I Guerra Mundial

. quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Agora já sabes responder:
1- Refere quais eram os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial (Resposta da Joana Caeiro - adaptado).
Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial eram o pangermanismo, que era a necessidade de espaço para a agricultura, para a população e para o comércio; o Revanchismo Francês que consistia na vingança de França [por causa da Alsácia-Lorena] e o ultimo problema é o paneslavismo com consiste na expansão dos eslavos [defendida Russia].


2. Indica quais foram as alianças que se formaram neste período (resposta da Lumena Tavares).
Neste periodo formaram-se duas alianças; a triplice aliança formada pelo império Alemão, o império Austro-hungaro e a Itália e a triplice entente cordiale formada pela França, Inglaterra e o Império russo.

3. Indica qual foi o acontecimento que levou ao eclodir da Guerra (resposta do João Ferreira).
O motivo que levou ao eclodir da I Guerra Mundial (1914-1918) foi o assassinato do sucessor do herdeiro do trono Austríaco, arquiduque Francisco Fernando em 14 de Junho 1914 em Sarajevo (na Bósnia). A Áustria responsabilizou os Sérvios pelo atentado e ,com o apoio da Alemanha , declarou guerra a Sérvia .

Sendo a Servia aliada da Rússia este facto desencadeou todo o complexo sistema de alianças existentes. Em pouco mais de duas semanas, a crise balcânica transformou- se numa guerra generalizada, opondo a Tríplice Aliança (com excepção da Itália) a Tríplice Entende Cordiale.

4. Caracteriza a vida dos soldados nas trincheiras (resposta do João Ferreira).
A vida dos soldados nas trincheiras durante a 1ª guerra mundial não era fácil. As trincheiras, eram buracos escavados no solo onde os soldados combatiam. Mas essas trincheiras tinham as suas desvantagens, não havia quaisquer condições de higiene e por consequência apareciam pragas animais como piolhos e carraças. Os cadáveres dos soldados combatentes raramente eram removidos da frente de combate o que levava a aparecer ratos, moscas e larvas que causavam o aparecimento de doenças, agravadas também pela deficiente alimentação. As condições atmosféricas também influenciavam bastante a vida nestas trincheiras tornando-as impraticáveis por exemplo quando chovia.


5. Identifica as Fases da Guerra (resposta do André Pereira).
As fases da guerra são:
- Fase de movimentos (1914)
- Fase de posições (1914-1917)
- 2ª Fase de movimentos (1918)

17 comentários:

And disse...

1-Os Problemas nacionalistas eram o Pangermanismo, o revanchismo Francês e o paneslavismo.

2- As alianças eram: Tríplice Aliança (constituída pelo Império Alemão, Império Austro-húngaro e Itália) e Tríplice Entente Aliança (constituída por França, Inglaterra e pelo Império Russo.

3- O acontecimento que levou ao eclodir da guerra foi o assassinato do Herdeiro do império Austro-húngaro, Francisco Fernando, por um nacionalista Eslavo.

4- A vida dos soldados nas trincheiras era péssima, pois havia falta de condições de higiene, doenças, piolhos, carraças, pulgas, ratos/ratazanas, má alimentação, más condições do terreno(lama e neve) e corpos em decomposição.

5-As fases da guerra são:
Fase de movimentos (1914)
Fase de posições (1914-1917)
2ª Fase de movimentos (1918)

Mónica disse...

1-Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial eram o Pangermanismo , o Revanchismo e o Panesvalismo.
2-As alianças formadas neste período são o Império Alemão , o Império Austro-Húngaro e a Itália a esta aliança dá-se o nome de Triplice Aliança e a outra aliança formada neste período é a França, a Inglaterra e o Império Russo.

3- O assassínio do herdeiro do Império Austro-Húngaro o arquiduque Francisco Fernando por um nacionalista eslavo.

4-A vida nas trincheiras era péssima não existia higiene existiam bichos como carraças pulgas e piolhos e também existiam ratos e ratazanas a alimentação na trincheiras era má e no terreno existiam corpos em decomposição.

5-As fases da Guerra são a Fase de Movimentos a Fase de Posições e a 2ªFase de Movimentos

Silvia Ribeiro nº19 9º5ª disse...

1 Os problemas nacionalistas em véspera da I Grande Guerra Mundial, foram as disputas territoriais as reivindicações nacionalistas, divisões políticas, rivalidade económica entre a Inglaterra e a Alemanha. Estes dois países procuravam os melhores mercados para os seus produtos.
2 As Alianças que se formaram durante este período foram duas. De um lado havia a Triplice Aliança formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. Do outro lado a TripliceEntente, formada pela França, Rússia e Inglaterra.
3 O acontecimento que levou ao eclodir da Guerra foi o assassinato em Junho de 1914 do Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono Austríaco em Sarajevo
4 A vida dos soldados nas trincheiras era um inferno, com a chuva mais pareciam rios de lama, pouca higiene, e muitos parasitas principalmente piolhos. Os ataques eram feitos com gases e os soldados que não colocassem a mascara a tempo morriam intoxicados, o rebentamento de obuses provocava muitas mortes, e abria enormes crateras nas trincheiras ficando assim desprotegidos.
5 As Fases da Guerra foram as seguintes:
-Guerra dos movimentos, a Alemanha ocupa a Bélgica, Luxemburgo e ainda derrota os Russos.
-Revolução Russa, o Czar Nicolau II é deposto e a América declara guerra à Alemanha
-Guerra das posições, os Impérios centrais começam a recuar devido a pesadas derrotas e decidiram assinar o Armistício.

Andreia disse...

1-Os problemas nacionalistas eram: o pangermanismo, o revanchismo e o paneslavismo.

2-As alianças que se formaram neste período foram a triplice aliança (Império alemão, Império austro-hungaro e Itália) e a triplice entente cordiale (França, Inglaterra e o Império russo).

3-O acontecimento que levou ao eclodir da guerra foi o assassinio do herdeiro do Império austro-hungaro, Francisco Fernando.

4-As condições de vida dos soldados nas trincheiras eram péssimas. Havia falta de condições de higiene, má alimentação, doenças, ratos e ratazanas, etc.

5-As fases da guerra são: a fae de movimentos, a fase de posições e a 2ª fase de movimentos.

Andreia Costa 9º5ª nº4

Andreia Pinho disse...

1. Os problemas nacionalistas eram: a França continuava a exigir a devolução da Alsácia e da Lorena, ocupadas pela Alemanha depois da guerra franco-prussiana de 1870, a Polónia dividida entre a Rússia, a Áustria e a Alemanha, pretendia tornar-se de novo um estado autónomo e na península Balcânica, vários povos, com o apoio da Rússia, tinham-se libertado do império Turco mas outros continuavam sbmetidos ao Império Austro-Húngaro.

2. A Alemanha aliou-se ao Império Austro-Húngaro e à Italia,constituindo assim a Tríplice Aliança, como resposta, a França aliou-se à Rússia e à Inglaterra formando a Triple Entente.

3. Em Junho de 1914, o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austríaco, foi assassinado em Sarajevo(na Bósnia), a Áustria responsabilizou os Sérvios pelo atentado e, com o apoio da Alemanha, declarou guerra à Sérvia sendo ela aliada da Rússia, este facto desencadeou numa guerra generalizada, opondo a Tríplice Aliança (excepto a Itália) à Triple Entente.

4. A condições de vida nas trincheiras eram péssimas, havia falta de condições de higiene, doenças, piolhos, carraças, ratos e pulgas, tinham uma má alimentação, havia por vezes más condições de terrreno (lama,neve) e à sua volta corpos em deconposição.

5. As fases da guerra foram: a guerra dos movimentos em que os Alemães pensavam poder dominar a França em poucas semanas, realizamdo movimentos ofensivos rápidos, e a guerra de posições em que as tropas de cada um dos lados em confronto escavaram uma extensa rede de valas e abrigos (as trincheiras).

Carolina nº7 9º5ª disse...

1. Refere quais eram os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial.
A Europa estavam dividas em Monarquias e Republicas, as mesmas estavam divididas em Democracias e Regimes Autoritário (com ou sem Constituição).
2. Indica quais foram as alianças que se formaram neste período.
As alianças que se formaram neste período foram a Triplice aliança, em que os aliados eram o Império Alemão, o Império Austro – Húngaro e Itália e a Triplice entente cordiale, em que os aliados eram a França, a Inglaterra e o Império Russo.
3. Indica qual foi o acontecimento que levou ao eclodir da Guerra.
O acontecimento que levou ao eclodir da I Guerra Mundial foi o assassinado do arquiduque austríaco Francisco Fernando, o herdeiro, e da sua mulher por um revolucionário sérvio.
4. Caracteriza a vida dos soldados nas trincheiras.
A vida dos soldados eram péssima nas trincheiras, pois havia falta de condições de higiene, muitas doenças, vários animais (piolhos, carraças, pulgas, ratos, etc.), uma má alimentação, más condições de terreno (lama, cobertos de neve, etc.) e vários corpos em decomposição.
5. Identifica as Fases da Guerra.
As Fases da Guerra foram três a Fase de Movimento, a Fase de Posições e a Fase de Movimentos.

Margarida :b disse...

1. Os problemas nacionalistas era o pangermanismo (alemães) precisavam de espaço para a agricultura (alimentos) para a população (multiplica-se) para o comercio para trocas comerciais nisto tudo a conclusão são necessários territórios, no revanchismo francês o problema era a vingança.

2.triplice aliança (Império alemão; império Austro-húngaro e Itália. tríplice entente cordial (França; Inglaterra; império russo)

3.A guerra eclodiu devido ao assassinato do herdeiro do Império Austro-húngaro, Francisco Fernando, por um nacionalista eslavo (sérvio)

4.As vidas dos soldados nas trincheiras eram péssimas as doenças eram constates, pragas de carraças, piolhos e pulgas, ratos e ratazanas má alimentação, más condições do terreno e corpos em decomposição tudo isto dentro das trincheiras.

5.Fase de Movimentos (1914) - a Alemanha ocupa a Bélgica, Luxemburgo e entra na França. A leste a Alemanha derrota os russos iniciasse a batalha do marne - para o avanço alemão.
Fase de posições (1914-1917) -trincheiras dá-se a batalha de verdun, batalha do somme, revolução da Rússia o czar Nicolau II é deposto os E.U.A declaram guerra a Alemanha.

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1)Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial eram o pangermanismo, que era a necessidade de espaço para a agricultura, para a população e para o comércio; o Revanchismo Francês que consistia na vingança de França e o ultimo problema é o paneslavismo com consiste na guerra dos eslavos com a Russia.

2)As alianças formadas foram a triplice alinaça (império alemão, imperio austro hungaro e itália)e a triplice entente cordial (França, Inglaterra e Império russo).

3) O acontecimento que fez a eclodição da guerra foi o assassínio do herdeiro do império austro- hungaro, Francisco Fernando, por um nacionalista eslavo.

4)A vida dos soldados nas trincheiras eram péssima porque tinham falta de condiçoes de higiene, apanhavam muitas doenças, piolhos, apareciam ratos por causa das mudanças climáticas, tinham uma má alimentaçao e havia muitos corpos em decomposiçao.

5)As fases da guerra são: a fase de movimentos que consiste na ocupação da Bélgica e de Luxemburgo e na entrada em França pela Alemanha,a vitória da alemanha aos russos e consiste também na batalha de Marne. depois á outra fase que é a fase de posiçoes que consiste nas trincheiras, na batalha de Verdun e na batalha de Somme.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1 - Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial são o Pangermanismo , Revanchismo Francês e Paneslavismo.

2- As alianças formadas neste período foram a Tríplice aliança entre o Império alemão , Império Austro-Húngaro e Itália e a Tríplice Eterne Cordial entre França , Inglaterra e o Império russo.

3- O acontecimento que levou a Guerra foi a morte do herdeiro do império Austro- Húngaro , Francisco Fernando , por nacionalista eslavo (sérvio)

4- A Vida dos soldados nas trincheiras era péssima , tinham uma alimentação muito ma , havia falta de higiene , doenças , más condições de terreno , havia ratos , piolhos e carraças e o corpo estava em decomposição .

5- As fases da Guerra foram a 1ª fase de movimentos , a 2ª fase de posições e a 3ª fase de movimentos.

Miguel Almeida nº15 9º5º disse...

1- Os problemas nacionalistas eram:o Pangermanismo, o Paneslavismo e o Revanchismo francês.
2- As duas alianças foram: As Potências centrais (Império Alemão, Império Austro-Hungaro e Itália) e a Entente Cordeale (França, Inglaterra e Império Russo).
3- O acontecimento foi o assassínio do herdeiro do Império Austro-Hungaro, Francisco Fernando, por um nacionalista servio.
4- As condiçõess dos soldados eram muito más, nao tinham qualquer tipo de higiene o que provocava doenças e o aparecimento de piolhos carraças, pulgas, ratos e ratazanas. Em termos de alimentação tambem era fraca. As condições do terreno eram péssimas e por vezes no chão tinham que deprarar com corpos em decomposição.
5- As fases são:
- A Alemanha ocupa a Bélgica e o Luxemburgo e entra na França.
-A leste a Alemanha derrota os Russos.
-Batalha do Marne.
-Trincheiras.
-Revoluçao na Rússia.
-Os E.U.A declaram guerra á Alemanha.
-Os Impérios centrais começam a recuar.
-Tratado de Versalhes.

Rute Kittler nº17 9º5ª disse...

1 - Os problemas nacionalistas são o Pangermanismo , Revanchismo Francês e Paneslavismo.

2- As alianças formadas neste período foram a Tríplice aliança e a Tríplice Eterne Cordial.

3- O acontecimento que levou a Guerra foi a morte do herdeiro do império Austro- Húngaro , Francisco Fernando

4- A Vida dos soldados nas trincheiras era péssima , tinham uma alimentação muito ma , havia falta de higiene , doenças , más condições de terreno.

5- As fases da Guerra foram a fase de movimentos , a fase de posições e novamente a fase de movimentos.

claudio Maravilha disse...

1-
Os Problemas nacionalistas em Vésperas da I Guerra Mundial eram:
pangermanismo, revanchismo frances e Paneslavismo.

2-
As Alianças que se formaram foram a Trìplice de Aliança e a Triplice eterna cordial

3-
O acontecimento que levou a ecodir a Guerra foi a morte do herdeiro austro-hungaro, e ao Francisco Fernando

4-
A vida dos soldados era má,tinhão uma alimentação má, falta de higiene e condiçoes de vida péssima

5-
As fazes de Guerra eram: Fase de movimento;
Fase de Posiçoes;
e novamente fase de movimento

Benedita Mvemba disse...

1. Os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial eram a necessidades de espaço dos alemães para a agricultura, para a população que estava a aumentar e para as trocas comerciais. Outro problema era a represália de França, pois Alemanha em 1870 ocupava a Alsácia e a Lorena. E o último problema era a Rússia que queria dominar mais países.

2. As alianças que se formaram nesse período foram a Tríplice Aliança constituída pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e pela Itália, e a Tríplice Entente constituída pela França, Rússia e pela Inglaterra.

3. O acontecimento que levou ao aparecer da Guerra foi a morte do príncipe do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando, que levou à transformação de uma guerra entre a Tríplice Aliança à Triple Entente.

4. A vida dos soldados nas trincheiras eram desastrosas porque não tinham higiene, apanhavam doenças, piolhos, pulgas, tinham más condições de terreno e havia vários corpos em decomposição.

5. A primeira etapa da I Guerra Mundial foi a fase de movimentos; em que os países começaram a invadir uns aos outros, a segunda etapa foi a fase de posições; onde iniciou-se as batalhas, e a terceira etapa foi a uma nova fase de movimentos.

Lumena Tavares disse...

1- Refere quais eram os problemas nacionalistas em vésperas da I Guerra Mundial.


Em vésperas da I guerra mundial os problemas nacionalistas eram o pangermanismo(alemães) que consistia na necessidade de espaço para a população que se multiplicou, para a agricultura devido ao
facto da população ter crescido muito e para o comércio para fazer trocas comerciais, revanchismo francês que consistia na sua vingança e por fim o paneslavismo (rússia) que levaram a necessidade
de territórios.

2. Indica quais foram as alianças que se formaram neste período.

Neste periodo formaram-se duas alianças; a triplice aliança formada pelo império Alemão, o império Austro-hungaro e a Itália e a triplice entente cordiale formada pela França, Inglaterra e o
Império russo.

3. Indica qual foi o acontecimento que levou ao eclodir da Guerra.

A guerra eclodiu-se com o assassínio do herdeiro do Império Austro-Hungaro, Francisco Fernando e da sua mulher, por um revolucionário/nacionalista sérvio em Saravejo.

4. Caracteriza a vida dos soldados nas trincheiras.

As condições de vida dos soldados nas trincheiras eram pessimas e desumanas pois tinham falta de condições de higiene, apanhavam facilmente doenças devido aos corpos dos outros soldados que
se encontravam em estado de decomposição, podiam apanhar facilmente piolhos, carraças e pulgas, faziam uma má alimentação, as más condições de terreno dificultavam o seu trabalho e estavam impestados de ratazanas e ratos.
5. Identifica as Fases da Guerra.

A guerra era constituida por 3 fases. A fase de movimentos em 1914, a fase de posições de 1914 até 1917 e a última era a fase de movimentos que ocorreu no ano de 1918.



Trabalho reslizado por Lumena Tavares nº 13 do 9º5ª

Ana Brás nº2 9º5ª disse...

1.Os problemas são ;a falta de espaço para a agricultura , o aumento da população e o comércio .
2. As alianças que se formaram foram; a Alemanha aliou-se ao Império Austro – Húgaro á Itália , constituindo a Tríplice Aliança. A França aliou-se á Rússia e á Inglaterra , formando a triple Entente.
3. O que levou ao eclodir da Guerra foi o assassinato de Francisco Fernando , o herdeiro do Império Austro – Húngaro por isso a Áustria responsabilizou os sérvios pelo atentado com o apoio da Alemanha declararam Guerra á Sérvia.
4. A vida dos soldados nas Trincheiras era péssima com condições de vida horríveis , como por exemplo , a falta de condições de higiene , existência de doenças , má alimentação e também havia piolhos , carraças , pulgas , ratos e ratazanas. Viver com o medo constante de ser abatido e ver á sua volta os outros soldados já mortos.
5. As fases da Guerra são três : Fase dos Movimentos que ocorreu em 1914 , Fase das Posições que ocorreu de 1914 a 1917 e por fim a Fase dos Movimentos que ocorreu em 1918 .

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-A diversidade política e tensões sociais, a rivalidade económica e as tensões nacionalistas, sobretudo a partir de 1910,cresceu por toda a europa o Nacionalismo, exaltando as virtudes nacionais e incitando ao ódio contra as potências rivais através da imprensa da escola das canções populares, a opinião publica era preparada para um eventual conflito militar.
2-As Alianças que se formaram nesse período foram a Tríplice Aliança formada por o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e Itália e a Tríplice Entende Cordiale que por sua vez é constituída por a Inglaterra, a França e o Império Russo.
3-O motivo que levou ao eclodir da I Guerra Mundial (1914-1918) foi o assassinato do sucessor do herdeiro do trono Austríaco, arquiduque Francisco Fernando em 14 de Junho 1914 em Sarajevo (na Bósnia). A Áustria responsabilizou os Sérvios pelo atentado e ,com o apoio da Alemanha , declarou guerra a Sérvia .
Sendo a Servia aliada da Rússia este facto desencadeou todo o complexo sistema de alianças existentes. Em pouco mais de duas semanas, a crise balcânica transformou- se numa guerra generalizada, opondo a Tríplice Aliança (com excepção da Itália) a Tríplice Entende Cordiale.
4- A vida dos soldados nas trincheiras durante a 1ª guerra mundial não era fácil. As trincheiras, eram buracos escavados no solo onde os soldados combatiam. Mas essas trincheiras tinham as suas desvantagens, não havia quaisquer condições de higiene e por consequência apareciam pragas animais como piolhos e carraças. Os cadáveres dos soldados combatentes raramente eram removidos da frente de combate o que levava a aparecer ratos, moscas e larvas que causavam o aparecimento de doenças, agravadas também pela deficiente alimentação. As condições atmosféricas também influenciavam bastante a vida nestas trincheiras tornando-as impraticáveis por exemplo quando chovia.
5- A 1ª fase da guerra chama-se Fases de movimentos em que a Alemanha ocupa a Bélgica, Luxemburgo e entra para a França, mas ainda noutra frente de combate a Alemanha derrota URSS. Acontece a fase de posições ainda entre a França e a Alemanha e acontecem três batalhas a batalha de Verdun a batalha de Somme e a batalha do Marne. A Alemanha declara guerra submarina aos navios americanos que abastecessem território Inglês. A Rússia assina a paz com a Alemanha depois de o czar Nicolau II ser deposto (a saída do posto) e a Alemanha passa a ter só uma frente de combate. Acontece a 3ª fase de movimentos os impérios começam a recuar, Kaizer Guilherme abdica do seu trono e é criada uma república provisória na Alemanha em 9 de Novembro de 1918.

Selma Carvalho , nº 18 disse...

1- Em vésperas da I Guerra Mundial , ocorreram alguns problemas Nacionalistas , tais como : O Pangermanismo , defendido pelos alemães , que consistia em arranjar espaço tanto para a agricultura , como para a população e o comércio ;
O Revanchismo Francês e o Paneslavismo defendido pela Rússia .

2- Neste período formaram-se dois tipos de alianças : a Triplice aliança que englobava o Império Alemão , o Império Austro-Hungaro e a Itália ; no lado oposto tinhamos a Triplice Entente Cordiale que englobava a França , a Inglaterra e o Império Russo .

3- Um nacionalista eslavo (Sérvio) assassinou o herdeiro do Império Autro-Hungaro , Francisco Fernando , o que fez com que a Alemanha , em 1914 , ocupasse a Bélgica , o Luxemburgo e entrasse na França , formando-se assim o inicio da guerra .

4- A vida dos soldados nas Trincheiras era péssima , pois estes não possuíam as condições mínimas ; tinham falta de sanidade básica , uma má alimentação , tinham más condições do terreno pois este estava sempre coberto de lama , neve , etc ... e por conseguinte possuíam imensas doenças , por vezes mortais .

5- As diferentes fases da guerra caracterizam-se em :
1ª fase - fase de movimentos que ocorreu durante 1914 ;
2ª fase - fase de posições que se deu entre 1914 e 1917 ;
3ª fase - fase de movimentos que ocorreu em 1918 .

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue