II Guerra Mundial

. quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012



Agora já sabes responder.
1. Explica porque motivos Pablo Picasso pintou Guernica. (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª).
O governo da republica espanhola encomendou a Pablo Picasso (que vivia em França á muitos anos já é que por sua vez também já era reconhecido como um dos maiores pintores mundiais), um quadro de grandes dimensões para a Exposição Internacional de Paris de Junho 1937.
Pelo que consta o pintor não se sentia muito inspirado até começar a ler nos Jornais o que tinha acontecido no norte de Espanha a 26 de Abril do mesmo ano.
A aviação alemã bombardeou a cidade de Guernica com toneladas e toneladas de bombas, restaram poucos edifícios e os sobreviventes conseguiam contar cerca de 1500 mortos e de 900 feridos.
Picasso ao saber desta noticia ficou bastante emocionado e revoltado ao mesmo tempo. Começou imediatamente a sua pintura e em pouco mais de um mês com ritmo acelerado produziu uma grande obra prima que ficou, como esperado, reconhecido a nível internacional. Picasso chamou-lhe Guernica, o nome da povoação massacrada. Para concluir resta-me dizer que Pablo Picasso criou não só uma grande obra prima como uma grande obra contra a guerra e contra a violência.


2. Indica quais foram os antecedentes da II Guerra Mundial. (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª).
Os antecedentes da II Guerra Mundial foram o enorme descontentamento alemão pelo Tratado de Versalhes, Hitler abandona a sociedade das nações que era uma sociedade que queria manter a paz mundial portanto se abandona-a esta a demonstrar que está pronto para a guerra. Depois a politicas expansionistas, da Itália que conquistou a Etiópia, do Japão que conquistou a Manchúria e a da Alemanha que queria reaver os territórios que eram seu antes de 1919 e ainda a guerra civil de Espanha que opunha republicanos a nacionalistas que eram apoiados por corporações de vários países. 

3. Indica como se processou a expansão territorial alemã nos anos 30. (resposta do André Pereira, nº 3 do 9º 5ª).
A expansão territorial alemã deu-se por vários motivos: a necessidade de defesa da raça alemã, a necessidade de espaço e também a necessidade de lutar, que consistia em rearmar o exército, marinha e a força aérea. Queria ser também a 1ª a iniciar o conflito. O inicio da expansão deu-se em Março de `38 quando a Alemanha anexou a Áustria. Logo a seguir em Outubro desse mesmo ano anexo o país dos Sudetas. 1 ano depois anexou a Checoslováquia e uns meses depois (em Setembro) atacou a Polónia. Diz-se que foi a partir desse ataque à Polónia que realmente começou a II guerra mundial.

4. Identifica a cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu  território. (resposta da Sílvia Ribeiro, nº19 do 9º5ª).
Desde sempre que a cidade Dantzig foi disputada pela Rússia e pela Polónia e depois, já no século XX pela Alemanha e pela Polónia. Actualmente e parte integrante do território Polaco.

14 comentários:

Andreia Pinho disse...

1. Pablo Picasso pintou Guernica para omenagear a população da cidade de Guernica, cidade no norte de Espanha que a 26 de Abril de 1937, dia de mercado, foi bombardiada pela legião condor da aviação alemã, tendo morrido 1500 pessoas e ficado feridas 900 pessoas.
2. Os antecedentes da II Guerra Mundial foram o Tratado de Versalhes, a Sociedade das Nações, que acaba por nunca funcionar, a Itália ter conquistado a Etiópia e o Japão a Manchúria, a Guerra Civil de Espanha e o expansionismo alemão.
3. A expansão territorial alemã processou-se como uma necessidade de espaço e defesa da raça alemã, para isso necessitavam de lutar logo tiveram de rearmar o exercito, a marinha e a força aeria para serem os primeiros a iniciar os conflitos. A Alemanha começa por anexar a Aústria, a Março de 1938, logo depois anexa o País dos Sudetas, a Outobro de 1938 e a Março de 1939 anexa a Checoslováquia.
4.

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Explica porque motivos que Pablo Picasso pintou Guernica.
O Pablo Picasso pintou Guernica pelos seguintes motivos no dia 26 de Abril de 1937, uma cidade no Norte de Espanha sofre um bombardeamento, o Picasso estava em Paris e soube através de jornais, o sucedido, e daí tinha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato, sentindo-se vazio por dentro, um conflito consigo e fez uma pintura em que usou as cores preto e branco para demonstrar o sentimento de rejeição, do artista, ao bombardeio da cidade espanhola e este quadro foi feito também para homenagear a população da cidade.

2. Indica quais foram os antecedentes da II Guerra Mundial.
Os antecedentes da II Guerra Mundial foram o Tratado de Versalhes, o principal, a sociedade das nações acaba, pois nunca funcionou, a Itália conquista a Etiópia, o Japão conquista a Manchúria, a Guerra Civil de Espanha e o Expansionismo alemão

3. Indica como se processou a expansão territorial alemã nos anos 30.
Nos anos 30 processou se a expansão territorial alemã com defesa da raça alemã, ou seja, as raças inferiores tinham de estar separadas da raça alemã e assim tinham necessidade de espaço para as dividirem e como a Alemanha não tinha a necessidade de conquistar, ou seja, necessidade de lutar.

4. Identifica a cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território.
A cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território era Dantzig.

silvia ribeiro nº19 9º5ª disse...

1.O governo Republicano espanhol tinha encomendado a Picasso uma pintura para ser apresentada na Exposição Internacional de Paris em 1937.Após alguma hesitação, Picasso decidiu pintar numa grande tela de homenagem à população de guernica, no pais Basco, que tinha sido bombardeado pela divisão condor, a forca aérea alemã que apoiava os nacionalistas de Franco, na guerra civil espanhola. A população da pequena localidade basca foi massacrada e Picasso registou toda a violência contra pessoas indefesas e inocentes, numa obra de grande intensidade, pintada apenas com pretos ,cinzentos e brancos, e que ainda hoje continua a emocionar quem observa.

2.A crise económica generalizada depois do crash bolsista de 1929 nos estados unidos e a ascensão de regimes ditatoriais de direita, apoiados pela burguesia, que temia o desenvolvimento do socialismo e do comunismo, estiveram na origem da 2ª guerra mundial. Os regimes ditatoriais, de natureza imperialista optaram pela conquista e ocupação de territórios estrangeiros, o que pôs em causa a paz mundial. O Japão invadiu a China a Itália ocupou a Etiópia, e a Alemanha anexou a Áustria e o país dos sudetas no norte da Checoslováquia. Ocupando de seguida todo o país, seguindo-se a Polónia Dinamarca, os países baixos(Holanda e Bélgica),a Noruega e parte da França.

3.Para Hitler , a Alemanha necessitava de um “espaço vital”que só poderia ser conseguido à custa da ocupação de territórios estrangeiros, sobretudo dos países vizinhos .Para esse efeito a Alemanha modernizou as suas forças armadas, aumentou o número de efectivos do exercito, marinha e forca aérea , à custa de serviço militar obrigatório preparando se assim, para uma guerra de agressão e ocupação de vastos territórios.A estratégia militar alemã assentava num avanço rápido e muito destruidor, a guerra- relâmpago , que se baseava no avanço de centenas de tanques e outros carros blindados, apoiados pela força aérea e pela artilhada pesada , que abriram caminho para o avanço das divisões da infantaria. Neste tipo de guerra ficaram conhecidos pela sua grande eficácia os Panzer, muito rápidos e manobráveis e com enorme poder de fogo.

4. Desde sempre que a cidade Dantzig foi disputada pela Rússia e pela Polónia e depois, já no século XX pela Alemanha e pela polónia. Actualmente e parte integrante do território Polaco.

Ana Nº2 9º5ª disse...

1.Para homenagear a população da povoação de Guernica, sendo esse o nome que deu ao quadro. Este quadro é um verdadeiro manifesto contra a guerra e contra a violência porque Picasso ficou muito emocionado e revoltado com o que aconteceu a esse povo.
2.Os antecedentes foram: o tratado de Versalhes, a sociedade das nações (acaba por nunca funcionar), a Itália conquista a Etiópia, o Japão conquista a Manchúria, a guerra civil de Espanha e o expansionismo alemão.
3.Os Alemães conquistaram quase toda a Europa, utilizavam colunas de carros blindados apoiadas pela aviação e pela artilharia. Ocuparam a Polónia depois a Dinamarca, a Noruega, a Holanda e a Bélgica. Pouco depois a Alemanha invadiu a França.
4.A cidade de Dantzig fica no norte da Polónia e fazendo parte da Alemanha, não permitia que os polacos tivessem acesso ao mar Báltico e também o país dos Sudetas que ficava no norte da Checoslováquia, o qual tinha uma população maioritariamente de origem alemã, Hitler reivindicava a sua integração na Alemanha.

andreia disse...

1- Pablo Picasso pintou Guernica para homenagear a população da cidade do norte de Espanha (cidade de Guernica).

2- Os antecedentes da II Guerra Mundial foram: o tratado de Versalhes, a sociedade das nações, a guerra civil de Espanha, o expansionismo alemão a Itália que conquista a Etiópia e o Japão que conquista a Manchúria.

3- A expansão territorial alemã começou com a defesa da raça alemã, com a necessidade de espaço e com a necessidde de lutar. Em Março de 1938, anexaram a Áustria; em Outubro do mesmo ano anexaram o país dos Sudetas e em Março de 1939, anexaram a Checoslováquia.

4-

Andreia Costa 9º5ª nº4

Miguel nº15 9º5ª disse...

1- Pablo Picasso fez uma homenagem ás vitimas da guerra, o quadro também tinha como intenção mostrar o horror vivído pelas pessoas daquela cidade de Espanha destruída pelas bombas alemãs e italianas.
2- Os Antecedentes foram o Tratado de Versalhes (o descontentamento pela distribuição dos territórios), Sociedade de Nações (acaba por nunca funcionar), a Itália conquista a Etiópia, o Japaão conquista a Manchuria, guerra civil de Espanha e o expansionismo alemão.
3- Os alemães defendiam a sua raça e precisavam de espaço para a sua população (somente os de raça ariana) se estabelecerem, entao precisavam de lutar para o conseguir, assim rearmaram o exército, a marinha, e a Força Aérea e foram os primeiros a começar o conflito:
-Março de 1938- Anexa a Áustria
-Outubro de 1938- Anexa o País dos Sudetas.
- Março de 1939- Conquista a Checoslováquia.
-1 de Setembro de 1939- Ataque à Polónia.
4- A cidade foi Varsóvia.

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- Pablo Picasso pintou Guernica porque queria homenagear a população da Cidade.

3- A Expansão territorial alemã nos anos 30 foi a defesa da raça alemã , necessidade de espaço , necessidade de lutar e ser o primeiro a iniciar conflito.
- Março de 1938 , anexa a Áustria
- Outubro de 1938, anexa o Pais dos Sudetas
- Março de 1939, Anexa Checoslováquia
- 1 de Setembro, ataque a Polónia e e inicio da II Guerra Mundial

4- A Cidade polaca é Varsovia.

Anónimo disse...

1.Pablo Picasso pintou a obra guernica para homenagear a população da cidade

2.O tratado de Versalhes; a sociedade das nações que acaba por nunca funcionar a Itália conquista a Etiópia e o Japão a manchúria; guerra civil em Espanha o expansionismo alemão. Na expansão da Alemanha era defendida a raça alemã e necessidade de espaço e luta que consistia em rearmar o exercito a marinha e a força aérea.

3. A Expansão territorial alemã nos anos 30 foi a defesa da raça alemã , necessidade de espaço , necessidade de lutar e ser o primeiro a iniciar conflito.
- Março de 1938, anexa a Áustria
- Outubro de 1938, anexa o Pais dos Sudetas
- Março de 1939, Anexa Checoslováquia
- 1 de Setembro, ataque a Polónia e e inicio da II Guerra Mundial

4. Varsóvia

margarida n 14 9º5ª

Rute disse...

1. Pablo Picasso pintou Guernica para homenagear a população da cidade.

2. Os antecedentes da 2ª Guerra Mundial foram o Tratado de Versalhes, a Sociedade das Nações, o facto de Itália ter conquistado a Etiópia e o Japão ter conquistado a Manchúria, a Guerra Civil de Espanha e o expansionismo alemão.

3. A Alemanha defendia a raça alemã e a sua multiplicação, então necessitavam de espaço. Mas só através da força poderiam resolver este problema, necessitavam de lutar, logo, tinham de rearmar o exército, a marinha e a força aérea. Tinham como objectivo serem os primeiros a atacar, pois se esperassem muito tempo arriscariam-se a ser ultrapassados, então atacariam enquanto os espanhóis "perdiam tempo" a construir as suas barricadas.
Em Março de 1938 anexa a Áustria e em Outubro o País dos Sudetas. Em Março de 1939 anexa a Checoslováquia.

4. A cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território era a Varsóvia.

André Pereira nº3 9º5ª disse...

1- O que levou Picasso a criar esta obra foi uma leitura que ele realizou a uns jornais sobre o que tinha acontecido no norte de espanha a 26 de abril de 1937. Nessa tarde, a aviação alemã bombardeara a pequena cidade basca de Guernica. Os aviadores nazis foram impiedosos. Despejaram sobre a cidade toneladas e toneladas de bombas. Horas depois, restavam de pé poucos edificios haviam cerca de 1500 mortos e 900 feridos. Picasso ficou emocionado e revoltado. Aplicou-se e em pouco mais de 1 mês realizou uma das obras primas da pintura mundial.

2- Os antecedentes da II guerra mundial eram o tratado de Versalhes, a sociedade das nações que acabaria por nunca funcionar, a conquista da Etiópia pelos Italianos, a conquista da Manchúria pelos Japoneses, a guerra civil de Espanha e o expansionismo Alemão.

3- A expansão territorial alemã deu-se por vários motivos: a necessidade de defesa da raça alemã, a necessidade de espaço e também a necessidade de lutar, que consistia em rearmar o exército, marinha e a força aérea. Queria ser também a 1ª a iniciar o conflito. O inicio da expansão deu-se em Março de `38 quando a Alemanha anexou a Áustria. Logo a seguir em Outubro desse mesmo ano anexo o país dos Sudetas. 1 ano depois anexou a Checoslováquia e uns meses depois (em Setembro) atacou a Polónia. Diz-se que foi a partir desse ataque à Polónia que realmente começou a II guerra mundial.

4- A cidade é Wieluń

Anónimo disse...

1.Os motivos que levaram Pablo Picasso a pintar o quadro "Guernica" foi o sentimento de revolta que ele sentiu quando teve a notícia de que a Legião Condor(Legião Nazi) tinha a bombardeado a cidade espanhola.Outra das razões é ele querer homenagear as vítimas do bombardeamento e mostrar ao mundo como a cidade tinha ficado.
2.Os antecedentes da II Guerra Mundial foram muitos entre os quais:-Tratado de Versalhes;
- a conquista da Etiópia pela Itália e da Manchúria pelo Japão;
-Guerra Civil de Espanha;
-O mau funcionamento da Sociedade das Nações;
-Expansionismo alemão.
3.A expansão territorial alemã deve-se a necessidade de defender a raça alemã\ariana, a necessidade de espaço,a necessidade de lutar com conjunto da necessidade de ser o primeiro a entrar no conflito.
A Março de 1938 a Alemanha anexa a Áustria ao seu império, e o País do Sudetas, têm o mesmo destino(ser anexado ao império alemão) a Outubro desse mesmo ano.
Passado 1 ano(1939) da primeira"invasão" a Alemanha anexa a Checoslováquia, e a 1 de Setembro do mesmo ano a Alemanha ataca a Polónia sendo 1 de Setembro de 1939 a data oficial do começo da II Guerra Mundial.
4.A cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território é Varsóvia que na invasão polaca que resistiu heroicamente mas capitulou

Claudio disse...

1- Pablo Picasso pintou Guernica para homenagear a população da cidade.

2- Os antecedentes da II Guerra Mundial foram :

Tratado de versalhes;
Sociedade das nações;
Itália conquista Etiópia;
Japão conquista Manchúria;
Guerra civil de Espanha; Expansionismo alemão;
Expansão da Alemanha;


3- A expansão territorial alemã nos anos 30 processou-se na defesa da raça Alemã, Necessidade de espaço, Necessidade de lutar e ser o Primeiro a iniciar o conflito.


4- A cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território era a Áustria.

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1- Pablo Picasso pintou Guernica para o representar e homenagear sofrimento e angústia do povo espanhol dessa cidade, após os bombardeiros nazis terem arrasado completamente a cidade durante a Guerra civil de Espanha.
2-Os antecedentes da II Guerra Mundial foram o enorme descontentamento alemão pelo Tratado de Versalhes, Hitler abandona a sociedade das nações que era uma sociedade que queria manter a paz mundial portanto se abandona-a esta a demonstrar que está pronto para a guerra. Depois a politicas expansionistas, da Itália que conquistou a Etiópia, do Japão que conquistou a Manchúria e a da Alemanha que queria reaver os territórios que eram seu antes de 1919 e ainda a guerra civil de Espanha que opunha rebublicanos a nacionalistas que eram apoiados por corporações de vários países.
3-A expansão alemã processou-se da seguinte forma:
-Em Março de 1938 Hitler, anexa a Áustria mas não há um grande descontentamento por parte do povo Austríaco pois queriam fazer parte do império alemão.
-Em Outubro de 1938 a Alemanha, anexa os Países Sudetas que situava no Norte da Checoslováquia.
-Em Março 1939,anexam Checoslováquia e não são nada bem recebidos.
-Setembro de 1939,anexam a Polonia que da inicio ao principio da II Guerra Mundial.
4-A cidade polaca que os alemães reclamavam como fazendo parte do seu território era a cidade de Dantzig que dividia em duas partes o território alemão.

Selma Carvalho, nº 18 disse...

1- O governo da republica espanhola encomendou a Pablo Picasso (que vivia em França á muitos anos já é que por sua vez também já era reconhecido como um dos maiores pintores mundiais), um quadro de grandes dimensões para a Exposição Internacional de Paris de Junho 1937.
Pelo que consta o pintor não se sentia muito inspirado até começar a ler nos Jornais o que tinha acontecido no norte de Espanha a 26 de Abril do mesmo ano.
A aviação alemã bombardeou a cidade de Guernica com toneladas e toneladas de bombas, restaram poucos edifícios e os sobreviventes conseguiam contar cerca de 1500 mortos e de 900 feridos.
Picasso ao saber desta noticia ficou bastante emocionado e revoltado ao mesmo tempo. Começou imediatamente a sua pintura e em pouco mais de um mês com ritmo acelerado produziu uma grande obra prima que ficou, como esperado, reconhecido a nível internacional. Picasso chamou-lhe Guernica, o nome da povoação massacrada. Para concluir resta-me dizer que Pablo Picasso criou não só uma grande obra prima como uma grande obra contra a guerra e contra a violência.

2- Os antecendentes da II Guerra Mundial são: O tratado de Versalhes que descontentava certos países da Europa como a Alemanha, a Itália, etc.; A sociedade das nações que acaba por nunca funcionar; a conquista da Etiópia pela Itália; a conquista da Manchúria pelo Japão; A Guerra Civil de Espanha; e por último o expansionismo alemão.

3- Hitler pretendia restaurar o seu país, o poder alemão, para isso necessitava de alargar o seu país conquistando território (ganhando espaço vital) e impor o seu domínio sobre todos os outros países da Europa e do Mundo; para tal os nazis procederam ao rearmamento intensivo da Alemanha, focando a marinha e a força aérea. Em Março de 1938, a Alemanha anexa a Austria (o país de nascença do Hitler) e pouco tempo depois em Outubro do mesmo ano invadiu o Páis das Sudetas situado no Norte da Checoslováquia.

4- Os alemães reclamavam a cidade polaca de Dantzig como sendo parte do seu grande território.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue