Os conflitos da Guerra Fria.

. terça-feira, 1 de maio de 2012




Agora já sabes responder:
1. Explica no que consistiu a crise de Berlim (resposta da Andreia Pinho, nº 5 do 9º 5ª).
A crise em Berlim começou com a criação da R.F.A. (republica federal da Alemanha), Estaline reagiu a essa criação bloqueando Berlim por terra, logo o reabastecimento teria de ser feito por ar, por isso criaram corredores Aéreos. Mais tarde Estaline cria a R.D.A. (republica democrática da Alemanha) e em 1962 foi criado o Muro de Berlim proibindo assim a passagem de pessoas para o ocidente.

2. Explica no que consistiu a crise dos Misseis de Cuba. (resposta da Joana Carieo, nº 11 do 9º 5ª)
A crise dos mísseis de Cuba foi em 1962. Esta crise começou porque Cuba triunfara com a revolução socialista e os Americanos começaram a ser muito hostis para com ela. Esta hostilidade fez com que Cuba duvidasse e pedisse protecção á União soviética. Para proteger Cuba, os soviéticos construíram rampas de lançamento de mísseis. Os Americanos com medo de um ataque rápido aos E.U.A. decidiram fazer um bloqueio por via marítimo á ilha de Cuba, proibindo assim mais desembarque de armamento.
Esta crise terminou com a retirada dos mísseis soviéticos, mísseis americanos da Turquia e com uma promessa dos E.U.A. dizendo que não atacariam Cuba.


3. Refere qual foi a maior dificuldade que os soldados americanos sentiriam na Guerra da Coreia. (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª).
Dado que o país da Coreia se havia sido dividido, após a Guerra, a Coreia do Norte vai invadir, em 1950, a Coreia do Sul e a ONU incumbe os EUA de defenderem a posição da Coreia do Sul.
Com isto, a maior dificuldade encontrada por parte dos americanos passa pela incapacidade distinção dos amigos e inimigos, pois ambos os soldados dos dois lados do país são coreanos e torna-se difícil distinguir os diferentes lados. 


4. Refere o que é que a propaganda americana se referia aos norte coreanos. (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª).
A propaganda americana atribuiu aos norte-coreanos a designação de "Ameaça Vermelha" por serem estes o norte do país com um regime comunista. 

5. Refere qual foi a reacção da China após os EUA tentarem reunificar o território coreano. (resposta da Selma Carvalho, nº 18 do 9º 5ª).
Após a tentativa de reunificação das "duas" Coreias por parte dos EUA, a China reage ao lado dos norte-coreanos um contra-ataque em massa de cerca de um milhão de homens que quase expulsa os americanos da Coreia do Sul.

13 comentários:

Sílvia Ribeiro nº19 9º5ª disse...

1 A crise de Berlim ocorreu em 1948, como consequência da decisão de Estaline, presidente da União Soviética, que ordenou o bloqueio terrestre à cidade de Berlim.
Os Países ocidentais iniciaram, então, uma ponte aérea para transportar mantimentos e outros bens essenciais, de que os berlinenses estavam muito carenciados.Viveu-se um período de grande tensão, com o receio entre os ocidentais de que os soviéticos pudessem abater os aviões de transporte.

2 Após o triunfo da revolução e da instauração de um regime Socialista, os dirigentes cubanos sentiram-se cada vez mais ameaçados pelos Estados Unidos e assim, pediram apoio militar à União Soviética. Decidiram construir rampas de lançamento de misseis em território cubano, que constituíram uma séria ameaça para os americanos. O Presidente Americano Kennedy reagiu, ordenando o bloqueio naval a Cuba. A questão acabou por se resolver pacificamente mas, a 3ª Guerra Mundial esteve quase para acontecer.

3 A maior dificuldade era muito montanhoso. O relevo e o frio foram as principais dificuldades que os soldados americanos sentiram na guerra da Coreia

4 A guerra da Coreia desenvolveu-se durante o período do Macartismo, em que o sentimento anticomunista era muito era muito profundo. Durante esse período a propaganda norte-americana tentou dar uma imagem muito negativa dos povos comunistas.

5 O exército norte-coreano invadiu o território da Coreia do Sul, deslocando-se rapidamente para sul. Os sul-coreanos ajudados por uma força das Nações Unidas, onde predominavam os soldados americanos, contra atacaram e entraram no território da Coreia do Norte. Sentindo-se, de alguma forma ameaçada, a Republica Popular da China que apoiava os norte-coreanos, reagiu enviando um numeroso exército que recuperou o território da Coreia do Norte, tendo fixado a linha de cessar-fogo ao nível do paralelo 38.

joana carieo, nº 11, 9º5ª disse...

1)A crise de Berlim foi um dos conflitos da Guerra Fria. Foi em 1948 e começou com a reacção de Estaline á criação da R.F.A. (República Federal da Alemanha). Estaline descontente com a criação da R.F.A. decide bloquear aos ocidentais o acesso terrestre Berlim. Assim criaram-se corredores aéreos, onde os reabastecimentos eram feitos por ar. Posto isto Estaline cria a R.D.A. (Republica Democrática da Alemanha). Berlim permitia a passagem das pessoas para o Ocidente, então para que as pessoas ficassem com a passagem proibida, cria-se um muro e Berlim que foi construído em 1962 e manteve-se até 1989.

2)A crise dos mísseis de Cuba foi em 1962. Esta crise começou porque Cuba triunfara com a revolução socialista e os Americanos começaram a ser muito hostis para com ela. Esta hostilidade fez com que Cuba duvidasse e pedisse protecção á União soviética. Para proteger Cuba, os soviéticos construíram rampas de lançamento de mísseis. Os Americanos com medo de um ataque rápido aos E.U.A. decidiram fazer um bloqueio por via marítimo á ilha de Cuba, proibindo assim mais desembarque de armamento.
Esta crise terminou com a retirada dos mísseis soviéticos, mísseis americanos da Turquia e com uma promessa dos E.U.A. dizendo que não atacariam Cuba.

3)



4)


5)

Carolina, nº7, 9º5ª disse...

1. Explica no que consistiu a crise de Berlim.
A crise de Berlim consistiu em quando na Conferência de Potsdam, os aliados acordaram dividir a Alemanha derrotada em quatro zonas de ocupação (conforme os princípios previamente definidos na Conferência de Ialta), conceito também aplicado a Berlim, que foi então partilhada em quatro setores. Como Berlim havia ficado bem no centro da zona de ocupação soviética da Alemanha (que viria a tornar-se a República Democrática Alemanha), as zonas americana, britânica e francesa em Berlim encontravam-se cercadas por território ocupado pelo Exército Vermelho. Esta situação viria a ser um ponto focal das tensões que levariam à dissolução da aliança formada na Segunda Guerra. A URSS encerrou o bloqueio à 00h01 de 12 de maio de 1949. Contudo, a ponte aérea continuou a funcionar até 30 de setembro, pois os quatro países preferiram criar um estoque de suprimentos em Berlim Ocidental para o caso de novo bloqueio soviético.

2. Explica no que consistiu a crise dos Misseis de Cuba.
A crise dos Misseis de Cuba consistiu em quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba. Em 14 de Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um voo secreto realizado sobre Cuba apontando cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares. Houve uma enorme tensão entre as duas superpotências, pois uma guerra nuclear parecia mais próxima do que nunca. O governo de John F. Kennedy, o Presidente dos Estados Unidos na época, encarou aquilo como um ato de guerra contra os Estados Unidos. Nikita Kruschev, o Primeiro-ministro da URSS na época, afirmou que os mísseis nucleares eram apenas defensivos e que tinham sido instalados lá para dissuadir uma outra tentativa de invasão da ilha.

3. Refere qual foi a maior dificuldade que os soldados americanos sentiriam na Guerra da Coreia.
A maior dificuldade que os soldados americanos sentiriam na Guerra da Coreia foi distinguir os amigos dos inimigos.

4. Refere o que é que a propaganda americana se referia aos norte-coreanos.
A propaganda americana se referia aos norte-coreanos como a Ameaça Vermelha.

5. Refere qual foi a reação da China após os EUA tentarem reunificar o território coreano.
A reação da China após os EUA tentarem reunificar o território coreano foi mandar um milhão de soldados para defender a coreia do norte.

Andreia disse...

1- Estaline reagiu à criação da República Federal da Alemanha (F.D.A) e bloqueou Berlim por terra, mais tarde, decidiu criar a República Democrática da Alemanha (R.D.A), como a cidade de Berlim permitia a passagem de pessoas para o ocidente criou-se o muro de Berlim que durou 27 anos (1962/89) e que proibia a passagem de pessoas.

2- O problema da crise dos mísseis de Cuba foi a construção de rampas de mísseis pelos soviéticos. Os americanos tinham receio que houvesse um ataque rápido aos EUA, levando os EUA a fazerem um bloqueio marítimo à ilha de Cuba. A crise terminou com a retirada dos mísseis soviéticos e coma retirada dos mísseis americanos da Turquia.

3- A maior dificuldade para os americanos na Guerra da Coreia foi distinguir os amigos de inimigos.

4- A propaganda americana incentivava o recrutamento para a luta contra a ameaça vermelha.

5- A China reagiu mandando um milhão de homens para defender a Coreia do Norte. As tropas da ONU quase foram mandadas para fora da Coreia.

Andreia Costa nº4, 9º5ª

Andreia Pinho disse...

1. A crise em Berlim começou com a criação da R.F.A. (republica federal da Alemanha), Estaline reagiu a essa criação bloqueando Berlim por terra, logo o reabastecimento teria de ser feito por ar, por isso criaram corredores Aéreos. Mais tarde Estaline cria a R.D.A. (republica democrática da Alemanha) e em 1962 foi criado o Muro de Berlim proibindo assim a passagem de pessoas para o ocidente.
2. A crise dos Misseis em Cuba consistiu na construção de rampas de misseis pelos soviéticos, os americanos receavam um ataque rápido aos E.U.A. por isso fazem um bloqueio marítimo à ilha de Cuba. A crise termina com a retirada dos misseis soviéticos e com a retirada dos misseis americanos da Turquia.
3. A maior dificuldade que os soldados americanos sentiram na Guerra da Coreia foi não conseguir distinguir os que eram “amigos” dos que eram “inimigos”.
4. A propaganda americana incentivava o recrutamento para a luta contra a chamada “ameaça vermelha”.
5. Quando os E.U.A. tentaram reunificar o território coreano, a China mandou 1 milhão de homens para defender a Coreia do Norte.

Rute disse...

1. Em 1948 foi criado um estado alemão independente, a República Federal da Alemanha, que serviria de tampão ao avanço comunista. Irritado com esta decisão, Estaline opôs-se, impondo o bloquei de Berlim. Terminada a crise resolveu criar na zona de ocupação soviética a República Democrática da Alemanha. A Alemanha estava dividida em duas "partes", com isso, milhares de cidadãos do Leste tentavam passar para a zona ocidental, principalmente através de Berlim. Com isso as autoridades comunistas criaram o "Muro de Berlim", que proibia a passagem de pessoas para o Ocidente.

2. A crise dos mísseis de Cuba deu-se a 1962, existia um problema, que era a construção de rampas de mísseis pelos soviéticos. Os americanos receavam um ataque aos EUA, então os EUA fizeram um bloqueio marítimo à ilha de Cuba. Dá-se fim à crise com a retirada dos mísseis soviéticos e com a retirada dos mísseis americanos da Turquia.

3. A maior dificuldade que os soldados americanos sentiriam na Guerra da Coreia era distinguir amigos e inimigos.

4. A propaganda americana incentivava o recrutamento para a luta chamada “Ameaça Vermelha”. Os soldados que entravam na luta enfrentavam uma dura realidade.

5. Após saber que os EUA iam tentar reunificar o território coreano a China reagiu e mandou um milhão de homens para defender a coreia do norte.

Miguel disse...

1-
2- Em resposta á intalaçao de misseis na Turquia por parte dos Norte-americanos, os sovieticos fizeram o mesmo em Cuba, perante essa situaçao os EUA fazem um bloqueio marítimo á ilha de Cuba.
A Crise termina com a retirada dos Misseis de ambas as partes.
3- A maior dificuldade era distinguir amigos de inimigos.
4- A propaganda americana era para recrutar soldados para lutar contra comunismo que nesta situaçao foi contra os Norte-corianos.
5- Lançaram um milhão de tropas, o que obrigou os EUA a renderem-se.

Ana Nº2 9º5ª disse...

1.A crise de Berlim aconteceu quando Estaline decidiu bloquear aos ocidentais o acesso terrestre a Berlim, o que os levou a estabelecer uma ponte aérea para abastecer a cidade. Enquanto não se chegou a acordo, a cada momento se temia que os soviéticos abatessem os aviões e parecia estar prestes a acontecer a 3ª Guerra Mundial.
2.Cuba procurou a protecção militar da URSS, esta instalou na Ilha rampas de lançamento de mísseis, o presidente Kennedy dos EUA exigiu da URSS o desmantelamento dessas bases e ordenou um bloqueio naval a Cuba, a fim de evitar o desembarque de mais armamento. Os dois países estiveram prestes a entrar em guerra mas os mísseis soviéticos foram retirados e os EUA comprometeram-se a não atacar Cuba.
3.A sua maior dificuldade foi o medo que durante a guerra os EUA utilizassem armas nucleares.
4.A propaganda americana é dividir a Coreia em dois estados: Coreia do Norte e Coreia do Sul.
5.A china ficou descontente.

Anónimo disse...

1.A crise de Berlim consistiu num bloqueio em 1948 em que Estaline reage a criação da R.F.A (republica federal alemã) e que bloqueia Berlim por terra, o reabastecimento era feito por via aérea depois de Estaline criar a R.D.A (republica democrática alemã) ainda era permitido a passagem de pessoas para o ocidente com a existência do muro essa passagem deixou de ser permitida.

2. consistiu na criação de rampas de misseis pelos os soviéticos do qual os americanos receavam um ataque rápido aos E.U.A tudo isto apos a subida ao puder de Fidel Castro.

3.a maior dificuldade foi que os soldados americanos não conseguiam distinguir os amigos dos inimigos

4.Os americanos referiam-se como uma ameaça vermelha.

5.A china foi contra o ataque contra a coreia do sul.

ass: margarida n14 9º5ª

Selma Carvalho, nº18 disse...

1- Após a 2ª Guerra Mundial a cidade de Berlim ficou dividida entre as duas grandes potências: o bloco ocidental e o bloco de leste.
Em 1948, Estaline vai bloquear, aos ocidentais, o acesso terrestre a Berlim. Os ocidentais por sua vez, estabeleceram uma ponte aérea para abastecer a cidade. Contudo, temiam que os seus aviões fossem abatidos enquanto não se chegou a acordo.
Em 1961, dá-se início à construção do muro de Berlim para impedir a passagem de pessoas de Berlim Oriental para Berlim Ocidental.

2- A ilha de Cuba possuía um regime socialista, após a revolução liderada por Fidel Castro. Os americanos temiam a proximidade do regime socialista em Cuba que por sua vez pede auxílio à URSS para instalar mísseis nas ilhas.
Após a descoberta dos mísseis pelos EUA, o presidente Kennedy ordena o bloqueio naval a Cuba e exige a retirada dos mísseis.

3- Dado que o país da Coreia se havia sido dividido, após a Guerra, a Coreia do Norte vai invadir, em 1950, a Coreia do Sul e a ONU incumbe os EUA de defenderem a posição da Coreia do Sul.
Com isto, a maior dificuldade encontrada por parte dos americanos passa pela incapacidade distinção dos amigos e inimigos, pois ambos os soldados dos dois lados do país são coreanos e torna-se difícil distinguir os diferentes lados.

4- A propaganda americana atribuiu aos norte-coreanos a designação de "Ameaça Vermelha" por serem estes o norte do país com um regime comunista.

5- Após a tentativa de reunificação das "duas" Coreias por parte dos EUA, a China reage ao lado dos norte-coreanos um contra-ataque em massa de cerca de um milhão de homens que quase expulsa os americanos da Coreia do Sul.

claudio disse...

1. A separação da Alemanha em duas
nações, que a cidade de Berlim se tornara um importante ponto de passagem dos
cidadãos da RDA para o lado ocidental. Estas deserções – sobretudo quadros técnicos
de formação superior – afectavam gravemente a economia da RDA e o próprio
prestígio do mundo socialista. Assim sendo, em 1961, inicia-se a construção de um
extenso muro que envolve todo o território de Berlim Ocidental. A divisão da cidade
simbolizava a divisão do país e do mundo em dois blocos antagónicos.



2. A revolução cubana (1959) não teve na sua
origem qualquer tipo de influência comunista...
Entre 22 e 28 de Outubro, o mundo vive na iminência de uma terceira guerra mundial.
Mas a dissuasão, mais uma vez, funciona: Kruchtchev cede, sob promessa americana
de não atacar Cuba, e retira os mísseis.

3.


4.

Mónica Vicente disse...

1.Estaline bloqueia Berlim por meio Terra fazendo com que o reabestecimento tenha de ser feito por ar com corredores aéreos,Estaline cria a RDA em 1962 a RDA cria o Muro de Berlim que proibe a passagem de pessoas.
2.A crise dos Misseis de Cuba foi a resposta da URSS á instalação de mísseis na Turquia pelos EUA.O problema central foi a construção de rampas de lançamento de mísseis o maior receio dos EUA era de um ataque rápido aos EUA.Os EUA fazem um bloqueio marítimo à ilha de Cuba.A crise termina com a retirada dos mísseis soviéticos e com a retirada dos mísseis americanos da Turquia
3-A maior dificuldade que os soldados americanos sentiram foi distinguir os amigos dos inimigos
4-A propaganda americana que se referia aos norete-coreanos era a da "Ameaça Vermelha".
5-A reacção da China após os EUa tentrem reunificar o territorio coreano foi mandar tropas para a Coreia do Norte.

André Pereira, Nº3, 9º5ª disse...

1- A crise de berlim consiste numa resposta de Estaline à criação da R.F.A. Estaline decide bloquear berlim por terra , onde o seu abastecimento apenas poderia ser feito por ar (criou corredores aéreos). Criou a R.D.A., e logo de seguida o muro de Berlim que proibia a passagem de pessoas

2- A crise dos misseis de cuba surgiu pois os soviéticos criaram rampas de misseis. Os americanos, com receio de um ataque rápido ao seu próprio país, decidiram fazer um bloqueio maritimo à ilha de Cuba. A crise terminou com a retirada dos misseis soviéticos e com a retirada dos misseis americanos da Turquia.

3- A maior dificuldade era fazer a distinção de aliados para inimigos

4- A propaganda servia para recrutar americanos para lutarem contra a coreia do norte

5- A China enviou 1.000.000 de homens para defender a Coreia do Norte

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue