O Fim da I Guerra Mundial

. quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram as principais alterações ocorridas na Europa ao nível demográfico, social, económico e político. (resposta da Luísa Pires, nº 18 do 9º D)
1- Principais alterações da Europa :
A nível demográfico : 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos e consequentemente diminuição da população activa;
A nível social: surge um novo papel da mulher na sociedade ( começam a trabalhar em serviços e em fábricas), surge o desemprego, os pequenos proprietários vão à falência e consequentemente os grandes proprietários enriquecem e surge o proletariado.
A nível económico: a maior parte da industria fica destruída, destruição dos campos agrícolas, perda de mercados internacionais para os E.U.A e para o Japão e desvalorização das moedas europeias face ao dólar.
A nível politico: desaparecem os impérios Russo, Austro-húngaro, Turco e Alemão, surgem novos regimes (repúblicas) e surgem novos países (Estónia, Letónia, Lituânia, Finlândia, Polónia, Irlanda, Áustria, Hungria, Jugoslávia, Checoslováquia e a Turquia).

2. Refere quais foram as principais conclusões do Tratado de Versalhes. (respostas da Adriana Leitão, nº 1 do 9º D).
O tratado de Versalhes foi elaborado com o objectivo de impor limites à Alemanha, que não podia construir fortificações ao longo do rio Reno, não lhe era permitido mobilizar tropas, teria que reconhecer a Áustria como um país independente da Checoslováquia, a cidade de Dantes teria que ficar sob a protecção da Sociedade das Nações, iria perder as colónias que seriam entregues aos aliados, teria que limitar o exército e a sua indústria, não poderia possuir blindados, submarinos, nem aviação militar, teria que pagar uma indemnização aos aliados, a zona do rio Reno (zona industrial alemã) seria ocupada pelos aliados durante quinze anos e teria também que ceder a Alsácia-Lorena aos franceses.

3. Refere quais foram as principais alterações no mapa político europeu. (resposta do Eduardo Gomes, nº 11 do 9º D)
As principais alterações ocorreram na Europa central, com o aparecimento dos novos países e com o desaparecimento de outros surgiram novas fronteiras (o desaparecimento do império Austro-húngaro e o aparecimento da Áustria, da Hungria, da Checoslováquia, da Jugoslávia e da Polónia) o aparecimento de novos países entre a Rússia e a Europa central como a Letónia, a Lituânia, a Estónia e a Polónia e mais a cima destes todos a Finlândia também houveram algumas pequenas alterações impostas pelo tratado de Versalhes como a tomada da cidade de Dantzig e a cedência da Alsácia Lorena aos franceses .

32 comentários:

Bruna Calado 9ºE disse...

1. As principais alterações a nível demográfico foram: 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos e perda de cerca de um décimo da população activa.
A nível social foram: empobrecimento das classes médias, surgimento de uma nova classe social (proletariado), enriquecimento das industrias, o novo papel da mulher na sociedade e a existência de grande número de inválidos.
A nível económico foram: O decréscimo da produção industrial, o decrescimo da produção agrícola, a perda de mercados para o Japão e E.U.A., a balança de pagamentos negativa e a desvalorização das moedas europeias face ao dolar.
A nível político foram: Queda dos impérios centrais (Alemanha, Austro-Hungaro, Turco e Russo), surgimento de novos países e a alteração de regimes: surgem mais republicas.

2. As principais conclusões do tratado de Versalhes foram castigar a Alemanha, pois foi considerada a culpada da guerra.

3. Surgiram novos países, a Hungria, a Polónia, a Jugoslávia, a Estónia, a Checoslováquia, a Lituania, a Letónia, a Finlândia, a Austria, a URSS (União de Republicas socialistas soviéticas) e a Republica da Irlanda.

Carolina Rodrigues 9ºE disse...

1. A nivel demográfico a principal alteração foi o decréscimo da pop. activa, a nível social as principais alterações foram a falta de trabalho, surge uma nova classe: proletariado, falência dos pequenos proprietarios e enriquecimento dos proprietários industriais. A nivel económico foi a desvalorização das moedas europeias face ao dólar, a destruição das fábricas, destruição dos campos e a perda de mercados para os EUA e Japão e a nível político as principais alterações foram a alteração dos regimes, o surgimento de novos paises e a queda dos imperios centrais.

2. As principais conclusões eram castigar a Alemanha, pois era considerada a culpada da guerra.

3. As principais alterações foram o parecimento de novos países como a Hungria, a Polónia, a Estónia, a Finlândia e etc...

I Guerra Mundial

1. Ficou conhecido como o pangermanismo.

3. As frentes foram a frente Ocidental, Oriental e Balcânica.

4. A frase quer dizer que como a Rússia saiu da guerra por causa dos EUA a frança e a Inglaterra ficaram sem aliados.

Anónimo disse...

Nome: Joana Frade Turma/Ano: 9ºE

1. Refere quais foram as principais alterações ocorridas na Europa ao nível demográfico, social, económico e político.
R: A nível demográfico, houve decréscimo de população e muitos inválidos, com consequência na diminuição de população activa. A nível social, a mulher ganhou um novo papel na sociedade, houve desemprego, falência dos pequenos proprietários e enriquecimento dos proprietários industriais. A nível económico foram a desvalorização da moeda europeia face ao dólar, destruição de fábricas e campos e perda de mercados para os EUA e Japão. E finalmente, a nível político foram a queda dos impérios centrais (Alemanha, Autro-Hungaro, Turco e Russo), o surgimento de novos países e alteração de regimes (surgem mais repúblicas).

2. Refere quais foram as principais conclusões do Tratado de Versalhes.

R: As principais conclusões foram o castigo da Alemanha, que fora culpada do inicio da guerra, tendo de dar independência a muitas colónias, ser proibida de ter forças armadas e aérea, limitações de marinha e proibição de fortificações junto à fronteira francesa.

3. Refere quais foram as principais alterações no mapa político europeu.

R:As principais alterações foram o nascimento da Hungria, Polónia, Jugoslávia, Turquia, Estónia, Checoslováquia, Lituânia, República da Irlanda, Letónia, Finlândia e URR (união dos republicanos socialistas soviéticos).

Mel disse...

1. As principais alterações foram, a nível demográfico, elevado número de mortos, grande número de inválidos, decréscimo da população activa.A nível social foi o novo papel da mulher, falta de trabalho, surge uma nova classe (Proletariado), falência dos pequenos proprietários e enriquecimento dos proprietários industriais. A nível Económico foi a desvalorização das moedas europeias face ao dólar, destruição de fábricas e campos agrícolas e perda de mercado para os EUA e Japão. E por fim, a nível político foi a queda dos impérios centrais (Alemão; Austro-Hungaro; Turco e Russo), Alteração de regimes, surgem mais repúblicas e surgem novos países.

2. A principal conclusão foi castigar a Alemanha, por ter sido acusada de iniciar a Guerra.

3.Aparecimento de novos países.

Melissa Fernandes Nº22 9ºE

Anónimo disse...

João Alves, nº 16 9º E
1. As principais alterações na Europa foram:
Demográficas - Morreram mais de 8 milhões e ficaram inválidos cerca de 6 milhões, diminuindo a População Activa.
Económicas - A indústria e a agricultura ficaram completamente arruinadas, devido à destruição dos campos e das fábricas e as moedas europeias vão desvalorizar, abrindo novos mercados para o Japão e os EUA.
Sociais - A mulher ganha uma nova importância durante esta altura. Surge o desemprego, devido à falência dos pequenos proprietários, enriquecendo os donos das grandes fábricas. É também durante esta altura que surge o proletariado.
Político - Há a queda dos grandes Impérios centrais (Alemão, Austrohúngaro, Russo e Otomano), o que faz surge muitos países na Europa, grande parte dos quais serão Repúblicas.
2. O Tratado de Versalhes conclui que a Alemanha era a grande culpada pela 1ª Guerra Mundial, e deveria ser fortemente penalizada por isso.
3. As principais mudanças no mapa europeu foram a queda do Império Austrohúngaro, separando-se a Áustria da Hungria, e a criação da Checoslováquia, da Jugoslávia, da Polónia e dos estados bálticos. Verifica-se também o crescimento da Roménia, para além de que os Aliados conseguiram dominar a Alsácia-Lorena e Trieste e Fiúma.

Anónimo disse...

Patrícia Tomás, 9ºE:


1. Refere quais foram as principais alterações ocorridas na Europa ao nível demográfico, social, económico e político.

Resposta: As principais alterações ocorridas na Europa a nivel demográfico foram: oito milhões de mortos, seis milhões de inválidos e o decréscimo da população activa. A nível social as alterações verificadas foram o novo papel da mulher, a falta de trabalho (desemprego), surgimento de uma nova classe o Proletariado, a falência dos pequenos proprietários e o enriquecimento dos proprietários industriais. A nível económico : a desvalorização das moedas europeias face ao dólar; destruição das fábricas; perda de mercados para os EUA e Japão. As alterações políticas são as quedas dos impérios centrais:
-> Alemanha;
-> Império Austro-Hungaro;
-> Império Turco;
-> Império Russo;
surgimento de novos perses e alterações de regimes; surgem mais républicas.


2. Refere quais foram as principais conclusões do Tratado de Versalhes.

R: As principais conclusões do tratado de Versalhes foram castigar a Alemanha, era a culpada pela guerra.


3. Refere quais foram as principais alterações no mapa político europeu.

R: As potênias vencidas virão os seus territórios divididos em novos países sem ter em conta as sensibilidades politicas, religiosas das populações nem a sua identidade nacional.

catarina afonso 9E disse...

1-Os principais aspectos demográficos da europa foram os milhoes de mortos , milhoes de invalidos e a perda de muita populaçao activa os aspectos económicos foi o decrescimo da população industrial em 40%, o decréscimo da produção agricola em 30% a perda de mercados para o japão e para os estados unidos da américa e adesvalorização da moeda europeia em relação ao dólar quanto aos aspectos sociais o que mais marcou foi o novo papel da mulher na sociedade o facto de existir um grande numero de inválidos e as principais alterações a nivel politico foi o novo mapa politico da europa que era constituido pela polónia, filândia ,estónia ,letónia ,lituânia ,checoslováquia ,romènia,jugoslávia urss(1917)e a república da irlanda (1921).

2-No tratado de versalhes a Alemanha tinha que reconhecer que tinha sido a principal responsável pela guerra, perdia territórios na europa a alsácia /lorena ia para os francesses o corredor de danzing para a polónia , abandonava as suas colónias em favor dos seus aliados, comprometia-se a pagar elevadissimas indemnizações, só podia pussuir um pequeno exército a sua marinha ficou limitada e não podia pussuir submarinhos a dureza das condiçoes impostas pelo tratado de versalhes á alemanha iria-se revelar fatal.

3- a desagregação dos grandes Impérios (Alemão,Austro-Húngaro e Turco)O aparecimento de novos
estados europeus:jugoslávia, checoslováquia, polónia, finlândia, estónia, letónia, lituânia,a alemanha é obrigada a ceder a alsácia/lorena à frança e a ceder todas as suas colónias em benefício da França, inglaterra, japão e africa do sul

Anónimo disse...

1-Demográficos:
-8 milhões de mortos
-6 milhões de Inválidos
-Decrescimo da população activa.
Sociais:
-O novo papel da mulher
-Falta de trabalho
-Surge uma nova classe.Proletariado
-Falências dos pequenos proprietários.
-Enriquecimentos dos proprietários industriais
Economicos:
-Desvalorizção das moedas Europeias
-Destruição das fábricas
-Destruicão dos campos
-Perda de mercados para os EUA e Japão.
Poliicos:
-Queda dos impérios centrais.
-Surgem novos paises.
-Alteração de Regime;Surgem mais républicas.

2-O principal objectivo do Tratado de Versalhes foi castigar a Alemanha.

3-As principais alterações no mapa politico europeu foram:
-Alemanha
-Austria
-Hungria
-Polonia
-URRS
-Jugoslávia
-Checoslovaquia
Ass: João Almeida nº17 9ºE

Anónimo disse...

1-As principais alterações a nível económico foi a descalorização das moedas europeias face ao dólar, a destruição das fábricas (Indústria) e a destruição dos campos (Agricultura); a nível demográfico foi a morte de 8 milhões de pessoas, 6 milhões de inválidos e o decréscimno da população activa; a nível social foi o novo papel da mulher, a falta de trabalho, surge uma nova classe Proletariado, a falência dos pequenos propriatáriose o enriquecimentos dos propriatários industriais e a nível politico foi a queda dos Impérios centrais a Alemanha, Austro-Hungaro, Turco e o Russo, surgem novos paises e a alteração de regimes: surgem mais repúblicas.

2-As principais conclusões do Tratado de Versalhes foi castigar a Alemanha, pois é considerada a culpada da guerra, foi a proibição de ter fortificações juntos á fronteira francesa, não pode ter forças armadas, reconhecer a Independência da Áustria, da Checoslováquia e da Polónia, a cidade de Dantzig passa a ser uma cidade livre, sob a dependência da Sociadade das Nações, perda das colónias para as potências aliadas, proibição do fabrico de armas, proibição da posse de tanques, limitações á Marinha alemã, especialmente os submarinos, tem de pagar indeminizações aos paises aliados, a zona do Reno é ocupada poe 15 anos (zona industrial alemão).

3-As principais alterações no mapa politico foi a Hungria, a Polónia, a Jugoslávia, a Estónia, a Checoslováquia, a República da Irlanda, a Lituânia, a Letónia, a Finlândia, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviética) e a Turquia.

Pedro Almeida Nº25 9ºE

Anónimo disse...

Mafalda Teixeira

1- A nível demográfico foi o decréscimo da população activa devido ao número de mortos e inválidos. A nível social foi a falta de trabalho, falência dos pequenos proprietários, enriquecimento dos proprietários industriais e surge uma nova classe, os Proletariados. A nível económco foi a desvalorização das moedas europeias, perda de mercados para os E.U.A. e Japão , destruição das fabricas e dos campos. A nível politico foi a queda dos impérios Centrais, o Imp. Alemão, Turco, Austro-hungaro e Russo, há alterações de regimes e surgem novos países.

2- A Alemanha fica proibida de construir fortificações junto à fronteira francesa, não pode ter forças armadas e reconhece a independência da Áustria , da Checoslováquia e da Polónia.

3- Existência de novos países e a fundação da SDN (Sociedade Das Nações).

Catarina Mendes disse...

1- As principais alterações ocorridas na Europa a nível demográfico foram, 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos e decréscimo da população activa. A nível social foi, o novo papel da mulher, a falta de trabalho, surge uma nova classe, o proletariado, a falência dos pequenos proprietários e o enriquecimento dos proprietários industriais. A nível económico, foi a desvalorização das moedas europeias face ao dólar, a destruição das fábricas (industria), destruição dos campos (agricultura) e a perda do mercado para os EUA e para o Japão. E a nível político foi, a queda dos Impérios centrais: Alemanha, Austro-húngaro, Turco, e Russo; surgem novos países,e existem alterações de regime: surgem mais republicas.

2- A conclusão do Tratado de Versalhes foi constituir um novo mapa da Europa.

3- Vão passar a existir novos países, como, a Hungria, a Polónia, a Jugoslávia, a Estónia, a Checoslováquia, a Lituânia, a Letónia, a Finlândia, a Áustria, a URSS, a Turquia e a República da Irlanda.

Anónimo disse...

1.As principais alterações a nível demográfico foi ter havido 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos e ter havido um decréscimo da população activa, a nível social, a mulher passou a ter um papel mais importante, ter havido falta de trabalho, ter surgido uma nova classe, o Ploretariado, a falência dos pequenos proprietários e os proprietários industriais terem enriquecido, as económicas foi a desvalorização da moeda europeia face ao dólar, terem destruído fábricas e campos e a perda de mercados para o EUA e o Japão, e os políticos foi a queda dos impérios centrais, ter surgido novos países e ter havido uma alteração de regime, surgindo mais repúblicas.

2.As principais conclusões do tratado eram castigar a Alemanha, pois era considerada a culpada da guerra.

3..As principais alterações foi a proibição de ter fortificações junto á fronteira francesa , não poder ter forças armadas, reconhecer a independência da Áustria, e da Checoslováquia, a perda das colónias para as potencias aliadas, a proibição do fabrico de armas e da posse de tanques não poder ter força aérea , tem de pagar indemnizações aos países aliados e a zona do Reno é ocupada por 15 anos.

RESPOSTAS DA INÊS BRITO Nº14 9ºE

Anónimo disse...

1- A nivel de alteraçoes demograficas foram mortas 8 milhoes de pessoas, 6 milhoes ficaram invalidas e o decrescimo da populaçao activa.
A nivei social a falta de trablho, o novo papel da mulher na sociedade, o proletoriado aparece, a falencia dos pequenos proprietarios e o enriquecimento dos proprietarios industriais.
A nivel economico a desvalorizaçao das moedas europeias face ao dolar americano, destruiçao das fabricas e campos e a perda dos mercados para os Estados Unidos e Japão.
A nivel politico deu-se a queda dos imperios centrais (Alemao, Austro-Hungaro, Turco e Russo),
surgem novos paises e alteraçao do regime (surgem mais republicas).

2- A principal conclusao da Tratado de Versalhes foi que a Alemanha era a culpada da guerra, e foi obrigada a pagar severos castigos.

3- Apareceram novos paises como a Polónia, a Filandia, a Estónia, a Letónia, a Lituania, a Checoeslováquia, a Jugoslávia, a URSS e a Républica da Irlanda

Ass: Guilherme Alves nº13

Guilherme disse...

1 - As principais alterações ocorridas a nível demográfico foi o facto de terem morrido 8 milhões de pessoas com a 1º Guerra Mundial, terem ficado inválidas 6 milhões de pessoas e ter havido um decréscimo de população activa.

A nível social foi o facto de haver falta de trabalho, aparecer uma nova classe, o proletariado, a falência dos pequenos proprietários, o enriquecimento dos proprietários industriais e o novo papel da mulher.

A nível económico foi a desvalorização das moedas europeias face ao dólar, a destruição das fábricas (indústrias), destruição dos campos agrícolas e a perda de mercados para os EUA e Japão.

E por fim, a nível político, a queda dos Impérios CENTRAIS (Alemão, Austro-Húngaro, Turco e Russo), surgimento de novos países (Hungria, Polónia, Jugoslávia, Estónia, Checoslováquia, Lituânia, Letónia, Finlândia, Áustria, URSS, Turquia e a República da Irlanda) e a alteração de regimes: surgem mais repúblicas.

2 - As principais conclusões do tratado foi castigar a Alemanha, pois é considerada a culpada da Guerra.

3 - O surgimento de novos países republicanos.

Guilherme Flores Barreto
Nº12
9ºE Escola Secundária da Portela

Andre Aquino nº4 9ºE disse...

Aqui vão as respostas de André Aquino nº4 9ºE

1. As principais alterações demograficas foram:
*a morte de 8 milhoes de pessoas;
*a perda de 6 milhoes de pessoas devido a invalidez;
*e a perda de cerca de um décimo da populaçao activa.

ao nivel social foram:
*o empobrecimento das classes médias;
*o enriquecimento das industrias;
*o novo papel da mulher na sociedade;
*e o surgimento de uma nova classe social- o proletariado.

ao nível económico foram:
* decréscimo da produção industrial;
* decréscimo da produção agrícola;
*perda de mercados para os EUA e para o Japão;
*balança de pagamentos negativa;
*e a desvalorização das moedas europeias em relação ao dólar.

ao nível político foi:
*a criação da sociedade das nações.

2. As principais conclusões foram a Alemanha reconhecer que foi a principal responsável pela guerra.
E também a opressão da mesma(Alemanha).

3.Foi a criaçao de novos paises:
*Polonia;
*Finlandia;
*Estonia;
*Letonia;
*Lituania;
*Checoslovaquia;
*Romenia;
*Jugoslavia;
*URSS(1917)
*Republica da Irlanda(1921)

Anónimo disse...

1.As principais alterações ocorridas na europa a nível
-Demográfico:
.8 milhões de mortos
.6 milhões de inválidos
.decrescimo da populaçao activa
-Sociais:
.grande papel da mulher
.vai haver falta de trabalho
.surge uma nova classe de proletariado
.falência dos pequenos proprietários
.enriquecimento dos proprietários industriais
-Económicos
.desvalorizaçao das moedas europeias face ao dólar
.destruição das fábricas basicamente da indústria
.destruição dos campos basicamente da agricultura
.perde mercados para os EUA e o Japão
-Políticos
.queda dos impérios centrais
.surgem novos países
2.As principais conclusões do Tratado de Versalhes é castigar a Alemanha ,pois é considerada a culpada da guerra
3.As prinicpais alterações no mapa político europeu foi:
-Polónia
-Finlândia
-Estónia
-Letónia
-Lituânia
-Checoslováquia
-Roménia
-Jugoslávia
-URSS(1917)
-Republica da Irlanda(1921)



Feito por:Ricardo Santos nº26 9ºE

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1-As principais alterações Demográficas foram o decrescimo da população activa, 8 milhões de mortes e 6 milhões de inválidos, as sociais foram o novo papel da mulher, a falta de trabalho, surge o Proletariado, a falência dos pequenos proprietários e o enriquecimento dos proprietários industriais, as económicas foram a desvalorização das moedas europeias face ao dolar, a destruição das fábricas, a destruição dos campos e a perda de mercados para os EUA e Japão e os políticos foram a Quda do Império Alemão, Austro-Hungaro, Turco e Russo, o aparecimento de novos países e a alteração de Regimes pasando a haver assim mais republicas.
2-O objectivo do tratado de Versalhes ers castigar a Alemanha por ser considerada a culpada da guerra, pruibiram-na de ter fortificação junto à fronteira Francesa, de ter forças armadas, teve de reconhecer a independência da Áutria, da Checoslováquia e da Polónia, a cidade de Dantzig passou a ser uma cidade livre, sob a dependência da sociedade das Nações, perdeu as colónias para as potências aliadas, foi proibida de fabricar armas e de ter tanques em sua posse, limitação de submarinos, não podia ter força aérea, teve de pagar indeminização aos países aliados e a zona de reino foi ocupada por 15 anos.
3- As principais alteraçãoe foram a Hungria, a Polónia, a Jugoslávia, a Estónia, a Checoslováquia, a Lituânia, a Letónia, a Finlândia, a Austria, a Turquia, a Républica da Irlanda e a URSS.

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1 - Alterações Demográficas:
. 8 milhões de mortos devido ao conflito
. 6 milhões de inválidos e decréscimo da população activa


Alterações Sociais:
. O novo papel da mulher na sociedade
. Surge uma nova classe - Proletariado
. Falência dos pequenos proprietários


Alterações Económicas
. Desvalorização das moedas europeias face ao dólar
. Destruição de campos e fábricas (agricultura e industria)
. Perda de mercados para com o Japão e os EUA


Alterações Politicas
. Queda dos impérios europeus (Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Turco e Império Russo)e consequente surgimento de novos paises na Europa
. Alterações no regime: Surgem mais republicas


2 - O tratado de Versalhes que teve como principal objectivo castigar a Alemanha pela devastação da guerra, impôs varias directivas a cumprir, tais como a proibição da Alemanha fabricar armamento e de ter fortificações junto à fronteira francesa, tendo ainda de pagar uma grande soma de dinheiro para indemnizar os Aliados.


3 - O mapa politico europeu sofreu varias alterações após o final da 1ª Guerra Mundial, com o aparecimento de novos países como a Hungria, a Áustria, a Finlândia, a Jugoslávia, a Polónia, etc. Verificou-se também a dissolução do Império Austro-Húngaro e a formação da União Soviética.

mario disse...

1. A Europa após a guerra:
- Demograficamente:
- 8 Milhões de mortos (homens)
- 6 Milhões de inválidos (homens)
- Decréscimo da população activa.
- Socialmente:
- Era "governada" por mulheres.
- A mulher adquire um novo papel na sociedade.
- Com o regresso dos homens da guerra, e como as mulheres ocuparam o trabalho destes quando eles foram para a guerra e não o queriam abandonar, houve desemprego.
- Surge uma nova classe social, o proletariado.
- Os pequenos proprietários vão à falência.
- Os grandes (industriais) proprietários enriquecem.
- Economicamente:
- AS modas europeias ficam desvalorizadas face ao dólar.
- As fábricas estão destruídas (Industria).
- Os campos estão destruídos (agricultura).
- A Europa perde os principais mercados para os E.U.A. e Japão.
- Politicamente:
- Queda dos impérios centrais:
- Alemão
- Austro-húngaro
- Turco
- Russo
- Surgem mais repúblicas na Europa.
- Surgem novos países:
- Hungria
- Polónia
- Jugoslávia
- Estónia
- Checoslováquia
- Lituânia
- Letónia
- Finlândia
- Áustria
- Urss (união das repúblicas socialistas soviéticas)
- Turquia
- República da Irlanda.
2. O tratado de Versalhes pretendia castigar a Alemanha considerando-a culpada da eclosão da guerra, passo a citar algumas das clausulas (as mais importantes):
- A Alemanha não poderá ter fortificações junto à fronteira com França.
- A Alemanha terá de reconhecer a independência da Áustria, Polónia e Checoslováquia.
- A Alemanha cederá a cidade de Dantzig à sociedade das nações.
- A Alemanha entregará as colónias aos países vencedores.
- A Alemanha está proibida de produzir armas.
- A Alemanha não deverá possuir tanques.
- A Alemanha não poderá ter força aérea nem submarinos.
- A Alemanha terá uma marinha muito reduzida.
- A Alemanha terá de pagar indemnizações aos países vencedores.
3. As principais alterações no mapa politico europeu são o surgimento de mais republicas, consequência da queda dos impérios centrais, e o surgimento de novos países, referidos em 1.

Mário Fernandes nº21 9º E

Fernando disse...

Fernando Figueiredo 9ºE nº9 respostas:

1-Demográficamente morreram 8 milhões de pessoas e 6 milhões de inválidos devido a isso havia menos população activa.Socialmente os pequenos proprietários faliram, havia desemprego e surgiu o proletariado e a mulher tem um novo papel na sociedade.Económicamente
os campos foram destruidos e como tal a agricultura e o mercado fica a depender dos E.U.A e do Japão.Politicamente os velhos impérios cairam que foram os Impérios Alemão,o Austro-Hungaro,o Turco e o Russo e surgem novos paises como a Polónia e alteran-se os regimes com as quedas dos Impérios.
2-As conclusões que se tiram é que a Alemanha foi severamente castigada vai ficar dependente da SDN.Vai perder as suas colónias em África.Vai ficar fraca militarmente e vai perder cidades. Isto vai ser usado por Hitler nos seus discursos aos nazis.
3-Apareceram novos paises e a SDN.A Sociedade das Nações era o conjunto dos paises que ganharam a guerra.A intenção era prevenir outra guerra mas não resultou.A Rússia não fez parte da SDN devido a sair da guerra antes do seu final e isso foi visto como traição.Os novos paises que apareceram foram paisse que faziam parte dos Impérios tais como A polónia,a Jugoslávia,a URSS,a Finlândia,a Hungria e a Checoslováquia.

Francisco disse...

Resposta de Francisco 9ºE
1-A Guerra causou 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos, decéscimo da população activa, destruição das fábricas, destruição dos campos.Após a guerra houve alterações na Europa mais específicamente o novo papel da mulhere, falta de trabalho, surge uma nova classe o proletariado, falência dos pequenos proprietários, enriquecimento dos propietários industriais, desvalorização das moedas europeias face ao dólar, perda dos mercados para os EUA e Japão, a queda dos impérios centrais, surgem novos países, surgem mais Republicas.
2-As pricipais conclusões do Tratado de Versalhes:
-Proibição de ter forficações junto à fronteira francesa.
-Não pode ter forças armadas .
-Perda das colónias para as potências aliadas.
3-Formou-se SDN (Sociedade Das Nações), a Alsácia e a Lorena tornaram-se francesas, a queda dos Impérios centrais, o aparecimento de mais republicas e a constituição de novos estados (Irlanda, Polónia, Hungria, Checolováquia, Jugoslávia, Iraque, Síria, Palestina, Transjordânia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituania, Turquia, URSS, Áustria).

Anónimo disse...

Rita Lopes, nº27 9ºE



1. As alterações a nível demográfico são 8 milhoes de mortos, 6 milhões de inválidos e o decréscimo da população activa, a nível social é o novo papel da mulher, a falta de trabalho, surge uma nova classe (proletariado), a falência de pequenos proprietários e o enriquecimento dos proprietários industriais, a nível economico é a desvalorização das moedas europeias face ao dólar, a destruiçao das fábricas (industrial), a destruição de campos (agricultura)e a perda de mercados para os EUA e o Japão e a nível politico é a queda dos Impérios Centrais (Alemanha, Império Austro-Hungaro, Império Turco e Imperio Russo) e a alteraçao de regimes ou seja surgem mais republicas.

2. As principais conclusões foram: castigar a Alemanha, pois era considerada a culpada da guerra e a criação de cláusulas.

3. O novo mapa da Europa passou a ser constituído também pela Hungria, Polónia, Jugoslávia, Estónia, Checoslováquia, Lituânia, Letónia, Finlândia, Áustria, URSS, Turquia e Republica da Irlanda.

Anónimo disse...

1. Refere quais foram as principais alterações ocorridas na Europa ao nível demográfico, social, económico e político.

Alteraçoes Demográficas são:
8 Milhões de mortos
6 Milhões de inválidos
Descrescimo da pop activa

Alteracões Sociais:
O Novo papel da mulher na sociedade
Falta de trabalho ( Desemprego )
Surge a nova classe, o Ploletariado.
Falência dos pequenos proprietarios
Enriquecimento dos proprietarios industrias

Alterações Económicas
Desvalorização da moeda face ao dolar
Destruicão das fabricas ( Industria )
Destruição dos campos ( agricultura )
Perda de mercado para os EUA e para o Japão

Alterações políticas
Queda dos Imperios
Alemanha
Turco
Hungaro
Russo

Surgem novos paises
Surgem mais repúblicas




2. Refere quais foram as principais conclusões do Tratado de Versalhes.

A Alemanha foi obrigada a:
- Entregar todo seu equipamento de guerra;
- A retirar as suas tropas da região do Reno;
- A reduzir a sua tropa;
E foi proibida de se unir à Áustria e perdeu todos as suas colónias. Na Europa, o país foi obrigado a devolver as regiões da Alsácia e Lorena à França e as regiões de Dantzig à Polónia, ficando dividido o território da alemanha.
O governo alemão foi obrigado a pagar uma indemnização não apenas aos países que haviam sido invadidos, mas também aos EUA, Inglaterra e algumas de suas colónias, fortalecendo o imperialismo britânico.



3. Refere quais foram as principais alterações no mapa político europeu.

Após o Tratado de Versalhes, houve um desmembramento do império Austro-Húngaro e alteração de fronteiras, ocorreu a separação da Hungria e da Áustria, o aumento do território Romeno e a independência da Checoslováquia ( República-checa ).
No império Russo, houve a independência da Finlândia, Lituânia, Letónia e Estónia. O reaparecimento da Polónia, mas desta vez com a Alemanha e a Áustria.
O Império Otomano, ficou com as suas fronteiras alteradas.


André Santos nº 3 9º E

Carolina Marques 9ºE nº6 disse...

1.A principal alteração a nível demográfico foi o decréscimo da população, os 6 milhões de inválidos e os 8 milhões de mortos, a alteração que houve a nível social foi a falta de trabalho, o novo papel da mulher, surge uma nova classe, a falência dos pequenos proprietários e o enriquecimento dos proprietários industriais, a nível económico foi a destruição das fábricas, destruição dos campos e a perda de mercados para os EUA e Japão, a nível político foi a queda dos impérios centrais, surgem novos países e há uma alteração de regime.
2.As principais conclusões do tratado de Versalhes foram a imposição de condições humilhantes aos países vencidos,tais como o pagamento de pesadas indemnizações e definição de um novo mapa politico mundial.
3. As principais alterações no mapa politico europeu foram a obrigação de a Alemanha abandonar os territórios que foram integrados na Polónia, a perda da Alsácia e da Lorena que regressaram à soberania francesa.Surgiram ainda como países independentes, a Polónia, a Hungria, a Checoslováquia e a Jugoslávia.

Ems disse...

1.
Demográfico:
8 milhões de mortos,
6 milhões de inválidos,
diminuição da população activa.

Social:
Novo papel da mulher na sociedade,
Desemprego,
Falência dos pequenos proprietários,
Enriquecimento dos grandes proprietários,
Proletariado.

Económico:
Destruição da maior parte da industria,
Destruição dos campos agrícolas,
Perda de mercados internacionais para os EUA e Japão,
Desvalorização das medidas europeias face ao dólar.

Politico:
Desaparecem os impérios centrais tais como o Russo, Austro-Húngaro, Alemão, Turco.
Surgem novos regimes: a republica
Surgem novos países.

2. Este tratado foi criado para impor limites a Alemanha tais como:
-não puder construir fortificações ao longo do rio Reno; não puder mobilizar tropas; reconhecer como independente a Austria, a Checoslováquia e a Polónia; a cidade de Dantzig fica sob a protecção da Sociedade das Nações; perda das colónias para os aliados; limitar a industria alemã; não pode possuir blindados; não pode possuir submarinos; não pode possuir aviação militar; pagar indemnizações aos aliados; a zona Reno, zona industrial alemã, vai ser ocupada pelos aliados durante 15 anos; têm de reconhecer a Alsácia-Lorena aos Franceses.

3. As principais alterações no mapa politico europeu foram o surgimento de novos países:
-Lituânia,
-Estónia,
-Letónia,
-Irlanda,
-Jugoslávia,
Checoslováquia,
-Hungria,
-Áustria
-Finlândia,
-Turquia,
-Polónia

Adriana Leitão disse...

1- As princiapis alterações ocorridas na Europa foram:
alterações políticas- há o desaparecimento dos impérios centrais (império russo, austro-húngaro, alemão e turco)e surgem novos regimes-Repúblicas e novos países;
alterações económicas- ocorre a destruição de grande parte da indústria e dos campos agrícolas, há a perda de mercados internacionais para os E.U.A. e o Japão e há a desvalorização das moedas europeias face ao dolar;
alterações sociais- a mulher assume um novo papel na sociedade, surge o desemprego, há a falência dos pequenos propietários e enriquecimento dos grandes e surge o proletariado;
alterações demográficas- existem oito milhões de mortes de vido à guerra, seis milhões de inválidos, o que causa uma diminuição da população activa.

2- O tratado de Versalhes foi elaborado com o objectivo de impor limites à Alemanha, que não podia construir partificações ao longo do rio Reno, não lhe era permitido mobilizar tropas, teria que reconhcer a Aústria como um país independente da Checoslováquia, a cidade de Dantes teria que ficar sob a protecção da Sociedade das Naações, iria perder as colónias que seriam entregues aos aliados, teria que limitar o exército e a sua indústria, não poderia possuir blindados, submarinos, nem aviação militar, teria que pagar uma indeminização aos aliados, a zona do rio Reno (zona insdústrial alemã) seria ocupada pelos aliados duarnte quinze anos e teria também que ceder a Alsácia-Lorena aos frenceses.

3- As principais alterações no mapa político europeu foram o surgimento de novos país, tais como, a Lituânia, a Estónia, a Letónia, a Irlanda, a Juguslávia, a Checoslováquia, a Hungria, a Áustria, a Turquia e a Polónia.

Miguel Jorge disse...

1-Políticos:
-Surgem novos regimes, nomeadamente a républica.
-Económicos:
-Desvalorização das moedas europeias face ao dólar.
-Sociais:
-Desemprego.
-Demográficos:
-Diminuição da população activa.

2-Impôr limites à Alemanha, de forma a criar um novo mapa político, e a fazer com que a ALemanha não origine a 2ª Guerra Mundial.

3-Foi uma forma de estender o mapa europeu.

Eduardo 9ºD nº11 disse...

1.As principais alterações ocorridas na Europa foram:
1)Ao nivel politico:
-Desaparecem os impérios centrais: Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Turco;
-Surgem novos regimes (Repúblicas);
-Surgem novos países.
2)Ao nivel económico:
-Destruição da maior parte da indústria,
-Destruição dos campos agrícolas,
-Perda de mercados internacionais para os E.U.A e Japão;
- Desvalorização das moedas europeias face ao dólar.
3)Ao nivel Social:
-Novo papel da mulher na sociedade;
-Desemprego;
-Falência dos pequenos proprietários;
-Enriquecimento dos grandes proprietários;
-Proletariado.
4)Ao nivel Demográfico:
-8 milhões de mortes;
-6 milhões de inválidos;
-Diminuiçao da população activa.

2.As principais conclusões do tratado de versalhes foram que a Alemanha:
-não pode construir fortificações ao longo do rio Reno;
-não pode mobilizar tropas;
-tem que reconhecer como independente a Áustria, a Checoslováquia e a Polónia;
-a cidade de Dantz fica sob a protecção da SDN (Sociedade das Nações);
-Perde as colónias para os aliados;
-Tem que limitar o exército;
-Tem que limitar a sua indústria;
-Não pode possuir blindados;
-Não pode possuir submarinos;
-Não pode possuir aviação militar;
-tem que pagar indeminizações aos aliados;
-A zona do Reno, zona industrial alemã, vai ser ocupada pelos aliados, durante 15 anos;
-Tem que ceder a Alsácia-Lorena aos franceses.

3.As principais alterações no mapa políico Europeu foi o aparecimento de novos países:
a Lituânia, a Estónia, a Letónia, a Irlanda, a Jugoslávia, a Checoslováquia, a Húngria, a Áustria, a Finlândia, a Túrquia e a Polónia.

Trabalho realizado por:
Eduardo Gomes 9ºD Nº11

Luísa Pires 9ºD disse...

2º tpc de história Luisa Pires 9ºD
1- Principais alterações da Europa :
A nível demográfico : 8 milhões de mortos, 6 milhões de inválidos e consequentemente diminuição da população activa;
A nível social: surge um novo papel da mulher na sociedade ( começam a trabalhar em serviços e em fábricas), surge o desemprego, os pequenos proprietários vão à falência e consequentemente os grandes proprietários enriquecem e surge o proletariado.
A nível económico: a maior parte da industria fica destruída, destruição dos campos agrícolas, perda de mercados internacionais para os E.U.A e para o Japão e desvalorização das moedas europeias face ao dólar.
A nível politico: desaparecem os impérios Russo, Austro-húngaro, Turco e Alemão, surgem novos regimes (repúblicas) e surgem novos países (Estónia, Letónia, Lituânia, Finlândia, Polónia, Irlanda, Áustria, Hungria, Jugoslávia, Checoslováquia e a Turquia).
2- Impor uma série de limites à Alemanha e cobrar-lhe indemnizações para que esta não se desenvolve-se principalmente em termos industriais, económico-financeiros, comerciais e militares pois foi considerada a principal causadora da guerra e era vista como uma grande potência.
3- As principais alterações ocorreram na Europa central, com o aparecimento dos novos países e com o desaparecimento de outros surgiram novas fronteiras (o desaparecimento do império Austro-húngaro e o aparecimento da Áustria, da Hungria, da Checoslováquia, da Jugoslávia e da Polónia) o aparecimento de novos países entre a Rússia e a Europa central como a Letónia, a Lituânia, a Estónia e a Polónia e mais a cima destes todos a Finlândia também houveram algumas pequenas alterações impostas pelo tratado de Versalhes como a tomada da cidade de Dantzig e a cedência da Alsácia Lorena aos franceses .

Anónimo disse...

1.)Alterações ocorridas na Europa a nível:
A)Demográfico:
- 8 milhões de mortos;
- 6 milhões de inválidos;
- Diminuição da população-activa.

B)Social:
-Novo papel da mulher na sociedade;
-Desemprego;
-Falência dos pequenos proprietários;
-Enriquecimento dos grandes proprietários;
-Proletariado.

C)Económico:
-Destruição da maior da industria;
-Destruição dos campos agrícolas;
-Desvalorização das moedas europeias face ao dólar.

D)Político:
-Desaparecem os Impérios Centrais (Russo, Austro-Húngaro, Alemão, Turco)
-Surgem novos regimes: Repúblicas;
-Surgem novos países.


2.)O Tratado de Versalhes tinha como objectivo impor limites à Alemanha, à sua industria e ao seu exército, visto que ela era a causadora de toda a Guerra. E as principais conclusões do tratado foram:
- A Alemanha não podia construir fortificações ao longo do Rio Reno e esta mesma zona iria ser ocupado pelos aliados durante 15 anos; não podia mobilizar tropas; não podia possuir blindados, submarinos ou aviações militares;
-A Alemanha tinha de reconhecer a independência da Áustria, da Polónia e da Checoslováquia e tinha de ceder a Alsácia-Lorena aos franceses.
-A Cidade de Dantriz fica sob a protecção da Sociedade das Nações;
-A Alemanha perdia as colónias para os países aliados.


3.)As principais alterações na Europa no mapa político foram o aparecimento de novos países, tais como: Lituânia, Estónia, Letónia, Irlanda, Jugoslávia, Checoslováquia, Hungria, Áustria, Finlândia, Turquia e Polónia.

Maria Leonor de Sousa nº20 9ºD

Daniela Cordeiro, 9º D disse...

Respostas de Daniela Cordeiro, Nº 9, 9º D:

1- As consequências da 1ª Guerra Mundial provocaram alterações na Europa ao nível demográfico, social,económico e político.
Ao nível demográfico a 1ª Guerra Mundial provocou a morte a oito milhões de pessoas, deixou inválidas seis milhões e fez diminuir a população activa.
Ao nível social surge um novo papel da mulher na sociedade, pois os homens que foram para a guerra deixaram os seus empregos para irem combater e os seus postos de trabalho foram ocupados pelas mulheres que, como eram mão-de-obra barata, foram mantidas nos postos de trabalho, mesmo quando os homens regressaram da guerra e isso provocou o desemprego. Ao nível social também ocorreu a falência dos pequenos proprietários e surgiu o proletariado.
Ao nível económico a maior parte da Indústria e dos campos agrícolas foram destruídos e a Europa perdeu alguns dos seus mercados internacionais para os Estados Unidos da América e para o Japão, o que provocou a desvalorização das moedas europeias, face ao dólar.
Ao nível político desapareceram os Impérios Centrais(Império Russo, Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco) e surgiram novos países(Lituânia, Letónia, Estónia, Irlanda, Jugoslávia, Checoslováquia, Hungria, Áustria, Filândia, Turquia e Polónia), também surgiram novos regimes políticos, as Repúblicas.

2- O Tratado de Versalhes foi realizado em 1919 com o objectivo de impor limites à Alemanha, que tinha sido vencida na 1ª Guerra Mundial. O Tratado de Versalhes impunha as seguintes condições à Alemanha: tinha de reconhecer ter sido a principal responsável pela Guerra, perdia territórios na Europa(Alsácia-Lorena para os franceses e cidade de Dantzig para a Polónia), abandonava as suas colónias em favor dos Aliados, pagava elevadas indeminizações aos Aliados, só podia possuir um pequeno exército e não podia mobilizar tropas, a zona de Reno era ocupada pelos franceses, a sua marinha ficava limitada e não podia possuir submarinos, nem ter aviação militar.

3- As principais alterações no mapa político europeu estão relacionadas com o desaparecimento dos Impérios Centrais que se desmembraram, devido aos Tratados de Versalhes e de St. Germain, e deram origem a novos países que se tornaram independentes. A Alemanha perdeu o território da Alsácia-Lorena para a França, o Império Austro-Húngaro deixou de existir e passaram a existir dois territórios independentes, a Áustria e a Hungria e o novos países que surgiram foram a Polónia, a Filândia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Checoslováquia, a Roménia, a Jugoslávia, a Rússia e a Irlanda.

Bárbara Vidal Sousa, Nº4, 9ºD disse...

1. As principais alterações ocorridas na Europa a nível demográfico foi a perda de oito milhões de vidas humanas, seis milhões de inválidos e uma considerável diminuição da população activa. A nível social a mulher passou a desempenhar um novo papel na sociedade, ocorreu um maior desemprego, surgiu o proletariado e houve a falência dos pequenos proprietários, enquanto que os grandes proprietários enriqueceram.
A nível económico a Europa perdeu grande parte dos mercados internacionais para os EUA e Japão, houve a desvalorização das moedas europeias face ao dólar e houve um decréscimo da produção agrícola e industrial. A nível político desaparecem os Impérios Russo, Alemão, Austro-Húngaro e Turco, surgem novos países (Checoslováquia, Roménia, Jugoslávia, URSS, Republica da Irlanda, Polónia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia) e surge um novo regime: república.

2. As principais conclusões foram limitar a Alemanha principalmente em termos políticos, militares e territoriais e o surgimento de um novo mapa político na Europa.

3. As principais alterações no mapa político europeu foram o desaparecimento dos Impérios Russo, Alemão, Austro-Húngaro e Turco e o surgimento de novos países (Checoslováquia, Roménia, Jugoslávia, URSS, Republica da Irlanda, Polónia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia).

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue