I Guerra Mundial

. sexta-feira, 2 de outubro de 2009


1. Indique como ficou conhecido o ataque do império Alemão ao território francês. (resposta do Pedro Magalhães, nº X do 9º E).
O ataque do império Alemão ao território Francês, ficou conhecido como plano Schlieffen.

2. Realize uma pequena biografia do seu autor (50 palavras). (resposta do Mário Fernandes, nº 21, 9º E).
Alfred von Schlieffen nasceu em Berlim, na Alemanha, em 1833. Frequentou a Academia de Guerra de Berlim (1858-61) e era um oficial do exército Alemão durante a Guerra Austro-prussiana (1866).
Em 1891, Schlieffen passa a ser Chefe do Estado Maior General. Schlieffen temia que a França e a Rússia se unissem para atacar a Alemanha. A sua principal preocupação era elaborar um plano que poderia lidar com uma guerra contra a Rússia no leste e na França, a oeste.
Quatro anos após lhe ter sido dada esta posição ele criou o que ficou conhecido como o Plano Schlieffen. Esta estratégia envolveu uma invasão alemã da Bélgica e um certo movimento de acompanhamento da roda através da Holanda e depois para o sul, cortando Paris a partir do mar.
Schlieffen aposentou-se como chefe do Estado-Maior do Exército alemão em 1906.
Alfred von Schlieffen morreu em 1913.

3. Indique quais foram as frentes da guerra. (resposta da Maria Leonor Sousa, nº 20 9º D
As frentes de guerra foram:
Frente Ocidental:
- Do mar do Norte à Suíça
- Da Suíça ao mar Adriático

Frente Oriental:
- Do mar Báltico ao mar Negro

Frente Balcânica:
- Do Norte da Grécia à Turquia

4. Comente a frase: "A entrada dos EUA na guerra desequilibrou os braços da balança". (resposta da Daniela Cordeiro, nº 9 do 9º D).
A entrada dos EUA na guerra, em 1917, desequilibrou os braços da Balança e beneficiou a Triple Entente(França, Império Russo, Inglaterra). Com a entrada dos EUA na 1ª Guerra Mundial a Triple Entente beneficiou de mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais capacidade industrial, pois os EUA transportaram para a Europa cerca de um milhão de soldados bem equipados e armados.
Todos estes reforços dos EUA fizeram da Triple Entente a mais poderosa na 1ª Guerra Mundial e isso contribuiu para que os Impérios Centrais(Império Alemão e Império Austro-Húngaro) recuassem e a Alemanha assinasse o Armistício que acabou com a 1ª Guerra Mundial.

39 comentários:

Melissa disse...

1. O ataque Alemão ao território Francês ficou conhecido como Guerra de Movimentos.

2.General Alfred von Schlieffen foi o marechal alemão que, como chefe da equipe geral de 1891-1905, foi responsável pela elaboração do Plano Schlieffen, sobre o qual estratégia alemão no início da guerra era baseado em vão.

3. Existiram 3 frentes de guerra : Frente Ocidental ( do Mar do Norte à Fronteira da Suíça), Frente do Leste ou Oriental (do Mar Báltico ao Mar Negro) e a Frente Balcânica ( do Mar Adriático à Turquia).

4. A entrada dos E.U.A na Guerra representou uma grande vantagem para os Aliados, devido ao apoio financeiro e ao envio de tropas e armamento.

Melissa Fernandes Nº22 9ºE

3 de Outubro de 2009 19:58

Rita Lopes disse...

1. O ataque Alemão ficara conhecido pela Guerra de Movimentos.

2. Schlieffen entrou no exército em 1854. Participou da Guerra Austro-Prussiana em 1866, e na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71. Em 1905 Schlieffen apresentou o Plano Schlieffen que consistia em impedir a Alemanha de ter que lutar uma guerra de duas frentes, primeiro derrotar a França e em seguida contra a Rússia.

3. As frentes de guerra foram a frente Balcânica (do Mar Adriático à Turquia), a frente Ocidental (do Mar do Norte à Suiça) e a frente Oriental (do Mar Báltico ao Mar Negro)

4. A entrada dos Estados Unidos desequilibrou devido à existência de mais homens, mais material e mais capacidades económicas.

Rita Lopes Nº27 9ºE

3 de Outubro de 2009 21:42

André Aquino disse...

Andre Aquino nº 4 respostas:

1.O ataque do império Alemão ao império Frances ficou a ser conhecido como a Guerra de Movimentos, que ganhou esse nome devido as posiçoes tomadas pelos exercitos em confronto.

2.Apos a declaraçao de guerra a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental. Com o plano do comandante Alfred von Schilieffen a Alemanha planeava derrotar a França invadindo a Belgica e a França antes de avançarem para leste para impedirem que a Russia conquista-se a Prussia Oriental, o mais rápido possível para assim evitar existirem duas frentes de guerra. Esse plano fracassou devido a grande aliada da França a Inglaterra e assim se deu a batalha de Marne em que os Alemaes sairam derrotados. Mas mais tarde venceram a batalha de Tanneberg contra o imperio Russso.

3.As três frentes de guerra foram:
*A frente oriental-do mar Bâltico ao Mar Negro;
*A frente ocidental-do mar do Norte a fronteira da Suíça com a França;
*A frente Balcânica- do mar Adriático à Turquia.

4.A afirmaçao é verdadeira porque com a entrada dos E.U.A na Guerra houve um grande desiquilibrio porque os E.U.A trouxeram mais homens, mais material, mais capacidade industrial, e mais capacidade em termos económicos e isso fez com que houvesse um grande abalo na guerra.

4 de Outubro de 2009 1:20

Mário Fernandes disse...

Tpc história

1. O ataque do Império Alemão à França ficou, nas três fases da guerra, conhecido como Fase De Movimentos, consistia em a Alemanha primeiro acabar com a frente ocidental(França) e depois concentrar todos os Homens na frente oriental(Russia). Esta fase não foi acabada, pois na Batalha do Marne os Franceses impediram os Alemães de avançar.

2. Alfred von Schlieffen nasceu em Berlim, na Alemanha, em 1833. Frequentou a Academia de Guerra de Berlim (1858-61) e era um oficial do exercito Alemão durante a Guerra Austro-prussiana (1866).
Em 1891 Schlieffen passa a ser Chefe do Estado Maior General. Schlieffen temia que a França e a Rússia se unissem para atacar a Alemanha. A sua principal preocupação era elaborar um plano que poderia lidar com uma guerra contra a Rússia no leste e na França, a oeste.
Quatro anos após lhe ter sido dada esta posição ele criou o que ficou conhecido como o Plano Schlieffen. Esta estratégia envolveu uma invasão alemã da Bélgica e um certo movimento de acompanhamento da roda através da Holanda e depois para o sul, cortando Paris a partir do mar.
Schlieffen se aposentou como chefe do Estado-Maior do Exército alemão em 1906.
Alfred von Schlieffen morreu em 1913.
3. As três frentes de guerra foram:
• A frente Oriental, do mar báltico ao mar negro.
• A frente Ocidental, do Mar do Norte até à Suíça, da Suíça ao mar Adriático.
• A frente Balcânica, no Norte da Grécia e até à Turquia.
4. A afirmação é verdadeira, pois quando os E.U.A. entraram na Guerra os países que estavam a guerrear desde o início já estavam muito desgastados, assim com a entrada dos E.U.A. e consequentemente mais homens, mais material, mais capacidade industrial e económica foi fácil para os aliados vencerem a guerra.

Mário Luís Dias Fernandes Nº21 9ºE

4 de Outubro de 2009 11:10

Guilherme Flores disse...

1 - O ataque do Império Alemão a França ficou conhecida pela Guerra dos Movimentos.

2 - Alfred Graf von Schlieffen nasceu em Berlim a 28 de Fevereiro de 1833 e morreu a 4 de Janeiro de 1913 foi um marechal-de-campo, estrategista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. Seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objectivo derrotar a Terceira República Francesa e o Império Russo. ( informação retirada de pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_von_Schlieffen)

3 - Houve três frentes de guerra:
" a frente Oriental que ia desde o mar Báltico ao mar Negro; a frente Balcânica que era do Norte da Grécia à Turquia e existia a frente ocidental que ia desde o mar do Norte até à Suíça e da Suíça ao mar Adriático".

4 - A entrada dos EUA desequilibrou a 1ª Guerra Mundial pois assim a Inglaterra e a França ganharam mais um aliado (logo tinham mais armamento e mais homens para combater) e assim a Alemanha teve de se retirar da Guerra.

Guilherme Flores Barreto
Nº12
9 Ano, Turma E
Escola Secundária da Portela

4 de Outubro de 2009 12:08

João Alves disse...

Respostas de João Alves, nº 16

1. O nome dessa operação era Plano Schlieffen e mais tarde ficou conhecido por Guerra de Movimentos.

2. Alfred von Schlieffen foi um marechal-de-campo alemão, nascido em Berlim em 28-2-1833 e que morreu em 4-1-1913, responsável pela elaboração do Plano Schlieffen.

3. As frentes da Guerra eram a Ocidental (Canal da Mancha ao Mar Adriático, interrompida apenas na Suíça), Oriental (Báltico ao Mar Negro) e Balcânica (Fronteira norte da Gréçia).

4. A entrada dos americanos na guerra trouxe aos aliados mais soldados frescos, melhor armamento, mais capitais e maior capacidade económica.

4 de Outubro de 2009 12:56

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães

1- O ataque do império Alemão ao território Francês, ficou conhecido como plano Schlieffen.
2- Von Schlieffen nasceu em Berlim,em 28 de Fevereiro de 1833.
Entrou para o exército em 1854, partecipando assim na Guerra Austro-Prussiana em 1866 e na Guerra Franco-Prussiana de 1870/71.
Em 1884 tornou-se chefe da secção de História Militar do Estado-Maior.Em 1905 apresentou o plano Sclieffen que consistia em derrotar a França ficando assim só com uma frente de guerra.Morreu no dia 4 de Janeiro de 1913, após 19 meses antes da eclosão da 1ª Guerra Mundial.
3- As frentes da guerra foram a frente Oriental, a frente Ocidental e a frente Balcária.
4- Quando os EUA entraram na guerra, traziam mais homens, mais material e mais armamento, o que levou a um desiquílibrio total.

Anónimo disse...

1.O taque do imperio alemao ficou conhecido como a fase das trincheiras.
2.---------
3.As frentes da guerra foram a frente Oriental, a frente Ocidental e a frente Balcanica.
4.A frase significa que ao entrar os EUA na guerrahouve consequencias , a pareceu mis homens, mais material, mais capacidade de indústria, e mais capacidade económica.

respostas da Inês Brito

Anónimo disse...

1.O ataque do império Alemão ao território francês ficou conhecido pela batalha de Marne.

2.Alfred von Schlieffen nasceu em berlim 28 de fevereiro a 1833 e morreu a 4 de janeiro.Alfred von Schlieffen foi um marechal-de-campo,estrategista militar alemao e chefe do estado-maior de 1891 a 1905.O seu nome esta associado ao Plano Schlieffen que tinha como objectivo derrotar a Terceira República Francesa e o Império Russo.
3.As frentes da guerra foram:
-Frente oriental
-Frente balcanica
-Frente guertal
4.A entrada dos EUA desiquilibrou a balança a favor dos Aliados porque de facto os EUA transpotaram para a Europa cerca de 1 milhao de soldados bem equipados e bem armados.Os aliados fizeram um bloqueio aos imperios centrais e a situaçao economica na alemanhae na austria pioroue sucederam conflitos sociais.

Anónimo disse...

Mafalda Teixeira 9E

1-Ficou conhecido por Batalha do Marne, na 1ª guerra mundial.

2-??

3-A frente oriental, a frente Balcamica e a frente ocidental.

4-Os EUA transportaram para a Europa muitos soldados bem equipados e armados, os Aliados juntaram um bloqueio económico aos Impérios Centrais, e a Alemanha e a Áustria ficaram com más condições económicas e sucederam-se confrontos sociais.

Francisco disse...

Resposta de Francisco Figueiredo:
1- Sitou-se na fase de movimentos da Guerra, conhecida por guerra de movimetos e caracterizo-se
pela batalha do Marne.
2-A 1ªGuerra Mundial deveu--se à rivalidade entre os estados europeus sendo a paz que se vivia antes da guerra uma paz armada. A rivalidade entre os estados europeus devia-se principalmente à rivalidade económica, às disputas territoriais e as reivindicações nacionalistas. O que despoltou a Guerra foi o assassinato arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, por Sérvios.
3-As fretes da guerra foram a frente oriental (do Mar Báltico ao Mar Negro), a frente ocidental (do Mar do Norte até à Suíça e da Suíça ao Mar Adriático)e a frente balcanica (do Norte da Grécia à Turquia).
4-Com a entrada dos EUA na guerra as forças da etente ficaram em grande vantagem pois ficaram com mais homens, mais material, mais capacidade industrial e mais capacidade económica.

Fernando disse...

Respostas para história de Fernando do 9ºE:
1.O ataque alemão deu-se na fase de Movimentos foi na ofensiva do Plano de Schlieffen que consistia num ataque ao longo do rio Marne que ia dando resultadonão fosse os reforços franceses terem chegado e contra-atacado.
2-Alfred von Schlieffen nasceu em 28 de Fevereiro de 1883 em Berlim.
Filho de um militar prussiano foi encorajado a entrar no exército e entrou com 20 anos devido às suas capacidades com 40 anos já era general.38
Desde cedo apercebeu-se que haveria e apresentou o Plano Schlieffen em 1905.Morreu dia 4 de 1913.
3-Houve três frentes:A Frente Ocidental que ia do Mar do Norte à Suiça e da Suiça até ao Mar Adriático;A Frente Oriental que ia do mar Báltico ao Mar Negro e a Frente Balcãnica que era da Grécia até à Turquia.
4-Os braços ficaram a pender para a Triplice Entente porque com a entrada dos E.U.A na guerra começaram a vir para a Europa novas tropas e frescas enquanto as tropas alemãs estavam exaustas.Mais armamento e industria para a alinça e mais ecónomia.Devido a isso as tropas alemãs começaram a recuar até ser assinado o Armisticio.

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1- Plano Schlieffen

2- O plano Schlieffen foi concebido por Alfred von Schlieffen, um Marechal do exercito Alemão, antigo comandante das tropas alemãs. Apesar de ter falecido em 1913 antes do inicio da 1ª guerra mundial, já tinha concebido o seu plano homónimo na eventualidade de a Alemanha entrar em guerra com uma grande potencia europeia.

3- Europa [Frente Ocidental; Frente Oriental; Frente de Sudeste (Balcãs e Império Otomano)]; Africa e Medio-Oriente.

4- Os EUA sendo uma crescente potencia mundial, com uma capacidade considerável de disponibilizar soldados e armamento para auxiliar as tropas aliadas na frente ocidental, ajudou grandemente a mudar os destinos da 1ª Guerra ao reforçar as fileiras aliadas, contendo os ataques das tropas do Bloco Central, forçando o armistício entre as duas facções.

Carolina Marques Nº6 9ºE disse...

1. O ataque Alemão ao território Francês ficou conhecido como o plano Schlieffen.
2. Alfred von Schlieffen era um estrategista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. Quando se retirou do seu cargo deixou como testamento o plano Schlieffen,que tinha por objetivo derrotar a Terceira República Francesa e Império Russo, deixando a Alemanha vitoriosa. Quando morreu o seu plano foi posto em pratica no inicio da primeira guerra mundial.
3.A frente Ocidental e a frente Oriental são as duas frentes que existiram.
4. A entrada dos EUA na guerra desequilibro os braços da balança, pelo facto de terem enviado um milhão de tropas bem equipadas e bem armadas para a guerra.

Eduardo Gomes 9ºD nº11 disse...

Respostas:

1.O ataque do império Alemão ao território Francês ficou conhecido como a batalha de Marne que foi quando o avanço alemão foi travado.

2.Alfred Graf von Schlieffen nasceu em Berlim a 28 de Fevereiro de 1833 e morreu a 4 de Janeiro de 1913; foi um marechal-de-campo, estratagista militar alemão e chefe do Estado Maior, de 1891 a 1905. O seu nome está associado ao plano Schlieffen, que tinha por objectivo derrotar a Terceira República Francesa e Império Russo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_von_Schlieffen

3.As frentes da 1ª Guerra Mundial eram: a Frente Ocidental, que ia do mar do Norte à Suiça e da Suiça ao mar Adriático; a Frente Oriental, que ia do mar Báltico ao mar Negro e por ultimo a Frente Balcãnica, que ia do norte da Grécia à Turquia.

4.A frase é verdadeira; pois os Estados Unidos eram contra a Alemanha e com a entrada deles na guerra foi mais um povo a "lutar" com os alemães e como esse povo trouxe armas novas para a guerra ainda mais dificil se tornou para a Alemanha, pois cada vez eram menos e cada vez tinham armas mais fracas que os seus rivais, o que os obrigou a recuarem e mais tarde a desistirem; é por isso que se diz que a entrada dos Estado Unidos na guerra desiquilibrou os braços da balança.

Catarina Mendes, 9º E disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Catarina Mendes, 9º E disse...

..
1- O ataque do império Alemão ao território francês foi a guerra de movimentos.

2- Alfred Graf von Schlieffen nasceu em Berlin, em 28 de Fevereiro de 1833, e morreu a 4 de Janeiro de 1913. Schlieffen foi um marechal-de-campo, estratagista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. O seu nome está associado ao plano Schlieffen, que tinha por objectivo derrotar a Terceira República Francesa e Império Russo.

3- As frentes de guerra foram, a frente Oriental, do mar Báltico ao mar Negro; a frente Ocidental, do mar do Norte até à Suíça, da Suíça ao mar Adriático; e a frente Balcanica, do norte da Grécia à Turquia.

4- A entrada dos EUA na guerra desequilibrou os braços da balança, porque passaram a existir, mais homens, mais material, mais capacidade industrial e mais capacidades económicas.

Anónimo disse...

1.O ataque ficou conhecido como a guerra de movimentos.

2.A guerra de movimentos foi um conflito armado durante a 1º guerra mundial.Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental,de acordo com o plano Schlieffen, era suposto os alemães invadirem a Bélgica e a França antes de avançar para leste para impedir que a Rússia conquistasse a Rússia Oriental. Os alemães não conseguiram entrar em Paris.
As tropas inglesas e francesas derrotaram a Alemanha na batalha de Marne.Esta fase da guerra chama-se a guerra dos movimentos devido às posições tomadas pelos exércitos em confronto.

3.As tres frentes foram a frente ocidental, a frente oriental e a frente balcanica.

4.A entrada dos EUA na guerra desequilibrou os braços da balança porque preparou mais homens, mais material, mais capacida de de industria e mais capacidade economica que resultou de elevadissímas perdas humanas,e em algumas regiões ficou tudo em ruínas.


respostas da ines brito nº14 9ºE

Bruna Calado 9ªE disse...

1. O ataque do império Alemão ao território francês ficou conhecido com o pangermanismo.

3. As frentes da guerra foram: a frente oriental (do Mar Báltico ao Mar Negro), a frente ocidental (do Mar do Norte até à Suíça e da Suíça ao Mar Asiático) e a frente Balcânica (do Norte da Grécia até à Turquia).

4. Concordo com a frase, porque em 1917, o conflito conheceu uma viragem decisiva. Embora a Rússia se tivesse retirado, a entrada dos Estados Unidos na guerra desequilibrou mesmo a balança a favor dos aliados.

Anónimo disse...

Nome: Joana Frade Turma/Ano: 9ºE

1. Indique como ficou conhecido o ataque do império Alemão ao território francês.
R: O ataque do império alemão ao território francês ficou conhecido como Blitz Krieg.
2. Realize uma pequena biografia do seu autor (50 palavras).
R: Não compreendi a questão.
3. Indique quais foram as frentes da guerra.
R:As frentes da guerra foram a Oriental (Mar Báltico e Mar Negro), Ocidental (Mar do Norte até à Suíça e da mesma até ao Mar Adriático) e Balcânica (Norte da Grécia à Turquia).
4. Comente a frase: "A entrada dos EUA na guerra desequilibrou os braços da balança".
R: A entrada dos EUA destabilizou a guerra, devido ao facto de terem mais homens, mais material, mais capacidade industrial e mais capacidade económica.

David Oliveira nº10 9ºD disse...

1. O ataque do império Alemão ao território francês ficou conhecido como a batalha de Marne em Novembro de 1914 comandada por Schlieffen.

2. Alfred Graf von Schlieffen nasceu em Berlim,a 28 de Fevereiro de 1833 e morreu a 4 de janeiro de 1913 foi um marechal-de-campo, estratega militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. Seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objetivo derrotar a Terceira República Francesa e o Império Russo.

3. As frentes da guerra foram:
-Frente Ocidental, que ia do mar do norte á Suiça e da Suiça ao Mar
Adriático.
-Frente Oriental, que ia do Mar Báltico ao Mar Negro.
-Frente Balcânica, que ia do norte da Grécia á Turquia.

4. A entrada dos EUA na guerra "desiquilibrou os braços da balança" porque implicou mais armamento, mais homens, mais capacidade finançeira e maior capacidade industrial.

Anónimo disse...

1-O ataque ficou conhecido como o inicio da 1ª Guerra Mundial.
2-Não percebi a pergunta...
3-Frente Ocidental, a Frente Balcãs e a Frente Oriental.
4-Isto quer dizer que com a entrada dos EUA,que veio para o lado de Inglaterra,veio mais armamento, mais Homens e os outros Paises que já estavam em guerra já estavam fartos e os EUA ainda estavam "frescos" para ir para a guerra.

Ass: João Almeida nº17 9º E

Anónimo disse...

1-Ficou conhecido como a 1º Guerra Mundial.

2-Nao percebi a pergunta.

3-As frentes da guerra foram a frente Ocidental, a frente Balcãs e a frente Oriental.

4-Quer dizer que com a entrada dos EUA para o lado dos Ingleses desiquilibrou tudo porque veio mais armamento, mais homens para o lado dos Ingleses.

Pedro Almeida Nº25 9ºE

catarina afonso 9E disse...

1-O ataque do império alemão ficou conhecido comoa guerra franco-prussiana


3-As frentes de guerra foram:
a frente ocidental:do mar do norte á suiça e da suiça ao mar adriático
a frente oriental:do mar báltico ao mar negro
a frente balcânica: do mar do norte da grècia á turquia.


2-nao sei









4- a entrada dos estados unidos na guerra desiquilibrou a balança a favor dos aliados ,os estados unidos da américa transportaram para a europa cerca de um milhão de soldados bem equipados e bem armados.

Daniela Cordeiro, 9º D disse...

Respostas de Daniela Cordeiro,Nº9,
9ºD:

1-O ataque do império alemão ao território francês ficou conhecido como o plano "Schlieffen", elaborado pelo antigo chefe do Estado Maior do exército do II Reich, Alfred Von Schlieffen.

2- Alfred Von Schlieffen nasceu em Berlim em 1833 e morreu em 1913. Foi um militar alemão que elaborou o plano que foi seguido dunte a 1ª Guerra Mundial. Depois da unificação da Alemanha incorporou-se no Estado Maior do exército imperial alemão, do qual foi chefe entre 1891 e 1906.
Ao retirar-se do cargo deixou como testamento o plano "Schlieffen", pensado para assegurar a vitória numa eventual guerra contra a França, através de uma vitória rápida.

3-A frente Ocidental que se estendia do Mar do Norte à Suiça e da Suiça ao Mar Adriático, a frente Oriental que ia do Mar Báltico ao Mar Negro e a frente Balcânica que ia do Norte da Grécia à Turquia foram as frentes de guerra da 1ª Guerra Mundial.

4-A entrada dos EUA na guerra, em 1917, desequilibrou os braços da Balança e beneficiou a Triple Entente(França, Império Russo, Inglaterra). Com a entrada dos EUA na 1ª Guerra Mundial a Triple Entente beneficiou de mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais capacidade industrial, pois os EUA transportaram para a Europa cerca de um milhão de soldados bem equipados e armados.
Todos estes reforços dos EUA fizeram da Triple Entente a mais poderosa na 1ª Guerra Mundial e isso contribuiu para que os Impérios Centrais(Império Alemão e Império Austro-Húngaro) recuassem e a Alemanha assinasse o Armísticio que acabou com a 1ª Guerra Mundial.

Hugo 9ºD disse...

AS RESPOSTAS DO HUGO MARTINS


1.-Plano Schlieffen

2.-Alfred Graf von Schlieffen:
Naceus em berlim a 28 de fevereiro de 1833, morrreu a 4 de janeiro de 1913 foi um marechal de campo, estrategista militar almemão e chefe do estado maior de 1891 a 1905. Seu nome está associado ao plano schlieffen.

3.- Frentes de combate:
Ocidental ( do Mar do Norte à Suíça )
Balcânica ( do Mar Adriático à Turquia )
Leste ( do Mar Báltico ao Mar Negro )

4.- A frase é verdadeira pois a alemanha teria ganho se os EUA não entrassem.

Ana Margarida Carvalho Nº 2, 9ºD disse...

1.A guerra de movimentos.

2.

3.As frentes de guerra era: a frente Ocidental , que ia desde o Mar do Norte à Suiça e da Suiça ao Mar Negro, a frente Oriental que ia do Mar Báltico ao Mar Negro, e a frente Balcânica que ia do Norte da Grécia à Turquia.

4.Os EUA desequilibro os braços da balança, pois quem tinha poder na guerra era a Rússia e principalmente a Alemanha, estando ambos muito fracos.Com a entrada deste país que tinha, mais armamento, mais soldados, mais capacidade trincheira e mais capacidade industrial houve um lado da « balança » que ficou mais pesado, isto é, os EUA ficaram cause imparáveis fazendo que a Rússia se rende - se, assinando o Tratado de Brest - Litovsky e que a Alemanha recua -se acabando por se render.

Luisa Pires disse...

Curte a história respostas do 1º tpc. Luísa Pires 9ºD

1-Este ataque ocorreu na fase dos movimentos ,durante 2 meses em 1914, baseava-se na invasão do território francês através do plano de Schlieffen mas as tropas alemãs foram paradas na batalha do Marne não conseguindo concretizar o seu objectivo.

2- Alfred Graf von Schlieffen nasceu em Berlim a 28 de Fevereiro de 1833, foi um estrategista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. Seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objectivo ocupar o território Francês rapidamente na 1ª Guerra Mundial a sua estratégia também foi utilizada contra o Império Russo. Faleceu a 4 de Janeiro de 1913, apenas 19 meses antes da 1ª Guerra Mundial acabar, as suas ultimas palavras foram:“Lembrem-se mantenham forte a asa direita”.

Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_von_Schlieffen

3- A 1ª Guerra Mundial foi constituída por 3 frentes de guerra: a Frente Ocidental (do Mar do Norte à Suíça e da Suíça ao Mar Adriático), a Frente Oriental (do Mar Báltico ao Mar Negro) e a Frente Balcânica (do Norte da Grécia à Turquia).

4-Quando os E.U.A entraram na guerra a favor dos Ingleses e seus aliados em 1917, trouxeram uma série de implicações: mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais capacidade industrial; estas implicações favoreceram bastante o lado dos Ingleses e seus aliados que estavam contra a Alemanha que, sem o apoio da Rússia (outrora seu aliado mas que saiu da guerra tabém em 1917), foi obrigada a recuar e pediu a rendição (Armistício) dai a entrada dos E.U.A. na guerra ter “desequilibrado os braços da balança” favorecendo o lado dos Ingleses e dos seus aliados como França.

Mara Domingues disse...

1.
2.
3. As frentes da guerra foram:
-Frente Ocidental - do Mar do Norte à Suiça e da Suiça ao Mar Adriático;
-Frente Or$iental - do Mar Báltico ao Mar Negro;
-Frente Balcânica - do Norte da Grécia à Turquia.

4. A entrada dos EUA desiquilibrou os braços da balança porque estes tinham mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais indústria tendo assim muitas mais condições que as outras potências e desiquilibrando a igualdade que havia entre elas.

Ems disse...

3- As frentes da guerra foram:
->Frente Ocidental:
Do Mar do Norte a Suíça, da Suíça ao Mar Adriático.
->Frente Oriental:
Do Mar Báltico ao Mar Negro
->Frente Balcânica:
Do norte da Grécia à Turquia.


4-A entrada dos EUA na guerra desequilibrou a balança porque nesta altura já havia muita destruição e muitos mortos. Ora, como os EUA entraram preparados, transportaram para a Europa cerca de um milhão de soldados, bem armados e equipados. Não obstante à pressão militar, agora reforçada, os Aliados juntaram um eficiente bloqueio económico aos Impérios Centrais. Acresce que em países como na Alemanha e na Áustria verificavam confrontos internos, entre os civis, fruto da precária situação económica vivida na altura em contraste com a situação económica nos EUA. Em 1918, a Alemanha abandonada por todos os seus aliados, solicitou o fim das hostilidades.

Anónimo disse...

3- As frentes da primeira Guerra Mundial foram: a frente Ocidental (desde o Mar do Norte à Suiça e desde a Suiça ao Mar Asiático), a frente Oriental (desde o Mar Báltico ao Mar Negro) e a frente Balcânica (desde o norte da Grécia à Turquia).

4- "A entrada do E.U.A. na guerra desiquilibrou os braços da balança" devido ao facto de que quando este na guerra, transporta para a Europa cerca de um milhão de soldados, bem equipados e bem armados. Com a pressão militar reforçada, os Aliados juntam um eficiente bloqueio económico aos Impérios Centrais, acabando por agravar a situação económica dos mesmos, prejudicando-os.

Adriana, 9ºD

Inês G. 9ºD disse...

1. o ataque do império Alemão ao territorio francês ficou conhecido como o milagre do Marne.

2.

3.

4. A expressão "desequilibrou os braços da balança", significa que os países já não estavam em pé de igualdade, uns estavam em desvantagem para com os outros. Os EUA foram desiclibrar a guerra.

Anónimo disse...

1.O ataque do império Alemão ao território Francês ficou conhecido como a Batalha do Marne.

2.Alfred Schlieffen, nasceu a 28 de Fevereiro 1833 em Berlim. Foi um marechal-de-campo, militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. O seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objectivo derrotar a França e Império Russo na 1ºGuerra Mundial.
Morreu a 4 de Janeiro de 1913.

3.As frentes de guerra foram:
Frente Ocidental:
- Do mar do Norte à Suíça
- Da Suíça ao mar Adriático

Frente Oriental:
- Do mar Báltico ao mar Negro

Frente Balcânica:
- Do Norte da Grécia à Turquia

4. Concordo com a frase porque quando os EUA entraram para a guerra causaram uma grande desvantagem aos Alemães visto que traziam para os seus inimigos mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais capacidade industrial. Como tudo isto os Alemães ficaram foram obrigados a recuar.


Maria Leonor de Sousa, nº20 9ºD

Anónimo disse...

1.
O ataque do império alemão ao território francês ficou conhecido como A Batalha do Marne, uma estratégia oriunda do Plano Schlieffen.

2.
Nascido em Berlim a 28 de Fevereiro de 1833, Alfred von Schlieffen foi um estratega e comandante alemão. O seu nome deu origem ao Plano Schlieffen. Este plano, cujo desenvolvimento ocorreu em 1905, era a estratégia de defesa alemã na Primeira Guerra Mundial. Faleceu a 4 de Janeiro de 1913.

3.
As frentes da guerra foram três. A Frente Ocidental (estendia-se desde o mar do Norte à Suíça, a Frente Oriental (ia desde o mar Báltico ao mar Negro) e a Frente Balcânica (abrangia a área do norte da Grécia à Turquia).

4.
Concordo com a frase porque os EUA ao entrarem na guerra, desequilibraram a balança a favor dos Aliados pois proporcionaram-lhes mais armamento, mais soldados, mais capacidade financeira e mais capacidade industrial. Assim, a Alemanha ficou em desvantagem e foi obrigada a recuar.

Bárbara Sousa, 9ºD

Ems disse...

1- O ataque do império Alemão ao império Francês ficou conhecido como "Schlieffen Plan"


Patrícia Oliveira| 9ºD| Nº 24

Anónimo disse...

1-guerra do marne



3- As frentes da primeira Guerra Mundial foram :
-a frente Ocidental desde o Mar do Norte à Suiça e desde a Suiça ao Mar Asiático,
- a frente Oriental desde o Mar Báltico ao Mar Negro
-a frente Balcânica desde o norte da Grécia à Turquia.

4- "A entrada do E.U.A. na guerra desiquilibrou os braços da balança" devido ao facto de que quando este entra na guerra, transporta para a Europa muitas armas e militares


filipe

matilde 9ºD disse...

1. Fase de movimentos
3. frente ocidental (do mar do norte à suiça; da suiça ao mar adriático), frente oriental (do mar Béltico ao mar Negro) e frente balcânica (do norte da grécia à turquia)
4. significa q desiquilibrou as duas frentes pq os aliados com a entrada dos estados unidos fica com mais poder econnómico, armamanetos, soldados, e capacidade industrail porque eua tinham entrado só agora para a terra, ao contrário da tríplice enterte que já estava a 3anos na guerra sem recursos.

miguel jorge disse...

1- Plano Schlieffen.

2- Alfred Graf von Schlieffen nascido em Berlim,a 28 de fevereiro de 1833, falaecido a 4 de janeiro de 1913, foi um marechal-de-campo, estrategista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. Seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objetivo derrotar a Terceira República Francesa e Império Russo.

3-FRENTE OCIDENTAL:
-Do Mar do Norte à Suiça;
-Da Suiça ao Mar Adriático.
-FRENTE ORIENTAL:
-Do Mar Báltico ao Mar Negro.
-FRENTE BALCÂNICA:
-Do Norte da Grécia À Turquia.

4- O que eu retiro desta frase, é que a Alemanha ficou em desvantagem em relacção aos outros paises na guerra. POis como os EUA entraram a meio da gurrea, tinham mais armamento, mais soldados,e condições económicas, em relacção à triplice Enterte.

Soraia Carvalho disse...

1. O ataque do império alemão ao território francês ficou conhecido pelo nome de " Schlieffen ".

2. Alfred Graf Von Schlieffen nasceu em Berlim a 28 de Fevereiro de 1833 e morreu a 4 de Janeiro de 1913. Foi um estrategista militar alemão e chefe do estado-maior de 1891 a 1905. O seu nome está associado ao Plano Schlieffen, que tinha por objetivo derrotar a Terceira República Francesa e o Império Russo.

3. As frentes da guerra foram:
- Frente Oriental;
- Frente Ocidental;
- Frente Balcânica.

4. Com a entrada dos EUA na guerra os braços da balança ficaram desiquilibrados, porque os EUA tinham mais armamento, mais soldados e mais formas industriais.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue