A ascenção do Fascismo.

. quinta-feira, 19 de janeiro de 2012



Documento 1
Deves saber que o Duce é como o Pai Eterno: manda produzir cinco milhões de toneladas de trigo e é preciso produzir cinco milhões. Manda ter muitos filhos e é preciso ter muitos filhos. Se não há trabalho, manda que o haja. Estás a ver agora que ele é como o Pai Eterno.
Viva il Duce (livro para Crianças), 1930

Agora já sabes responder.
1. Idenfica o Duce (resposta da Rute Kittler, nº 17 do 9º 5ª)).
Duce, que significa "O chefe", era Benito Mussolini (1883-1945). Mussolini era jornalista, director do jornal "Avanti", participou na 1ª Guerra Mundial e fez parte do partido socialista mas depois abandonou o partido e fundou o jornal "Popolo d'Italia", onde passou a defender as ideias de extrema-direita. Em 1921 fundou o Partido Nacional fascista.

2. Com base no documento, explica a imagem que pretende ser transmitida do Duce, para as crianças italianas (resposta da Mónica Mendonça, nº 16 do 9º 5ª).
A mensagem que pretende ser transmitida ás crianças italiana,é que o poder do Duce é igual ao Pai Eterno (Deus).

3. Identifica na imagem características do Fascismo (in http://ditaduras.no.sapo.pt/introducao/intro.htm).
António Oliveira Salazar faz-se representar como D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal e fundador da nacionalidade.

Salazar, no fundo, é também ele um fundador, do Estado Novo.
A imagem carrega em si um enorme simbolismo nacionalista, nomeadamente na frase, de inspiração mussolinista, "tudo pela Nação nada contra a nação" inscrita no escudo que simboliza a defesa.;
A estrofe de Luís de Camões "Ditosa Pátria que tais filhos tem" remete-nos para o culto dos grandes heróis portugueses;
E finalmente a frase " Salvador da Pátria" que simboliza o trabalho desenvolvido por Salazar para a recuperação do País.

4. Define-as.
Nacionalismo - Defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações e que conduz a atitudes de desrespeito, agressividade e violência de uma nação em relação a outra ou a outras.



Ideologia oficial - Não há liberdade de expressão; Assente numa forte propaganda dirigida e a favor do estado.


Totalitarismo - O Estado controla em absoluto a vida política, económica, social e cultural; “Tudo no estado, nada contra o estado, nada fora do estado”.

Culto da personalidade - Culto por subserviência que é fomentado pelo próprio detentor do poder.



15 comentários:

Andreia Pinho disse...

1. O Duce era Benito Mussolini.
2. A imagem que pretende ser transmitida para as crianças italianas é de que o Duce consegue sempre tudo o que é necessário, se é preciso produzir cinco toneladas de trigo ele manda produzir cinco toneladas de trigo, se é preciso ter muitos filhos ele manda ter muitos filhos e se não há trabalho ele manda que o haja é esta a imagem que pretende ser transmitida de que ele consegue resolver os problemas todos do país.
3. As características do fascismo presentes na imagem são a ideologia oficial e o totalitarismo.
4. Ideologia oficial é não haver liberdade de expressão e haver uma forte propaganda dirigida a favor do estado, e o totalitarismo é o estado controlar em absoluto a vida politica, económica, social e cultural (“tudo no estado, nada contra o estado, nada fora do estado”).

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1- O Duce, representado na imagem acima, é António Oliveira Salazar.

2- Segundo o documento, a imagem que transmitem as crianças italianas do Duce é que é a pessoa que manda no país e que faz de tudo para que haja trabalho e comida. Penso que também queira transmitir que é uma pessoa que pensa no seu país e no seu povo.
3- Na imagem estão presentes as seguintes características do fascismo: o nacionalismo e o culto da personalidade.

4- nacionalismo é uma caracteristica do fascismo que consiste na defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações e que conduz a atitudes de desrespeito, agressividade e violência de uma em relação a outra ou a outras. o culto da personalidade é tambem uma das fascismo mas consiste no culto de subserviênia ( trabalho ás ordens de outrem) que é fomentado pelo próprio detentor do poder.

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Identifica o Duce.
O Duce é o Benito Mussolini, primeiro-ministro de Itália que governou entre 1922 e 1945 e a sua política era fascista.

2. Com base no documento, explica a imagem que pretende ser transmitida do Duce, para as crianças italianas.
A imagem que pretende ser transmitida do Duce, para as crianças italianas é para elas tentarem perceber que o Duce é com um pai só nos quer bem, o que faz é para o bem da população, também dizer com ele vai tudo melhorar, tudo o que ele manda acontece pois é ele que quem manda. O Mussilini fazia isto para manipular as crianças e só depois os adultos.

3. Identifica na imagem as características do Fascismo.
Na imagem as características do Fascismo são as três frases no canto superior esquerdo, no escudo e no fim, a figura de D. Afonso Henriques com a cabeça de Salazar.

4. Define-as.
A primeira frase é “SALAZAR – Salvador da Pátria” significa que Salazar tinha tirado Portugal da miséria, a segunda frase é “Tudo Pela Nação Nada Contra A Nação” significa que tudo que Salazar faz e para bem da população e do estado e a terceira frase e a imagem d a figura de D. Afonso Henriques com a cabeça de Salazar significam que tivemos um rei excelente que lutou contra os mouros e demos agora um primeiro-ministro que vai lutar contra os problemas que surgirem.

silvia ribeiro n19 9º5ª disse...

1 O Duce foi Benito Mussolini, fundador do Partido Nacional Fascista Italiano e depois ditador da Itália até 1945.
2 O Fascismo Italiano caracterizou-se pelo enaltecimento da autoridade do Chefe, como se pode ler no texto, “manda produzir cinco milhões de toneladas de trigo e é preciso produzir cinco milhões” ou “se não há trabalho, manda que haja” O Duce assume assim, o papel de génio e de Salvador da Nação.
Ao Chefe Supremo era devida uma obediência total.
3 A imagem mostra-nos um cartaz de propaganda política do Estado Novo, em que se pretende transmitir aos portugueses a ideia de que, Salazar era o “Salvador da Pátria” que era Portugal, e, enquanto chefe dos portugueses, faria “tudo pela Nação” e “nada contra a Nação”.
Observa-se na imagem uma composição em que o rosto de Salazar substitui a cabeça de D.Afonso Henriques, num desenho que reproduz a estátua do 1º Rei de Portugal, que se encontra em Guimarães.
4 As características do fascismo, que a imagem pretende pôr em relevo são:
1º O ultranacionalismo, em que a Nação é o principal valor a defender, estando os interesses do Estado acima da liberdade individual.
2º A exaltação das glórias do passado, como por exemplo a fundação de Portugal, as guerras com Castela, os Descobrimentos e a Restauração da Independência em 1640.
3º O papel de guia e Salvador da Nação, que não podia ser posto em causa, e a quem todos deviam obedecer, proteger e seguir

André Motta Pereira, Murtosa Nº3 9º5ª disse...

1- O Duce é Benito Mussolini, jornalista, socialista, fundador de jornais, participante da 1ª guerra mundial, extremista direita e fundador do partido nacional fascista.

2-O Duce tenta passar uma imagem de "chefe" e que tudo o que diz é lei e tem de ser feito e se tem de ser feito é porque é necessário que seja feito por toda a sociedade. Tenta também passar uma imagem de pai de todas as crianças, pois é o homem perfeito.

3- Nacionalismo e Culto da personalidade.

4- Nacionalismo pois Salazar tem como "slogan" : deus, pátria e familia e na imagem está escrito: "Tudo pela nação, nada contra a nação" e "Ditosa Pátria que tais filhos tem". Culto da Personalidade pois salazar tentava sempre realçar a sua pessoa, neste caso a palavra mais realçada é "SALAZAR salvador da pátria".

Anónimo disse...

1 Duce de palavra italiana significa líder era como um chefe “il duce”, o seu slogan era “acreditar, obedecer e combater”

2 Com base no documento ele pretende transmitir que é um chefe tem poder e tudo o que diz tem de ser feito pois tudo o que ele pretende é a favor da nação e nada contra a nação pretendente transmitir as crianças italianas que com o poder que tem consegue mudar o que quer.

3 Na imagem as características são o totalitarismo e o culto da personalidade.

4 Totalitarismo é quando o estado controlaem absoluto a vida politica, económica, social e cultural. Tudo no estado nada contra o estado e nada se faz fora do estado.
Culto da personalidade é o culto por subserviência que é fomentado pelo proprio detentor do poder.

ass: margarida
nº14 9º5ª

andreia disse...

1- O Duce é o Benito Mussolini.

2- A mensagem que se pretende transmitir do Duce é que ele é o Pai eterno ou seja que quando ele dá uma ordem é para se cumprir.

3- As características do fascismo presentes na imagem são o militarismo, o nacionalismo e o culto da personalidade.

4- Militarismo- exercício do poder assente na força militar.

Nacionalismo- defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações.

Culto da personalidade- culto por subserviência que é fomentado pelo próprio detentor do poder.

Andreia Costa nº4, 9º5ª

Miguel nº15 9º5ª disse...

1- Benito Mussolini, político italiano.Liderou o Partido Nacional Fascista o que o velou a ser Primeiro-ministro de Itália de 1922 até 1943.
2- Tenta demonstrar que ele é que tem o poder,e que usa o poder para o bem, ele tenta ser adorado, tenta mostrar que o caminho é obedecer ao que ele quer, em qualquer circunstancia que fosse.
3- Totalitarismo e nacionalismo.
4- Totalitarismo- O estado têm o domínio total do país, tanto a nível político, económico, social e cultural.
Nacionalismo- Defesa dos valores nacionais, superiozar-se perante todos os outros paises, povos ou raças. Agressividade de uma naçao perante as restantes.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- O Duce é o Benito Mussolini (1928-1953) era conhecido como o Chefe.

2-O documento pretende transmitir a imagem de poder absoluto e opressivo ao qual ninguém pode lutar contra ou até mesmo contestar, caso contrário terá como consequência, por vezes, a sua própria vida.

3- Na imagem podemos observar diversas caracteristicas do facismo como o totalitarismo, culto de personalidade, e o militarismo.

4- Militarismo : É quando o exercito do poder assume "camisas negras na força militar.
Totalitarismo: É o estado que controla em absoluto a vida económica , política, social e cultural.
Culto de personalidade: É o culto da sobrevivência que é fomentada pelo próprio detentor do poder.

Rute disse...

1. Duce, que significa "O chefe", era Benito Mussolini (1883-1945). Mussolini era jornalista, director do jornal "Avanti", participou na 1ª Guerra Mundial e fez parte do partido socialista mas depois abandonou o partido e fundou o jornal "Popolo d'Italia", onde passou a defender as ideias de extrema-direita. Em 1921 fundou o Partido Nacional fascista.

2. Com base no documento, Duce pretende transmitir a imagem de poder absoluto e opressivo contra o qual ninguém pode lutar ou até mesmo contestar, caso contrário terá consequências.

3. As características do Fascismo presentes na imagem são o militarismo, o totalitarismo e oculto de personalidade.

4. O militarismo é o exercício do poder assente na força militar - "camisas negras".
O totalitarismo é quando o estado controla em absoluto a vida económica, social, política e cultural, e utiliza-se a frase "Tudo no estado, nada contra o estado, nada fora do estado"
E por fim, o culto de personalidade, culto por subserviência que é fomentado pelo próprio detentor do poder.

Cláudio disse...

1- O duce que o texto fala é o mussolini

2- A Imagem mostra um poder absoluto e opressivo o qual ninguem pode criticar ou até contestar ,pois se fizer a consequecia pode ser a sua vida.

3- As caracteristicas sao totalitarismo, culto de personalidade, e o militarismo.

4- Militarismo:

Exercico do poder assente na fanga militar " Camisas negras "

Totalitarismo :

O estado controla a vida plitica economica social e cultural

Culto de personalidade:

E o culto por subservivençia que é fomentado polo proprio defensor do poder

Ana nº 2 9º5ª disse...

1.O Duce era Mussolini. Duce significa chefe em Italiano, foi usado para o caracterizar.
2.Ele quer transmitir a mensagem de que é ele que manda e o que ele manda fazer é para ser feito.
3.As características do Fascismo são: Ideologia oficial, Nacionalismo, Autoritarismo e Totalitarismo.
4.Ideologia oficial – Não há liberdade de expressão.
Nacionalismo – Defesa dos valores nacionais.
Autoritarismo – O governo é quem manda, não há representação do povo.
Totalitarismo – Não se deve fazer nada contra o estado, tudo no estado.

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-O Duce ou chefe é o Benito Mussolini.
2- A imagem que pretende ser transmitida é que o chefe é o ideal de pessoa, o maior, o poderoso, aquele que é autoritário é o Pai Eterno
3-Na imagem as características do Fascismo são o Autoritarismo, o Militarismo, o Nacionalismo, o Totalitarismo e o Culto da Personalidade definidos pela figura de D. Afonso Henriques mas no corpo de Salazar, pelo seu escudo e a mensagem que pretende transmitir e pelas palavras no cimo do cartaz.
4-Defenicões:
Autoritarismo-Não existe nenhum contacto efectivo sobre o governo que seja feito por um organismo de representação popular (não existe assembleia).
Militarismo-Exercício de poder, assento na força militar.
Nacionalismo-Defesa de valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações e que conduz a atitude de desrespeito agressividade e violência de uma nação em relação a outra ou a outras.
Totalitarismo-estado controla em absoluto a vida política, económica, social e cultural.
Culto da Personalidade-Culto por sobrevivência que é tomado pelo próprio detentor do poder

Mónica Vicente disse...

1- O Duce neste caso é o ditador fascista italiano Benito Mussolini que governou desde 1922 até 1945.

2- A mensagem que pretende ser transmitida ás crianças italiana,é que o poder do Duce é igual ao Pai Eterno(Deus).

3- As características do Fascismo representadas na imagem são: o culto da personalidade e o nacionalismo.

4- Culto da Personalidade-Culto por subserviência que é fundamentado pelo próprio detentor do poder.

Nacionalismo-Defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações e que conduz a atitudes de desrespeito,agressividade e violência de uma nação em relação a outra ou a outras .

Selma Carvalho, nº18, 9º 5ª disse...

1- O Duce falado no documento 2 é Benito Mussolini.

2- O Duce, através do documento pretende transmitir uma imagem de controlo e poder, assim, perante os exemplos que vimos no documento podemos afirmar que este, quando quer algo é uma ordem. Dito e feito, sem qualquer oponente possível. O Duce é, o "Pai Eterno", ou seja, todos terão de lhe obedecer, sempre ou terão consequências graves perante a gravidade do acto contra ele.

3- Na imagem podemos ver diversas características do fascismo como a Ideologia Oficial, o Totalitarismo e o Culto da Personalidade.

4- A Ideologia Oficial trata-se da inexistência de liberdade de expressão, e na divulgação em grande quantidade da propaganda em favor do estado; de acordo com o Totalitarismo o estado controla de forma absoluta a vida política, económica, social e cultural da população, assim vê-se presente esta característica do fascismo na frase imposta no escudo : "TUDO PELA NAÇÃO / NADA CONTRA A NAÇÃO" e por último, o Culto da Personalidade é o respeito e poder que o Chefe ou, no caso italiano, o Duce, exige e exerce sobre a população, chegando por vezes, a atormentá-la.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue