Guerra Colonial

. segunda-feira, 21 de maio de 2012



Agora já sabes responder:
1. Indica os motivos porque se considera 1961 o ano mais difícil para Salazar (resposta da Lumena Tavares, nº 13 do 9º 5ª).
O ano de 1961, foi o ano mais difícil para Salazar porque ele tinham dois grandes problemas em mão. Esse 2 grandes problemas era a ocupação de Goa, Damão e Diu e o aparecimento de acções de guerrilha contra o domínio português nos países africanos que levou A Guerra Colonial.
O primeiro problema de Salazar já vinha desde a década der 50, quando a Índia pretendia a integração de Goa, Damão e Diu no seu território e Portugal recusa, levando a Índia em 1961 ocupar militarmente os territórios portugueses (Goa, Damão e Diu).
O segundo problema era ainda mais grave porque dá-se inicio a uma guerra, A Guerra Colonial. Esta guerra prolongou-se por vários anos mas o pior foi mesmo em 1961, quando Portugal vê a sua colónia mais rica a entrar em guerra com a sua metrópole( Portugal) para de tornar independente. Esta guerra iniciada em 61 teve consequências graves para Portugal já depois de Salazar ser subsistido por Marcelo Caetano.



2. Refere o que aconteceu em 04 de Fevereiro de 1961 (resposta da Sílvia Ribeiro, nº19 do 9º5ª).
Na noite de 3 para 4 de Fevereiro de 1961, cerca de 200 africanos dos musseques de Luanda tentaram apoderar-se de duas prisões. Esta acção foi um fracasso mas, acabaram por ser mortos 7 polícias.



3. Indica qual foi o grupo que organizou esse acontecimento (resposta da Andreia Costa, nº 4, do 9º 5ª).
O grupo que organizou esse acontecimento foi a UPA (União dos povos de Angola), cujo dirigente em Luanda era o Cónego Manuel das Neves.


4. Explica os acontecimentos de 15 de Março de 1961. (resposta da Andreia Costa, nº 4, do 9º 5ª).
A 15 de Março de 1961, cavalheiros da UPA atacaram de forma generalizada as fazendas do Norte de Angola. Num só dia, foram assassinadas mais de 7 mil pessoas, as suas casas foram incendiadas e os seus bens saqueados.

12 comentários:

sílvia ribeiro nº19 9º5ª disse...

1-Podemos considerar 1961 um ano muito difícil para o regime do Estado Novo, por duas razões: a União Indiana, depois de ao longo de muitos anos ter reclamado a integração dos territórios que constituíam o Estado Português da Índia, decidiu a invasão e anexação pela força de Goa Damão e Diu. Por outro lado, verificaram-se em Angola os primeiros tumultos contra os portugueses, com o ataque a duas prisões e a morte de polícias em Luanda e o massacre de várias famílias de colonos brancos no norte da província, dando início à guerra colonial que duraria até 1974.

2-Na noite de 3 para 4 de Fevereiro de 1961, cerca de 200 africanos dos musseques de Luanda tentaram apoderar-se de duas prisões. Esta acção foi um fracasso mas, acabaram por ser mortos 7 polícias europeus.

3-Este acontecimento foi mais tarde reivindicado pelo MPLA mas, subsistem algumas dúvidas quanto á autoria do ataque às prisões.

4-A partir de 13 de Março de 1961 desenrola-se no interior noroeste de Angola uma tentativa uma tentativa de massacre dos portugueses da região a leste de São Salvador e sobretudo, da região cafeeira dos Dembos, nos distritos de Luanda e Quanza-Norte, os atacantes armados com catanas e algumas armas de fogo mataram várias famílias de colonos, sofrendo mais tarde acções de represálias de que resultaram várias atrocidades cometidas de ambos os lados.

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Indica os motivos porque se considera 1961 o ano mais difícil para Salazar.
Considera-se que em 1961 é o ano mais difícil para Salazar pelos seguintes motivos a aposição com não tinha força para derrubar o regime lança ações espetaculares que chamam a atenção do mundo para a ditadura portuguesa , com é acaso do desvio do paquete de Santa Maria e nesse mesmo ano que começa as guerras coloniais na Índia e na Angola.

2. Refere o que aconteceu em 04 de Fevereiro de 1961.
Em 04 de Fevereiro de 1961 existe um ataque às cadeias de Luanda durante a madrugada, os ataques foram feitos pelos nacionalistas angolas, em que faleceram sete polícias.

3. Indica qual foi o grupo que organizou esse acontecimento.
O grupo que organizou esse acontecimento foi o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

4. Explica os acontecimentos de 15 de Março de 1961.
Em 15 de Março de 1961 a União das Populações de Angola (UPA), num ataque tribal, deu origem a um massacre de populações da Europa e trabalhadores das fazendas no norte de Angola, onde foram assassinados mais de 7 mil europeus e africanos.

Andreia disse...

1- 1961 considera-se o ano mais difícil de Salazar pois a oposição sem força para derrubar o regime lança acções espectaculares que chamam a atenção do Mundo para a ditadura portuguesa como o caso do desvio do paquete de Santa Maria. tentam junto do presidente da república forçar a substituição de Salazar mas Américo Tomás recusou, começou a descolonização no Mundo mas Salazar não percebeu, em Angola, começa uma guerra que se alastra até à Guiné e Moçambique, Portugal perde a Índia, é o início do fim do império.

2- A 4 de Fevereiro de 1961 grupos armados de nacionalistas angolanos atacaram as prisões de Luanda.

3- O grupo que organizou esse acontecimento foi a UPA (União dos povos de Angola), cujo dirigente em Luanda era o Cónego Manuel das Neves.

4- A 15 de Março de 1961, cavalheiros da UPA atacaram de forma generalizada as fazendas do Norte de Angola. Num só dia, foram assassinadas mais de 7 mil pessoas, as suas casas foram incendiadas e os seus bens saqueados.

Andreia Costa nº4, 9º5ª

Ana Nº2 9º5ª disse...

1.Considera-se 1961 o ano mais difícil para Salazar porque foi o ano em que Portugal se viu envolvido na Guerra Colonial, em Angola, Guiné e Moçambique.
2.Foi a data em que teve início a luta armada em Angola. Houve uma revolta em Luanda, com ataque á casa de reclusão e á cadeia de S. Paulo (para libertarem os presos, políticos ameaçados de morte) quartel da PSP e á emissora nacional.
3.Eram grupos de guerrilheiros angolanos liderados por Neves bendinha, Paiva Domingos da Silva, Domingos Manuel Mateus e Imperial Santana, que com cerca de 200 homens armados com catanas fizeram várias acções em Luanda.
4.A 15 de Março de 1961, houve um massacre em que foram assassinados em Angola 5 a 6 mil portugueses. A autoria do massacre foi atribuída á UPA (união das populações de Angola) .

Rute disse...

1. O ano de 1961 foi o mais difícil para Salazar porque a maioria dos chefes militares juntamente com o chefe da república tentam substituir Salazar, mas Américo Tomás recusa. Em Angola começa uma guerra que se alastra para Guiné e Moçambique, Portugal perde a Índia. Dá-se o fim do Império.

2. No dia 4 de Fevereiro de 1961 grupos armados de nacionalistas angolanos atacam as prisões de Luanda, durante a madrugada.

3. O grupo que organizou esse acontecimento foi a UPA.

4. No dia 15 de Março de 1961 cavalheiros da UPA atacam as fazendas de Angola.Nesse dia foram assassinados mais de 7 mil europeus e africanos. As suas casas foram incendiadas e roubaram os seus bens.

Miguel disse...

1-Os dirigentes dentro do governo queriam substituir salazar.
Portugal ficou sem territorios na Iindia, houve a guerra colonial em Angola, Guiné e Moçambique.
2- Um grupo de nacionalistas angolanos atacam as prisões para libertar alguns dos seus companheiros.
3-O grupo de nacionalistas.
4- A UPA assassinou 7 mil pessoas ajudado supostamente pelos Estados Unidos.

Anónimo disse...

1.O ano de 1961 foi o mais difícil para Salazar porque a maioria dos chefes militares juntaram-se com chefe da república tentam substituir Salazar, mas Américo Tomás recusa. Em Angola começa uma guerra que se alastra para Guiné e Moçambique, Portugal perde a Índia. Dá-se o fim do Império.

2.Na madrugada do dia 4 de Fevereiro de 1961 formados grupos armados de nacionalistas e angolanos atacaram as prisões de Luanda.

3.O grupo que organizou esse acontecimento foi a UPA.

4.No dia 15 de Março de 1961 cavalheiros da UPA atacaram as terras/territórios de Angola. Devido ao ataque foram assassinados mais de 7 mil europeus e africanos destruindo casas e retirando os seus bens.

ass: margarida n14 9º5ª

Joana Caeiro, nº 11, 9º5ª disse...

1. os motivos pela qual consideram que 1961 foi o ano mais dificil para salazar é porque, naquela altura os chefes militares tentaram junto do presidente da republica substituir salazar. Mas Américo Tomás recusa.Depois, Angola leva a guerra para a Guiné e para Moçambique. Nesse momento, Portugal perde a Índia. e por fim dá_se o fim do império.

2.A 4 de Fevereiro de 1961 grupos armados de nacionalistas Angolanos atacam prisões de Luanda.

3.o grupo que organizou este acontemento foram os nacionalistas.

4.

André Motta Pereira disse...

1- Pois, a união indiana invade Diu, Damão e Goa, e surgem ataques as fazendas do norte de angola e prisões de Luanda.

2-No dia 4 de Fevereiro de 1961, um grupo de mulheres e homens, munidos de paus, catanas e outras armas brancas, atacaram a casa de reclusão e a cadeia de São Paulo para libertarem presos políticos, ameaçados de morte.

3- MPLA

4- Foi a guerra colonial portuguesa

Verónica Gonçalves nº20 disse...

1. O ano de 1961 foi o mais difícil para Salazar porque a maioria dos chefes militares juntamente com o chefe da república tentam substituir Salazar, mas Américo Tomás recusa. Em Angola começa uma guerra que se alastra para Guiné e Moçambique, Portugal perde a Índia. Dá-se o fim do Império.

2. No dia 4 de Fevereiro de 1961 grupos armados de nacionalistas angolanos atacam as prisões de Luanda, durante a madrugada.

3. O grupo que organizou esse acontecimento foi a UPA.

4. No dia 15 de Março de 1961 cavalheiros da UPA atacam as fazendas de Angola.Nesse dia foram assassinados mais de 7 mil europeus e africanos. As suas casas foram incendiadas e roubaram os seus bens.

João Ferreira disse...

1.Os motivos porque se considera 1961 o ano mais difícil para Salazar foi a perca das colonias Indianas (Goa, Damão e Diu) para com a Índia e devido ao ataque feito pela UPA com apoio americano às fazendas do norte de Angola. Este massacre fez com que Salazar receasse a perda de Angola.

2.O acontecimento que ocorreu no dia 4 de Fevereiro de 1961 foi o assalto à prisão de Luanda feito por grupos armados de nacionalistas Angolanos.

3.O grupo que organizou esse assalto fora feito por grupos armados de nacionalistas Angolanos.

4.Gabrilheiros da UPA atacam de forma generalizada as fazendas do norte de angola e só nesse dia fizeram 7000 mortes dentro deles angolanos e europeus. Os portugueses já sabiam deste acontecimento, foram avisados pelos americanos, mas nada fizeram para proteger a população no norte de Angola.

Lumena Tavares disse...

1) O ano de 1961, foi o ano mais dificil para Salazar porque ele tinham dois grandes problemas em mão. Esse 2 grandes problemas era a ocupação de Goa, Damão e Diu e o aparecimento de acções de guerrilha contra o dominio portugues nos paises africanos que levou A Guerra Colonial.
O primeiro problema de Salazar já vinha desde a década der 50, quando a india pretendia a integração de Goa, damão e Diu no seu território e Portugal recusa, levando a Índia em 1961 ocupar militarmente os territórios portugueses (Goa, Damão e Diu).
O segundo problema era ainda mais grave porque dá-se iniciu a uma guerra, A Guerra Colonial. Esta guerra prolongou-se por vários anos mas o pior foi mesmo em 1961, quando portugal vê a sua colonia mais rica a entrar em guerra com a sua metrópole( portugal) para de tornar independente. Esta guerra iniciada em 61 teve consequências graves para portugal já depois de Salazar ser substiuido por Marcelo Caetano.


2) Na madrugada de 4 de fevereiro de 1961, a cantestação oblíqua pela via laboral, ao sistema colonial dá lugar à contestação frontal, em Luanda, dando assim inicio a revolta armada para a libertação e independencia de angola contra o colonialismo.
3) Quem organizou a contestação frontal, foi um grupo de nacionalistas angolanos, simpatizantes do partido MPLA ( Movimento Popular de Libertação de Angola)
4) A 15 de Março de 1961, deram-se os ataques as fazendas do norte de Angola e as prisões de Luanda.
Esta vaga de terror teve a cargo da UPA ( União das Populações de Angola), da qual resulto a morte de centenas de colonos e dos seus trabalhadores negros, nas zonas de café e nas zonas de fronteira com a República do Congo, a mesma que tambvem se tinha tornado independente.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue