Portugal na I Guerra Mundial

. quinta-feira, 10 de novembro de 2011



Agora já sabes responder.
1. Refere quais formas as principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política (resposta do João Ferreira).
As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política foram elaborar uma constituição, chamada de Constituição de 1911, a laicização do estado, ou seja, a separação da igreja do estado, o direito ao divórcio, o registo civil obrigatório, expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos seus bens.

2. Refere como se organizavam os poderes segundo a nova Constituição (resposta da Lumena Tavares).
Segundo a constituição de 1911, os poderes foram separados e entregues a um órgão ou instituição política. Os poderes políticos foram atribuídos da seguinte forma: Poder legislativo pertencia ao parlamento (deputados e senado), o Poder executivo foi atribuído ao Presidente da República e ao Governo e o Poder judicial cabia aos tribunais.

3. Identifica o primeiro Presidente da Republica eleito em 1911 (resposta da Mónica Mendonça).
O primeiro presidente a ser eleito é Manuel de Arriaga desde 24 de Agosto de 1911 até 29 de Maio de 1912 o seu sucessor foi Teófilo Braga que curiosamente foi o presidente do governo provisório que Manuel de Arriaga viria a substituir. 

4. Explica os motivos que levaram os portugueses a participarem na I Guerra Mundial (resposta da Lumena Tavares).
Portugal foi motivado a participar na 1ª Guerra Mundial porque tinha um acordo com a Inglaterra, pois era sua aliada e viu-se também motivada a participar para proteger as sua colónias em África pois corriam o risco de as perder para os seus inimigos, principalmente para a Alemanha. O último motivo que levou Portugal para a 1ª Guerra Mundial foi querer o reconhecimento internacional a nível político pois Portugal fazia parte do trio de países que tinha como regime politico a República visto que a Europa em termos de regime era dominada pela Monarquia.

20 comentários:

Benedita Sofia Mvemba, nº6 disse...

1. As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da político foram os novos símbolos, a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda que passou para escudo, criaram novas organizações, a G.N.R e a Assembleia da República.

2. Os poderes segundo a nova Constituição organização-se no Poder Judicial entregue nos tribunais, o Poder Legislativo entregue ao congresso ou parlamento, e o Poder Executivo entregue ao Presidente da República e ao governo.

3. O primeiro Presidente da República eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga.

4. Os motivos que levaram Portugal à I Guerra Mundial foram que Portugal queria proteger as suas colónias em África, Portugal tinha um acordo com Inglaterra e o último motivo era pois Portugal queria receber o reconhecimento internacional do regime.

Benedita Sofia Mvemba, nº6 disse...

1. As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política foram os novos símbolos, a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda que passou a ser o escudo, criaram novas organizações, a G.N.R e a Assembleia da República.

2. Os poderes segundo a nova Constituição organizaram-se no Poder Judicial dado aos tribunais, o Poder Legislativo entregue ao congresso ou parlamento, e o Poder Executivo entregue ao Presidente da República e ao governo.

3. O primeiro Presidente da República eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga.

4. Os motivos que levaram Portugal à I Guerra Mundial foram que Portugal queria proteger as suas colónias em África, Portugal tinha um acordo com Inglaterra e o último motivo era pois Portugal queriam receber o reconhecimento internacional do regime.

Andreia Pinho disse...

1. As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política foram a constituição de 1911 onde foram divididos os poderes políticos, o poder legislativo pertencia ao Congresso ou Parlamento (deputados e senado), o poder executivo pertencia ao Presidente da República e Governo e o poder judicial ao Tribunal, foi feita também a laicização do Estado, a separação da Igreja do Estado, foi legalizado o direito ao divórcio, foi tornado obrigatória o registo civil, e foram expulsas as ordens religiosas e nacionalizados os seus bens.
2. Os poderes políticos organizavam-se em o poder legislativo pertencia ao Congresso ou Parlamento ( deputados e senado), o poder executivo pertencia ao Presidente da República e Governo e o poder judicial ao Tribunal segundo a nova Constituição.
3. O primeiro Presidente da República eleito em 1911 foi Manuel Arriaga.
4. Os motivos que levaram os portugueses a participarem na I Guerra Mundial foram a aliança com Inglaterra, para proteger as suas colónias em África e para ter o reconhecimento internacional do regime.

Carolina nº7 9º5ª disse...

1. Refere quais formas as principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política.
As principais medidas realizadas pelos republicanos foram instituir uma nova bandeira, moeda e um novo hino, criaram G.N.R. (Guarda Nacional Republicana) e fizeram uma nova Constituição (1911).

2. Refere como se organizavam os poderes segundo a nova Constituição.
A organização dos poderes segundo a nova Constituição é divida em três poderes: legislativo, executivo e judicial. O poder legislativo pertence ao parlamento, deputados e senado, o poder executivo pertence ao Presidente da República e ao Governo e o poder judicial pertence aos tribunais.

3. Identifica o primeiro Presidente da República eleito em 1911.
O primeiro Presidente da República foi Manuel da Arriada, que é eleito em 1911.

4. Explica os motivos que levaram os portugueses a participarem na I Guerra Mundial.
Os motivos são para proteger as colónias em África, Portugal tem uma antiga aliança com a Inglaterra e Portugal era uma república por isso quer o reconhecimento internacional do regime.

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1)as principais medidas foram ter novos símbolos (a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda que passou a escudo) e a formação de novos organizadores como a G.N.R.

2) os poderes tinha a seguinte ordem:
1- poder executivo: pertencia ao governo e ao presidente da republica.
2- poder judicial: tribunais
3- poder legislativo: parlamento (senado deputados)

3) o primeiro presidente da República eleito em 1911 foi Teófolo Braga.

4)os motivos que levaram portugal a participar na Primeira Guerra Mundial foram: Portugal era aliado de Inglaterra, Portugal queria proteger as colónias ´de África e queria um reconhecimento internacional do regime.

Andreia disse...

1- As principais medidas realizadas pelos republicanos no dominio da politica foram: a constituição de 1911, a laicização do estado, o direito ao divórcio, registo civil obrigatório e a expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos seus bens.

2- Os poderes segundo a nova constituição estavam orgnizados da seguinte forma: poder legislativo (deputados e senado), poder executivo (presidente da república e governo) e poder judicial (tribunais).

3- o primeiro presidente da república eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga.

4- Os motivos que levaram os portugueses a participar na 1ª guerra mundial foi o acordo com a Inglaterra, o reconhecimento internacional do regime e a protecção das colónias em África.

Andreia Costa 9º5ª nº4

s disse...

1.As principais medidas dos republicanos foram a:
- Laicização, lei da separação da Igreja e do Estado com a expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos bens.
-Legislação social, direito à greve, descanso semanal, e limitação de horário de trabalho
-Ensino, instrução obrigatória e gratuita para todas as crianças entre os 7 e os 12 anos e ainda a fundação das universidades de Lisboa e Porto.

2.Os poderes segundo a nova Constituição organizavam-se segundo a nova forma:-Poder Legislativo, cabia ao Parlamento, designado por Congresso.-Poder executivo, pertencia ao Presidente da República e ao Governo
- Poder Judicial competia aos Tribunais.

3. O Primeiro Presidente da República eleito foi Manuel de Arriaga, Advogado e Professor
do Ensino Secundário. Foi um dos mais importantes dirigentes do Partido Republicano eleito duas vezes. Morreu em Lisboa em 1917

4. Os motivos que levaram Portugal a entrar na I Guerra Mundial, foi a forma de acabar
Como o isolamento de Portugal e principalmente garantir a posse das Colónias Africanas.

André Pereira, Nº3 disse...

1- As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da politica foram a constituição de 1911, a laicização do estado, o direito ao divórcio, o registo civil obrigatório e a expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos seus bens.

2- O poder legislativo cabia ao congresso ou parlamento, o poder executivo cabia ao governo e o poder judicial cabia aos tribunais.

3- O primeiro Presidente da Republica eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga.

4- Portugal decidiu entrar na I Guerra Mundial pois era Aliado da Inglaterra, porque queria também proteger as suas colónias em África e também porque queria o reconhecimento mundial do seu novo regime.

Lumena Tavares disse...

1-Refere quais foram as principais medidas realizadas pelos republicanos no dominio da política?

As medidas realizadas pelos republicanos ao nível político foram: a constituição de 1911 (divisão de poderes), laicização do estado, separando-o da igreja, direito ao divórcio, registo civil obrigatório, a expulsão dos ordens religiosas e nacionalização dos seus bens.

2-Refere como se organizavam os poderes segundo a nova constituição?

Segundo a constituição de 1911, os poderes foram separados e entregues a um orgão ou instituição política. Os poderes políticos foram atribuidos da seguinte forma: Poder legislativo pertencia ao parlamento (deputados e senado), o Poder executivo foi atribuido ao Presidente da República e ao Governo e o Poder judicial cabia aos tribunais.

3-Identifica o primeiro presidente da República eleito em 1911?

O primeiro presidente da República a ser eleito em 1911 foi o Manuel de Arriaga.


4-Explica os motivos que levaram os portugueses a participar na 1ª Guerra Mundial?

Portugal foi motivado a participar na 1ª Guerra Mundial porque tinha um acordo com a Inglaterra, pois era sua aliada e viu-se tambem motivada a participar para protejer as sua colonias em África pois corriam o risco de as perder para os seus inimigos, principalmente para a Alemanha. O último motivo que levou Portugal para a 1ª Guerra Mundial foi querer o reconhecimento internacional a nível político pois Portugal fazia parte do trio de países que tinha como regime politico a República visto que a Europa em termos de regime era dominada pela Monarquia.




Lumena Tavares nº13 9º5ª

Miguel nº15 9º5ª disse...

1- Foi feita a constituição de 1911, laicização do estado, separação da igreja e do estado, direito ao divórcio, registo civil obrigatorio, expulsão das ordens religiosas.
2- Os poderes eram divididos em tres dominios.
Poder legislativo- Parlamento e Senado.
Poder executivo- Presidente da República e Governo.
Poder judicial- Tribunais.
3- Foi Manuel de Arriaga.
4- Portugal após o Ultimato Inglês continuou com um acordo com Inglaterra,porque tinham o objectivo bastante importante importante de proteger as colónias e para ser reconhecido pelos os outros que tinha implantado uma República.

Margarida Carvalho disse...

1-As medidas realizadas pelos republicanos foram a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda que era o escudo na altura.

2-Os poderes segundo a nova constituição passou a existir a G.N.R, assembleia da república e em 1911 o poder legislativo que foi o congresso do parlamento entre deputados e senados

3-O primeiro presidente eleito foi Manuel de Arriaga, Teófilo Braga foi nomeado mas não eleito.

4-Os motivos que levaram os portugueses a participar na 1ª G.M foram que Portugal tem um acordo com Inglaterra sua aliada, para proteger as colónias em África e Portugal quer o reconhecimento internacional do regime

Ana Brás Nº2 9º5ª disse...

1. Criaram uma Assembleia Constituinte .
2. O poder Legislativo era do congresso ou parlamento , poder Executivo era do presidente da república e governo e o poder Judicial era dos tribunais .
3. O primeiro presidente da república eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga .
4. Portugal tinha um acordo , estava aliado á Inglaterra , queria proteger as colónias em África e queria ter o reconhecimento internacional do regime .

Ana Brás Nº2 9º5ª disse...

1. Criaram uma Assembleia Constituinte .
2. O poder Legislativo era do congresso ou parlamento , poder Executivo era do presidente da república e governo e o poder Judicial era dos tribunais .
3. O primeiro presidente da república eleito em 1911 foi Manuel de Arriaga .
4. Portugal tinha um acordo , estava aliado á Inglaterra , queria proteger as colónias em África e queria ter o reconhecimento internacional do regime .

Selma Carvalho disse...

1- As principais medidas republicanas no aspecto da política foram a introdução de novos símbolos tais como a bandeira e o hino Nacional e a moeda visto que passou do real ao escudo; introduziram-se novas organizações como a G.N.R e a Assembleia da República.

2- Segundo a nova constituição os poderes eram organizados em 3 sectores: o poder legislativo que era gerido pelo congresso/parlamento, o poder executivo que pertencia ao Presidente da República e o poder judicial que era atribuído aos tribunais.

3- O primeiro Presidente da República eleito em 1911 foi Teófilo Braga.

4- Portugal, após várias decisões tomou a iniciativa de participar na I Guerra Mundial e como todos os outros países, tinha os seus motivos. Portugal tinha um acordo com a Inglaterra visto que era aliada da mesma e viu-se "obrigada" a entrar na Guerra ao lado da Inglaterra, não só por isto como também para poder proteger as suas colónias em África e porque também porque ambicionava o reconhecimento internacional do regime, tudo isto junto levou com que Portugal participasse na I Guerra Mundial.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- As medidas realizadas pelos republicanos foram: a constituição de 1911 , a criação da Bandeira Nacional e hino , a passagem do real para o escudo, a criação da GNR e da assembleia da republica.

2- A nova constituição de 1911 baseava-se na divisão de três poderes, o poder legislativo que pertencia ao congresso e ao parlamento, o poder executivo que pertencia ao presidente da republica e ao governo o poder judicial que pertencia aos tribunais.

3- O presidente da republica eleito em 1911 foi o Manuel de Arriaga.

4- Os motivos que levaram portugal a participar na primeira guerra mundial foram: O acordo de portugal com Inglaterra que consistia em que apreendesse os navios alemães que embarcavam na costa portuguesa, portugal queria reconhecimento internacional do regime , o outro motivo foi a defesa das colónias em África.

Rute disse...

1. Os republicanos realizaram a Constituição de 1911, criaram novos símbolos, como a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda (escudo) e também criaram duas organizações, a GNR (Guarda Nacional Republicana) e a Assembleia da República.

2. Segundo a constituição de 1911 os poderes estavam distribuídos da seguinte forma:
Poder legislativo - congresso e parlamento (deputados e senado);
Poder executivo - Presidente da República e Governo;
Poder judicial - tribunais.

3. O primeiro Presidente da República a ser eleito, em 1911, foi Manuel de Arriaga.

4. Portugal participou na 1ª Guerra Mundial porque tinha um acordo com Inglaterra, que consistia em que apreendesse os navios alemães que embarcavam na costa portuguesa, outra razão pela qual Portugal participou na Guerra foi para proteger as colónias em África e porque queria o reconhecimento internacional do regime.

Rute disse...

1. Os republicanos realizaram a Constituição de 1911, criaram novos símbolos, como a bandeira nacional, o hino nacional e a moeda (escudo) e também criaram duas organizações, a GNR (Guarda Nacional Republicana) e a Assembleia da República.

2. Segundo a constituição de 1911 os poderes estavam distribuídos da seguinte forma:
Poder legislativo - congresso e parlamento (deputados e senado);
Poder executivo - Presidente da República e Governo;
Poder judicial - tribunais.

3. O primeiro Presidente da República a ser eleito, em 1911, foi Manuel de Arriaga.

4. Portugal participou na 1ª Guerra Mundial porque tinha um acordo com Inglaterra, que consistia em que apreendesse os navios alemães que embarcavam na costa portuguesa, outra razão pela qual Portugal participou na Guerra foi para proteger as colónias em África e porque queria o reconhecimento internacional do regime.

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política foram elaborar uma constituição, chamada de Constituição de 1911, a laicização do estado, ou seja, a separação da igreja do estado, o direito ao divórcio, o registo civil obrigatório, expulsão das ordens religiosas e nacionalização dos seus bens.
2- Segundo a nova constituição de 1911, os poderes organizavam-se da seguinte maneira: o poder legislativo, ou seja, fazer a leis cabia ao Parlamento, designado por Congresso da República o poder executivo, essa parte do poder, cabia ao Presidente de República e ao Governo e o poder judicial, que era executado por parte dos tribunais.
3-O primeiro Presidente da República eleito foi Manuel de Arriaga.
4- Os motivos que levaram Portugal a entrar na I Guerra Mundial foram: por um lado eram aliados da Inglaterra e tinham acordos, a necessidade de protegerem e assegurarem as colónias em África, depois de conhecida a intenção por parte da Alemanha e da Inglaterra de dividirem entre eles o território português em África e que ao participar na guerra ao lado da Inglaterra, esta ficava de certa forma a dever-lhe um favor. E por fim Portugal queria que os países da Europa reconhecessem o seu regime internacionalmente.

Mónica a disse...

1-As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da política foi a criação de novos símbolos como a bandeira nacional , o hino nacional e a mudança da moeda de escudo para real e a criação de novas organizações como a G.N.R (Guarda Nacional Republicana)e a Assembleia da Republica.

2-Segundo a nova Constituição o congresso ou parlamento ficam encarregues do poder legislativo,o Presidente da República e o Governo ficam encarregues do poder executivo e os tribunais do poder judicial

3-O primeiro presidente a ser eleito é Manuel de Arriaga desde 24 de Agosto de 1911 até 29 de Maio de 1912 o seu sucessor foi Teófilo Braga que curiosamente foi o presidente do governo provisório que Manuel de Arriaga viria a substituir.

4-Os motivos que levaram os portugueses a participarem na I Guerra Mundial foram o facto de Inglaterra ter pedido a Portugal que apreende-se os navios que desembarcavam em Lisboa para abastecer a outra razão era Portugal queria o reconhecimento internacional do regime e defesa das colónias .

Maravilha disse...

1-
As principais medidas realizadas pelos republicanos no domínio da políticafoi
criação da Bandeira Nacional e hino , a moeda passou de real a escudo, a criação da GNR e da assembleia da republica.


2-
A nova constituição consistia na divisão de três poderes, o poder legislativo que pertencia ao congresso e ao parlamento, o poder executivo que pertencia ao presidente da republica e ao governo o poder judicial que pertencia aos tribunais.


3-
O Primeiro Presidente da Republica eleito em 1911 foi o Manuel de Arriaga.


4-
Os motivos que levaram os portugueses a participarem na I Guerra Mundial foi devido ao acordo de portugal entre Inglaterra ,porque Portugal queria reconhecimento internacional do regime , o outro motivo foi a defesa das colónias em África.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue