Explosão Nuclear.

. quinta-feira, 1 de março de 2012



Agora já sabes responder:
1. Define Blitzkrieg (Resposta da Carolina Caeiro, nº 7 do 9º 5ª).
.O Blitzkrieg é um termo alemão para guerra-relâmpago foi uma estratégia militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas não tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças. O arquitecto desta estratégia militar foi o general Erich Von Manstein. Era também um processo no qual Adolf Hitler avisava seus adversários que iria atacá-los.

2. Enuncia as fases da II Guerra Mundial (Resposta da Verónica Gonçalves, nº 20 do 9º 5ª).
As fases da II Guerra Mundial foram: 1º fase é a Blitzkrieg (1939- 1941) a 2ª fase é o Equilíbrio das forças (1942- 1943) e a 3ª fase é a derrota das forças do eixo (1944 - 1945).

3. Localiza no tempo o ataque japonês a Pearl Harbour (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª)..
O ataque japonês a Pearl Harbour, uma ilha onde se encontrava a esquadra americana, ocorreu no dia 7 de Dezembro de 1941.Esse ataque fez com que os EUA entrassem na II Guerra Mundial.

4. Elabora um texto sobre os perigos e efeitos da bomba atómica (300 palavras) (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª)..
Às 8h15 do dia 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro norte-americano, lançou sob o céu da cidade japonesa de Hiroshima a bomba mais destruidora que a humanidade iria conhecer, a bomba atómica. Explodiu a 580 metros de altura, causando um enorme clarão e uma bola de fogo semelhante a um pequeno sol. A explosão chegou a atingir mais de 4 mil graus.
Os seus efeitos evaporaram instantaneamente dezenas de milhares de pessoas e animais, incendiando também prédios e casas. No total, contaram-se mais de 140 mil mortos numa cidade de 350 mil habitantes.
Ninguém sabia da bomba atómica e tão pouco dos seus efeitos, que derreteram os órgãos das vítimas e transformaram os seus ossos em carvão.
Após a explosão, a cidade ficou reduzida a pó. As consequências para os sobreviventes foram apenas uma continuação de um eterno pesadelo.
Todos os bebés que nasceram após a explosão apresentaram alterações genéticas e deformidades, como a microcefalia, que deixa o bebé com a cabeça muito pequena.
Além disso, o número de casos de leucemia, cancro no pulmão, tiróide e mama aumentaram drasticamente.
As deformações causadas pela bomba geraram uma série de problemas como a discriminação no mercado de trabalho e inúmeros suicídios.
Sessenta anos após o ataque contra Hiroshima, o piloto Paul Tibbets, que comandou o bombardeio ainda está vivo e tem 90 anos. Na época, exercia o posto de general e recebeu a missão de lançar a bomba sobre Hiroshima.
O ex-general norte-americano revela exactamente o que pensa o Exército dos EUA e o governo, ou seja, não importa o tamanho da destruição e muito menos quantas pessoas morreram, mas somente o objectivo de impor a política imperialista através do assassinato em massa de milhões de pessoas. Foi um massacre puro para os civis indefesos.

16 comentários:

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Define Blitzkrieg.
O Blitzkrieg é um termo alemão para guerra-relâmpago foi uma estratégia militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas não tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças. O arquitecto desta estratégia militar foi o general Erich Von Manstein. Era também um processo no qual Adolf Hitler avisava seus adversários que iria atacá-los.

2. Enuncia as fases da II Guerra Mundial.
As fases da II Guerra Mundial estão dívidas em três fases:
- 1ª Fase - Blitzkrieg-Guerra Relâmpago (1939-1941)
- 2ª Fase - Equilíbrio de Forças (1942-1943)
- 1ª Fase - Derrota das Forças do Eixo (1944-1945)

3. Localiza no tempo o ataque japonês a Pearl Harbour.
O ataque japonês a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbour, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941, em que os japoneses saíram triunfantes.

4. Elabora um texto sobre os perigos e efeitos da bomba atómica (300 palavras).
Os efeitos predominantes de uma bomba atómica (a explosão e a radiação térmica) são os mesmos dos explosivos convencionais. A grande diferença é a capacidade de libertar uma quantidade imensamente maior de energia de uma só vez. A maior parte do dano causado por uma arma nuclear não se relaciona directamente com o processo de libertação de energia da reacção nuclear, pois estaria presente em qualquer explosão convencional de idêntica magnitude.
As consequências do lançamento das bombas atómicas foram graves e devastadoras, pois os que não foram mortos pela bomba foram depois mortos pelos efeitos causados pela radiação que a bomba libertou. Ainda hoje se sente os efeitos da radiação a que as pessoas foram expostas naquele tempo, provocou danos a nível humano. Depois da bomba as doenças foram transmitidas pelos sobreviventes de geração em geração, até hoje nascem crianças com problemas genéticos causados pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.
Mas as consequências não foram só a nível humano, pois com um impecável poder de destruição, a bomba atómica não só destruiu completamente seus alvos como as cidades ficaram devastadas, só alguns dos edifícios de betão armado reforçado de Hiroshima construídos tendo em mente o perigo de terramotos mesmo ao estarem localizados no centro da cidade, não colapsaram. A ruína foi chamada de Memorial da Paz de Hiroshima e foi tornada património mundial pela UNESCO em 1996, decisão que enfrentou objecções por parte dos EUA e da China.
Resumindo a bomba atómica provocou:
- Um aumento de exposição à radiação aquando e após a explosão e aumento da temperatura;
- Problemas de saúde nas pessoas sobreviventes: cancro, leucemia, grandes cicatrize e etc;
- Poluição atmosférica;
- Destruição do meio ambiente e do ciclo normal da natureza pois, ainda hoje, nos locais atingidos pela bomba, não existem seres vivos…

Andreia Pinho disse...

1. Blitzkrieg significa guerra relâmpago.
2. As fases da II Guerra Mundial foram: 1ª fase - Blitzkrieg de 1939 a 1941, 2ª fase – Equilíbrio de forças de 1942 a 1943 e a 3ª fase – Derrota das forças do eixo de 1944 a 1945.
3. O ataque japonês a Pearl Harbour foi dia 7 de Dezembro de 1941.
4. A detonação de uma bomba nuclear sobre um alvo como uma cidade populosa provoca danos imensos. O grau dos danos dependerá da distância de onde o centro da bomba é detonado, chamado de hipocentro ou marco zero. Quanto mais próximo alguém estiver do hipocentro, maior será o grau de danos sérios. Os danos são causados por diversos aspectos:
• uma onda de calor intenso de uma explosão;
• pressão da onda de choque criada pela detonação;
• radiação;
• precipitação radioactiva (nuvens de finas partículas de poeira radioactiva e resíduos da bomba que voltam a cair no solo).
No local do hipocentro, tudo será imediatamente vaporizado devido à alta temperatura (até 500 milhões de graus Fahrenheit ou 300 milhões de graus Celsius). Fora do hipocentro, a maioria das ocorrências são causadas devido a queimaduras ocasionadas pelo calor, ferimentos devido a estilhaços aéreos dos edifícios derrubados pela onda de choque e exposição à alta radiação. Fora da área imediata da detonação, as ocorrências são causadas pelo calor, radiação e incêndios gerados pela onda de calor. A longo prazo, a precipitação radioactiva ocorre sobre uma área mais ampla devido a espirais de vento antecedentes. As partículas de precipitação radioactiva são inaladas e ingeridas por pessoas a uma distância considerável do local de detonação da bomba.

silvia ribeiro nº19 9º5ª disse...

1 A “Blitz krieger”, que em português significa “guerra relâmpago”, foi a táctica de guerra utilizada pelo exército alemão, sobretudo no início da 2ª guerra mundial e que levou à rápida ocupação de toda a Europa Central. Consistia na utilização em combate de grande quantidade de veículos blindados, tanques e outros carros de combate, as famosas divisões “Panzer”, com elevado poder de fogo, que abriam caminho para a infantaria, apoiada pela artilharia pesada de campanha.
2 Podemos considerar uma primeira fase, em que a guerra se desenrolou em território europeu e no norte de África. Depois do ataque japonês a PearlHarbor inicia-se uma segunda fase, com entrada dos Estados Unidos na guerra. Os teatros de guerra alargam-se e os combates entre os aliados e as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) estendem-se ao Pacífico, á Ásia, á Oceânia, continuando na Europa e no norte de África.
3 O ataque a PearlHarbor foi levado a cabo pela força aérea japonesa, em Dezembro de 1941, com o fim de destruir a esquadra americana do Pacífico, que na realidade ficou inoperacional.
Este acontecimento marcou claramente o iníciode uma nova fase, com entrada dos Estados Unidos no conflito, com um fortalecimento dos aliados, que levaria à derrota dos países do Eixo.
4 A designação “bomba atómica” refere-se a diferentes tipos de bomba muito destruidores, como por exemplo, as bombas nucleares, bombas de hidrogénio bombas termonucleares e as bombas de neutrões. A deflagração de uma bomba nuclear liberta enormes quantidades de energia nuclear e de calor resultantes dafusão dos núcleos dos átomos de elementos radioactivos utilizados no seu fabrico.
O imenso calor libertado instantaneamente provoca queimaduras do 3º grau, destrói animais e plantas e provoca incêndios muito difíceis de combater. No entanto, é a energia radioactiva libertada pela explosão, que tem efeitos mais devastadores nas populações na fauna e na flora, porque esses efeitos são imediatos mas, fazem-se sentir também a médio e a longo prazo. A radioactividade libertada permanece no meio ambiente durante centenas ou mesmo milhares de anos, poluindo os solos que se tornam estéreis, poluindo o ar e a água, quer as linhas de água de superfície como rios, lagos e nascentes, quer águas subterrâneas que formam o lençol freático. Nas populações atingidas pelas radiações os efeitos na saúde fazem-se sentir ao longo de décadas. Aumentam os abortos, as malformações nos fetos, a esterilidade nos homens e nas mulheres e sobretudo verifica-se um aumento muito grande dos casos de cancro, principalmente leucemia, cancro da tiróide, das vias respiratórias e da pele.
A produção agrícola e a pecuária são também muito afectadas, não só nas áreas onde ocorrem as deflagrações, onde durante muitas dezenas de anos nada poderá ser produzido, mas também noutras regiões, porque as correntes aéreas e os cursos de água transportam a radioactividade para longas distâncias. Com a destruição do aparelho produtivo industrial e agrícola, a fome, o desemprego e a miséria irão certamente instalar-se nas populações atingidas.
Depois do fim da guerra fria, os Estados unidos e a Rússia têm tentado chegar a acordo para reduzirem os seus arsenais nucleares. No entanto, outros países possuem armas nucleares e alguns como o Irão e a Coreia do Norte têm tentado produzir armas nucleares.
A capacidade nuclear actual seria suficiente para destruir a humanidade várias vezes, por isso, é fundamental proceder ao desmantelamento de todos os arsenais nucleares, mas parece pouco provável que isso alguma vez venha a acontecer de forma pacífica e aceite por todos.
As armas nucleares são potencialmente destruidoras, mas a bomba de neutrões é, seguramente a mais “perversa” porque mata todas as formas de vida, mantendo intactas as máquinas, os edifícios e todos os objectos materiais, o que é inútil e desnecessário porque, depois de uma guerra nuclear global não existirão vencedores.

André Pereira, Nº3 9º5ª disse...

1- Blitzkrieg significa guerra relâmpago e consiste num movimento de ataque com bombardeiros, seguidos do avanço dos Panzer e da infantaria.

2-Primeira Fase (Setembro de 1939/Junho de 1942)Blitzkrieg-Guerra Relâmpago, Segunda Fase (1942/1943)Equilíbrio de forças, Terceira Fase (Março de 1943/Setembro de 1945)Derrota das forças do eixo.

3-Dia 7 de Dezembro de 1941.

4-Quais foram as consequências da Bomba Atómica?

Políticas?

Os EUA já eram uma potência quando lançaram as duas bombas atómicas (Hiroshima e Nagasáki), tinham vencido os italianos e os alemães... e finalmente o Japão.
Com o lançamento, os EUA emergiram definitivamente como a grande potência mundial, e começou a exercer a supremacia mundial baseado em dois factores:

a) - A simpatia e o respeito do mundo ocidental por ter ganho a guerra e libertado países do domínio alemão e japonês..
b) - O medo que os outros países tinham de uma potência mundial, com o poder da bomba atómica


Ecológicas?

a) Durante a guerra : Apenas os efeitos locais onde as bombas foram lançadas e pequenos efeitos ao longo das correntes de ar que espalharam detritos radioactivos
Em geral os efeitos foram letais com transmutações físicas na fauna. No lugar onde caiu a bomba atómica, não cresceu nada produtivo ou consumível até os dias de hoje. O que cresce lá (plantas) tem mutação genética ou são venenosos.
b) O urânio, utilizado na construção da bomba, produz envenenamento de baixa intensidade (inalação, ou absorção pela pele), produzindo também efeitos colaterais, tais como: náusea, dor de cabeça, vómito, diarreia e queimaduras. Atinge o sistema linfático, sangue, ossos, rins e fígado.

andreia disse...

1- Blitzkrieg quer dizer guerra relâmpago e foi um movimento de ataque com bombardeiros, seguido de um avanço dos panzer e da infantaria.

2- As fases da II Guerra Mundial são: Blitzkrieg-Guerra relâmpago (1939-41), Equilíbrio de forças (1942-43) e a última fase é a derrota das forças do eixo (1944-45).

3- O ataque japonês a Pearl Harbour deu-se no dia 7 de Dezembro de 1941.

4- A energia libertada pela bomba atómica é equivalente a uma explosão simultânea de 20 mil toneladas de explosivo tradicional. A bomba atómica consegue atingir milhares de quilómetros e pode chegar a milhões de graus centrígados, e provoca queimadurs bastante graves, milhares de mortes, poluiçao atmosférica, destruição do meio ambiente e do ciclo normal da Natureza, envenenamento por inalação e por absorção da pele, produz também efeitos colaterais como: náuseas, dores de cabeça, vómitos, diarreia, etc.
A bomba atómica liberta enormes quantidades de radiação e pode levar as pessoas a terem cancro e bastante queda de cabelo.

Andreia Costa nº4, 9º5ª

Anónimo disse...

1.Ficou conhecia como guerra relâmpago, movimento de ataque com bombardeiros seguidos de avanço dos Panzer (blindado) e da infantaria.

2.As fases da 2G.M são a 1ª em 1939até 1941 foi o blitzkrieg foi a guerra relâmpago a 2ª fase a 1942 ate 1943 foi o equilíbrio das forças e a 3ª fase de 1944 ate 1945foi a derrota das forças do eixo.

3.O ataque japonês a Pearl Harbour foi a 7 de Dezembro de 1941.

4.A bomba atómica causou vários danos, o impacto da bomba atómica foi estrondoso ao ponto de destruir uma cidade inteira, reduzindo-a a cinzas pessoas passaram a sombras, corpos carbonizados e pessoas por baixo da destruição total encurraladas não se conseguindo soltar, nada fizeram se não esperar a morte poucos foram os que escaparam mas ao escapar o gás que inalaram o fumo que respiraram e sem agua e desnutridos a população procurava desesperadamente de ague foi enato que começou a chover caíram gotas negras cheia de bactérias e de radioatividade que lhes afetou o organismo originando varias infeções que em alguns casos originaram a morte crianças sem pele pessoas com graves queimaduras, as consequências da bomba atómica foi catastrófica matando cerca de milhares de pessoas destruindo uma cidade inteira. Pessoas perderam entes queridos mesmo tendo sido socorridos nada valeu os alemães não pouparam a china artilhando a bomba não queriam saber quem morria ou fugia e a china cada vez mais preocupada com o facto de não ter condições para contra-atacar a Alemanha receou um segundo ataque.

ass: margarida n14 9º5ª

Verónica nº 20 9º5ª disse...

1- O Blitzkrieg é uma guerra relâmpago , com um movimento de ataque com bombardeiros seguidos de avanço dos panzer ( blindados ) e da infantaria.

2- As fases da II Guerra Mundial foram: 1º fase é a Blitzkrieg (1939- 1941) a 2ª fase é o Equilíbrio das forças (1942- 1943) e a 3ª fase é a derrota das forças do eixo (1944 - 1945.

3- O Ataque Japonês a Pearl Habour aconteceu dia 7 de Dezembro de 1941.

4- A bomba atómica não foi criada pelos japoneses, mas foi no Japão que ela foi pela primeira vez usada contra as pessoas, durante a 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945. Desde então a bomba atómica tornou-se símbolo negativo do engenho humano almejado por líderes políticos do mundo, sendo que o povo japonês detém até hoje o trágico recorde de ter sido a única nação a experimentar na carne os efeitos de um bombardeio atómico.

Mónica Vicente disse...

1.Blitzkrieg termo alemão para guerra relâmpago.O Blitzkrieg foi um movimento de ataque com bombardeiros seguidos de avanço dos Ponzer(blindados) e da infantaria.Os 3 elementos essências eram o efeito supresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque
2.A 1ª fase foi de 1939-1941 e ficou conhecida como Blitzkrieg-Guerra Relâmpago;
A 2ª fase foi de 1942-1943 ficou conhecida como o Equilíbrio de Forças;
A 3ª fase foi de 1944-1945 ficou conhecida como a Derrota das Forças

3.A 7 de Dezmbro de 1941(durante a 1ª fase da 2 Guerra Mundial) os japonese atacam Pearl Harbour sem prévia declaração de guerra

4.Os danos que uma bomba atómica é imensa, impossíveis de contar e ainda mais impossível de reparar. A bomba atómica é considerada a maior força destrutiva criada pelo homem, a bomba atómica só foi usada 2 vezes durante guerra pelo os E.U.A ambos os ataques no Japão o primeiro ataque foi em Hiroshima a 6 de Agosto de 1945 , e em Nagasaki a 6 de Agosto de 1945 (ambos os ataques foram durante a 3ª e última fase da 2Guerra Mundial).
Os danos predominantes de uma bomba atómica são a explosão e a energia térmica (Calor), a libertação de radiação (raios-x ,gama etc.) .Em relação aos efeitos térmicos da bomba, esses são muitos semelhantes aos dos explosivos normais de alta potência a diferença principal é a capacidade de libertar uma quantidade imensamente maior de energia de uma só vez.
Os maiores danos de saúde que a bomba atómica pode fazer é radiação permanente por exemplo a cidade Hiroshima e arredores passado quase 67 os campos, o ar que as pessoas respiram etc. continua a ser radioactivo.
A bomba atómica pode causar infinitos danos e contém variados perigos.

Ana nº2 9º5ª disse...

1.É uma guerra relâmpago onde foram utilizados colunas de carros blindados (as divisões Panzer) e utilizada também a aviação e a artilharia.
2.Devido á invasão da Polónia pela Alemanha , a Inglaterra e França declararam guerra á Alemanha e assim começou a 2ª guerra mundial. Fases da II Guerra: 1º A Alemanha conquistou quase toda a Europa.(Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica e depois a França) 2º Alemanha ataca a União Soviética. 3º Os Japoneses atacaram a esquadra Americana estacionada em Pearl Harbor. América declara guerra ao Japão e consequentemente á Alemanha. 4º Os Alemães invadiram o norte de África para daí atacar a Europa. 5º A 6 de Junho de 1944 os aliados iniciaram a libertação do território Francês. 6º Na Primavera de 1945 a Alemanha foi invadida a leste pela URSS e a ocidente pelos países aliados a 8 de Maio de 1945 os chefes militares alemães renderam-se e terminava a guerra.
3.Foi em Dezembro de 1941 que 350 aviões japoneses atacaram a esquadra Americana.
4.A bomba atómica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reacção nuclear e tem um poder destrutivo imenso — dependendo da potência uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade. Bombas atómicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países. Os principais efeitos de uma bomba atómica são a explosão e a energia térmica (calor), a liberação de radiação (raios-X, gama, neutrões) e o pulso electromagnético. Em relação aos efeitos térmicos da bomba, estes são muito semelhantes aos dos explosivos convencionais de alta potência. A principal diferença é a capacidade de libertar uma quantidade muito maior de energia de uma só vez.
A bomba de Hiroshima ocasionou a morte de milhares de pessoas e devastou completamente 9 km2. Devido aos efeitos nocivos das radiações, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki foram vítimas de vários problemas de saúde. Houve inúmeros casos de crianças que nasceram defeituosas em consequência de alterações genéticas e muitos casos de leucemia, só para citar alguns exemplos. Mesmo seis meses depois da explosão, centenas de pessoas ainda exibiam queimaduras não cicatrizadas, provocadas pela exposição à radiação. Há milhões de homens e mulheres com problemas causados pela radiação, até então desconhecidos, mas directamente relacionados com o bombardeio, continuam a surgir, mesmo muitos anos mais tarde. Em 1950, o censo nacional do Japão indicou que havia no país 280 mil pessoas contaminadas pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Ana nº2 9º5ª disse...

1.É uma guerra relâmpago onde foram utilizados colunas de carros blindados (as divisões Panzer) e utilizada também a aviação e a artilharia.
2.Devido á invasão da Polónia pela Alemanha , a Inglaterra e França declararam guerra á Alemanha e assim começou a 2ª guerra mundial. Fases da II Guerra: 1º A Alemanha conquistou quase toda a Europa.(Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica e depois a França) 2º Alemanha ataca a União Soviética. 3º Os Japoneses atacaram a esquadra Americana estacionada em Pearl Harbor. América declara guerra ao Japão e consequentemente á Alemanha. 4º Os Alemães invadiram o norte de África para daí atacar a Europa. 5º A 6 de Junho de 1944 os aliados iniciaram a libertação do território Francês. 6º Na Primavera de 1945 a Alemanha foi invadida a leste pela URSS e a ocidente pelos países aliados a 8 de Maio de 1945 os chefes militares alemães renderam-se e terminava a guerra.
3.Foi em Dezembro de 1941 que 350 aviões japoneses atacaram a esquadra Americana.
4.A bomba atómica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reacção nuclear e tem um poder destrutivo imenso — dependendo da potência uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade. Bombas atómicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países. Os principais efeitos de uma bomba atómica são a explosão e a energia térmica (calor), a liberação de radiação (raios-X, gama, neutrões) e o pulso electromagnético. Em relação aos efeitos térmicos da bomba, estes são muito semelhantes aos dos explosivos convencionais de alta potência. A principal diferença é a capacidade de libertar uma quantidade muito maior de energia de uma só vez.
A bomba de Hiroshima ocasionou a morte de milhares de pessoas e devastou completamente 9 km2. Devido aos efeitos nocivos das radiações, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki foram vítimas de vários problemas de saúde. Houve inúmeros casos de crianças que nasceram defeituosas em consequência de alterações genéticas e muitos casos de leucemia, só para citar alguns exemplos. Mesmo seis meses depois da explosão, centenas de pessoas ainda exibiam queimaduras não cicatrizadas, provocadas pela exposição à radiação. Há milhões de homens e mulheres com problemas causados pela radiação, até então desconhecidos, mas directamente relacionados com o bombardeio, continuam a surgir, mesmo muitos anos mais tarde. Em 1950, o censo nacional do Japão indicou que havia no país 280 mil pessoas contaminadas pela radiação das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Claudio disse...

1-
O Blitzkrieg é uma guerra relâmpago com um ataque de bombardeiros depois do avanço dos (panzer)que são blindados e da infantaria.

2-
As Fases da II Guerra Mundial são: 1º fase é a Blitzkrieg
2ª fase é o Equilíbrio das forças 3ª fase é a derrota das forças de eixo.

3-
O Ataque Japonês a Pearl Habour aconteceu no dia 7 de Dezembro em 1941.

4-
De acordo com estudos realizados nos escombros das cidades, praticamente todas as pessoas que estavam até 1 km do centro da explosão foram mortas instantaneamente. As bombas explodiram nos centros das cidades e pulverizaram escolas, escritórios, prisões, lares, igrejas e hospitais. No centro do ataque, tudo virou pó, não havia cadáveres.
As vítimas da radiação apresentam febre e hemorragias arroxeadas na pele, e o cabelo cai.

Lumena Tavares disse...

1- Blitzkrieg quer dizer guerra relâmpago e foi a 1ª fase da II Guerra Mundial que ocorreu de 1939 até 1941, durando 3 anos. Na guerra relâmpago, os movimentos de ataque com bombardeiros eram seguidos dos panzer
( blindados) e da infantaria.


2- A II Guerra Mundial teve 3 fases. A 1ª fase têm o nome de Blitzkrieg- Guerra Rêlampago que foi desde 1939 – 1941 com uma duração de três anos. A 2ª fase era a fase de Equilibrio de Forças que foi desde 1942 – 1943 com uma duração menor que a 1ª, durando apenas um ano. A 3ª fase têm o nome de Derrota das Forças do Eixo e teve o mesmo tempo que a 2ª, um ano.

3- O ataque japonês a Pearl Harbour deu-se na 1ª fase da II Guerra Mundial a dia 7 de Dezembro de 1941, sem prévia declaração de guerra.

4- A bomba atómica é uma arma nuclear inventada pelos EUA e foi lançada pela primeira vez no Japão, sobre Hiraxima e Nagasaki.
A explosão da bomba atómica resulta de uma reação nucleare em que são libertadas grandes quantidades de energia, radioactividade e percipitação radioactiva( nunvens de finas particulas de poeiras radioactivas e resíduos que voltam a cair no solo). Os efeitos da bomba atómica são muito graves pois a radioactividade demora muito tempo a desaparecer porque os efeitos da bomba são doradouros.
Na explosão de uma bomba, a libertação de energia é muito grande e vem acompanhada de uma onda de calor tão intensa que tudo o que é liquido ferve, sendo um das principais causas da morte de muitas pessoas em Hiroxima e Nagasaki.
Perto do epicentro da explosão, onde os danos da bomba são maiores porque estamos junto do local da explosão, onde a probabilidade de sobreviver é nula.
No hipocentro da explosão, os danos são menos intensos mas não deixam de ser catastróficos, podendo causar queimaduras deviso a altas temperaturas às quais estamos espostos, ferimentos devido à onda de choque que destroi a vasta área em torno da sua explosão, sendo possível no fim haver uma ocorrência de chuva radioactiva de cor preta devido à nunvem de fumo causada pela explosão da bomba.
Como qualquer arma nuclear, existem sempre perigos contra a saúde humana. Após muito tempo de exposição à radioactividade, as células de divisão activa( medula óssea, orgão reprodutores...) são afectadas e dão origem a problemas de saúde como cataratas, perda de cabelo, perda de células sanguíneas entre outras. Estes mesmos problemas aumentam o risco de ocorrência de leucemia, cancro, infertilidade, deficiências congênitas. 67 anos depois da queda da bomba em Hiroxima e Nagasaki, ainda existem pessoas com problemas de saúde devido a exposição da radioactividade.

Miguel disse...

1-É um estilo de estratégia para a as batalhas usada pelo exército alemão na segunda guerra mundial, consistia em atacar repentinamente não dando tempo para as tropas inimigas posicionarem a sua defesa.
2- 1ª fase 39\41- Blitzkrieg
2ª fase 41\43- A mundializaçao da guerra e o equilibrio de forças
3ª fase Vitória dos aliados
3- 7\12\1941
4-

Bombas Atómicas
A bomba atómica é uma arma de guerra que só foi utilizada duas vezes na história, ambas pelos Estados Unidos contra Hiroshima e Nagasaki (1945) durante a segunda guerra mundial.
A Bomba Atómica pode chegar aos 18 quilometros de altitude depois de explodir, e pode matar milhões e milhões de pessoas, poucos países a têm apenas: os Estados Unidos da América, Russia, França, República Popular da China, Índia, Paquistão e o Irão.
As bombas não são ,muito utilizadas, porque podem destruir cidades inteiras, matar varias pessoas, e quando se manda uma bomba, há sempre o risco de haver uma vingança e ser lançada uma bomba para o país que a mandou primeiro, o que pode causar bastantes estragos, por isso, por cautela ninguém as manda, com o risco de ser igualmente bombardeados.
Até pela sua grande reactividade, pode causar grande estragos, acabam por formar nuvens e essas nuvens podem voltar a matar imensas pessoas.

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1- Blitzkrieg é um movimento ofensivo muito rápido e também muito utilizado na II Guerra Mundial por parte dos Alemães. Este movimento consistia na utilização de bombardeiros que lançavam bombas na área desejada, logo de seguida a infantaria e os carros blindados ocupavam essa área para não haver tempo de fugo do povo a quem este ataque era utilizado.

2- as fases da II Guerra mundial foram:
- 1ª Fase (1939-41) Blitzkrieg-Guerra Relâmpago.
- 2ª Fase (1942-43) Equilíbrio de Forças.
- 3º Fase (1944-45) Derrota das Forças do Eixo.

3-O ataque japonês a Pearl Harbour, uma ilha onde se encontrava a esquadra americana, ocorreu no dia 7 de Dezembro de 1941.Esse ataque fez com que os EUA entrassem na II Guerra Mundial.

4-A bomba atómica foi uma bomba que teve um impacto destruidor nas cidades onde foi utilizada, Hiroxima e Nagasaki. Esta bomba para além de devastar tudo num raio de 500 metros pode transmitir doenças prejudiciais à saúde do ser humano.
Estas duas bombas tiram a vida a mais de 400 mil pessoas e das quais 60 mil a morte foi quase imediata.
Após os Estados Unidos da América terem lançado a bomba uma chuva radiactiva inundou a cidade por causa das grandes diferenças climatéricas essa chuva foi responsável pela contaminação dos rios e dos solos criando problemas nas gerações seguintes.
As doenças causadas por estas bombas podem ser radiactivas, queimaduras graves visto que o feixe de luz emitido pela bomba era mais brilhante que o sol (cerca de 5,5 milhões de graus centigrados) pode provocar a esterilidade das pessoas, problemas de pele, cancro e queda de cabelo etc…
As bombas fizeram com que o Japão se rendesse aos Estados Unidos da América após ter duas cidades completamente destruídas.

Selma Carvalho disse...

1. Entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, o exército alemão sofreu algumas alterações a nível militar, tendo-se realizado um estudo sobre a táctica designada por “blitzkrieg”. Esta táctica baseava-se na utilização mútua da aviação e dos blindados alemães. O uso da táctica blitzkrieg permitiu aos alemães grandes vitórias sobre os seus opositores durante a 1ª fase da 2ª Guerra Mundial, particularmente da Polónia, França e URSS.

2. Entre 1939 e 1941 deu-se a 1ª fase da 2ª Guerra Mundial que foi marcada pela Guerra Relâmpago (Blitzkrieg) ou pelo avanço das forças do eixo, em que os alemães, sem qualquer aviso prévio, atacam a Polónia, a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica, a Holanda, a França, a Yugoslávia, a Grécia e a União Soviética quebrando assim o Pacto de Munique. Ao mesmo tempo, a URSS invade a região leste da Polónia e ataca a Finlândia e por volta de Novembro de 1939 dá-se a partilha da Polónia pela URSS e pela Alemanha.
Já no fim de 1941, os japoneses atacam, sem qualquer aviso prévio, Pearl Harbour e, 1 dia depois, os EUA e a Grã-Bretanha unem-se e declaram guerra ao Japão.
Mediante essa situação, dá-se inicio da 2ª fase da 2ª Grande Guerra, (1942/1943) que ficou marcada, primeiramente, pela derrota dos japoneses na batalha de Midway, seguindo-se da ofensiva das tropas alemães na URSS, nomeadamente na cidade de Estalinegrado e no final de 1942, dá-se o começo do ataque dos aliados que conseguem recuperar as cidades ocupadas pelos alemães. Por volta de Setembro de 1943, o exército alemão ocupa a Itália e esta vê-se obrigada a render-se.
Entre 1944 e 1945 dá-se início ao fim da Guerra, para as forças do eixo, o principio do fim. Os Aliados libertam a Itália e a França e entre Fevereiro e Abril de 1945, as tropas aliadas invadem a Alemanha pelo oeste e os russos pelo leste. Pouco tempo depois Hitler suicida-se e dá-se finalmente a capitulação da Alemanha. Mas com isto não acaba a Guerra, no Pacífico a Guerra continuava, mas não por muito mais tempo.
A 6 de Agosto os EUA lançam a bomba atómica sobre Hiroshima, no Japão e 4 dias depois sobre Nagasaki. Finalmente, a 2 de Setembro dá-se o final da Guerra com a capitulação do Japão.

3. A 7 de Setembro de 1941 os japoneses atacam Pearl Harbour sem qualquer aviso prévio, o que apanhou os americanos de surpresa, tendo assim devastado a frota americana, matando milhares de marinheiros e habitantes da ilha.

Selma Carvalho disse...

4. Às 8h15 do dia 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro norte-americano, lançou sob o céu da cidade japonesa de Hiroshima a bomba mais destruidora que a humanidade iria conhecer, a bomba atómica. Explodiu a 580 metros de altura, causando um enorme clarão e uma bola de fogo semelhante a um pequeno sol. A explosão chegou a atingir mais de 4 mil graus.
Os seus efeitos evaporaram instantaneamente dezenas de milhares de pessoas e animais, incendiando também prédios e casas. No total, contaram-se mais de 140 mil mortos numa cidade de 350 mil habitantes.
Ninguém sabia da bomba atómica e tão pouco dos seus efeitos, que derreteram os órgãos das vítimas e transformaram os seus ossos em carvão.
Após a explosão, a cidade ficou reduzida a pó. As consequências para os sobreviventes foram apenas uma continuação de um eterno pesadelo.
Todos os bebés que nasceram após a explosão apresentaram alterações genéticas e deformidades, como a microcefalia, que deixa o bebé com a cabeça muito pequena.
Além disso, o número de casos de leucemia, cancro no pulmão, tiróide e mama aumentaram drasticamente.
As deformações causadas pela bomba geraram uma série de problemas como a discriminação no mercado de trabalho e inúmeros suicídios.
Sessenta anos após o ataque contra Hiroshima, o piloto Paul Tibbets, que comandou o bombardeio ainda está vivo e tem 90 anos. Na época, exercia o posto de general e recebeu a missão de lançar a bomba sobre Hiroshima.
O ex-general norte-americano revela exactamente o que pensa o Exército dos EUA e o governo, ou seja, não importa o tamanho da destruição e muito menos quantas pessoas morreram, mas somente o objectivo de impor a política imperialista através do assassinato em massa de milhões de pessoas. Foi um massacre puro para os civis indefesos.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue