A crise de 1929 e o New Deal

. terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Documento1.
"De repente, um negócio muito mais atractivo que o teatro atraiu a minha atenção e de todo o país.
Conheci-o pela primeira vez em 1926. Constituiu uma surpresa muito agradável descobrir que eu era um negociante muito astuto(...), tudo o que comprava aumentava de valor (...). Nunca obtive benefícios. Parecia-me absurdo vender uma acção a 30 quando se sabia que, dentro de um ano, duplicaria ou triplicaria de valor.
No dia do "julgamento final", o meu amigo Max Gordon telefonou-me de Nova Iorque. Em cinco palavras fez uma afirmação que, com o correr do tempo, se poderá compara com qualquer das citações memoráveis da História Americana: "Marx, a partida (jogo) está terminada.""

Groucho Marx, in Groucho e Eu.
Agora já sabes responder.
1. Identifica o "negócio" de que se fala no documento. (resposta do André Santos, nº 3 do 9º E)
O "negócio" referido no documento refere-se ao dinheiro que um individuo fazia na bolsa, no negócio de compra e venda de acções. Comprava-se barato e vendia-se mais caro de maneira e ter lucro.

2. Indica o acontecimento referido por "Julgamento final". (resposta do Eduardo Gomes, nº 11 do 9º D)
A 24 de Outubro de 1929 o panorama americano é sacudido por um acontecimento que irá marcar toda a acção politica, social e até militar dos Estados Unidos da América
O crash em Wall Street ficou conhecido como a Quinta-Feira Negra e acontece quando na economia desta sociedade se assiste a uma quebra profunda dos lucros das maiores empresas. Desesperados e após meses prósperos e de continua euforia, os accionistas tentam vender as suas acções, sem qualquer êxito.
As consequências foram danosas: muitas pessoas foram levadas ao suicídio e na sua maioria todas tiveram que começar a sua vida do zero.
Este acontecimento teve igualmente repercussões a uma escala mundial uma vez que foi directamente percepcionado a ausência de uma regulação económica para evitar estas catástrofes.

3. Comenta a frase: "A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução". (Resposta da Joana Frade, nº 15 do 9º E)
Um dos grandes factores causadores da crise de 1929 foi a superprodução instalada no momento. A produção agrícola e industrial crescia mais rapidamente que o escoamento, fazendo com que os stocks se acumulassem sem compradores, obrigando o preço dos produtos baixar. Entrou-se, assim, num período de deflação, situação económica caracterizada por uma baixa generalizada dos preços, quebrando os lucros das empresas e deixando muitos indivíduos sem emprego. Neste cenário está instalado um ciclo vicioso caracterizado pela diminuição da procura, causando falência das empresas e gerando desemprego, que resulta na diminuição do poder de compra e assim sucessivamente.

4. Identifica o Presidente Americano que aplicou o New Deal. (Resposta do Rodrigo Matos, nº 26 do 9º D)
Quem aplicou o New Deal foi o Presidente Americano (EUA) F. D. Roosevelt de 1932 que foi a politica interrencionista do Estado e foi influenciadas pelas ideias de J. Keynes.

5. Apresenta três medidas do New Deal e seus objectivos. (resposta do André Santos, nº 3 do 9º E)
1. Encerramento da bolsa e dos bancos:
- Criação de dois tipos de bancos:
Bancos de investimento
Bancos comerciais (não podendo fazerem transacções na bolsa)
- Tinham de possuir o minimo de divisas.
- Seguro obrigatório para depositantes.

2. Adopção de uma politica inflacionária e de agravamento do orçamento de estado.
- Realização das obras publicas (diminuição do desemprego).
- Aumento dos salários (aumento do poder de compra)
- Diminuição das taxas de juro (desvalorização da moeda)

3. Agricultural Adjustement Act
- Redução das areas cultivadas
- Reconversão de determinados produtos agricolas
- Estabelecimento de preços minimos ao produtor
- Incentivos à exportação
- Mecanização e motorização das actividades
- Empréstimos e linhas de crédito

4. Industria - NIRA ( National Indestrial Recovery act)
- Combate a superprodução
- Combater a baixa de preço dos produtos

5. Segurança social
- Atribuição da reforma aos idosos
- Segurança social na velhice
- Subsidio de desemprego

40 comentários:

Anónimo disse...

1- O "negócio" de que se fala no documento era a Bolsa de Valores.

2-O acontecimento referiodo por "julgamento final".

3-Foi uma crise de superprodução pois a produção agricola e industrial crescia mais depressa do que o consumo o que fazia com que os "stocks" de mercadorias ficassem sem compradores e os preços tivessem de baixar.

4- O New Deal foi aplicado pelo presidente F.D.Rosvelt.

5-As medidas foram, realização de obras publicas (para diminuir o desemprego); aumento dos salarios (para aumentar o poder de compra); diminuição das taxas de juro; desavalorização da moeda;

João Almeida nº 17 9ºE

Anónimo disse...

1) O "negócio" de que se fala no documento era a Bolsa de Valores.
2) O acontecimento referido por "julgamento final" é o crash de Wall Steet.
3) Foi uma crise de superprodução pois a produção agricola e industrial crescia mais depressa do que o consumo o que fazia com que os "stocks" de mercadorias ficassem sem compradores e os preços tivessem de baixar e destruição de excedentes.
4) O New Deal foi aplicado pelo presidente F.D.Roosvelt.
5) As medidas foram:
- Encerramento da Bolsa e dos bancos;
-Adopção de uma politica infraccionista e de gravamento do orçamento do estado;
-Agricultura...

Pedro Almeida Nº25 9ºE

Andre Aquino nº4 9ºE disse...

1.O negocio de que se fala no texto e a bolsa de valores.

2.Foi a ruptura da bolsa de valores de nova iorque ou seja o grande "crash". Ou seja, o crash nada mais foi que a mão invisível do mercado atuando. Adam Smith em nenhum momento disse que essa "mão invisível" apenas acaricia. Ela também pune quando os excesso geram grandes desequilíbrios. É claro que em 1929 o nível de homogeneização e acesso de informações era infinitamente menor e portanto houve uma grande surpresa com a "ruptura" causada pela grande falta de liquidez nos mercados e pela grande desvalorização das ações na Bolsa de Nova York.

3.Foi uma crise de superproduçao porque a acumulaçao de produtos em stock nao conseguia o escoamento. E isso leva ao acumulamento de materias primas como de produtos que por sua vez faz baixar os preços no mercado fazendo assim diminuir as margens de lucro levando a grandes despesas e por vezes a destruiçao do stock.

4.O projecto "new deal" chefiado sob o governo de Franklin Delano Rosevelt com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir aos prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política económica.

5.As tres medidas sao controle governamental dos preços de diversos produtos industriais e agrícolas, concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas, Realização de um grande programa de obras públicas.

Mara Nº19 9ºD disse...

1. O documento fala sobre o negócio da Bolsa.
2. "Julgamento final" foi o Crash da Bolsa.
3. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução pois, a produção agrícola e industrial crescia mais rapidamente que o consumo, o que levou à destruição dos stocks e à redução dos preços pois já não havia compradores. Com isso as empresas tinha uma quebra nos lucros. Muitas empresas foram à falência tal como muitos bancos.
4. O Presidente Americano foi Franklin Delano Roosevelt.
5. Algumas das medidas do New Deal foram:
-financiamento de grandes obras públicas com o objectivod e criar novos empregos;
-limitação da semana de trabalho a 40 horas para proporcionar novos postos de trabalho;
-concessões de subsídios às empresas que admitissem novos trabalhadores.

sara gonçalves nº29 9ºE disse...

1. O “negócio” de que se fala no documento é a venda e compra de acções, ou seja, o jogo da bolça, todas as pessoas compravam acções para as poderem comprar pediam empréstimos e ainda hipotecavam as casas o objectivo era duplicar e triplicar o capital e com o dinheiro dos lucros compravam carros, casacos de pele.

2. O acontecimento referido por “julgamento final” era a quinta-feira negra o dia em que se iniciou a crise na bolça de nova Iorque, no dia 24 de Outubro de 1929 dá-se o “crash”, ou seja existem muitas ofertas de venda de acções e pouca compra, por isso fecharam as bolsas.

3. A frase quer dizer que como ouve muita produção e as pessoas n compravam os produtos eles ficavam em stock, ou seja, com muitos excedentes, eles podiam baixar os preços mas isso ia levar à falência de empresas e bancos que por sua vez ia causar o desemprego e a desvalorização das acções.

4. O presidente americano que aplicou o new deal foi Franklin D. Roosevelt em 1932.

5. Uma delas era a medida da segurança social os seus objectivos eram atribuir retornas aos idosos outra era a segurança social na velhice e por fim os subsídios de desemprego.
A outra das medidas era na indústria o NIRA (national industrial recouver act ) o objectivo era combater a superprodução e a baixa dos preços.
E por fim o encerramento da bolsa e dos bancos, criaram dois tipos de bancos: o investimento e os comerciais (não podiam fazer transacções na bolsa) tinham de possuir o mínimo de divisas ou seja dinheiro.

Joana Frade disse...

1. O “negócio” descrito no documento refere-se ao jogo da bolsa, no qual todo o tipo de pessoas compravam acções, pedindo assim empréstimos/ créditos e hipotecando as suas casas, com o objectivo de duplicar e triplicar o seu capital. Com os lucros, estes indivíduos compravam carros, casacos de pele e outros luxos, vivendo, portanto, acima das suas possibilidades.

2.O “Julgamento final” deu-se a 24 de Outubro de 1929, sendo denominado por “crash” da bolsa de Wall Street. Os maiores possuidores de acções, assustados com a notória baixa nos lucros das empresas, tentaram vendê-las antes que o seu valor diminui-se, desconhecendo que todos os outros procurariam fazer o mesmo. Assim, neste dia (actualmente referido por “quinta-feira negra”), foram apresentadas 12 milhões de acções sem comprador, derivando assim uma grande crise, não só nos Estados Unidos, como à escala mundial.

3.Um dos grandes factores causadores da crise de 1929 foi a superprodução instalada no momento. A produção agrícola e industrial crescia mais rapidamente que o escoamento, fazendo com que os stocks se acumulassem sem compradores, obrigando o preço dos produtos baixar. Entrou-se, assim, num período de deflação, situação económica caracterizada por uma baixa generalizada dos preços, quebrando os lucros das empresas e deixando muitos indivíduos sem emprego. Neste cenário está instalado um ciclo vicioso caracterizado pela diminuição da procura, causando falência das empresas e gerando desemprego, que resulta na diminuição do poder de compra e assim sucessivamente.


4.A partir de 1933, Franklin Roosevelt, presidente dos EUA, lançou uma política de intervencionismo económico, criando assim o New Deal, baseado nas ideias de Jonh Keynes. Os seus objectivos eram resolver o problema do desemprego e aumentar o poder de compra da população, relançando o consumo e a produção.

5.O New Deal consistia em várias medidas:
1.Encerramento das bolsas e dos bancos:
- Criação de 2 tipos de bancos – Investimento e Comerciais (não podem fazer transacções na bolsa);
- Tem de possuir um mínimo de divisas;
- Seguro obrigatório para os depositantes.
2. Agricultura (Agricultural Adjustment Act);
- Redução das áreas cultivadas;
- Reconversão de determinados produtos agrícolas;
- Estabelecimento de preços mínimos ao produtor;
- Incentivos às exportações;
- Mecanização e motorização das actividades;
- Empréstimos e linhas de crédito.
3. Adopção de uma política inflacionista e de agravamento do orçamento de estado:
- Realização de obras publicas, diminuindo o desemprego;
- Aumento dos salários, aumentando o poder de compra;
- Diminuição da Taxa de Juro e desvalorização da moeda.

Anónimo disse...

1.

2.. O acontecimento referido por "julgamento final" foi por ter-se dado o "crash" na bolsa.

3.A crise de 1929 foi uma crise de superprodução porque a produção agrícola e industrial crescia mais rapidamente do que o consumo, o que fazia com que os stocks de mercadorias se acumulassem sem compradores, e os preços tivessem de baixar, levando as empresas e os bancos a falir, dando origem ao desemprego.

4.O presidente que aplicou o New Deal foi F.D Roosevelt.

5.As três medidas do New Deal foi na industria e o objectivo foi para combater a superprodução, e para combater a baixa dos preços, outra medida foi a da segurança social que teve como objectivo atribuir reformas aos idosos, haver segurança social na velhice e passar a haver subsídios para os desempregados, a ultima medida foi ter-se adoptado uma politica infraccionista e de agravamento do orçamento do estado que teve como objectivo realiza obras publicas que levou a diminuição de desempregados, ao aumento dos salários que fez aumentar o poder de compra e a diminuição das taxas de juro e á desvalorização da moeda.

Ines Brito nº14 9ºE

Eduardo Gomes; 9ºD; Nº11 disse...

1.O "negócio" a que o documento 1 se refere é á compra e venda de acções na bolsa dos EUA.

2.A 24 de Outubro de 1929 o panorama americano é sacudido por um acontecimento que irá marcar toda a acção politica, social e até militar dos Estados Unidos da América
O crash em Wall Street ficou conhecido como a Quinta-Feira Negra e acontece quando na economia desta sociedade se assiste a uma quebra profunda dos lucros das maiores empresas. Desesperados e após meses prósperos e de continua euforia, os accionistas tentam vender as suas acções, sem qualquer êxito.
As consequências foram danosas: muitas pessoas foram levadas ao suicídio e na sua maioria todas tiveram que começar a sua vida do zero.
Este acontecimento teve igualmente repercussões a uma escala mundial uma vez que foi directamente percepcionado a ausência de uma regulação económica para evitar estas catástrofes.


3.A América revelou-se nos anos 20 como uma potência mundial em plena ascensão. Terra de oportunidades e sonhos após anos de construção de um esplêndido império assente em novas teorias e meios de produção, este espaço geográfico tornou-se apetecível para receber novas pessoas e comunidades.
Ora com o aumento da mão-de-obra e com uma economia assente num grande poder de compra, a ideia de toda a nação era sobretudo a produção. Produção essa que se tornou excessiva em relação à capacidade de compra por parte dos consumidores, o que levou a que começasse a existir um armazenamento gradual dos produtos, o que levou a uma descida dos preços levando a uma situação deflaccionária.
Desta forma não conseguindo escoar toda a produção, as fábricas tiveram necessidade de abrandar o seu ritmo produtivo o que lançou a economia numa situação de crise.
Assim é legítimo dizer que a crise de 1929 esteve ligada a um fenómeno de superprodução.



4.O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi F.D. Roosevelt; e esta era uma politica influenciada pelas ideias de J. Keynes, um economista Inglês; era uma politica intervencionista do estado; consistia em 5 medidas e foi aplicada nos Estados Unidos da América em 1952.

5. Três das cinco medidas do New Deal e os seus objectivos são:
1.Encerramento dos bancos e da bolsa, que consistiu: na criação de 2 tipos de bancos, os bancos de investimento e os bancos comerciais, e em que os segundos (bancos comerciais) não podem emitir nem transaccionar acções; na criação de um seguro obrigatório para os depositantes e estes bancos eram obrigados a ter um mínimo de divisas;
2.Adopção de uma politica inflaccionista e de agravamento do orçamento de estado, que consistiu: na realização de grandes obras publicas, com o objectivo de criar emprego; no aumento dos salários, com o objectivo de aumentar o poder de compra e consistiu ainda na diminuição das taxas de juro e desvalorização da moeda,
3.Assistência Social, que consistiu em disponibilizar reformas para idosos; consistiu na segurança social na velhice e na doença e ainda em disponibilizar subsídios de desemprego.
E com estas e mais as outras duas medidas os EUA conseguiram superar a crise económica e social; conseguiram a reabilitação internacional do dólar; conseguiram diminuir o número de desempregados; conseguiram recuperar o poder de compra e aumentar os preços; conseguiram aumentar a produção industrial e por último, conseguiram aumentar o número de exportações.

Ana Catarina_Nº1_9ºE disse...

1-O “negócio” do momento é o jogo da bolsa, onde todos compram acções, o
objectivo consiste em duplicar ou triplicar os seus capitais, com o dinheiro ganho compravam carros, casacos de pele, e muitas outras coisas. Neste momento da história as pessoas vivem acima das suas possibilidades.

2- O julgamento final, foi em Wall Street, a 24 de Outubro de 1929, a famosa quinta-feira negra, onde se deu o “crash”. Onde existia muita oferta de venda de acções mas muito poucas compras destas. Como consequência, a bolsa fecha, as pessoas ficam sem dinheiro e ainda existem muitos suicídios.

3-Na crise de 1929, as pessoas deixaram de comprar os produtos que não eram necessários, como consequência existiu o armazenamento de “stocks”, onde os excedentes iam ser destruídos, e o preços dos restantes ia baixando, que levou à falência das empresas, que por sua vez levou, à falência dos bancos, à desvalorização das acções, e ainda ao desemprego, onde as pessoas tinham falta de dinheiro, fome, e existiam conflitos sociais, racismo e um grande numero de criminalidade. Esta crise afecta, a industria, a agricultura e as matérias-primas.

4-O presidente Americano que aplicou o New Deal, em 1932, foi F. D. Roosevelt.

5-Três medidas do New Deal, foi o encerramento da bolsa e dos bancos, que consistia na criação de dois tipos de bancos, os de investimento e os comerciais (não podem fazer transacções na bolsa.), os depositantes tinham de ter seguro obrigatório, e um mínimo de divisas, onde o objectivo era que não existisse um novo “crash” na bolsa e onde o banco segurava o dinheiro depositado aos depositantes.
A adopção de uma politica inflacionista e de agravamento do orçamento do estado , que consistia na realização de obras publicas, para diminuir o desemprego, no aumento dos salários, onde aumentou o poder de compra, e na diminuição das taxas de juro e desvalorização da moeda.
Outra medida foi a segurança social, que consistia na atribuição de reformas aos idosos, na segurança social na velhice, e o subsídio do desemprego, para a assegurar o mínimo de condições necessárias para os idosos e dos desempregados.

FIM

Anónimo disse...

Patricia Tomás; 9ºE nº23


1. Identifica o "negócio" de que se fala no documento.
O negócio que o texto retrata é a Bolsa de Valores.

2. Indica o acontecimento referido por "Julgamento final".
O acontecimento referido como “Julgamento final” foi o crash na bolsa em Wall Street.

3. Comenta a frase: "A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução".
Concordo com a frase, foi uma crise derivada à produção de bens sem o seu escoamento. O mercado não “absorvia” o excesso de produção.

4. Identifica o Presidente Americano que aplicou o New Deal.
O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi Francis D. Roosevelt.

5. Apresenta três medidas do New Deal e seus objectivos.

Uma das medidas foi o encerramento da Bolsa e dos Bancos, com a criação de 2 tipos de bancos, investimentos, os comerciais não podiam fazer transacções na bolsa; têm de possuir um mínimo de divisas (dinheiro), seguro obrigatório para os depositantes.
Agricultura (Agricultural Adjustment Act) redução das áreas cultivadas, reconversão de determinados produtos agrícolas, estabelecimento de preços mínimos ao produtor, incentivos às exportações, mecanização e motorização das actividades e empréstimos e linhas de crédito. A Indústria, NIRA (National Industrial Recover Act), com o objectivo de combate à superprodução e à baixa dos preços.

Anónimo disse...

Patricia Tomas ; 9ºE nº23

1. Identifica o "negócio" de que se fala no documento.
O negócio que o texto retrata é a Bolsa de Valores.

2. Indica o acontecimento referido por "Julgamento final".
O acontecimento referido como “Julgamento final” foi o crash na bolsa em Wall Street.

3. Comenta a frase: "A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução".
Concordo com a frase, foi uma crise derivada à produção de bens sem o seu escoamento. O mercado não “absorvia” o excesso de produção.

4. Identifica o Presidente Americano que aplicou o New Deal.
O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi Francis D. Roosevelt.

5. Apresenta três medidas do New Deal e seus objectivos.

Uma das medidas foi o encerramento da Bolsa e dos Bancos, com a criação de 2 tipos de bancos, investimentos, os comerciais não podiam fazer transacções na bolsa; têm de possuir um mínimo de divisas (dinheiro), seguro obrigatório para os depositantes.
Agricultura (Agricultural Adjustment Act) redução das áreas cultivadas, reconversão de determinados produtos agrícolas, estabelecimento de preços mínimos ao produtor, incentivos às exportações, mecanização e motorização das actividades e empréstimos e linhas de crédito. A Indústria, NIRA (National Industrial Recover Act), com o objectivo de combate à superprodução e à baixa dos preços.

Mel disse...

1. 0 negócio que se fala no documento é o "Jogo na Bolsa", em que toda a população comprava acções, para isso pediam empréstimos aos bancos e hipotecavam as casas, com o objectivo de duplicar ou até triplicar o seu capital, e com o dinheiro ganho compravam casacos de pele, carros, que naquela altura era o símbolo de riqueza americana, vivendo assim a população acima das suas possibilidades.

2. O acontecimento referido por Julgamento Final foi o "Crash" da Bolsa de WallStreet, ou seja, queda da bolsa, fazendo com que haja muita ofertas de venda de acções, mas poucas compras ou até nenhumas, provocando o fecho da bolsa, levando com que as pessoa fiquem sem dinheiro e levando até ao suicídio.

3. Concordo com a afirmação , pois em 1929 ouve uma superprodução, fazendo com que existisse um armazenamento de stocks, que era limitado, logo houve destruição de excedentes e baixa de preços, levando á falência de empresas e de bancos, á desvalorização das acções e ao desemprego, fazendo com que existisse falta de dinheiro, fome, conflitos sociais, racismo e criminalidade. Esta crise também afectou a industria, a agricultura e matérias primas.

4. O presidente americano que aplicou o New Deal foi Franklin Delano Roosevelt, baseando se nas ideias de J. Keynes.

5. Três medidas dos New Deal foram a adopção de uma politica inflaccionista e de agravamento do orçamento do estado, com o objectvio de realizar obras publicas para a diminuição do desemprego, aumento dos salário para o aumento do poder de compra e a diminuição das taxas de juro e de desvalorização da moeda.

Melissa Fernandes Nº22 9ºE

Bruna Calado 9ºE disse...

1. O negocio era o jogo da bolsa.

2. É o "crash" da bolsa de Wall Street.

3. A frase está correcta, pois a crise deu-se por causa da superprodução, o que levou ao armazenamento dos stoks, à destruição de excedentes e à baixa dos preços. O facto de os preços terem diminuido levou à falencia dos bancos, desvalorização das acções e ao desemprego.

4.Foi o presidente F. D. Roosevelt.

5. Algumas medidas foram: O encerramento dos bancos e da bolsa, tinha como objectivos criar novos tipos de bancos (investimentos e comerciais), possuir o minimo de divisas e ter seguro obrigatorio para os depositantes.
Outra medida foi a agricultura (Agricultural Adjustment Act), com os objectivos de reduzir as áreas cultivadas, reconverter determinados produtos agrícolas, estabelecer preços minimos ao produtor, incentivar as exportações, a mecanização e a motorização das actividades e os emorprestimos e linhas de credito.
E, por fim, a segurança social cujos objectivos eram atribuir reformas aos idosos, segurança sicial na velhice e subsídio de desemprego.

Anónimo disse...

1- O "negócio" falado no texto era o das bolsas onde as pessoas compravam e vendiam acções.

2- O "Julgamento Final" falado no texto ´foi o "crash" da bolsa, no dia 24 de Outubro de 1929, em que começou a haver muitas ofertas de venda mas muito poucas compras.

3- Concordo, pois com a superprodução houve armazenamento de "stocks", dado isto destruiram os excedentes e baixaram os preços, depois as empresas faliram assim como os bancos desvalorizando desta forma as acções, com a falência das empresas começou a haver desemprego, depois havendo fome, falta de dinheiro, criminalidade, racismo e conflitos sociais.

4- Franklin Delano Roosevelt, foi o presidente que aplicou o New Deal, baseando-se nas ideias de John M. Keynes.

5- Realização de obras públicas, de modo a diminuir o desemprego. Aumento dos salários, de modo a aumentar o poder de compra. Combater a superprodução, de modo a não haver excendentes, nem ser preciso baixar os preços.

Guilherme Alves nº13 9ºE

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- O negócio que se fala no documento é o jogo na bolsa, todas as pessoas compravam acções, se não tivessem dinheiro para as comprar pediam emprestimos ao banco ou hipotecavam as casas, compravam acções com o objectivo de duplicar o capital, ou seja as pessoas viviam a cima das suas possibilidades.
2- O acontecimento referido por "Julgamento Final" aconteceu dia 24 de Outubro de 1929, existiam muitas ofertas de venda e poucas compras, as bolsas fecharam o que levou a que as pessoas ficassen sem o dinheiro e se suicidassem.
3- A afirmação é verdadeira porque as pessoas deixaram de comprar, o que levou ao armazenamento de stocks pois as fabricas não podiam parar de produzir porque se não os empregados não trabalhavam e não podiam ser despedidos, logo, deswtruiram-se os excedentes e baixaram-se os preços com o objectivo de as pessoas voltarem a comprar, mas não foi isso que aconteceu, como os preços baixaram as empresas faliram, logo os bancos tambem faliram, o que levou a uma desvalorização das acções, logo, foi a crise da superprodução.
4- O presidente que aplicou o New Deal foi Franklin Delano Roosevelt.
5- As três medidas:
- National Industrial Recover Act com o objectivo de combater a superprodução e a baixa dos preços;
- Segurança Social com o objectivo de atribuir reformas aos idosos, segurança social na velhice e subsidio de desemprego;
- Agricultural Adjustment Act com o objectivo de Reduzir as áreas cultivadas, Reconverter determinados produtos agriculas, estabelecer de preços minimos ao produtor, Mecanizar e motorizar as actividades e emprestar linhas de crédito.

Anónimo disse...

João Alves, nº 16
1. O negócio referido no documento é o jogo da bolsa, no qual todos jogavam com o objectivo de duplicar e triplicar o dinheiro investido.
2. O "Julgamento Final" de que o autor fala é a Sexta-Feira Negra na qual se deu o "crash" da bolsa.
3. Essa frase é verdadeira, porque como havia uma superprodução, ou seja, era maior a oferta do que a procura, os preços baixaram para os produtos serem escoados. O problema foi que, chegou um dia em que o custo de produção era mais elevado do que o preço de venda, o que provocou a falência de empresas, despoletando a crise.
4. O Presidente que publicou o "New Deal" foi o FDR (Franklin Delano Roosevelt).
5. Uma das medidas apresentadas no New Deal foi o NIRA (National Industrial Recover Act) com o objectivo de combater a superprodução e a baixa de preços. Para além disso, alterou a Segurança Social, com a criação de reformas para os idosos, subsídios de desemprego e segurança social foi alargada na velhice e na doença. Para além disso, foi adoptada uma política intervencionista e de agravamento do orçamento de estado, com a construção de obras públicas, com o objectivo de combater o desemprego, os salários foram aumentados, para aumentar o poder de compra, as Taxas de Juro diminuiram e houve a desvalorização do dólar.

tiago rocha nº29 9ºD disse...

1- o negocio que o documento refere é o investimento na bolsa.
a maior parte das pessoas investiam tudo o que tinham na bolsa, chegavam até a hipotecar as suas casas para poderem investir.

2-o dia do julgamento final foi a quinta feira negra , quase 13 milhões de acções foram apresentadas na Bolsa sem emcontrarem um comprador.
milhares de accionistas ficaram arruinados com o valor das acções continuando em descida acentuada . muitos bancos e empresas foram á falência .
Com esta crise tambem vinha a crise da superprodução apesar da acentuada descida dos preços grande parte dos produtos agriculas e industriais não tinham compradores.

3-com a crise financeira tambem arrastou a crise de superprodução as empresas e os produtores agriculas nao tinham compradores para os seus produtos e com isso aumentou o numero de desempregados e assim começou um ciclo vicioso das crises : mais desempregados significava menor consumo logo mais empresas vão á falência e com as empresas a fechar aumenta o numero de desempregados e assim sucessivamente.

4- o presidente que aplicou o NEW DEAL em 1933 foi Franklin Roosevelt.


5- financiamento de grandes obras públicas para criar novos postos de trabalho, limitação da semana de trabalho a 40 horas, melhoria do poder de compra dos assalariados.
estas medidas tinham como objectivo resolver o problema do desemprego e aumentar o poder de compra da população.

Guilherme disse...

1 - O negócio referido no documento é o jogo da bolsa. A bolsa de Valores é o mercado onde se efectuam diariamente transacções públicas de valores mobiliários (dos quais se destacam as acções, as obrigações e os fundos). As bolsas de valores apresentam uma função económica importante: permitem a simulação de poupanças ao investimento produtivo, garantindo também uma diversificação das fontes de financiamento das empresas.As bolsas de valores são regulamentadas por uma entidade, com funções específicas, como sejam a de assegurar uma informação adequada aos possuidores de valores mobiliários e ao público em geral, a de decidir da admissão (ou não) dos valores às cotações oficiais, e a de regulamentar, supervisionar e fiscalizar o mercado.No caso português, a entidade reguladora é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).Só os corretores estão autorizados a operar em bolsa.As bolsas de valores mais importantes são as de Nova Iorque (Wall Street), Londres, Paris, Frankfurt e Tóquio. Em Portugal, existe a Bolsa de Valores de Lisboa (BVL).

2 - O acontecimento referido como "Julgamento Final" é conhecido por Quinta-feira Negra, que ocorreu a 24 de Outubro de 1929, esta data corresponde ao dia em que as pessoas não compraram acções apesar delas estarem à venda, e hoje em dia ainda não se descobriu o facto que deu origem ao crash da bolsa.

3 – A crise de 1929 teve origem no problema da superprodução uma vez que a produção agrícola e industrial crescia velozmente, o que fazia com que a mercadoria se acumula-se sem compradores, uma vez que a oferta era maior que a procura. Tal situação deu origem a uma quebra dos preços e em consequência uma diminuição dos lucros das empresas, gerando-se assim uma crise económica que dá origem à ruptura da bolsa. Entrando-se assim num ciclo de crise.

4 - O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi Franklin Delano Roosevelt. Este senhor foi o 32º presidente dos EUA. Ele nasceu a 30 de Janeiro de 1882 em Nova Iorque e morreu a 12 de Abril de 1945 em Warm Springs, Georgia. Este GRANDE Presidente Norte-Americano foi precedido por Herbert Hoover e sucedido por Harry S. Truman. Ele pertencia ao partido DEMOCRATA e era casado com Eleanor Roosevelt.

5 - As medidas tomadas no âmbito do New Deal foram na Agricultura, na Indústria e na Segurança Social, entre outras. Na agricultura foi implementado o plano Agricultural Adjustment Act (AAA) que consistia na redução das áreas cultivadas, empréstimos e linhas de crédito, mecanização e motorização das actividades, incentivos às exportações, reconversão de determinados produtos agrícolas e estabelecimento de preços mínimos ao produtor. Na Indústria foi utilizado o plano NIRA (national industrial recover act) cujas funções era combater a superprodução e a baixa de preços.Na segurança Social foram tomadas as seguintes medidas, atribuir reformas aos idosos, segurança social na velhice e subsídio de desemprego.

David Morais Oliveira nº10 9ºD disse...

1. O negócio de que se fala no documento é o investir na bolsa para se poder ganhar muito dinheiro na compra e venda de acções.

2. O acontecimento referido por "Julgamento final" foi a queda da bolsa.

3. A agricultura e a industria atingiam níveis de produção elevadíssimos e, na bolsa de Nova Iorque, as acções alcançavam as cotações mais altas de sempre.
milhares de particulares investiam na bolsa, procurando lucros fáceis através da compra e venda de acções.
Um dos problemas fundamentais era a superprodução: a produção agricula e industrial crescia mais rapidamente que o consumo , o que fazia com que os stocks de mercadoria se acumulassem sem compradores e os preços tivessem de baixar.entrou-se então num período de deflação.Foi na agricultura que a situação se tornou mais difícil, pois os agricultores não conseguiam vender as suas produções e muitos deles foram a ruína.

4. O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi Franklin Roosevelt.

5. >Encerramento dos bancos e da bolsa.
-Criação de 2 tipos de bancos:investimento e comerciais.
-Eram obrigados a ter o minimo de divisas.
-Seguro obrigatório para os depositantes.

>Industria-NIRA-national industrial recover act.
-Combater a superprodução.
-Baixar o preço dos produtos.

>Assistencia social.
-Reformas para idosos.
-Segurança social na velhice e na doença.

Anónimo disse...

1. O "negócio" referido no documento refere-se ao dinheiro que um individuo fazia na bolsa, no negócio de compra e venda de acções. Comprava-se barato e vendia-se mais caro de maneira e ter lucro.

2. O acontecimento referido por "Julgamento final" referia-se ao dia em que a bolsa caiu e todas as acções passaram a valer zero. Todas as pessoas começaram a dar todas ordens de venda das suas acções e ninguém as comprava, originando assim a descida do preço do valor de cada acção até chegar a zero. Para ganharem mais lucro ainda, as pessoas jogavam com o que não tinham, pediam empréstimos ao banco, hipotecavam a casa, para investir esse dinheiro na bolsa e lucrar com isso ainda mais dinheiro, duplicavam/triplicavam o seu capital. Com o dinheiro ganho gastavam-no em bens-materiais desnecessários, como por exemplo casacos em pele. Logo, as pessoas viviam a cima das suas capacidades, e quando a bolsa caiu as pessoas ficaram arruinadas.

3. Sim foi, porque a industria produzia por exemplo carros e como as pessoas não compravam armazenavam em "stocks". Para venderem esses stocks, a empresa baixava os preços para as pessoas comprarem. Mas haviam stocks que ninguém comprava, logo teriam de ser destruidos. Isso iria originar o prejuizo, tal como a baixa de preços. Isso levaria à falência das empresas, que mais tarde levaria a falencia dos bancos.

4. Quem aplicou o "New Deal" foi o presidente F.D Roosevelt, que se baseava nas ideias de John Keynes, apresentada
5 medidas:
1. Encerramento da bolsa e dos bancos.
2. Adopção de uma politica inflaccionária e de agravamento do orçamento de estado.
3. Agricultura ( adjustement act )
4. Indústria
5. Segurança Social

5. O New Deal apresentava 5 medidas e objectivos em cada uma delas:
1. Encerramento da bolsa e dos bancos:
- Criação de dois tipos de bancos:
Bancos de investimento
Bancos comerciais (não podendo fazerem transacções na bolsa)
- Tinham de possuir o minimo de divisas.
- Seguro obrigatório para depositantes.

2. Adopção de uma politica inflaccionáia e de agravamento do orçamento de estado.
- Realização das obras publicas (diminuição do desemprego).
- Aumento dos salários (aumento do poder de compra)
- Diminuição das taxas de juro (desvalorização da moeda)

3. Agricultura/Adjustement Act
- Redução das areas cultivadas
- Reconversão de determinados produtos agricolas
- Estabelecimento de preços minimos ao produtor
- Incentivos à exportação
- Mecanização e motorização das actividades
- Empréstimos e linhas de crédito

4. Industria
- NIRA ( National Indestrial Recovery act) :
-> Combate a superprodução
-> Combater a baixa de preço dos produtos

5. Segurança social
- Atribuição da reforma aos idosos
- Segurança social na velhice
- Subsidio de desemprego

Estas medidas iriam ter consequencias:
- Superação da crise económica e social
- Reabilitação internacional do dólar
- Diminuição do número de desempregados
- Aumento do poder de compra e dos preços
- Aumento da produção industrial
- Aumento das exportações

André Santos nº3 9º E

Matilde, 9ºD disse...

1. O negócio de que se fala no documento é a bolsa.
2. O acontecimento referido por "julgamento final" é o crash da bolsa, no dia 24 de Outubro de 1929.
3. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução porque com a superprodução existe armazenamento de stocks que levá à destruição dos mesmos e à baixa dos preços, com isto as empresas vão à falência assim como os bancos, que leva à desvalorização de accções.
4.Franklin D. Roosvelt
5.Três das medidas do New Deal são a criação da NIRA (National Industrial Recover Act) com o objectivo de combater a superprodução e baixar o preço dos produt, a criação do AAA (Agricultura Adjustment Act) com o objectivo da redução das áreas cultivadas, reconversão de determinados produtos agrícolas, estabelecimentos de preços mínimos de venda ao produtor, incentivos à exportação, mecanização e motorização as actividades e conjunto de empréstimos, por linhas de crédito e ainda a criação da segurança social com o objectivo de reformas os idosos, haver o subsídio de desemprego e haver segurança social na velhice e na doença.

Carolina Rodrigues nº7, 9ºE disse...

1. O negócio era o jogo na bolsa
2.O acontecimento foi o crack da Bolsa
3.Foi uma crise de superprodução porque as pessoas armazenavam os "stocks", destruiam os excedentes, baixavam o preço e por isso as empresas iam à falência.
4.Presidente Franklin Roosevelt
5.Três medidas foram, o encerramento da bolsa e dos bancos, para estudarem a situação existente e as suas causas, a adopção de uma política inflacionista, com o objectivo de conter o desemprego e na indústria foi posto um plano em marcha para combater a superprodução e a baixa do preço dos produtos.

catarina afonso 9ºE disse...

1.o "negocio" falado no testo é o jogo da bolsa, todos compravam acções, pediam empréstimos/créditos e hipotecavam as casa o seu objectivo era duplicar ou triplicar o seu capital, com esse dinehiro as pessoas viviam acima das suas possibilidades.

2.Esse acontecimento referido com "julgamento final" é o crash pois existia muita oferta de venda e poucas de compra assim fecharam as bolsas e as pessoas perderam o seu dinheiro.

3.Pois a superprodução foi uma das causas da crise de 1929, pois existia a acumulação de stocks e esses produtos eram colocados no mercano a baixo preço diminuindo assim á diminuição do lucro das empresas o que depois levou ao desemprego.

4.O New Deal foi aplicado pelo presidente F.D.Roosewelt em 1932 o new deal era baseado nas ideias de John Keynes.

5.Algumas dessas medidas são encerramento das bolsas e bancos criação de dois tipos de bancos e o investimento o seu objectivo era dar a volta a situação de crise que estava enstalada em 1932.

catarina afonso nº8 9ºE disse...

5. Algumas das medidas eram o encerramento das bolsas e bancos : criação de 2 tipos de bancos , investimento , comercialização(nao podendo fazer transacção na bolsa , têm que pussuir o minimo de dinheiro e t~em que haver um seguro obrigatório para todos os depósitos outra das medidas é A adopção de uma politica inflaccionista e do agravamento do orçamento do estado : realização de obras públicas , diminuição do desemprego , aumento dos salários , diminuição das taxas de juro se desvalorização da moeda e aumento dos poderes de compra a terceiramedida indústria
-NIRA(national industrial recover act)-->combater a superprodução.

Soraia Carvalho 9ºD Nº27 disse...

1. O negócio de que se fala no documento é o negócio da "superprodução".

2. O acontecimento referido por "julgamento final", chama-se "Crash de Wall Street", o qual indica uma baixa geral e muito acentuada das cotações das acções, na Bolsa.

3. A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução, devido ao facto da produção agrícola e industrial crescer mais rapidamente do que o seu consumo, o que fazia com que os stocks de mercadorias se acumulassem sem compradores e os preços tivessem de baixar. Entrou-se então num período de deflação, ou seja, numa situação económica caracterizada por uma baixa generalizada dos preços, o que se tornava, naturalmente, uma quebra dos lucros para as empresas.

4. O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi Franklin Roosevelt.

5. Encerramento dos bancos e da bolsa, para que não possam emitir nem transacionar acções;
Adopção de uma política inflaccionista e de agravamento do Orçamento de Estado, para realização de grandes obras públicas, criação de emprego,
diminuição das taxas de juro e desvalorização da moeda;
Criação do Nira- National Industrial Recover Act, para combater a superprodução e baixar o preço dos produtos.

Adriana Leitão (9º D) disse...

1- O negócio a que se refere o documento é o negócio da compra e venda de acções.
2- O acontecimento referido por "Julgamento final" trata-se do "Crash de Wall Street".
3- É uma afirmação verdadeira, porque a produção agrícola e industrial cresciam mais rapidamente que o consumo, causando uma acumulação dos stocks de mercadorias sem comprador e uma redução dos preços.

4- O New Deal foi aplicado pelo presidente americano Franklin Roosevelt.
5- Três das medidas tomadas pelo "New Deal":
- O encerramento dos bancos e da bolsa: criação de bancos de investimento e bancos comerciais (que não podiam emitir em transaccionar acções), obrigatoriedade de possuir o mínimo de divisas e de um seguro para depositantes.
- Mudanças na indústria: combate à superprodução e redução do preço dos produtos.
- Alterações na Assistência-social: instituição das reformas para idosos, auxílio da segurança social na velhice e na doença e obrigatoriedade de um subsídio para desempregados.

Anónimo disse...

1- o negocio era a bolça
2- quinta feira negra em wall street
3-foi uma crise de superprodução pois na industria e na agricultura produzia-se mais do que o que se comprava(comprava-se pouco)logo eles tiveram que por os productos e armazem e mais tarde queima-los
4- quem aplicou o new deal foi o presidente Franklin Roosevelt.
5-medidas-financiamento de grandes obras-publicas ;concessoes de subsídios às empresas que admitissem novos trabalhadores;fazr restrissoe ao bancos
este é o meu trabalho
filipe miranda 9ºD

Anónimo disse...

1.
O ''negócio'' falado no texto é a compra e venda de acções da Bolsa.
2.
O ''Julgamento Final'' foi o Crash de Wall Street, ocorrido a 24 de Outubro de 1929. É também conhecido como a Quinta Feira Negra.
3.
Concordo com a afirmação. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução pois a débil economia dos EUA era baseada na indústria e cada vez se produzia mais, com o objectivo de vender mais e ter mais lucro. Pois esta ideia não podereria durar para sempre já que há um limite de venda e quando este limite foi atingido, o número de compradores começou a baixar até atingir um nível tao baixo que deixou de haver lucro. Entrou-se assim num ''ciclo vicioso'', em que se nao a venda de produtos, as empresas vão à falência. A consequência é o desemprego, que leva à diminuição do poder de compra que por sua vez leva à diminuição da procura, que leva de volta à falência e assim sucessivamente.
Concluindo, talvez se os EUA não tivessem produzido tanto não teria existido esta crise pois outra consequência da falência das empresas é também a queda da compra e venda de acções, que levou ao crash.
4.
Foi o presidente Franklin D. Roosevelt.
5.
Assistência Social
# reforma para idosos
# segurança social na velhice e doença
# subsidio de desemprego
Indústria (NIRA)
# combater a superprodução
# baixar o preço dos produtos
Agricultura (AAA)
# redução das áreas cultivadas
# reconversão de determinados produtos agrícolas
# estabelecimento de preços minimos de venda ao produtor
# incentivo à exportação
# mecanização e motorização das actividades
# conjunto de empréstimos por linha de crédito.

Bárbara Vidal Sousa, nº4 9ºD

Rodrigo Matos disse...

1.O “negócio” de que se fala no documento e a compra e venda de acções.


2.O acontecimento referido por “Julgamento final” foi o investimento que todas a pessoas quer da classe alta como a da classe baixa, toda a gente, tinha comprado e vendido acções nas bolsas e quando foi o chamado o “Julgamento final” (a queda da população na economia) ouve muitos bancos que fecharam e tudo ficou na miséria.


3.“A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução” e de queda da economia, dos bancos e das bolsas logo fica tudo em baixo.


4.Quem aplicou o New Deal foi o Presidente Americano (EUA) F. D. Roosevelt de 1932 que foi a politica interrencionista do Estado e foi influenciadas pelas ideias de J. Keynes.


5.Adopção de uma política inflacionista e de agravamento do Orçamento do Estado com o objectivo de realização de grandes obras públicas ( com o objectivo de criar postos de emprego), aumento dos salários (para aumentar o poder de compra) e diminuição das taxas de juro e desvalorização da moeda, Industria com Nira (Nacional Industrial Recorer act), combater a superprodução e baixar o preço dos produtos e Assistência social com reforma para idosos, segurança social na velhice e na doença, subsidio de desemprego.

luisa disse...

1º Tpcs de história do 2º período Luisa Pires 9ºD
1- O negócio da Bolsa isto é a realização de operações de compra e venda de acções de diversas empresas para obter lucros, muitas vezes as pessoas investiam acima das suas posses o que as levava a hipotecarem as suas casas, a pedirem empréstimos aos bancos e a investiram as poupanças de uma vida ficavam assim endividadas.
2- O “crash” da Bolsa na quinta-feira negra, 24 de Outubro de 1929, no Wall Street, que se deveu ao facto de no dia 22 de Outubro as ordens de venda acumuladas não terem sido compradas 12 milhões de acções estavam no mercado.
3- Esta afirmação indica a principal causa da crise americana de 1929 ou seja a superprodução. A excedente produção de produtos industriais e agrícolas levou ao armazenamento dos stocks destes stocks uns foram destruídos e outros baixaram os preços (deflação), como não havia venda dos stocks e consequentemente não havia lucros as empresas faliram, o que levou de seguida à falência dos bancos e à desvalorização das acções. Os empresários e empregados em empresas e em bancos foram os mais afectados pois ficaram desempregados. Com o desemprego surge a falta de dinheiro, de comida, surgem conflitos sociais, racismo e criminalidade afectando sucessivamente toda a população.
4- Foi o presidente americano Franklin D. Roosevelt que ganhara a eleições de Novembro de 1932.
5- Esta nova politica intervencionista do estado, que se inspirava na teoria economista de John. M. Keynes, consistiu num conjunto de novas medidas aplicadas em vários domínios, das 5 que se destacaram eu vou referir as 3 seguintes:
• O encerramento dos bancos e da bolsa:
o Criação de dois tipos de bancos: os de investimento e os comerciais, os quais não podiam emitir nem transaccionarem acções;
o Obrigação de obtenção de um mínimo de divisas;
o Os depositantes tinham de ter um seguro obrigatório;
• Na agricultura (AAA, Agricultural Adjustment Act):
o Redução das áreas cultivadas;
o Conversão de determinados produtos agrícolas;
o Estabelecimento de preços mínimos de venda ao produto;
o Incentivos à exportação;
o Mecanização e motorização das actividades (para colocar mais pessoas a trabalhar nas empresas e nas industrias);
o Formulação de conjuntos de empréstimos por linhas de créditos.
• Industria (NIRA National Industrial Recover Act):
o Combater a superprodução;
o Baixar o preço dos produtos.

Rui Graça nº28 9ºE disse...

1- O negócio de que fala o documento é o jogo na Bolsa, onde as pessoas podem comprar acções em que o objectivo é esperar que o valor das suas acções fosse aumentando até atingir o valor desejado, é nesta altura que os possuidores destas acções as vendem a outros compradores com o mesmo objectivo, lucrar com a valorização s suas acções. O problema é quando o valor das acções na bolsa não aumenta mas sim desce tendo os pussuidores das acções um grande prejuizo.

2- O acontecimento referido como "julgamento final" é o "crash" da bolsa de Wall Street, onde acontece o que os pussuidores das acções mais temem, as suas acções descem o seu valor drasticamente. Com este acontecimento há muita oferta de venda mas não há ninguem a querer comprar acções quando já sabem que não vão lucrar, assim como as pessoas não tinham o dinheiro para compensar o dinheiro investido na bolsa e tudo o que ganhavam gastavam ou em mais acções ou em coisas desnecessarias ficaram sem nada nem dinheiro para comer.

3- É verdade, porque com a superprodução (o armazanamento da produção em "stocks") havia muuitos produtos até demais, porque como ninguém comprava esses produtos, o seu preço teve que ser baixado levando a um grande prejuízo e ao despedimento dos trabalhadores o que vai levar à falencia de empresas e bancos que eram nestes que estavam investidas as acções na bolsa, como estas empresas e bancos foram à falencia as suas acções descem muito o seu valor como consequencia o "crash" de Wall Street.

4- O presidente americano que aplicou o New Deal em 1933 foi o presidente Franklin Roosevelt.

5- O encerramento da bolsa e dos bancos, com o objectivo de criar 2 novos tipos de bancos [os de investimento e os comerciais (não se podem fazer transações na bolsa)], tendo que possuir um minimo de divisas e ter um seguro obrigatório para os depositantes.

Industria (NIRA), com o objectivo de combater a superprodução e combater a baixa de preços.

Segurança social, com o objectivo da atribuição de refromas aos idosos, a segurança social na velhice e subsidios de desemprego.

Francisco Figueiredo 9ºE nº11 disse...

Respostas de Francisco nº11 9ºE
1-O "negócio" de que se fala no documento é o negócio das acções.
2-O acontecimento referido por "Julgamento final" foi o crash da bolsa de Wall Street.
3-A Superprodução causou o armazenamento de stocks o que provocou a destruição de exdentes e a diminuição dos preços causando a falência de empresas trazendo consigo três consequências:Falência de bancos, desvalorização das acções e desenprego, trazendo este último consigo falta de dinheiro, fome, conflitos sociais, racismo e criminalidade.
4-O presidente americano que aplicou o New Deal foi o Franklin D. Roosevevelt.
5-O New Deal teve cinco medidas três das quais eram: o National industrial recover act com o objectivo de combater a superprodução e combater a baixa dos preços, o encerramento da bolsa e dos bancos que consistia na criação de dois tipos de bancos, o investimento e comerciais (não podem fazer transações na bolsa) e a segurança social que atribuiu reformas aos idosos, aplicou a segurança social na velhice e criou osubsídio de desemprego.

Ana Marta Nunes 9º E disse...

1- O negócio referido no documento é o da especulação bolsista.

2- O acontecimento referido como "Julgamento Final" consistiu na célebre 5ªfeira negra, o "Crash" da bolsa de valores de Nova Iorque em Outubro de 1929.

3- Após a 1ª Guerra Mundial, os E.U.A. tornaram-se nos principais exportadores de mercadorias para os países europeus devastados pela guerra, iniciando uma fase de grande produção. Com a progressiva recuperação dos países do velho continente, os Estados Unidos ficaram sem compradores e sem capacidade de escoarem os seus produtos. Havia mais mercadorias que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a procura. Isto resultou na paralisação do comércio e na crise de 1929.

4- Franklin Delano Roosevelt

5- O New Deal consistiu num conjunto de programas aplicados entre 1933 e 1937 pela administração de Roosevelt com o objectivo de recuperar e reformar a economia dos E.U.A. e auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão. Três das medidas implementadas pelo New Deal foram:
-controlo do Estado sobre bancos e instituições financeiras.
-lançamento de projectos de construção de grandes obras publicas com o intuito de gerar empregos e consequentemente aumentar o poder do consumidor.
-concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares.

Anónimo disse...

Respostas Fernando 9ºE

1-Era a venda de acções da Bolsa através do uso da especulação.
2-No dia do "julgamento final"que foi a 24 de Outubro de 1929 em que houve o "crash" da Bolsa de Wall Street.
3-A crise de 1929 foi de superprodução porque a produção agricola e industrial era superior ao seu consumo o que fez com se acumulasem stocks e houvesse uma baixa de preços o diminuia o lucro das empresas e como tal entrou-se num periodo de deflação que se caracterizava por uma baixa de preços generalizada e muitos agricultores foram há ruina.
4-O presidente americano foi o FDR-Franklin Delano Roosevelt.
5-As três medidas foram:
1-O encerramento da Bolsa e dos bancos, a criação de 2 tipos de banco, o comercial e o de investimentos que tem de ter um número minimo de divisas, um seguro obrigatório para os depositantes.
2-A adopção de preços mais altos"inflacionistas".Fazer mais obras públicas e aumento dos salarios e diminuição da taxa de juro e desvalorização da moeda.
3-Na indústria o NIRA(National industrial Recover Act) co o objectivo de combater a superprodução e baixas dos preços.

Anónimo disse...

respostas de: Ana Castro 9ºD
1. O negócio de que se fala no documento é a compra e venda de acções.

2. foi o crash.

3. Sim, porque eles produziam em excesso, pois a produção era maior que a procura

4. O Presidente Americano que aplicou o New Deal foi o Franklin Delano Roosevelt.

5. 1ª medida: encerramento dos bancos e das bolsas que tinha como objectivo criar dois tipos de bancos, serem obrigados a terem um minimo de divisas e o seguro era obrigatório para os depositantes
2ª medida: Industria que tinha como objectivo combater a superprodução e baixar o preço dos produtos
3ª medida: assistência social que tinha como objectivo obter reformas para idosos, segurança social na velhice e na doença e subsidio de desemprego.

ines filipa disse...

1. O negócio que o documento retrata é a compra e venda de acções.

2.

3. A produção agricula e industrial crescia mais depressa do que o seu consumo, o que provocava com que os "stocks" de mercadorias se acumulassem sem serem vendidos e os preços tivessem de baixar bruscamente.

4.Franklin Roosevelt foi o presidente que lançou o new deal.

5. Com o new deal deu-se o encerramento dos bancos e das bolsas que tinha como objectivo criar dois tipos de bancos, serem obrigados a terem um minimo de divisas e o seguro era obrigatório para os depositantes; voltou a industria que tinha como objectivo combater a superprodução e baixar o preço dos produtos e a assistência social que tinha como objectivo obter reformas para idosos, segurança social na velhice e na doença e subsidio de desemprego.

Inês Filipa nº 15 9ºD

mario disse...

1. O negócio falado no documento é o investimento na bolsa, as pessoas investiam o seu dinheiro(hipotecavam as casas, carros, etc) para no fim obter o máximo de retorno possível, podendo no inicio do dia ter 25000$ e no fim chegar a ter 75000$.
2. O julgamento final foi o crash.
3. A frase é verdadeira, pois devido ao armazenamento de stocks e consequente baixa de preços as fabricas e os agricultores tiveram uma acentuada descida dos lucros, acabando muitos por ir à falência.
4. O presidente dos EUA que aplicou o new deal foi Franklin Delano Roosevelt.
5. 1ª- Encerramento da bolsa:
-Intenção de congelar as acções presentes para poder começar tudo do principio.
-Criação de 2 tipos de banco: os de investimento e os comerciais( nao podem fazer transações na bolsa)
-Os bancos têm de possuir um minimo de divisas.
-Têm de ter um seguro obrigatório para os Depositantes.
2ª- Adopção de uma politica inflaccionista e agravamento do orçamento de estado:
-Diminuir o desemprego(fazendo obras publicas) e aumentar o poder de compra(aumentando os salários), diminuir taxas de juro e desvalorizar a moeda.
3ª- Industria
-NIRA(National Industrial Recover Act)
-Combater a superproducção.
-Combater a baixa dos preços.

Rita Sarrico disse...

1. Identifica o "negócio" de que se fala no documento.
O “negócio” falado no documento é a compra e venda de acções na bolsa.


2. Indica o acontecimento referido por "Julgamento final".

O acontecimento referido por “Julgamento final” é o crash da Bolsa de Nova Iorque (Wall Street) .
3. Comenta a frase: "A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução".
Devido ao facto de a produção agrícola e industrial crescer mais rapidamente do que o consumo, os stocks de mercadorias acumulavam e como não havia compradores o preço baixava. Estas causas deram origem à superprodução o que levou à crise de 1929.
4. Identifica o Presidente Americano que aplicou o New Deal.
O presidente americano que aplicou o New Deal foi Franklin Delano Roosevelt.
5. Apresenta três medidas do New Deal e seus objectivos.
Três das medidas do New Deal foram:
- Encerramento dos bancos e da bolsa que tinha como objectivo a criação de dois tipos de bancos – de investimento e comercial - , obrigar os bancos a ter um número mínimo de divisas e criar um seguro obrigatório para os depositantes.
-Medida Industrial consistia na criação da NIRA (National Industrial Recover Act), combater a superprodução e baixar o preço dos produtos.
-Assistência Social com a criação de reformas para idosos e segurança social na velhice e na doença.

Carolina Amorim, 9º D, nº 7. disse...

1. O "negócio" que se fala no documento é a compra e venda de acções.

2. O acontecimento final foi o "crash" de Wall Street, devido ao facto de existirem 12 milhões de acções na bolsa sem encontrar compradores.

3. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução devido à produção agrícola e industrial cresce mais rapidamente do que o consumo, o que fez com que os stocks de mercadorias se acumulassem sem compradores e os preços tivessem de baixar. Deu-e uma deflação, situação económica caracterizada por uma baixa generalizada dos preços, o que fez com que os lucro das empresas diminuíssem.

4. Foi o presidente Franklin Roosevelt.

5. As medidas e objectivos do New Deal:
- Encerramento da Bolsa e dos bancos: Criação de 2 tipos de bancos (investimento e comerciais); eram obrigados a ter o mínimo de divisas; seguro obrigatório para os depositantes.
- Industria (NIRA): combater a superprodução; baixar o custo dos produtos.
- Assistência social: Reformas para idosos; segurança social na velhice e na doença; subsídio de emprego.

Patrícia Oliveira, 9º D, nº 24 disse...

1- O "negócio" de que se fala no documento era a venda e compra de acções.

2- O acontecimento referido por "julgamento final" foi o crash de Wall Street. Este acontecimento refere-se ao momento em que milhares de accionistas ficaram arruinados, tendo o valor das acções continuado, em seguida, em descida acentuada. Muitos bancos foram à falência, arrastando consigo as empresas que dependiam do crédito bancário.

3- Foi uma crise de superprodução porque a produção agrícola e industrial crescia mais depressa do que o consumo o que fazia com que os "stocks" de mercadorias se acumulassem sem compradores e os preços tivessem de baixar.

4- O Presidente que aplicou o New Deal, foi o presidente Franklin Roosevelt.

5- Assistência Social, que era uma medida, tinha como objectivos criar reformas para idosos, segurança social na velhice e na doença e subsídio de desemprego.
Outra medida era a "National Industrial Recover Act" que iria combater a superprodução e baixar os preços dos produtos e por fim, havia a medida cujo nome era " Adopção de uma Política Inflacionista e de agravamento do Orçamento de estado", que propunha a realização de grandes obras públicas (criar empregos), aumentar os salários (aumento do poder de compras) e diminuir a taxa de juro e a desvalorização da moeda.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue