O Fim da Monarquia.

. sexta-feira, 4 de novembro de 2011



Agora já sabes responder:
1. Refere qual era a situação de Portugal no final do século XIX (resposta do André Pereira).
A situação em Portugal nesta altura era bastante complicada, pois existia pouca industrialização. As únicas zonas mais industrializadas eram Lisboa, Setúbal, Porto, Braga e Guimarães. Logo, a actividade predominante em Portugal era a agricultura. Portugal tinha mais problemas, a nível do comércio, importava mais do que exportava, a balança comercial era negativa e existia um grande deficit. Os problemas com os operários também afectavam a situação portuguesa, pois os salários eram baixos e trabalhavam muitas horas, o que levava a greves, manifestações e comícios.

2. Indica os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia (Resposta da Selma Carvalho).
A população portuguesa, em especial o operariado e a burguesia encontravam-se bastante descontentes com a situação portuguesa; devido ao ultimato inglês, em 1890, gerou-se um sentimento de revolta não só contra os ingleses como também para com o rei e colaboradores portugueses visto que estes cederam ás exigências britânicas fazendo assim gerar diversas manifestações. Entre elas a revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, no Porto e embora tenham saído derrotados tratou-se da primeira ameaça directa ao regime monárquico.
O descontentamento da população portuguesa aumentou em 1907 quando o rei D.Carlos nomeia João Franco para governar em ditadura.


3. Descreve os acontecimentos do dia 01 de Fevereiro de 1908 (Resposta da Carolina Caeiro).
No dia 1 de Fevereiro de 1908, D. Carlos e sua família regressam de Vila Viçosa, no Alentejo, onde iam passar uma depurada para D. Carlos e o príncipe irem à caçar, mas voltaram mais cedo, pois D. Carlos tinha assuntos relacionados com o partido republicano. A D. Amélia, preocupada com os acontecimentos, manda o Príncipe D. Luís Filipe arma-se com o seu revólver de oficial do exército. Durante o caminho o comboio sofre um ligeiro descarrilamento junto ao nó ferroviário de Casa Branca, isto provocou um atraso de quase uma hora. A comitiva régia chegou ao Barreiro ao final da tarde, onde tomou o vapor "D. Luís", com destino ao Terreiro do Paço, em Lisboa, onde desembarcaram, na Estação Fluvial Sul e Sueste e ai que acontece o Regicídio, ou seja, D. Carlos e sua família vão numa carruagem aberta, uma organização de republicanos planeiam matar o rei e os dois herdeiros e assim matam D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe, mas o Infante D. Manuel é só alvejado no braço de raspão. A carruagem entra no Arsenal da Marinha, onde se verifica o óbito do Rei e o do Príncipe. 

4. Identifica o novo rei de Portugal e a idade com que subiu ao trono (Resposta do João Ferreira).
O rei que subiu ao trono foi o filho mais novo de D. Carlos, D. Manuel II, apenas com dezoito anos de idade.

18 comentários:

silvia ribeiro nº19 9º5º disse...

1 A situação de Portugal no final Século XIX, era a de um País agrícola, pouco industrializado, poucas fábricas e as que existiam eram essencialmente na região de Lisboa e Porto. Importava mais do que exportava e recorria a empréstimos no estrangeiro para fazer obras de vulto.
2 Os acontecimentos que contribuíram para o fim da Monarquia, foram o descontentamento social, com a grave crise económica especialmente nos operários e na burguesia, coma falência de muitas empresas e o aumento do desemprego e a queda de popularidade da Monarquia.
As condições de trabalho eram muito difíceis, com salários muito baixos e muitas horas de trabalho entre 10 e 14horas diárias.
3 O acontecimento do dia 1 de Fevereiro de 1908, foi o Regicídio,assassinato do Rei Dom Carlos I e seu Filho o Príncipe Dom Luís Filipe, quando regressavam de Vila Viçosa no Terreiro do Paço em Lisboa.
4 O novo Rei foi o filho mais novo de Dom Carlos Dom Manuel II que tinha apenas 19 anos de idade epouca experiência de governação tendo sido a 1ª medida demitir João Franco, por ter sido o principal culpado da dramática situação.

André Pereira Nº3 disse...

1. A situação em Portugal nesta altura era bastante complicada, pois existia pouca industrialização. As únicas zonas mais industrializadas eram Lisboa, Setúbal, Porto, Braga e Guimarães. Logo, a actividade predominante em Portugal era a agricultura. Portugal tinha mais problemas, a nível do comércio, importava mais do que exportava, a balança comercial era negativa e existia um grande deficit. Os problemas com os operários também afectavam a situação portuguesa, pois os salários eram baixos e trabalhavam muitas horas, o que levava a greves, manifestações e comícios.

2. Os acontecimentos que contribuíram para o final da monarquia foram o Ultimato Inglês, a revolta Republicana no Porto e a nomeação de João Franco para governar em ditadura por D. Carlos.

3. No dia 1 de Fevereiro de 1908 a família real encontrava-se em Vila Viçosa e partiu de comboio para Lisboa. Após a chegada a Lisboa a família real segue numa carruagem aberta para o palácio das necessidades. Após cerca de 200 metros percorridos um atirador surge da multidão e dispara mortalmente sobre o rei D.Carlos. Outro regicída dispara também sobre D. Carlos e também sobre o príncipe D. Filipe. Após muitos tiros disparados os corpos são arrastados para a câmara municipal e a carruagem procura abrigo no arsenal da marinha. Onde se confirmou a morte de D. Carlos (o rei) e do Príncipe Filipe (o herdeiro).

4. O novo rei de Portugal passa a ser D. Manuel II e subiu ao trono com apenas 18 anos.

Andreia Pinho disse...

1. Portugal no final do século XIX era pouco industrializado sendo aagricultura a actividade predominante, só existiam duas zonas onde se viam sinais de industrialização, Lisboa e Porto. Quanto ao seu comercio portugal importava mais do que exportava tendo uma balança comercial negativa e um grande defict.

2. Os acontecimentos que contribuiram para o fim da monarquia foram os problemas com os operários que tinham um baixos salários e trabalhavam muitas horas tendo começado a fazer greves, manifestações e comícios situação aproveitada pelo partido republicano português que viria a ser apoiado pelos operários, pequena e média burguesia.

3. No dia 1 de Fevereiro de 1908, quando regressavam de Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luis Filipe foram mortos, por extermistas republicanos, num atentado no Terreiro do Paço, em Lisboa.

4. Após o regicídio, subiu ao trono o filho mais novo de D. Carlos, D. Manuel II, que tinha apenas 19 anos.

Carolina nº7 9º5ª disse...

1. Refere qual era a situação de Portugal no final do século XIX.
A situação de Portugal era má, pois a sua actividade predominante ainda era a agricultura, por isso existia pouca industrialização, só em duas zonas, na zona centro, Lisboa e Setúbal, e na zona norte, Porto, Braga e Guimarães e o seu comércio externo não dava grandes lucros pois Portugal importava mais do que exportava, isso trazia uma balança comercial negativa e a existência de um grande deficit.

2. Indica os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia.
Os acontecimentos foram o “ultimato” inglês que fez uma exigência a Portugal, retirar as forças militares do Chire, e se Portugal não o fez se o embaixador inglês abandonaria Lisboa e Portugal cedeu à exigência de Inglaterra e por isto a população revolta-se contra o Rei e contra a Inglaterra.

3. Descreve os acontecimentos do dia 01 de Fevereiro de 1908.
No dia 1 de Fevereiro de 1908, D. Carlos e sua família regressam de Vila Viçosa, no Alentejo, onde iam passar uma depurada para D. Carlos e o príncipe irem à caçar, mas voltaram mais cedo, pois D. Carlos tinha assuntos relacionados com o partido republicano. A D. Amélia, preocupada com os acontecimentos, manda o Príncipe D. Luís Felipe arma-se com o seu revólver de oficial do exército. Durante o caminho o comboio sofre um ligeiro descarrilamento junto ao nó ferroviário de Casa Branca, isto provocou um atraso de quase uma hora. A comitiva régia chegou ao Barreiro ao final da tarde, onde tomou o vapor "D. Luís", com destino ao Terreiro do Paço, em Lisboa, onde desembarcaram, na Estação Fluvial Sul e Sueste e ai que acontece o Regicídio, ou seja, D. Carlos e sua família vão numa carruagem aberta, uma organização de republicanos planeiam matar o rei e os dois herdeiros e assim matam D. Carlos e o Príncipe D. Luís Felipe, mas o Infante D. Manuel é só alvejado no braço de raspão. A carruagem entra no Arsenal da Marinha, onde se verifica o óbito do Rei e o do Príncipe.

4. Identifica o novo rei de Portugal e a idade com que subiu ao trono.
O novo Rei de Portugal era D. Manuel II (nome completo: Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha) e a sua idade eram 19 anos quando subiu ao trono.

Andreia disse...

1- No final do séc. XIX, a actividade predominante era a agricultura, existia pouca industrialização e comércio externo (Portuga importava mais que exportava, a balança comercial era negativa e existia um grande défice).

2- Os acontecimentos que contribuiram para o fim da monarquia foram o ultimato inglês, a revolta republicana no Porto, a nomeação de João franco feita por D. Carlos para governar em ditadura, o regicídio e a proclamação da república.

3-Em 1907, D. Carlos tentou uma solução e entregou a chefia do governo a João Franco que passou a governar em ditadura. A oposição ao regime atingiu o máximo de violência e e 1908, quando o rei e o príncipe Luís Filipe regressavam de Vila Viçosa foram mortos por extremistas republicanos no Terreiro do Paço.

4-O novo rei de Portugal foi D. Manuel e tinha 19 anos quando subiu ao trono.

Andreia Costa, 9º5ª nº4

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-Portugal no final do século XIX, em termos económicos continuava numa crise económica onde a maioria da população vivia maioritariamente da agricultura. Como não tinha produtos lucrativos para exportar essa actividade era reduzida, ou seja, tinha uma balança comercial desequilibrada, importando mais do que exportava, isso levou também a Portugal endividar-se com outros países aos quais lhes tinha pedido empréstimos, para efectuar grandes obras, mesmo com o aumento dos impostos tinha dificuldade de pagar os juros. A crise económica levou a que alguns bancos fossem à falência e pequenas e médias empresas passassem graves dificuldades. Além do descontentamento de largos sectores da burguesia, o descontentamento era ainda maior entre os operários que, viviam permanentemente ameaçados pelo desemprego, viviam em condições bastante deficientes, com salários muito baixos e horários muito altos, chegando a trabalharem entre 10 e 14 horas diárias.
2-Os motivos que contribuíram para a queda da monarquia foram, o ultimato feito pelos Ingleses em 1908, as revoltas republicanas onde se destaca a revolta do Porto, de onde os republicanos saem derrotados. Apesar de vencida sem dificuldade a revolta de 31 de Janeiro no Porto, o regime monárquico ficou fragilizado. E por último a nomeação do Dr. João Franco, para governar em ditadura, levou a um total desacreditar no sistema monárquico.
3-No dia 01 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço em Lisboa, após a família real ter regressado de Vila Viçosa, foi alvo de um atentado regicídio, levado a cabo por extremistas republicanos. Após a morte de D.Carlos e do príncipe herdeiro ao trono Português, sobe ao trono, o filho mais novo de D.Carlos, D.Manuel II.
4-O rei que subiu ao trono foi o filho mais novo de D.Carlos, D.Manuel II, apenas com dezoito anos de idade.

Benedita Sofia Mvemba, nº6 disse...

1. A situação de Portugal no final do século XIX era que a actividade predominante era a agricultura, existia pouca industrialização, Portugal importava mais do que exportava, a balança comercial era negativa, logo existia um grande deficit.

2. Os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia em Portugal foram o ultimato inglês, a revolta republicana no Porto, 1907 D.Carlos nomeia João Franco para governar e em 1908 dá-se o regicídio de D.Carlos e o seu filho Luís Filipe.

3. No dia 1 de Fevereiro de 1908 foram assassinados D.Carlos e o príncipe Luís Filipe, num atentado no Terreiro do Paço.

4. O novo rei de Portugal foi D.Manuel II (filho mais novo D.Carlos) que subiu ao trono com 19 anos.

margarida disse...

1.A situação em Portugal existia para a industrialização, a actividade predominante era a agricultura.

2.1980 -> Ultimato Inglês
1891 -> Revolta republicana no porto a 31 de Janeiro onde saem derrotados
1907 -> D. Carlos e o príncipe Luís Filipe são assassinados no terreiro do paço•
D. Manuel é proclamado rei
1910-> Proclamação da república a 5de Outubro

3.No dia 1 de Fevereiro de 1908 o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Filipe são assassinados na praça do comércio (terreiro do paço) por extremistas republicanos.

4. Após o regicídio quem sobe ao trono é D. Manuel II, filho mais novo de D. Carlos que tinha apenas 19 anos.

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1)Em Portugal, no final do século XIX,a agricultura era a actividade predominante, para a indústria havia duas zonas lisboa/setubal e porto/braga, Portugal também importava mais do que exportava , a balança comercial era negativa e existia um grande défice.Os operários recebiam salários baixos e trabalhavam muitas horas, logo faziam greves, manifestações e comícios. Esta situação era aproveitada pelo Partido Republicano Português(operários, pequena e média burguesia).
2)Os acontecimentos eram:
Em 1890 o Ultimato Inglês, a 31 de Janeiro de 1891 houve uma Revolta Republicana no Porto, em 1907 D. carlos nomeia João Franco para governar em ditadura, a 1 de Feveireiro de 1908 é o regicío, D. Carlos e o principe Luis Felipe são assassinados no Terreiro do Paço e D. Manuel é proclamado rei. Pr fim a 5 de Outubro de 1910 à a proclamação da república.
3) A 1 de Feveireiro de 1908 D.Carlos e o pricipe Luís Felipe foram assassinados, no Terreiro do Paço, por extremistas republicanos, quando regressavam de Vila Viçosa. este acontecimento acabou por ser conhecido por regicídio e após a morte de D. Carlos o seu filho, D. Manuel, subiu ao trono e uma das suas primeiras decisões foi demitir João Francoque foi considerado culpado pela atentado.
4)O novo rei de Portugal foi D.Manuel II e subiu ao trono com 19 anos.

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1)Em Portugal, no final do século XIX,a agricultura era a actividade predominante, para a indústria havia duas zonas lisboa/setubal e porto/braga, Portugal também importava mais do que exportava , a balança comercial era negativa e existia um grande défice.Os operários recebiam salários baixos e trabalhavam muitas horas, logo faziam greves, manifestações e comícios. Esta situação era aproveitada pelo Partido Republicano Português(operários, pequena e média burguesia).
2)Os acontecimentos eram:
Em 1890 o Ultimato Inglês, a 31 de Janeiro de 1891 houve uma Revolta Republicana no Porto, em 1907 D. carlos nomeia João Franco para governar em ditadura, a 1 de Feveireiro de 1908 é o regicío, D. Carlos e o principe Luis Felipe são assassinados no Terreiro do Paço e D. Manuel é proclamado rei. Pr fim a 5 de Outubro de 1910 à a proclamação da república.
3) A 1 de Feveireiro de 1908 D.Carlos e o pricipe Luís Felipe foram assassinados, no Terreiro do Paço, por extremistas republicanos, quando regressavam de Vila Viçosa. este acontecimento acabou por ser conhecido por regicídio e após a morte de D. Carlos o seu filho, D. Manuel, subiu ao trono e uma das suas primeiras decisões foi demitir João Francoque foi considerado culpado pela atentado.
4)O novo rei de Portugal foi D.Manuel II e subiu ao trono com 19 anos.

Miguel nº15 9º5ª disse...

1-A situação de Portugal era má:
A actividade predominante era a agricultura.
Existia pouca industrialização.
A balança comercial de Portugal era negativa.
Existia um grande défice.
Os operários estavam descontentes e organizavam frequentemente greves, manifestações e comícios.
Haviam vários partidos e os mesmos não chegavam a um concenso.
2- Os factos que originaram a queda da monarquia foram:
O ultimato inglês.
Revolta republicana no Porto.
Nomeação de João Franco para governar em Ditadura.
Regicídio de D.Carlos e o dO Príncipe Luis Filipe.
3- A família rela vem duma viagem,e durante um cortejo o Rei D.Carlos e o príncipe Luis filipe sáo assassinados.
D.Manuel sobe ao trono.
4- D.Manuel(filho de D.Carlos) sobe ao trono com 18 anos.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- Portugal tinha como actividade predominante a Agricultura , existia industrialização de duas zonas Lisboa/Setúbal e Porto/Braga/ Guimarães e tinha um comércio externo onde portugal importava mais do que exportava , logo tinha uma balança comercial negativa e existia um grande deficit.

2- Os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia foram o Ultimato e a Revolta republicana.

3- Os acontecimentos de dia 1 de fevereiro foram o regicídio e o assassinato do D.Carlos e príncipe Luís Filipe no terreiro do passo.

4- O Novo rei de Portugal foi o D. Manuel e subi-o ao trono aos 18 anos.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- Portugal tinha como actividade predominante a Agricultura , existia industrialização de duas zonas Lisboa/Setúbal e Porto/Braga/ Guimarães e tinha um comércio externo onde portugal importava mais do que exportava , logo tinha uma balança comercial negativa e existia um grande deficit.

2- Os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia foram o Ultimato e a Revolta republicana.

3- Os acontecimentos de dia 1 de fevereiro foram o regicídio e o assassinato do D.Carlos e príncipe Luís Filipe no terreiro do passo.

4- O Novo rei de Portugal foi o D. Manuel e subi-o ao trono aos 18 anos.

Rute disse...

1. No final do século XIX a actividade predominante em Portugal era a agricultura, existia pouca industrialização e o comércio era externo, Portugal importava mais do que exportava, a balança comercial era negativa e existia um grande deficit.

2. Os acontecimentos que contribuiram para o fim da monarquia foi o Ultimato Inglês, em 1980 e a Revolta Republicana no Porto, no dia 31 de Janeiro de 1891.

3. No dia 01 de Fevereiro de 1908 deu-se o regicídio, Dom Carlos e o príncipe Luís Filipe são assassinados no Terreiro do Paço.

4. Dom Manuel passou a ser o rei de Portugal e subiu ao trono aos 18 anos.

Claudio disse...

1-

A situação em que Portugal se encontrava no século XIX era:

Agricultura:

A actividade predominante era a Agricultura,onde existia pouca industrialização nas Zonas de Lisboa/Setúbal e nas Zonas de Porto, Braga e Guimarães.

Comercio:

Portugal importava mais do que exportava,logo a balança comercial era negativa e existia um grande Deficit.

Operários:

Os Operários recebiam salários baixos e trabalhavam muitas horas por isso manifestavam...


2-

Os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia foram os seguintes:

Em 1890: Ultimato Inglês.
Em 1891: Revolta Republicana no Porto.
Em 1907: D.Carlos nomeia João Francisco para governar em Ditadura
Em 1908: D.Carlos e o Príncipe Luís Filipe são assassinados no terreiro do paço.

3-
1908: D.Carlos e o Príncipe Luís Filipe são assassinados no terreiro do paço.

4-

O novo rei era o filho mais novo de D.Carlos que era D.Manuel que tinha apenas só 18 anos.

Mónica disse...

A situação de Portugal no século XIX era descontentamento pelas seguintes razões : O Ultimato Inglês a 1890 que causou uma onda gigantesca de indignação entre a população este sentimento e explorado pelos os republicanos virando o Povo contra o Rei de forma a derrubar a monarquia estes factos comprovaram-se a 31 de janeiro de 1891 com a revolução republicana no Porto (saem derrotados)a outra razão para este descontentamento é a nomeação de D.João Franco a 2 de Maio de 1907 que passa a governar o país numa ditadura isto cria uma revolta maior no povo português.


2-Os acontecimentos que contribuíram para o fim da monarquia foi o Ultimato Inglês , a revolta republicana no Porto onde saem derrotados, a 31 de janeiro de 1891, e a 2 de Maio de 1907 D.Carlos nomeia João Franco para governar em ditadura.


3-O dia 1 de Fevereiro de 1908 ficou marcado pelo Regicídio.Dia em que o Rei D.Carlos e o Príncipe herdeiro D.Filipe foram assassinados em plena Praça do Comércio (Terreiro do Paço na época).


4-O novo rei de Portugal foi D.Manuel II filho do falecido rei D.Carlos e subiu ao trono com 18 anos de idade.

Ana Brás Nº2 / 9º5ª disse...

1.A situação de Portugal no final do século XIX era bastante má, vivia-se praticamente da agricultura, existia muito pouca industrialização em relação ao comércio externo Portugal importava mais do que exportava por isso a balança comercial era negativa e existia um grande deficit. Os operários tinham salários muito baixos, trabalhavam muitas horas, por estas razões havia greves e manifestações .
2. Contribuíram para o fim da monarquia os seguintes acontecimentos:
- A crise que Portugal vivia;
- A falta de popularidade da monarquia;
- A entrega da chefia do governo a João Franco, que passou a governar em ditadura;
- A morte do Rei e do seu herdeiro.
3. Nesta data aconteceu o Regicídio de D. Carlos e do príncipe Luís Filipe (príncipe herdeiro) são assassinados no terreiro do paço por extremistas republicanos.
4.Subiu ao trono o filho mais novo de D. Carlos, D. Manuel II que tinha 19 anos.

Selma Carvalho, nº18 disse...

1. Em Portugal, no final do século XIX, a actividade predominante continuava a ser a agricultura, a industrialização deu-se apenas em sectores muito limitados como Lisboa e Porto fazendo assim com que Portugal se encontrasse no meio de um problema a nível económico, não fabricava o suficiente para a sua população, vendo-se assim obrigado a importar.
Assim a sua balança comercial passou a ser negativa visto que importava mais do que exportava.

2. A população portuguesa, em especial o operariado e a burguesia encontravam-se bastante descontentes com a situação portuguesa; devido ao ultimato inglês, em 1890, gerou-se um sentimento de revolta não só contra os ingleses como também para com o rei e colaboradores portugueses visto que estes cederam ás exigências britânicas fazendo assim gerar diversas manifestações. Entre elas a revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, no Porto e embora tenham saído derrotados tratou-se da primeira ameaça directa ao regime monárquico.
O descontentamento da população portuguesa aumentou em 1907 quando o rei D.Carlos nomeia João Franco para governar em ditadura.

3. A 1 de Fevereiro de 1908, quando regressavam de Vila Viçosa, o rei D.Carlos e o príncipe herdeiro Luís Filipe são assassinados por extremistas republicanos, num atentado no Terreiro do Paço, em Lisboa.

4. O novo rei de Portugal passava assim a ser D.Manuel II que sobe ao trono apenas com 18 anos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue