Junta de Salvação Nacional foram o imperativo de segurar a ordem naquele período tribulado e dirigir o país para que fosse possível atingir aquilo a que Spínola chama "verdadeiros objectivos nacionais": preservar o estado português enquanto estado com a sua suberania e o seu povo pluricontinental
2. Pretendia garantir a sobrevivência nacional e o bem-estar dos portugueses durante o período de transição entre a ditadura do estado novo e a nova república.
3. António de Spínola.
4. Os seus objectivos eram acabar com o Estado Novo, com a Guerra Colonial e a liberalização do país
5. Os Presidentes da República desde o 25 de Abril até hoje foram António de Spínola (1974) e Francisco da Costa Gomes (1974-76) (ambos não foram eleitos), Ramalho Eanes (1976-86), Mário Soares (1986-96), Jorge Sampaio (1996-2006) e Cavaco Silva (2006-hoje)

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1 - Após o 25 de Abril e do derrube do antigo regime, o país ficou sem um governo central. A Junta de Salvação Nacional foi um conjunto de militares designados para sustentar o governo do Estado Português em Abril de 1974, após o golpe de estado que derrubou o Estado Novo.


2 - A Junta tinha como objectivo a formação de um governo civil, para precaver a destituição imediata do Presidente da República (Américo Thomaz) e garantir estabilidade no país.

3 -General António Spínola.

4- O MFA ou “Movimento das Forças Armadas” foi responsável pelo golpe militar que terminou com o Estado Novo em Portugal, em 25 de Abril de 1974. O principal objectivo deste grupo de militares era a oposição ao antigo regime e a implementação dos 3 "D": Descolonialização, Democratização e Desenvolvimento.

5 - António Sebastião
Ribeiro de Spínola; Francisco da Costa Gomes ; António Ramalho Eanes; Mário Soares; Jorge Sampaio; Cavaco Silva.

Anónimo disse...

resposta da Mafalda Teixeira

1.Os motivos que levaram à formação da junta de freguesia foi pela obediência ao mandato enviado pelas forças armadas após o triunfo pelo movimento e pela boa hora levado a cabo pela sobrevivência nacional e pelo bem estar do povo português.

2.Pretendia garantir a ordem e de dirigir o país pra definição de construção de verdadeiros objectivos nacionais.

3.A personagem era António de Oliveira Salazar.

4.Os objectivos eram garantir a sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo pluricontinental.

5. António de Spinola, Costa Gomes,Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

Carolina Marques nº6 9ºE disse...

1.Os motivos que levaram à formação da junta de freguesia foi pela obediência ao mandato enviado pelas forças armadas após o triunfo pelo movimento e pela boa hora levado a cabo pela sobrevivência nacional e pelo bem estar do povo português.

2.Pretendia garantir a ordem e de dirigir o país pra definição de construção de verdadeiros objectivos nacionais.

3.A personagem era António de Oliveira Salazar.

4.Os objectivos eram garantir a sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo pluricontinental.

5.António de spinola, Francisco Gomes,António Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Aníbal Silva.

Joana Vieitez disse...

1. Os motivos para a formação da Junta de Salvação nacional são as revoluções levadas a cabo pela MFA, ou seja, o 25 de Abril de 1974.

2. Esta mesma pretendia garantir o governo do país perante esta nova realidade, salvaguardando a ordem nacional, o regular funcionamento das instituições e a sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo e pluricontinental.

3. A personagem é António de Spínola.


4. Os objectivos são descolonizar as colónias portuguesas, desenvolver Portugal nas diversas áreas (indústria, agricultura) e democratizar o regime político português.

5. Os principais concertos foram António Sebastião Ribeiro de Spínola (15 de Maio de 1974 – 30 de Setembro de 1974), Francisco da Costa Gomes (30 de Setembro de 1974 – 13 de Julho de 1976), António dos Santos Ramalho Eanes (14 de Julho de 1976 – 9 de Março de 1986), Mário Alberto Nobre Lopes Soares (9 de Março de 1986 - 9 de Março de 1996), Jorge Fernando Branco de Sampaio (9 de Março de 1996 – 2006) e Aníbal Cavaco Silva (desde 2006).

Anónimo disse...

1. A Junta de Salvação Nacional foi criada pela MFA e tinha como objectivo implementar o seu programa e que pretendia a conquista dos três D's (desenvolvimento, democratização e descolonização).

2. A Junta de Salvação Nacional queria dar os primeiros passos no sentido da construção de uma politica economica e social ao serviço das classes trabalhadoras ou seja a fixação do salário minimo nacional, assegurar as condições minimas para o exercicio das liberdades politicas, ou seja a autorização do regresso dos exilados como Mário Soares e Álvaro Cunhal, formação livre de partidos políticos, garantia da liberdade de acção sindical, reconhecimento do direito à greve e na realizaçao de eleições para uma Assembleia Constituinte que dotasse o país uma nova Constituição, reconhecer o direito dos povos das colónias à independencia e encetar os contactos diplomáticos e negociações necessárias para se atingir esse objectivo.

3. A declaração foi lida pelo General António de Spínola.

4. Os objectivos do MFA eram: a Nova Constituição da República, eleições livres para a formação de uma Assembleia Constituinte, independência das colónias, a criação de Sindicatos para a função pública, a autorização da criação de Partidos Politicos, o regresso dos exilados, a libertaçao dos presos Políticos, o fim da PIDE, censura, Legião Portuguesa, Mocidade Portuguesa, Acção Nacional Popular, Assembleia Nacional e da câmara corporativa e a destituição das suas funções o Presidente da Republica e do governo.

5. Os presidentes da República desde 25 de Abril de 1974 até à actualidade foram: António de Spínola (25 de Abril de 1974 a 30 de Setembro de 1974), Francisco Gomes da Costa (30 de Setembro de 1974 a 13 de Julho de 1976), António Ramalho Eanes (14 de Julho de 1976 a 9 de Março de 1986), Mário Soares (9 de Março de 1986 a 9 de Março de 1996), Jorge Sampaio (9 de Março de 1996 a 9 de Março de 2006) e Aníbal Cavaco Silva (9 de Março de 2006 até à actualidade).

Rita Lopes nº27 9ºE

André Aquino nº4 9ºE disse...

1.A Junta de Salvação Nacional (JSN) foi um grupo de militares designados para sustentar o governo do Estado Português em Abril de 1974, após o golpe de estado que derrubou o Estado Novo. Esta Junta esteve em funcionamento entre 1974 e 1976, após o comunicado do presidente António de Spínola às 01:30 do dia 26 de Abril.

2.Pretendia garantir a "sobrevivência da nação como pátria soberana no seu todo pluricontinental"

3.A personagem e Antonio de Spinola.

4.Eram 3 os principais objectivos do MFA:
Descolonizar as colónias portuguesas;
Desenvolver Portugal na área industrial, económica…;
Democratizar o regime político português.

5.Os presidentes foram:
Antonio de Spinola;
Costa Gomes;
Ramalho Eanes;
Mario Soares;
Jorge Sampaio;
Cavaco Silva.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue