O mundo saído da Guerra

. segunda-feira, 16 de abril de 2012


Agora já sabes responder.
1. Refere de que forma os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo (resposta do João Ferreira, nº 12 do 9º 5ª)..
Cinco anos após a II Guerra Mundial os EUA são o país que mais investe na industria de armamento bem como no desenvolvimento de novas armas tecnologicamente mais avançadas. Os EUA tinham bases militares espalhadas por todo o mundo, a que reconhecemos melhor é a Base Aérea das Lajes situada no arquipélago dos Açores e tinham grandes frotas nos principais oceanos.

2. Refere como a URSS denominou a sua aliança militar (resposta da Ana Brás, nº 2 do 9º 5ª).
A URSS em 1955 fez uma aliança com os países europeus do bloco comunista denominado Pacto de Varsóvia. 

3. Identifica o país de leste que se afastou da política soviética (resposta da Carolina Caeiro, nº 7 do 9º 5ª).
O país de leste que se afastou da política soviética foi a Jugoslávia, liderada pelo General Tito.

4. Identifica as facções da guerra civil chinesa e respectivo lideres (resposta da Sílvia Ribeiro, nº 19 do 9º 5ª)..
A China depois de se libertar da ocupação Japonesa, entrou em guerra civil com duas facções, uma das forças nacionalistas liderada por Chiang Kai-Sheck e a dos rebeldes comunistas liderada por Mao Zedong que viria a alcançar a vitória com forte apoio soviético e colónias comunistas da Ásia. Mao proclama em Pequim a Republica Popular da China

11 comentários:

Ana Nº2 9º5ª disse...

1.Os Estados Unidos estabeleceram alianças com numerosos países, tendo ai bases aéreas e navais por todos os continentes. A partir destas bases os seus navios de guerra e bombardeiros podiam intervir militarmente em qualquer ponto do globo. Foram durante alguns anos, o único país a possuir a bomba atómica.
2.A URSS em 1955 fez uma aliança com os países europeus do bloco comunista denominado Pacto de Varsóvia.
3.O país de leste que se afastou da politica soviética foi a Jugoslávia em 1948, este país era liderado pelo general Tito.
4.Em 1945 a guerra civil na china opôs: o partido nacionalista liderado por Kai-Shek e o partido comunista liderado por Mao Zedong. Em 1949 os comunistas alcançam a vitória.

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Refere de que forma os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo.
Os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo através da construção de bases espalhadas pelo mundo e frotas nos principais oceanos/mares.

2. Refere como a URSS denominou a sua aliança militar.
A URSS denominou a sua aliança militar como Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia, formado por RDA, Bulgária, Hungria, Polónia, Checoslováquia, Roménia e Albânia.

3. Identifica o país de leste que se afastou da política soviética.
O país de leste que se afastou da política soviética foi a Jugoslávia, liderada pelo General Tito.

4. Identifica as facções da guerra civil chinesa e respectivos líderes.
As facções da guerra civil chinesa eram o Partido Nacionalista, liderado pelo Chiakg Kai-Shek, e Partido Comunista, liderado pelo Mao Zedong.

Sílvia Ribeiro nº19 9º5ª disse...

1-A forma que os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo foi o ponto de vista militar e geoestratégico a posição dos Estados Unidos era igualmente dominante, foram durante alguns anos o único país a possuir a bomba atómica por outro lado estabeleceram alianças com numerosos países, o que permitiu ocupar uma vasta rede de bases aéreas e navais, distribuídas por todos os continentes, nomeadamente ao longo da costa do Atlântico, do Mediterrâneo e do Pacífico.

2-A URSS denominou a sua aliança militar de Democracias Populares com a manutenção de tropas nos países do Leste Europeu onde mantinha o domínio dos países, e a forte ascensão dos partidos comunistas em todos esses países.

3-O País de Leste que se afastou da URSS foi a Jugoslávia em 1948 com o Presidente Tito no governo, porque se afastou das directrizes impostas pela URSS

4-A China depois de se libertar da ocupação Japonesa, entrou em guerra civil com duas facções, uma das forças nacionalistas liderada por Chiang Kai-Sheck e a dos rebeldes comunistas liderada por Mao Zedong que viria a alcançar a vitória com forte apoio soviético e colónias comunistas da Ásia. Mao proclama em Pequim a Republica Popular da China

Andreia disse...

1- Os EUA fizeram prevalecer a sua presença militar no Mundo, pois eram o país que investia mais em armamento, tinham bases espalhadas pelo Mundo, frotas nos principais oceanos e mares, e investiam dinheiro em bombas nucleares e de hidrogénio.

3- O país de Leste que se afastou da politica soviética foi a Jugoslávia.

4- As facções da guerra civil chinesa foram o partido nacionalista e o partido comunista e os seus lideres foram Chiang Kai-Shek e Mao Zedong, respectivamente.

Andreia Costa nº4, 9º5ª

Mónica Vicente disse...

1.A forma que os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo foi sendo durante alguns anos o único país a possuir bomba atómica,alianças com numerosos países que fez com que pudessem estabelecer bases aéreas e navais distribuídas por todos continentes e por último ser o país que mais investe mais dinheiro em armamento.

2.A URSS denominou a sua aliança militar,de Pacto de Varsóvia aliança militar formada a 14 de Maio de 1955 pelos países socialista do Leste da Europa(Polónia,Alemanha Oriental, Checoslováquia,Hungria,Roménia, Bulgária,Albânia).
3.O país de leste que se afastou da politica soviética foi,a Jugoslávia liderada pelo general Tito.
4.

Rute disse...

1. Os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo porque eram os maiores exportadores de bens e eram o país que investia mais dinheiro em armamento (bases espalhadas pelo mundo, bombas nucleares/hidrogénio e frotas nos principais oceanos/mares).

2. A URSS denominou a sua aliança militar porque dominou a Europa do Leste e controlou os países do Leste (Polónia, Checoslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia e RDA)

3. O país que se afastou da política soviética foi a Jugoslávia.

4. As facções da guerra civil chinesa era o Partido Nacionalista, liderado por Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista, liderado por Mao Zedong.

Verónica Gonçalves, nº 20, 9º5ª disse...

1. Os Estados Unidos eram os maiores exportadores de bens e eram o país que investia mais dinheiro em armamento, tinha bases espalhadas pelo mundo, frotas nos principais oceanos/mares e bombas nucleares/hidrogénio.

2. A URSS dominou a Europa do Leste e controlou os seus países.

3. O país que se afastou da política soviética foi a Jugoslávia.

4. Partido Nacionalista, liderado por Chiang Kai-shek, e Partido Comunista, liderado por Mao Zedong.

Miguel Almeida nº15 9º5º disse...

1.Os Estados Unidos fizeram prevalecer a sua presença militar no mundo devido ao facto de serem: -os maiores exportadores de bens
-o país que investia mais dinheiro em armamento
2.Denominou de Pacto de Varsovia
3.O país é Jugoslávia

4. Partido Nacionalista, liderado por Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista, liderado por Mao Zedong.

Anónimo disse...

1. Os estados unidos eram os maiores exportadores de bens
eram o país que investia mais dinheiro em armamento desde bases espalhadas pelo mundo, bombas nucleares/hidrogénio e frotas nos principais oceanos/mares e a reconversão das indústrias militares da aviação civil e transportes rodoviários.


2. A URSS dominou a Europa do Leste controlando os países do Leste como por exemplo: Polónia, Checoslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia e RDA que são repúblicas democráticas a exceção da Jugoslávia que foi liderada pelo general tito. E deniminou a sua aliança militar com o pacto de varsovia

3. o pais que se afastou foi a jugoslavia

4. Partido Nacionalista, liderado por Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista, liderado por Mao Zedong.

ass: margarida 9º5ª n 14

André Pereira nº3 , 9º5ª disse...

1- Para fazer prevalecer a sua presença militar, os EUA investiam imenso dinheiro em armamento. Tinham várias bases espalhadas pelo mundo, frotas nos principais oceanos e mares e ainda tinha a posse de bombas nucleares e de hidrogénio.

2- A URSS denominou a sua aliança militar como "O Mundo Comunista", em que dominava praticamente toda a Europa de leste.

3- O país de leste que se afastou foi a Jugoslávia.

4- Durante a II guerra mundial são ocupados pelo Japão, no período da guerra civil existiam 2 partidos: o nacionalista - comandado por Chiang-Kai-Shek - e o partido comunista - comandado por Mao Zedong

João Ferreira 9º 5ª nº12 disse...

1-Cinco anos após a II Guerra Mundial os EUA são o país que mais investe na industria de armamento bem como no desenvolvimento de novas armas tecnologicamente mais avançadas. Os EUA tinham bases militares espalhadas por todo o mundo, a que reconhecemos melhor é a Base Aérea das Lajes situada no arquipélago dos Açores e tinham grandes frotas nos principais oceanos.
2-A URSS denominou Pacto de Varsóvia à sua aliança militar. Esse pacto era constituído por todos os países da Europa Leste menos a Jugoslávia
3-O país de leste que se afastou da política soviética foi a Jugoslávia.
4- Não responde

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue