Imperialismo

. segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Agora já sabes responder:
1. Define Imperialismo (resposta da Selma Carvalho).
Denomina-se Imperialismo quando um país domina um outro país ao nível económico, político, cultural e militar.

2. Observa a imagem. Explica porque motivos a Inglaterra é representada como um polvo (resposta da Andreia Ferreira).
A Inglaterra está representada por um polvo porque é o maior império mundial que englobava três tipos de territórios, os domínios com população branca e de grande autonomia (Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul), os protectores países teoricamente independentes mas subordinados à autoridade inglesa (por exemplo:o Egipto) e as colónias administradas directamente por funcionários ingleses (por exemplo:a Índia).

3. Explica os motivos que levaram as potências europeias a reunir-se na cidade de Berlim, em 1885 (resposta da Sílvia Ribeiro).
A Conferência de Berlim foi realizada em 1885 teve como objetivo organizar, regras de ocupação de África pelas potências coloniais que não respeitou, nem a história nem a cultura dos povos.

4. Refere quais eram as duas teses em confronto.(resposta da Lumena Tavares).
As duas teses em confronto eram o direito de ocupação efectiva, ou seja, os territórios pertenciam ao país que tivesse meios para ocupar, teoria defendida pela Inglaterra, Alemanha e França contrapondo a defendida por Portugal o direito histórico, ou seja, os primeiros a chegar ficam com o território.

5. Explica o projecto português para África e os motivos pelo quais não foi concretizado (resposta do João Ferreira).
O projecto Português para a África foi o mapa cor-de-rosa. O seu objectivo era ligar duas cidades, Luanda, em Angola, a Lourenço Marques, em Moçambique, mas não foi concretizado porque havia outro país interessado nessa porção de terra, era a Inglaterra. A Inglaterra queria construir uma linha férrea entre a África do Sul e o Cairo, mas como isso era contra o projecto Português, foi feito um ultimato a Portugal onde lhe foi exigido que a retirada das tropas do Chire, ou a Inglaterra retirava o embaixador Inglês de Portugal, o que acabaria por arruinar todos os negócios que Portugal tinha com a Inglaterra.
Portugal obedeceu a esse ultimato pois não tinha força militar suficientemente forte para derrotar as tropas inglesas.

21 comentários:

Selma Carvalho , nº18 , 9º 5ª disse...

1- Denomina-se Imperialismo quando um país domina um outro país , ao nível económico , político , cultural e militar.

2- A Inglaterra é representada como um polvo devido ao facto de possuir muitas colónias , distribuídas por todos os cantos do mundo , e governa-as e administra-as tanto a nível económico , político , cultural e militar.

3- Em 1885 , reuniram-se em Berlim , grandes potências europeias , com o objectivo de dividir a África pois este é um país com bastantes recursos e e mão-de-obra barata o que favorece os países europeus que a possuírem principalmente em relação ao aspecto económico.

4- As duas teses e confronto eram Portugal , que reclamava o direito histórico e Inglaterra , que reclamava o direito da ocupação efectiva.

5- Portugal pretendia estabelecer um Mapa Cor-de-Rosa e ligar Luanda a Lourenço Marques mas não concretizou os seus planos pois a Inglaterra impôs a Portugal um ultimato , O Ultimato Inglês/Britânico , em que "ameaçava" Portugal de uma forma bastante indirecta , dizendo que ou Portugal retirava as suas forças militares do Chile ou o embaixador Inglês , Mr. Petre , retirar-se-ia de Lisboa muito brevemente , ao que Portugal cedeu.

André Pereira disse...

1- Imperialismo é quando um país domina o outro a nível económico, político, cultural e militar.

2- Porque a Inglaterra era considerada uma grande potencia em vários aspectos e por isso mesmo era uma grande conquistadora por via marítima e tentava dominar praticamente todos os territórios que se metiam no caminho. Daí este polvo estar com um tentáculo num território diferente.

3- Os motivos que levaram as potências europeias a reunir-se foram a cobiça pela África, devido aos recursos que tinha.

4- As duas teses em confronto eram o direito histórico (defendido por Portugal) e o direito da ocupação efectiva (defendidos principalmente por Inglaterra e também por França)

5- O projecto inicial de Portugal eram, segundo o mapa cor-de-rosa, encontrar um caminho comercial entre Angola e Moçambique, investigar as bacias hidrográficas do rio Zaire e Zambeze e também descobrir o que se encontrava nas zonas inexploradas. Estes objectivos não se concretizaram devido ao "Ultimato Inglês" que exigia a Portugal a retirada das forças militares do Chire. Se tal não se realizasse o embaixador inglês abandonaria Portugal e Inglaterra deixava de ser Aliada de Portugal. Portugal cedeu, pois não tinha força militar suficiente para combater Inglaterra e corria o risco de perder o próprio país e os territórios em África.

Andreia Costa disse...

1-Domínio exercido por um país mais desenvolvido sobre um território mais desenvolvido.
2-A Inglaterra é representada como um polvo, porque era o maior império mundial, pois englobava os domínios, os protectorados e as colónias.
3-As potências europeias reuniam-se em Berlim pois queriam dividir a África.
4-As duas teses em confronto eram: o direito d ocupação efectiva (França/Inglaterra) e o direito histórico (Portugal).
5-O projecto português para África era o mapa cor-de-rosa que consistia em ligar Luanda a Lourenço Marques.

Andreia Costa, nº4, 9º5ª

Andreia Pinho disse...

1. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra.

2. A Inglaterra está representada por um polvo porque é o maior inpério mundial que englobava três tipos de territórios, os domínios com população branca e de grande autonomia (Canadá, Australia, Nova Zelândia e África do Sul), os protectores países teoricamente independentes mas subordinados à autoridade inglesa (por exemplo:o Egipto) e as colónias administradas directamente por funcionários ingleses (por exemplo:a Índia).

3. A África era uma grande potência sobretudo em matérias primas o que despertouo interece dos países europeus foi então que decidiram repartir a África entre si.

4. A tese portuguesa, o direito histórico isto é que como foi um português a descobrir África logo o território pertencia-nos, e a tese Inglesa, o direito de ocupação efectiva, isto é os territórios deveriam pertencer aos países que tivessem meios para os ocupar
de facto.

5. O projecto português para África era o Mapa Cor-De-Rosa que ligava Luanda a Lourenço Marques, com os objectivos de, investigar as bacias hidrograficas dos rios Zaire e Zambeze, encontrar um caminho comercial entre Angola e Moçambique e descobrir o qe se encontra nas zonas inexploradas, não se concretisou porque causa do ultimato inglês em que a Inglaterra exigiu que Potugal retirasse as forças militares de chire ou o inbaixador inglês abandonaria Lisboa e assim a Inglaterra deixava de ser nossa aliada.

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1)o Imperalismo é quando um país domina outro, ao nível económico, político, cultural e militar.

2)

3)As potências europeias reuniram-se em Berlim, em 1885, para dividir África entre eles.

4)As duas teses em confronto eram:a do direito de ocupaçao efectiva e a do direito historico.

5)O projecto Português para África consistia no mapa cor-de-rosa,ou seja, ligar Luanda a Lourenço Marques.

Mónica Vicente disse...

1-O Imperialismo é quando um país domina outro ao nível económico político , cultural e militar.

2-A Inglaterra nesta altura dominava vários países como o Egipto,Canada,India entre outros. E o polvo é um animal com 8 braços e 2 tentáculos que dá 10 e 10 é o numero de países que a Inglaterra dominava

3-Os motivos que levaram as potências europeias a reunirem-se em Berlim no ano de 1885 foi para ser feita a partilha de África.

4-As duas teses em confronto era a tese do direito da ocupação efectiva defendida pela a Inglaterra e França e a segunda tese era o direito histórico defendido po Portugal.

5-O projecto de Portugal para África era ligar a cidade de Luanda a Lourenço Marques. A razão pela qual o projecto nao segiu em frente foi o Ultimalto Inglês que Portugal acabou por ceder as exigencias

Silvia Ribeiro nº19 9º5ª disse...

1- Imperialismo é o domínio territorial, cultural, económico, político e militar sobre um país menos desenvolvido.

2- Esta imagem representa a Inglaterra, uma das maiores potências da época do Imperialismo em querer dominar o maior número de países para serem suas colónias. O Polvo com os seus tentáculos alcança muitos lugares ao mesmo tempo.

3- A Conferência de Berlim foi realizada em 1885 teve como objetivo organizar, regras de ocupação de África pelas potências coloniais que não respeitou, nem a história nem a cultura dos povos.

4-Tinha como objectivo organizar, nova forma e regras, na ocupação de África pelas Potências Colónias

5- Portugal apresentou um projecto, o famoso Mapa cor-de-rosa, que consistia ligar Angola e Moçambique, para haver uma comunicação entre as duas colónias, facilitando o coméricio.A Inglaterra, aliado dos portugueses, não aceitou e fez um ultimato, conhecido como Ultimato Britânico de 1890, ameaçando guerra,se Portugal não acabasse com o projecto. sta imagem quer mostrar a atuação da Inglaterra, uma das maiores potências.

Carolina nº7 9º5ª disse...

1. Define Imperialismo.
O Imperialismo é quando um país domina outros países, ao nível económico, político, cultural e militar.

2. Observa a imagem. Explica porque motivos a Inglaterra é representada como um polvo.
A Inglaterra é representada como um polvo na imagem, porque queria vários territórios para ficar uma super potência comercial e também ficar superior aos outros países, tal como o polvo “apanha tudo” o que via.

3. Explica os motivos que levaram as potências europeias a reunir-se na cidade de Berlim, em 1885.
Os motivos que levaram as potências europeias a reunir-se na cidade de Berlim foi com objectivo de dividir a África entre eles.

4. Refere quais eram as duas teses em confronto.
As duas teses que estavam em confronto eram o direito da ocupação e efectiva, defendida pela Inglaterra, e o direito histórico, defendida por Portugal.

5. Explica o projecto português para África e os motivos pelos quais não foi concretizado.
O projecto português para África era unir Luanda (principal cidade de Angola) a Lourenço Marques (principal cidade de Moçambique) e os seus motivos eram aumentar a população e apesar de serem as potências coloniais portuguesas Portugal queria aumentar a sua produtividade e também estabelecer um caminho comercial entre ambas.

margarida disse...

1-Imperialismo é o rápido crescimento económico do capitalismo industrial e financeiro que fez com que os países mais industrializados quisessem alargar os seus territórios coloniais e assim reforçar os países menos desenvolvidos.

2-Inglaterra é representada em forma de polvo porque esta desejava dominar todos os territórios, todos os países por mar e por terra a representação do polvo quer exprimir o facto de ter muitos braços e assim agarrar tudo e ter os países todos em sua pose, esta tendo um grande enriquecimento a nivel da industrializaçao tinha uma capacidade economica superior ao conjunto dos outros continentes.

3-As potências uniram-se para dividir os territórios coloniais nos continentes africanos estabelecendo o principio da ocupação efectiva que dizer que os territórios africanos deveriam pertencer a países que tivessem meios para os ocupar isto tudo para favorecer os países mais poderosos.

4.As duas teses em confronto eram a ocupaçao efectiva e a partilha de africa.

Miguel Almeida nº15 9º5º disse...

1- Imperialismo é uma forma de política, em que um país domina outro, ao nível económico, político, cultural e militar.
2- Inglaterra é representada por um polvo e os seus tentáculos estao espanhados por vários sitios do mapa o que significica que a Ingalterra tem poder sobre paises de diversas zonas do mundo.
3- Os motivos da realização da conferência foram a divisão de África por varios países da Europa devido ao facto dos países precisarem de espaço para a sua populaçao e de matérias primas e de espaço para comércio.
4- As duas teses foram: o direito da ocupação efectiva e direito histórico.
5- Portugal queria o territorio de Africa que tivesse como extremos Luanda e Lourenço Marques, no entanto a Inglaterra queria fazer uma linha férrea que passava nesse território e entao fez um ultimato para que os portugueses o deixassem, caso isso não acontecesse o Embaixador Inglês saia de Portugal.

Inês Macedo disse...

1- Imperialismo é o dominio exercido por um país sobre outro a nivel económico, politico, cultural e militar.

2- A Inglaterra tem muitas colónias, e um grande poder, a nivel económico, politico, cultural e militar.

3- Queriam repartir África entre si, estabelecendo o príncpio da ocupação efetiva, isto é, os territórios africanos deviam pertencer aos paises que tivessem meios para os ocupar de facto.

4- As duas teses em confronto eram, a tese do direito histórico, e a tese da ocupação efectiva.

Benedita Mvemba disse...

1. Imperialismo é quando um país domina outro país menos desenvolvido e fica com a soberania política, económica, cultural e militar.
2. Inglaterra é representada como um polvo pois queria ter autoridade sobre vários países mais pobres.
3. Os motivos que levaram as potências europeias a reunirem-se em Berlim foram, que vários países europeus tinham o interesse pelo continente africano e com a Conferência de Berlim eles iriam resolver o problema da divisão do mesmo.
4. As duas hipóteses em confronto eram o direito da ocupação efectiva e o direito histórico.
5. O projecto português para África era ligar Luanda a Lourenço Marques, no mapa cor-de-rosa procurar as bacias hidrográficas do rio Zaire e do Zambeze, descobrir uma trajectória comercial entre Angola e Moçambique; e explorar as zonas ainda desconhecidas.

Benedita Mvemba, 9º5ª disse...

1. Imperialismo é quando um país domina outro país menos desenvolvido e fica com a soberania política, económica, cultural e militar.
2. Inglaterra é representada como um polvo pois queria ter autoridade sobre vários países mais pobres.
3. Os motivos que levaram as potências europeias a reunirem-se em Berlim foram, que vários países europeus tinham o interesse pelo continente africano e com a Conferência de Berlim eles iriam resolver o problema da divisão do mesmo.
4. As duas hipóteses em confronto eram o direito da ocupação efectiva e o direito histórico.
5. O projecto português para África era ligar Luanda a Lourenço Marques, no mapa cor-de-rosa procurar as bacias hidrográficas do rio Zaire e do Zambeze, descobrir uma trajectória comercial entre Angola e Moçambique; e explorar as zonas ainda desconhecidas. Porém Inglaterra queria ligar a cidade do Cabo à cidade do Cairo por linha férrea, e Portugal não tinha presença em muitos dos espaços do interior de África e teve que desistir dos seus objectivos.

Verónica disse...

1- O Imperialismo é o domínio de um país sobre outro ao nível económico, cultural , politico e militar.

2- Os motivos que levaram Inglaterra a ser representada por um polvo , foi o facto de Inglaterra ter muitas colónias e querer governa-las com o poder absoluto , em todos os aspectos poder politico , económico , militar e cultural.

3- O Motivo que levou as potências europeias a reunir-se na cidade de berlim era o facto de querer dividir África

4-As teses em confronto são o direito de ocupação efectiva em que os territórios pertencem a quem os ocupar e a tese do direito Histório em que os territórios pertencem a quem os descobre primeiro

5- O projecto era o mapa cor de rosa, e os motivos de não ter sido concretizado foi o facto de Mr.Pettre ver-se obrigado a abandonar a cidade de Lisboa

Ana Brás 9º5ª disse...

1. O imperialismo é quando um país domina outro , ao nível económico , político , cultural e militar.
2. Porque a Inglaterra era o maior império mundial , dominando vários países e tendo grande autonomia .

3. As potências europeias reuniram-se para dividir África.

4. Inglaterra e França defendiam o direito da ocupação efectiva ou seja os territórios deveriam estar ocupados .
Portugal defendia o direito histórico ou seja mesmo não havendo população esses territórios pertenciam a Portugal por direito .
5. Portugal tinha vários espaços em África sem qualquer população e a Alemanha e a Inglaterra reivindicavam “o princípio da ocupação efectiva “ , apesar de terem sido enviadas expedições militares para Angola e Moçambique , para ocupar a área , Inglaterra era contra porque queriam ligar “o cairo ao cabo ” e obrigou Portugal a abandonar aquela zona .

Ana Brás 9º5ª disse...

1. O imperialismo é quando um país domina outro , ao nível económico , político , cultural e militar.
2. Porque a Inglaterra era o maior império mundial , dominando vários países e tendo grande autonomia .

3. As potências europeias reuniram-se para dividir África.

4. Inglaterra e França defendiam o direito da ocupação efectiva ou seja os territórios deveriam estar ocupados .
Portugal defendia o direito histórico ou seja mesmo não havendo população esses territórios pertenciam a Portugal por direito .
5. Portugal tinha vários espaços em África sem qualquer população e a Alemanha e a Inglaterra reivindicavam “o princípio da ocupação efectiva “ , apesar de terem sido enviadas expedições militares para Angola e Moçambique , para ocupar a área , Inglaterra era contra porque queriam ligar “o cairo ao cabo ” e obrigou Portugal a abandonar aquela zona .

Ana Brás 9º5ª disse...

1. O imperialismo é quando um país domina outro , ao nível económico , político , cultural e militar.
2. Porque a Inglaterra era o maior império mundial , dominando vários países e tendo grande autonomia .

3. As potências europeias reuniram-se para dividir África.

4. Inglaterra e França defendiam o direito da ocupação efectiva ou seja os territórios deveriam estar ocupados .
Portugal defendia o direito histórico ou seja mesmo não havendo população esses territórios pertenciam a Portugal por direito .
5. Portugal tinha vários espaços em África sem qualquer população e a Alemanha e a Inglaterra reivindicavam “o princípio da ocupação efectiva “ , apesar de terem sido enviadas expedições militares para Angola e Moçambique , para ocupar a área , Inglaterra era contra porque queriam ligar “o cairo ao cabo ” e obrigou Portugal a abandonar aquela zona .

Rute disse...

1. O Imperialismo é quando um país domina outro, ao nível económico, político, cultural e militar.

2. Inglaterra é representada por um polvo porque tem muitas colónias e queria governá-las com o poder absoluto em todos os aspectos, poder económico, militar, político e cultural.

3. As potências europeias reuniram-se na cidade de Berlim porque tinham como objectivo dividir África.

4. As duas teses eram o direito histórico, defendido por Portugal, e direito da ocupação efectiva, defendido por Inglaterra e França.

5. O projecto português para África era o mapa cor-de-rosa. E não foi concretizado devido ao Mr.Pettre ter sido obrigado a sair de Lisboa.

Lumena Tavares disse...

1 – Forma a política exercida por um estado em relação a outro com o objectivo de o dominar a nível territorial, mílitar, socíal, cultural, política e económico.

2 – Inglaterra é representada por um polvo porque em comparação com as outras potências europeias era a que tinha o maior número de colónias nos diversos continentes.

3 – As potências europeias reuniram-se na cidade de Berlim com o objectivo de dividir o território Africano entre si, estalecendo o princípio de ocupação efectiva.

4 – As duas teses em confronto eram o direito de ocupação efectiva, ou seja, os territórios perteciam ao país que tivesse meios para ocupar, teoria defendida pela Inglaterra, Alemanha e França contrapondo a defendida por Portugal o direito historico, ou seja, os primeiros a chegar ficam com o território.

5 – Os objectivos de Portugal para África era o mapa cor-de-rosa que consistia em investigar as bacias hidrográficas do Zaire e Zambeze, descobrir o que se encontra nas zonas inesploradas, encontrar um caminho comercial entre Angola e Moçambique e ligar Luanda a Lourenço Marques. O projecto não se concretizou porque os Ingleses tinham um projecto que cruzou caminho com o de Portugal e como nenhum dos países queria desistir então Inglaterra ameaçou Portugal com um ultimato que consistia em Portugal retirar as forças mílitares de Chire trazendo consequências graves a Portugal uma delas era o embaixador Inglês abandonar Lisboa. Para que Portugal não entrasse em guerra com Inglaterra futuramente o rei cede ás exigências e isso provocou um sentimento de revolta na população contra ele (o rei) e contra a Inglaterra.


Trabalho realizado por: Lumena Tavares nº 13

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-O Imperialismo é um conceito que evoluiu do colonialismo e significa que os países mais industrializados e mais avançados economicamente apoderarem-se dos países menos desenvolvidos, com a finalidade de explorar os recursos existentes e alargar os seus territórios coloniais.
2- Porque a Inglaterra tinha um vasto império colonial pelo todo o mundo e tinha bastantes ambições económicas com esses territórios.
3-O motivo que fez com que todas s potências europeias se reunissem em Berlim em 1885 foi a partilha de África onde defendiam o direito histórico e a ocupação efectiva.
4-Os países como Portugal que descobriram as terras em África defendiam o direito histórico e países mais desenvolvidos com Inglaterra defendiam a ocupação efectiva.
5-O projecto Português para a África foi o mapa cor-de-rosa. O seu objectivo era ligar duas cidades, Luanda em Angola a Lourenço Marques em Moçambique, mas não foi concretizado porque havia outro país interessado nessa porção de terra, era a Inglaterra. A Inglaterra queria construir uma linha férrea entre a África do Sul e o Cairo, mas como isso era contra o projecto Português, foi feito um ultimato a Portugal onde lhe foi exigido que a retirada das tropas do Chire, ou a Inglaterra retirava o embaixador Inglês de Portugal, o que acabaria por arruinar todos os negócios que Portugal tinha com a Inglaterra.
Portugal obedeceu a esse ultimato pois não tinha força militar suficientemente forte para derrotar as tropas inglesas.

Claudio Maravilha/ 9º 5ª disse...

1-Imperialismo

Quando um pais domina outro, ao nível
económico, politico cultural e militar.

3-Conferencia de Berlim

Os motivos foram: Dividir Africa
Direito de Ocupação e afectiva e o direito Historico

4-Teses em Confronto

As duas teses em confronto era Portugal e Inglaterra

5-Projectos para África

Português- Mapa cor-de-rosa
Ligar Luanda a Lourenço , de Marques.

Em 1890 Portugal teve de retirar as forças armadas de Chile se não o embaixador de portugal abandona Lisboa

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue