"Os loucos anos 20"

. segunda-feira, 21 de novembro de 2011



Agora já sabes responder.
1. Caracteriza o papel da mulher nos anos 20 (resposta da Sílvia Ribeiro).
Durante o período da 1ª Guerra Mundial, as mulheres substituíram os homens em muitas profissões pela necessidade de ocupar os postos de trabalho deixados vagos devido à partida dos trabalhadores para a guerra. Após a 1ª Grande Guerra, as mulheres mantiveram esses postos de trabalho e começaram a libertar-se da sua situação de dependência em relação ao homem, quer na família quer na sociedade. As mulheres passaram a estar mais tempo fora de casa. O uso dos electrodomésticos começava a generalizar-se e permitia-lhes terem mais tempo livre.
Ao longo dos anos vinte as mulheres começaram a exigir mais liberdade e recusam o modelo de educação das suas mães e avós. Reivindicam igualdade de oportunidade de oportunidades na educação e igualdade de direitos no acesso às profissões e salário igual para trabalho igual. Uma conquista muito importante foi o direito de voto.
Esta época faz despontar um novo tipo de mulher solteira, independente e aventureira, que vai ascender socialmente.
A “nova” mulher passa a usar um novo tipo de vestuário, exagera na maquilhagem e nos adereços. Conduz automóveis, anda de bicicleta, fuma e frequenta festas mundanas, sem necessidade de pedir licença ao pai ou ao marido. Assim podemos dizer que nos anos vinte se assiste ao inico da emancipação feminina.


2. Já agora, o André perguntou qual era a nacionalidade da Coco Chanel. Realiza uma pequena biografia da Coco Chanel (máximo 100 palavras) (resposta da Joana Caeiro).

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma grande estilista Francesa. Nasceu a 19 de Agosto de 1883 em Saumur, Pays de la loire, França. Era filha de Albert Channel e de Jeanne Devolle. Em 1909, Coco fundou uma das empresas mais famosas da Europa, Chanel. Um dos seus grandes projectos foi o perfume "Chanel Nº 5".
Passado alguns anos Coco começa a abrir lojas em seu nome, e a criar bastantes projectos.
Teve grandes amores como, o milionário inglês Arthur Capel, o príncipe russo Dimitri Paulovitch e um oficial alemão da 2ª guerra mundial. Morreu em 1971 no hotel RITZ PARIS.

16 comentários:

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1) O papel das mulheres nos anos 20 era bastante satisfatório, pois começaram por manter o trabalho dos maridos, que tinham ido para a guerra, mas tambem, aproveitaram a situação para se libertar da dependência que tinham em relação a eles. Com a ajuda dos "Movimentos feministas" as mulheres lutaram para terem os mesmos direitos que os homens mas tambem, em alguns países, para terem direito ao voto.

2)Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma grande estilista Francesa. Nasceu a 19 de Agosto de 1883 em Saumur, Pays de la loire, França. Era filha de Albert Channel e de Jeanne Devolle. Em 1909, Coco fundou uma das empresas mais famosas da Europa, Chanel. Um dos seus grandes projectos foi o perfume "Chanel Nº 5".
Passado alguns anos Coco começa a abrir lojas em seu nome, e a criar bastantes projectos.
Teve grandes amores como, o milionário inglês Arthur Capel, o príncipe russo Dimitri Paulovitch e um oficial alemão da 2ª guerra mundial. Morreu em 1971 no hotel RITZ PARIS.

Andreia Pinho disse...

1. A mulher dos anos 20 já iam à escola, já tinham profissão, trabalhavam, tinham o direito ao voto e já não sonhavam em casar. Na moda usavam o cabelo “á garçonne”, já usavam soutian, maquilhagem, usavam vestidos mais curtos e justos e começaram a usar bijoutaria. As alterações nos costumes foram que passaram a fumar, a praticar desporto, a ir à praia, a conduzirem carros, a irem a clubes nocturnos para se divertirem e passaram a viajar sozinhas.
2. COCO CHANEL
de seu nome Gabriela Bonheur
(1883-1971)
Criadora de moda francesa, empresária, Coco Chanel foi uma inovadora no campo da moda. Lançou perfumes e uma infinidade de adereços de toilette. Criou o vestido camiseiro em 1920. A vida de Coco Chanel é o triunfo da sagacidade aliada a uma rara capacidade de improvisação e criatividade. Filha ilegítima foi, aos doze anos, abandonada pelo pai, com mais quatro irmãos. Começou por fazer chapéus. Foi amiga dos maiores do seu tempo: Picasso, Stravinsky, Cocteau, Diaghilev. Em 1910 estava já na Rue Cambon onde a Casa Chanel fez o seu nome. Em 1916, em plena guerra abriu 1º Salão de Moda de Paris. Entre 1939 e 1954 a Casa Chanel esteve encerrada porque a modista esteve exilada na Suíça, por ter tido uma relação amorosa com um oficial nazi. O seu regresso à moda foi penoso. Os franceses não tencionavam perdoar-lhe, porém Coco tinha demasiado génio para ficar parada. Quando apresentou a colecção de 1958 as francesas ficaram rendidas. A revista Elle escrevia em destaque: "Dez milhões de mulheres votam Chanel". Depois foi a continuação do sucesso, num mundo da moda que contava então com homens de peso como Dior, Balenciaga e Givenchy. Chanel viveu como uma soberana no Hotel Ritz, em Paris e ali faleceu com 87 anos, sem nunca ter casado.

Andreia disse...

1- Nos anos 20 a mulher passou a ter um novo papel. Começou a ter uma nova visão sobre o casamento, a ter direito ao voto e à educação, começou a fumar, a praticar desporto, a usar vestidos mais justos e curtos, a usar mquilhagem e bijuteria, começou a viajar sozinha e a frequentar clubes nocturnos, a ir à praia, a conduzir automóveis e a dançar novos ritmos, como o charleston, o foxtrot, o jazz e o tango.

2- Gabrielle Bonheur Channel nasceu a 19 de Agosto de 1883 e morreu a 10 de Janeiro de 1971. Por volta de 1910, conheceu um milionário inglês que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja tornou-se um grande sucesso. Meses depois Channel resolve abrir a primeira casa de costura. Nessa mesma casa começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Inventou as primeiras calças femininas. Em 1920, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade.

Andreia Costa 9º5ª nº4

silvia ribeiro nº19 9º5º disse...

1-Durante o período da 1ª Guerra Mundial, as mulheres substituíram os homens em muitas profissões pela necessidade de ocupar os postos de trabalho deixados vagos devido à partida dos trabalhadores para a guerra. Após a 1ª Grande Guerra, as mulheres mantiveram esses postos de trabalho e começaram a libertar-se da sua situação de dependência em relação ao homem, quer na família quer na sociedade. As mulheres passaram a estar mais tempo fora de casa. O uso dos electrodomésticos começava a generalizar-se e permitia-lhes terem mais tempo livre.
Ao longo dos anos vinte as mulheres começaram a exigir mais liberdade e recusam o modelo de educação das suas mães e avós. Reivindicam igualdade de oportunidade de oportunidades na educaçãoe igualdade de direitos no acesso às profissões e salário igual para trabalho igual. Uma conquista muito importante foi o direito de voto.
Esta época faz despontar um novo tipo de mulher solteira, independente e aventureira, que vai ascender socialmente.
A “nova” mulher passa a usar um novo tipo de vestuário, exagera na maquilhagem e nos adereços. Conduz automóveis, anda de bicicleta, fuma e frequenta festas mundanas, sem necessidade de pedir licença ao pai ou ao marido. Assim podemos dizer que nos anos vinte se assiste ao inico da emancipação feminina.

Biografia de Coco Chanel

2-Coco Chanel, de seu nome GabrielleBonheur Chanel, nasceu em Saumer em 19 de Agosto de 1883 e faleceu e faleceu em Paris a 10 de Janeiro de 1971.
Muito cedo ficou órfã de mãe, tendo sido educada num Colégio Interno. Depois de abandonar o Colégio onde aprendeu costura, teve vários empregos, no comércio e no espectáculo.
Abriu a 1ª loja, uma chapelaria, em 1910 e viria depois a tornar-se uma das mais importantes estilistas de sempre.
Mais tarde, cerca de 1920, abriu a 1ª casa de costura, começando a vender roupas desportivas. Foi pioneira na moda feminina, tendo desenhado as primeiras calças para mulheres; foi também a criadora do “Tailleur”, um conjunto de saia e casaco, criou roupa simples e prática, que se adaptava muito bem ao novo estatuto da mulher moderna. Também ficou célebre pelos perfumes que criou, sobretudo o “Chanel Nº5”.
Depois do fim da 2ª Guerra Mundial passou por um período muito difícil, por ter mantido uma relação com um oficial alemão. No entanto, recuperou o seu prestigio e a partir dos anos cinquenta, até à sua morte, voltou a ser considerada uma das mais importantes estilistas e as peças que criava, apesar do preço elevado, tinham grande procura.

Ana Brás nº2 9º5ª disse...

1. As mulheres começaram a trabalhar fora de casa e até a ter a sua profissão , tinham o direito de votar , podiam estudar , tinham uma nova visão acerca do casamento , mudaram a sua forma de vestir e a sua forma de estar na sociedade .
2. Biografia de Coco Chanel .
Coco Chanel nasceu em França, a 19 Agosto de 1883 . Quando a mãe de Chanel morreu, e como seu pai era feirante , Chanel e as duas irmãs foram para um colégio interno, os dois irmãos foram trabalhar para uma quinta. Em 1910, em Paris, conheceu o grande amor da sua vida: o milionário inglês Arthur Capel, que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Meses mais tarde, Capel morreu num desastre de carro. Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando chapéus, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.
No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, começou a desenhar roupas com bordados do folclore russo e, contratou 20 bordadeiras. Chanel conheceu muitos artistas importantes, desenhava e fazia as roupas para grandes atrizes de Hollywood, o seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje. Em 1920, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o Chanel Nº 5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, veio o nº17, mas este não teve o mesmo êxito que o nº5. Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa voltou a abri-la em 1954 .
.

André Motta, nº3 9º5ª disse...

1- Nos anos 20 o novo papel da mulher seria muito inovador, pois a maior parte teria uma profissão, tinha também direito ao voto, direito à educação e tinha também uma nova visão sobre o casamento.

2- Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel, nasceu em Saumur a 19 de agosto de 1883. Criadora de moda francesa, foi uma inovadora no campo da moda.
Foi, aos doze anos, abandonada pelo pai, com mais quatro irmãos. Em 1910 abriu a primeira Casa Chanel. Em 1916, em plena guerra abriu o 1º Salão de Moda de Paris.
Entre 1939 e 1954 a casa esteve encerrada porque a modista esteve exilada na Suíça, por ter tido uma relação amorosa com um oficial nazi. A revista Elle escrevia em destaque: "Dez milhões de mulheres votam Chanel". Depois foi a continuação do sucesso, num mundo da moda, viveu no Hotel Ritz em Paris e ali faleceu com 87 anos.

Carolina nº7 9º5ª disse...

1. Caracteriza o papel da mulher nos anos 20.
Nos anos 20 a mulher ganhou um novo papel, pois passou a fazer coisas que não fazia como trabalhar, ter uma profissão, ter direito a votar, ter educação escolar, o casamento passou a ser opcional e alterações na moda e nos costumes como começaram a fumar, a praticar desporto, a ir à praia, a conduzir automóveis, a ir a clubes nocturnos, viajar e dançar novos ritmos.

2. Já agora, o André perguntou qual era a nacionalidade da Coco Chanel. Realiza uma pequena biografia da Coco Chanel (máximo 100 palavras).
Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em Saumur, em 19 de Agosto de 1883,em Paris e morreu em 10 de Janeiro de 1971, mais conhecida como Coco Chanel, ela adoptou o nome de Coco durante uma breve carreira como cantora num café entre 1905 e 1908.
Foi uma importante estilista francesa, pois as suas criações influenciaram a moda mundialmente e foi a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A..
A família de Gabrielle era muito numerosa e pobre, pois tinha dois irmãos e duas irmãs. O pai, Albert Chanel, era feirante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica que em 1889 morre de tuberculose.
Com êxito em 1903 ela trabalhou como costureira em uma loja de enxovais.
P.S.: A minha tem 115 palavras.

Miguel disse...

1- A mulher adquiriu alguns direitos. A mulher passou a poder exercer uma profissão, deixou de ser somente mãe, e dona de casa. Passou a poder votar.
Passou a ter direito á sua formação, a poder frequentar escolas.
E passou a ter outra visão a cerca do casamento.
2- Coco Chanel
1883- Nasceu a 19 de Agosto em Samuur, França: Gabrielle Bonheur Chanel.
1903- Trabalha pela primeira vez como custoreira numa loja de enxovais e é bem sucedida.
1909- Fundação da loja Channel.
1910- Conhece o seu parceiro, o grande amor da sua vida, Arthur Capel um Inglês rico que a ajuda no lançamento da sua loja.
1920- Criou o vestido camiseiro.
1921- Conhece o principe russo Dmitri Pavlovich e fica apaixonada por ele, esse facto ajudou-a a conhecer grandes artistas como:Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
1954- Voltou a Paris onde relançou a sua marca.
1971- Falece em Paris.

Margarida Carvalho disse...

1.A mulher nos anos 20 passou a ter direitos que não tinha como por exemplo passou a trabalhar, ter direito ao voto a educação e vê o casamento de forma diferente já não necessita do homem para a sustentar tem uma vida própria, pode fumar, sair a noite e ir a praia com biquínis compridos sem a autorização do homem passou a ser independente. desde transformações ao nível da moda a cortes de cabelo mais modernos como o corte a “garçonne” a nível de roupa interior começasse a utilizar o sutien a fim de facilitar um trabalho melhor nas fábricas.

2.Na década dos anos 20 Gabrielle Bonheur Chanel de origem francesa foi uma das maiores estilistas a nível mundial a alcançar as primeiras modas para as mulheres sem ela não existiria calças nem vestuário que muitas raparigas/mulheres agora desfrutam actualmente conhecida por Coco Chanel em 1910 abriu uma loja em paris tornando-se um sucesso acabando por ser umas das marcas mais famosas de roupas e acessórios femininos de todo o mundo lançando também perfumes e adereços de toilette, abandonada pelo o pai com mais quatro irmãos começando assim a fazer chapéus, faleceu em 1971 com 87 anos mas a sua carreira ainda perdura.

claudio disse...

1-

A mulher nos anos 20 passou a ter um novo papel na sociedade onde já podia trabalhar, ter direito ao voto, também á educação e uma nova visão sobre o casamento.


2-

Biografia

Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa que Nasceu a 19 de agosto de 1883 em França e morreu no dia 10 de janeiro de 1971 com idade de (87 anos).
O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- O papel da mulher nos anos 20 era a sua profissão , o direito de voto , a educação e tinham uma nova visão sobre o casamento.

2- Gabrielle Bonheur Chanel , mais conhecida por coco chanel, nasceu a nasceu a 19 de agosto de 1883, em Paris. foi uma importante estlista francesa. A sua familia era muito numerosa , a sua mãe morreu cedo , ficou a viver com o pai e os irmãos.
Aos 20 anos channel saiu do colégio e procurou emprego como bailarina, mas não conseguio, em 1910 conheceu o seu grande o amor inglês Arthur Capel, milionário que a ajudou a abrir a primeira loja de chapéus.
Coco chanel morreu aos 87 anos , no dia 10 de Janeiro de 1971, em paris ( Ilê de france).

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-A mulher a partir dos anos 20 começa a ter um novo papel na sociedade, deixa de ser dona de casa e começa a trabalhar a ter uma própria profissão, algumas das mulheres mais importantes têm direito ao voto e também são educadas em escolas não educadas logo par serem donas de casa e por fim começam a ter uma nova visão sobre o casamento ou seja o seu objectivo de vida já não era casar mas sim primeiro fazer a sua vida e depois pensar em casar.

2-Gabrielle Bonheur Chanel, mas conhecida por Coco Chanel nascida em Saumur na França em 19 de Agosto de 1883 foi uma estilista que ficou conhecida por ter um grande sucesso a nível mundial.
A sua paixão nasceu quando em 1903 aceitou o cargo de costureira no colégio que frequentava.
Coco Chanel foi sempre ligada às artes praticando dança e fazendo teatro.
Um dos primeiros negócios de Gabrielle foi vender chapéus, um negócio partilhado com o seu marido, nessa loja começou vender roupas típicas dos anos 20.
O seu sucesso começou a ser conhecido mundialmente fazendo com que o seu negócio crescesse. Começou a produzir vestidos para estrelas de Hollywood ditando a moda naquela época, mas em 1977 em França a estilista acaba por morrer de velhice

Rute disse...

1. Nos anos 20 a mulher tinha direito a votar, a trabalhar , tinha uma nova visão sobre o casamento e também tinha direito à educação.

2. Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel, nasceu a 19 de Agosto de 1883 e foi uma importante estilista francesa.
O pai, Albert Chanel, era feirante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Depois da morte da mãe, o seu pai ficou com a responsabilidade de tomar conta dos quatro filhos.
Com êxito em 1903 ela trabalhou como costureira numa loja de enxovais.
Por volta de 1910, Coco conheceu o grande amor da sua vida, Arthur Capel que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. Capel meses mais tarde morreu num desastre de carro.
Coco Chanel faleceu em 1971, em Paris.

Mónica disse...

1- A mulher nos anos 20 já têm uma profissão já têm direito ao voto e já pode frequentar a escola (educação).A mulher nos anos 20 também já fumava,praticava desportos e conduzia(existiam carros próprios para mulheres), iam a clubes nocturnos sem existir preconceito e viajava.

2- Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida pelo nome de Coco Chanel nasceu em Samur,França a 19 de Agosto de 1883 e morreu com a 10 de Janeiro de 1971 em Paris.

Coco pertencia a uma família numerosa ela tinha duas irmãs e dois irmão o se pai de nome Albert Chanel era feirante e sua mãe Jean Devolle era doméstica,esta mesma teve uma morte precoce morreu de tuberculose ficando o seu pai com a responsabilidade de tomar conta das crianças.Devido a profissão de seu pai Coco e as suas irmãs foram educadas num colégio interno e os seus irmão foram trabalhar para uma quinta.Em 1903 Coco sai do colégio e procura emprego nas áreas do comercio dança e teatro.Por volta de 1910 Coco conhece o grande amor da sua vida o milionário inglês Arthur Capel.Arthur ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus.Esta relação Coco aprendeu a frequentar o meio sofisticado da cidade de Paris.Com o desgosto da morte do sue marido num desastroso acidente de carro Coco abriu a sua primeira casa de costura,comercializando também chapéus Coco começou a vender roupa desportiva para ir á praia e para montar cavalo Coco também inventou as primeiras calças femininas.
No inicio dos 20 conhece um príncipe russo Dimitri Pavlovich a sua relação com Dimitri a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo.Neste período Chanel conheceu artistas importantes tais como Pablo Picasso,Lunchino Visconti e Greta Garbo.
Chanel além de desenhar roupa também desenvolveu fragrâncias com a sua marca,o seu perfume com mais sucesso foi Chanel Nº5.
Durante a Segunda Guerra Mundial Chanel envolveu-se com um oficial alemão,no final da guerra, os franceses conceituaram o romance mau e deixaram de frequentar a lojas de Chanel isto trazendo problemas financeiros a Coco para manter a loja aberta Coco teve de vender roupas para o outro lado do Oceano Atlântico isto fez com que a sua marca ganha-se mais popularidade.
Faleceu em 1971 no Hotel Ritz.

Mónica disse...

1- A mulher nos anos 20 já têm uma profissão já têm direito ao voto e já pode frequentar a escola (educação).A mulher nos anos 20 também já fumava,praticava desportos e conduzia(existiam carros próprios para mulheres), iam a clubes nocturnos sem existir preconceito e viajava.

2- Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida pelo nome de Coco Chanel nasceu em Samur,França a 19 de Agosto de 1883 e morreu com a 10 de Janeiro de 1971 em Paris.

Coco pertencia a uma família numerosa ela tinha duas irmãs e dois irmão o se pai de nome Albert Chanel era feirante e sua mãe Jean Devolle era doméstica,esta mesma teve uma morte precoce morreu de tuberculose ficando o seu pai com a responsabilidade de tomar conta das crianças.Devido a profissão de seu pai Coco e as suas irmãs foram educadas num colégio interno e os seus irmão foram trabalhar para uma quinta.Em 1903 Coco sai do colégio e procura emprego nas áreas do comercio dança e teatro.Por volta de 1910 Coco conhece o grande amor da sua vida o milionário inglês Arthur Capel.Arthur ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus.Esta relação Coco aprendeu a frequentar o meio sofisticado da cidade de Paris.Com o desgosto da morte do sue marido num desastroso acidente de carro Coco abriu a sua primeira casa de costura,comercializando também chapéus Coco começou a vender roupa desportiva para ir á praia e para montar cavalo Coco também inventou as primeiras calças femininas.
No inicio dos 20 conhece um príncipe russo Dimitri Pavlovich a sua relação com Dimitri a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo.Neste período Chanel conheceu artistas importantes tais como Pablo Picasso,Lunchino Visconti e Greta Garbo.
Chanel além de desenhar roupa também desenvolveu fragrâncias com a sua marca,o seu perfume com mais sucesso foi Chanel Nº5.
Durante a Segunda Guerra Mundial Chanel envolveu-se com um oficial alemão,no final da guerra, os franceses conceituaram o romance mau e deixaram de frequentar a lojas de Chanel isto trazendo problemas financeiros a Coco para manter a loja aberta Coco teve de vender roupas para o outro lado do Oceano Atlântico isto fez com que a sua marca ganha-se mais popularidade.
Faleceu em 1971 no Hotel Ritz.

Selma Carvalho disse...

1- O papel da mulher, durante os anos 20, mudou radicalmente: A mulher passa assim a poder ter direito a exercer uma profissão e não se contentar somente com o papel de dona de casa, adquire o direito ao voto e a educação passa a ser-lhe atribuída também, juntando a isto a sua nova visão sobre o casamento.

2- Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, de nacionalidade francesa, nasceu a 19 de agosto de 1883 em Saumur. Tinha 4 irmãos, o pai, Albert Chanel era feirante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Durante a sua vida teve 4 romances mas só por volta de 1910, em Paris, conheceu o grande amor da sua vida: o milionário inglês Arthur Capel que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus no que se iria tornar num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Faleceu portanto em 1971, no Hotel Ritz Paris, onde viveu durante vários anos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue