Guerra Civil de Espanha e 2 Guerra Mundial

. sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010




Agora já sabes responder.
1. Refere quais eram os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha? (Resposta da Joana Frade, nº 15 do 9º E).
Os dois campos de conflito da Guerra Civil de Espanha foram os partidários do governo saído das eleições (Republicanos) e os rebeldes conservadores (Nacionalistas). Deste conflito resultaram muitos mortos, mutilados e vítimas das represálias e perseguições, saindo vitorioso o lado nacionalista. Com este panorama, o general Franco instituiu um estado fascista ao longo de cerca de 40 anos, reprimindo as ideologias de esquerda e defensores do nacionalismo.

2. Indica os seus apoios? (Resposta da Soraia Carvalho nº27 9ºD).
O lado nacionalista contou com a participação da grande maioria do exército e dispôs ainda do apoio dos principais governos autoritários europeus, tendo recebido tropas e armamento da Alemanha nazi, da Itália fascista e de Portugal salazarista.
O lado republicano era constituído, maioritariamente, por voluntários, mal armados e sem treino militar. Contou com pouco apoio de outros países (com exepção da URSS, que forneceu armas e algumas centenas de combatentes), pois os regimes democráticos, nomeadamente a Inglaterra e a França, procuraram não se envolver directamente no conflito.

3. Identifica a obra representada no filme? (Resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
A obra identificada no filme intitula-se Guernica. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela
da autoria de Pablo Picasso, datada de 1937. Foi executada para Exposição Internacional de Paris, e esteve presente no pavilhão da República Espanhola. Presentemente encontra-se exposta no Centro Nacional de arte Rainha Sofia, em Madrid. Esta obra de arte foi inspirada no ataque alemão à cidade espanhola com o mesmo nome. A destruição da cidade de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, que mais tarde foi utilizada na 2ª guerra mundial

4. Explica o seu significado? (resposta da Luísa Pires, nº 18 do 9º D).
Esta obra ilustra um bombardeamento durante a guerra civil de Espanha. A utilização das cores preto, cinzento e branco enaltecem a tristeza, o horror e o sofrimento vividos pelas pessoas das regiões massacradas. Para além das cores os elementos constituintes desta pintura como os animais à solta, o corpo morto depositado no chão a presença de uma espada partida (que demonstra que este deu luta mas que era mais fraco calculo então que seja um apoiante republicano), a senhora com um corpo de uma criança ao colo que seria seu ou sua filha, a senhora à direita que está ferida a arrastar a sua perna pelo chão, o senhor, também à direita, que parece estar a gritar ou a pedir por ajuda, contribuem todos para um cenário de guerra. Cenário esse, que se desenrolava “debaixo do mesmo tecto” (ou seja em Espanha) já não bastava a lâmpada de dentro de casa (Espanha) estar acesa tinha que vir um “vizinho” (representa os nazis ou, de um modo geral, todos os outros apoiantes) proveniente de uma janela, de outra casa (Alemanha) ou seja de outro local fora de casa (fora de Espanha), mais alto (céu), trazer uma vela (bombas) para iluminar (destruir) mais a casa (Espanha), ou seja para piorar mais a situação em que estava Espanha. Na minha opinião esta obra apresenta uma situação mais específica, o ataque a Guernica pela legião de condor, a mesma situação mas alastrada por toda a Espanha (que é representada pela casa que já tinha o conflito “aceso” para além do facto de que os sentimentos que a obra demonstra, serem vivenciados por desesperados espalhados por toda a Espanha) e a reacção do autor a toda a tragédia, reacção que funciona como manifesto contra a guerra e contra a violência.

5. Refere como se processou a expansão alemã até 1939. (resposta do Eduardo Gomes, nº 11 do 9º D).
O expansionismo alemão deu-se da seguinte forma:
Em Março de 1938, o povo Alemão ocupa a Áustria;
Em Outubro de 1938, o povo Alemão ocupa o País dos Sudetas;
Em Março de 1939, o povo Alemão ocupa a Checoslováquia, mais precisamente a Morávia e a Boémia, que são hoje a Republica Checa;
A dia 1 de Setembro de 1939 o povo Alemão invade a Polónia, e é neste ano que se dá o inicio da 2ª Guerra Mundial.

6. Refere como ficou conhecido o movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados. (Resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
O exército alemão no período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, sofreu algumas alterações a nível militar, tendo-se realizado um estudo sobre a táctica designada “blitzkrieg” Esta táctica consistia na utilização conjunta da aviação e dos blindados alemães. O uso da “blitzkrieg” permitiu aos alemães grandes vitórias sobre os seus opositores no período inicial da 2ª Guerra Mundial, particularmente nas campanhas da Polónia, França e Rússia.


36 comentários:

Anónimo disse...

João Alves, nº 16:
1. Estavam em confronto nacionalistas e Republicanos.
2. Os nacionalistas de Franco tinham o apoio do exército, dos Italianos, Alemães, Portugueses e da Igreja, enquanto que os Republicanos eram apoiados por milícias populares, pela URSS e pelas Brigadas Internacionais.
3. A obra representada no filme é o quadro Guernica de Pablo Picasso.
4. Ela representa o primeiro ataque da aviação a civis na cidade de Guernica, mostrando o desespero das pessoas, com uma mãe a chorar a morte do filho, para além de representar um touro morto (símbolo da Espanha).
5. O expansionismo alemão teve início com a Anschluss (Anexação da Aústria). Depois disso, em Setembro de 1938 e como consequência da Conferência de Munique, a Alemanha ocupou o País dos Sudetas, seguida pela ocupação do resto da Checoslováquia. Depois, a 1 de Setembro de 1939, os Alemães iniciaram a Invasão da Polónia, com os Ingleses e os Franceses a declararem-lhe guerra a 3 de Setembro de 1939, iniciando a 2ª Guerra Mundial.
6. Blitzkrieg.

Carolina Rodrigues 9ºE disse...

1. Os dois campos em conflito eram o eixo e os aliados
2. Os apoios do eixo eram: Roma Berlim e Tóquio. Os dos aliados eram a Inglaterra, a França, a URSS e mais tarde os EUA.
3. A obra é guernica
4. A pintura representa as impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do bombardeio sofrido pela cidade de Guernica.
5. Os Alemãs queriam defender e proteger a raça alemã, com o objectivo de multiplicar a população, para isso era neessário espaço por isso eles quiseram expandir o território alemão.
6. Ficou conhecido como Blitzkries

Anónimo disse...

1. As duas frentes eram: Os Republicanos e os Nacionalistas.

2. Os apoios dos republicanos eram as milícias populares, a URSS e as brigadas internacionais, os apoios dos nacionalistas eram os apoios do exército da Alemanha, Itália e Portugal.

3. A obra representada no filme é a Guernica de Pablo Picasso.

4. O Significado da obra é basicamente o caos e as causas da guerra. O Touro significa Espanha. Há homens, mulheres, crianças e animais mutilados/defeituosos, mulheres a chorar porque perderam os seus filhos, habitantes a gritar de horror porque perderam a sua familia, pessoas mortas, isto tudo por causa da guerra ( Espanha ).

5. A partir de 1939, ( 1ª fase ) em Setembro de 39 a Alemanha conquistou a Polónia, o que foi desencadear a 2ª guerra mundial. Em 1940 a Alemanha ocupa a Bélgica, Holanda, França e conquistou a Dinamarca e a Noruega ( para fechar a passagem da URSS por mar ). ( 2ª fase ) A Alemanha tinha duas frentes, a de Estalinegrado ( onde foram derrotados pelos russos ) e a dos ingleses ( onde os deixou fugir ).
Mussolini foi preso e Hitler foi "buscá-lo" deixando assim o seu país menos desprotegido onde o bombardearam ( aliados ). Os aliados desembarcaram na Normandia e invadiram a Alemanha, Hitler suicidou-se.

6. Ficou conhecido como BlitzKrieg.

André santos nº3 9ºE

Patricia Tomas disse...

Patrícia Tomás nº23 9ºE

1. Refere quais eram os dois campos em conflito na Guerra Cívil de Espanha?
Os dois campos em conflito na Guerra Civil eram os Republicanos e os Nacionalistas.

2. Indica os seus apoios?
O apoio dos Republicanos eram as milícias populares, a URSS e as Brigadas internacionais. Os Nacionalistas tinham o apoio do exército, da Alemanha, Itália e Portugal.

3. Identifica a obra representada no filme?
A obra é Guernica.

4. Explica o seu significado?
Esta obra era contra os Nacionalistas.

5. Refere como se processou a expansão alemã até 1939.
A expansão alemã era para defender e proteger a “raça” alemã. Precisavam de multiplicar a população, para isso era necessário espaço e força. Decidiram rearmar o exército, a marinha e a força aérea antes dos ingleses. Em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria. Em Outubro de 1938 ocupa o país dos sudetas. Em Março de 1939 a Alemanha ocupa a Checoslováquia. A 1 de Setembro de 1939 a Alemanha ataca a Polónia e dá inicio à 2ª Guerra Mundial.

6. Refere como ficou conhecido o movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados.
Ficou conhecido por BlitzKries (Guerra Relâmpago).

Anónimo disse...

1.Os dois campos em conflito na Guerra Cívil de Espanha eram os republicanos e os nacionalistas.
2.O lado nacionalista contou com o apoio do exército, Alemanha, Itália, Portugal;
O lado republicano contou com o apoio das milicias populares, URSS, Brigadas internacionais.
3.A obra foi feita por Pablo Picasso e chama-se Guernica.
4.A obra significa a Guerra civil de Espanha.
5.Março de 1938- A Alemanha ocupa a Aústria
Outubro de 1938-A Alemanha ocupa o País dos Sudetas
Março de 1939- Oupação da checoslóvaquia
Setembro de 1939-A Alemanha ocupa Polónia e da ínicio á 2ºGuerra Mundial.
6.O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecida como a Guerra Relâmpçago(Blitzkries).
Trabalho realizado por:Ricardo Santos nº26 9ºE

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- Os dois campos foram os Républicanos e os Nacionalistas.
2- Os Républicanos eram apoiados por Milicias populares, pela URSS e pela Brigada Internacional e os Nacionalistas eram apoiados pelo exercito, pela Alemanha, pela Itália e por Portugal.
3- A obra representada no filme é a Guernica de Pablo Picasso.
4- Esta obra é um manifesto contra a guerra e contra a violência, Picasso deu-lhe o nome de Guernica em homenagem ás vidas que se perderam e porque a cidade ficou completamente destruida devido ao bombardeamento que os Nazis fizeram.
5- A alemanha queria multiplicar a população, logo era necessário espaço, a março de 1938 ocuparam a Austria, em Outubro o pais dos Sudetas, em Março de 1939 ocuparam a Checoslováquia e a 1 de Setembro de 1939 a alemanha ataca a Polonia e dá inicio á 2ª Guerra Mundial.
6- Esse movimento de forças conjuntas ficou conhecido como Blitskries(guerra relâmpago)

Anónimo disse...

1.Os dois campos em conflito eram os Republicanos e os Nacionalistas.

2.O apoio dos republicanos eram as milícias populares, a URSS e as brigadas internacionais,e os Nacionalistas tiveram o apoio do exército, da Alemanha, da Itália e de Portugal.

3.Está representado no filme a pintura de Picasso.

4.A pintura trata-se da reacção á tragédia que aconteceu em Guernica.

5.A expansão alemã era defender e proteger a "raça alemã" para multplicar a sua população, depois era necessário espaço para a força e rearmamento do exército,da marinha e da força aérea, antes dos ingleses.

6.O movimento ficou conhecido como Blitzkries que significa guerra relâmpago.

Inês Brito nº14 9ºE

Bruna Calado 9ºE disse...

1. Eram os republicanos e os nacionalistas.

2. Os apoios dos republicanos eram as Milícias Populares, a Urss e as Brigadas Internacionais.
Os apoios dos nacionalistas eram o apoio do exército (Alemanha, Itália e Portugal).

3. É uma pintura de Pablo Picasso, Guenica.

4. A pintura de Pablo Picasso retrata os momentos vividos depois da Guerra Civil de Espanha.

5. Em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria, a Outubro de 1938 ocupa o País dos Sudetas, a Março de 1939 ocupa a Checoslováquia e a 1 de Setembro de 1939 ataca a Polónia.

Mara 9ºD disse...

1. O conflito era entre os Republicanos e os Nacionalistas.
2. Os Republicanos eram apoiados pelas mílicias populares, pela URSS e pelas brigadas internacionais. Os nacionalistas tinham o apoio de grande parte do exército, da Alemanha, da Itália e de Portugal.
3. A obra é Guernica, de Pablo Picasso.
4. O obra mostra as consequências do bombardeamento da cidade de Guernica por parte dos Alemães.
5. Em Março de 1938 a Alemanha ocupou a Ásutria, depois em Outubro do mesmo ano ocupou o País dos Sudetas, posteriormente ocupou, em Março de 1939, a Morávia e a Boémia. Finalmente, em Setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polónia.
6. Ficou conhecido como Blitzkrieg (guerra-relâmpago).

sara gonçalves nº 29 9ºE disse...

1. Eram os nacionalistas e os republicanos
2. Os republicanos apoiavam a melicias populares a urrs e as brigadas internacionais. Os nacionalistas eram o apoio do exército, da Itália, da Alemanha, da Itália e Portugal.
3. A obra representada no filme é uma pintura a óleo pintada por pablo Picasso, de 1881-1973, e a obra chama-se Guernica. E uma das características é o cubismo.
4. A pintura foi um manifesto contra a guerra e contra a violência, e chamou-lhe Guernica que era o nome da povoação massacrada.
5. Em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria, em Outubro de 1938 ocupa o pais dos sudetas, em Março de 1939 ocupa a Checoslováquia, e por fim a um de Setembro de 1939 ataca a polónia.

Soraia Carvalho nº27-9ºD disse...

1. Os dois campos de conflito na Guerra Civil de Espanha eram, os republicanos e os nacionalistas.

2. O lado nacionalista contou com a participação da grande maioria do exército e dispôs ainda do apoio dos principais governos autoritários europeus, tendo recebido tropas e armamento da Alemanha nazi, da Itália fascista e de Portugal salazarista. O lado republicano era constituído, maioritariamente, por voluntários, mal armados e sem treino militar. Contou com pouco apoio de outros países (com exepção da URSS, que forneceu armas e algumas centenas de combatentes), pois os regimes democráticos, nomeadamente a Inglaterra e a França, procuraram não se envolver directamente no conflito.

3. A obra representada no filme é uma obra de 1937 ,“Guernica” quadro de Pablo Picasso.

4. O significado da obra, é um manifesto de Pablo Picasso contra a guerra e contra a violência, devido ao acontecimento ocorrido na pequena cidade basca de Guernica (povoação com pouco interesse militar), provocado por aviadores nazis.

5. O expansionismo alemão, processou-se da seguinte forma:
- Em Março de 1938, ocupação da Áustria;
- Em Outubro de 1938, ocupação do País dos Sudetas;
- Em Março de 1939, ocupação de Morávia e de Boémia (actual República Checa);
- E no dia 1 de Setembro de 1939, a Alemanha invade a Polónia (dando início à 2ª Guerra Mundial).

6. O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados, ficou conhecida por “Guerra Relâmpago” ou Blitzrieg.

Fernando disse...

1-Os 2 campos do conflito da guerra civil eram os Republicanos de um lado e do outro os nacionalistas liderados por Domingo Franco.

2-Os apoios dos republicanos eram das milicias populares,algum apoio de armamento da URSS,as Brigadas Internacionais que eram compostas por voluntários americanos e europeus e entre eles estava Ernest Hemingway, um conhecido escritor norte-americano.Do lado nacionalista o exercito apoiava-o,tinha apoio dos exercitos de outros paises autoritários tais como a Alemanha,a Itália e Portugal.

3-A obra representada no filme é Guernica de Pablo Picasso.

4-Guernica representa a manifestação contra a guerra e violência.

5-A expansão alemã até 1939 foi marcada pelas conquistas alemãs do Pais dos Sudetas, da anexação da Áustria e dominio da Checoslováquia.

6-Esse movimento e táctica militar fico conhecida como Blitzkrieg(Guerra Relâmpago).

Anónimo disse...

1) Os dois campos em conflito eram os Republicanos e os Nacionalitas.
2) Os Republicanos tinham apoio do governo saido das eleições, e os Nacionalistas tinham o apoio dos conservadores, parte do exército e de alguns governos autoritários europeus.
3) A obra representada no filme chama-se Guernica de Pablo Picasso.
4) O significado da obra foi um manifesto contra a guerra e a violência, sendo Guernica o nome da povoação massacrada pelos Nazis.
5) A Alemanha começou por ocupar a Áustria em Março de 1938, pois apoiavam o Nazismo, depois ocuparam o país dos Sudetas em Outubro de 1938, em Março de 1939 invade a Checoslováquia, tudo isto aconteceu devido á passividade das democracias Ocidentais, porque tanto a França com a Inglaterra queriam evitar a guerra. Chegaram a assinar o pacto de Munique em 1938. Tudo isto favoreceu os planos da Alemanha dando-lhes tempo para reforçarem o poder militar. Em 1 de Setembro de 1939 ataca a Polónia e assim inicia-se a 2ª Guerra Mundial.
6) Ficou conhecido como Blitzkries (Guerra relâmpago).

Pedro Almeida Nº25 9ºE

Anónimo disse...

1) Os dois campos em conflito eram:
-Os Republicanos
-Os Nacionalitas.
2) Os Republicanos tinham apoio do governo saido das eleições e os Nacionalistas tinham o apoio dos conservadores, parte do exército e de alguns governos autoritários europeus.
3) A obra representada no filme chama-se: Guernica de Pablo Picasso.
4) O significado da obra foi um manifesto contra a guerra e a violência, sendo Guernica o nome da povoação que foi massacrada pelos Nazis.
5) A Alemanha começou ocupou a Áustria em Março de 1938, pois apoiavam o Nazismo e era a cidade Natal de Hitler, depois ocuparam o país dos Sudetas em Outubro de 1938, em Março de 1939 invade a Checoslováquia, tudo isto aconteceu devido á passividade da França e Inglaterra, tanto a França como a Inglaterra desejavam evitar a guerra. Chegaram a assinar o pacto de Munique em 1938. Tudo isto favoreceu os planos da Alemanha dando-lhes tempo para reforçarem o poder militar mais depressa que os Ingleses. Em 1 de Setembro de 1939 ataca a Polónia e assim inicia-se a 2ª Guerra Mundial.
6) Ficou conhecido como Blitzkries o que significa Guerra relâmpago.

João Almeida nº 17 9ºE

Anónimo disse...

respostas de Mafalda 9ºE

1- Eram os Nacionalistas e os Republicanos.

2- Dos Nacionalistas eram portugal, Alemanha, Itália e o apoio do exercito, e dos Republicanos eram as brigadas internacionais, a URSS e as milícias populares.

3- É uma obra de Picasso.

4- Representa a desgraça e a desorganização devido à guerra civil de Espanha.

5- Em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria, em Outubro de 1938 ocupa o pais dos sudetas, em Março de 1939 ocupa a Checoslováquia, e por fim a 1 de Setembro de 1939 ataca a Polónia.

Guilherme disse...

1 – A Guerra Civil Espanhola foi um conflito local, numa tentativa de resolver questões sociais e politicas que dividiam os espanhóis em dois grupos, os Republicanos e os Nacionalistas. Os partidários dos Republicanos lutavam pela República, pois a Espanha representava a última resistência contra as forças fascistas que assolavam a Europa. Já os Nacionalistas acreditavam que a sua luta era em defesa da civilização cristã contra a ameaça comunista.

2 – Os Republicanos receberam o apoio das Milícias Populares, que eram constituídas por voluntários que não tinham treino militar e pouco armamento. A URSS forneceu algumas armas e combatentes, e as Brigadas Internacionais compostas por voluntários americanos e europeus também ajudaram no conflito. Os Nacionalistas contaram com o apoio dos exércitos alemão, italiano e português, tendo recebido tropas e armamento, tais como os blindados e os aviões alemães.

3 – A obra identificada no filme intitula-se Guernica. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela
da autoria de Pablo Picasso, datada de 1937. Foi executada para Exposição Internacional de Paris, e esteve presente no pavilhão da República Espanhola. Presentemente encontra-se exposta no Centro Nacional de arte Rainha Sofia, em Madrid. Esta obra de arte foi inspirada no ataque alemão à cidade espanhola com o mesmo nome. A destruição da cidade de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, que mais tarde foi utilizada na 2ª guerra mundial

4 – A Guernica é uma obra carregada de simbolismo, pois retrata um acontecimento histórico, apesar de Picasso não pintar os bombardeiros, ele pinta as vítimas do ataque, o espaço está preenchido com os mortos e feridos. A obra revela destruição, dor e sofrimento.

5 - A expansão Alemã foi fundamental para a defender e proteger a raça Ariana, pois como existia muita população era necessário mais espaço, que foi conseguido através da força.
O expansionismo alemão teve início em Março de 1938 quando a Alemanha ocupa a Áustria, esta não oferece resistência quanto ao domínio Alemão, pois até queriam pertencer à Alemanha, visto que Hitler era Austríaco; em Outubro de 1938 verifica-se a ocupação do País dos Sudetas, e em Março de 1939 a Alemanha ocupa a Checoslováquia. A 1 de Setembro de 1939, a Alemanha ataca a Polónia e dá-se o início da 2ª Guerra Mundial.

6 - O exército alemão no período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, sofreu algumas alterações a nível militar, tendo-se realizado um estudo sobre a táctica designada “blitzkrieg” Esta táctica consistia na utilização conjunta da aviação e dos blindados alemães. O uso da “blitzkrieg” permitiu aos alemães grandes vitórias sobre os seus opositores no período inicial da 2ª Guerra Mundial, particularmente nas campanhas da Polónia, França e Rússia.

Guilherme Barreto nº12 9ºE

Rui Graça nº 28 9ºE disse...

1- os dois campos de conflito na guerra eram os nacionalistas e os republicanos.

2- Nacionalistas: apoio do exército, da Alemanha, De Itália e de Portugal.
Républicanos: As milicias populares, a URSS ee as brigadas internacionais.

3- A obra é "Guernica" de Pablo Picasso.


4- Pablo Picasso fez esta obra para demonstrar a sua revolta em relação ao ataque nazi à cidade de Guernica em Espanha. Como se pode ver nesta obra há pessoas e animais contorcidos devido ao ataque e a maneira com que foi pintado a preto, branco e cinza realça o lado sombrio da guerra.

5- A Alemanha ocupa a Austria em Março de 1938, em Outubro do mesmo ano ocupa o Pais dos Sedetos, em Março de 1939 ocupa a Checoslovaquia e no dia 1 de Setembro de 1939 a Alemanha ataca a Polónia ocupando-a e dando início a 2ª Guerra Mundial.

6- O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecido como Blitzkries.

mario disse...

1. Na guerra civil de Espanha houve duas partes que participaram no conflito, os nacionalistas e os republicanos.
2. Os nacionalistas eram apoiados pelo exército, pela Alemanha, por Itália e por Portugal. Os republicanos eram apoiados pelas milícias populares, pela URSS e pelas brigadas internacionais.
3. A obra representada no filme é um famoso quadro de Pablo Picasso, pintado em 1937 apelidado de "Guernica".
4. "Guernica", uma pequena cidade espanhola que no dia 26 de Abril de 1937 foi bombardeada por toneladas de bombas de origem nazi, nesta cidade contaram-se cerca de 1500 mortos e 900 feridos, o quadro "nasceu" da emoção e revolta de Pablo Picasso que com este quadro quis manifestar-se contra a guerra e contra a violência.
5.-Em Março de 1938, a Alemanha ocupou a Áustria,
- Em Outubro de 1938, a Alemanha ocupou o País Dos Sudetas,
- Em Março de 1939, a Alemanha ocupou a Checoslováquia.
- A 1 de Setembro de 1939, a Alemanha atacou a Polónia e deu início à II Guerra Mundial.
6.Blitz Kries.
Mário Fernandes nº21 9º E

mario disse...

1. Na guerra civil de Espanha houve duas partes que participaram no conflito, os nacionalistas e os republicanos.
2. Os nacionalistas eram apoiados pelo exército, pela Alemanha, por Itália e por Portugal. Os republicanos eram apoiados pelas milícias populares, pela URSS e pelas brigadas internacionais.
3. A obra representada no filme é um famoso quadro de Pablo Picasso, pintado em 1937 apelidado de "Guernica".
4. "Guernica", uma pequena cidade espanhola que no dia 26 de Abril de 1937 foi bombardeada por toneladas de bombas de origem nazi, nesta cidade contaram-se cerca de 1500 mortos e 900 feridos, o quadro "nasceu" da emoção e revolta de Pablo Picasso que com este quadro quis manifestar-se contra a guerra e contra a violência.
5.-Em Março de 1938, a Alemanha ocupou a Áustria,
- Em Outubro de 1938, a Alemanha ocupou o País Dos Sudetas,
- Em Março de 1939, a Alemanha ocupou a Checoslováquia.
- A 1 de Setembro de 1939, a Alemanha atacou a Polónia e deu início à II Guerra Mundial.
6.Blitz Kries.
Mário Fernandes nº21 9º E

Catarina Mendes disse...

1. Os dois campos e conflito na Guerra Civil de Espanha (1936-1939) eram os Republicanos, apoiados pelas milícias populares, pela URSS e pelas brigadas Internacionais, e por outro lado estavam os Nacionalistas apoiados pelo exercito, pela Alemanha, pela Itália e por Portugal.

2. O apoio dos Republicanos era as Milícias populares, a URSS e as Brigadas Internacionais. E os Nacionalistas eram apoiados pelo exercito, pela Alemanha, pela Itália e por Portugal.

3. A obra representada é Guernica pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm esta tela é pintada a óleo. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

4. É normalmente tratada como a representação do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

5. A Alamanha achava necessário proteger, a raça alamã e multiplicar a população, para isso era necessário espaço, através do uso de força. E necessitava de recrutar exercito, marinha e forças aéreas, antes dos Ingleses.
Então em Março de 1938 a Alemanha ocupava a Áustria, em Outubro do mesmo anos ocupara também o pais dos sudetas. E em Março de 1939, a Alemanha ocupa a Checoslováquia.
A 1 de Setembro de 1939, a Alemanha ataca a Polónia e dá-se inicio a 2º Guerra Mundial.

6. O movimento da aviação em conjunto com os blindados ficou conhecida como Blizkries ( Guerra Relâmpago.)

André Aquino nº4 9ºE disse...

1.De um lado se posicionaram as forças do nacionalismo e do fascismo, aliadas as classes e instituições tradicionais da Espanha (O Exército, a Igreja e o Latifúndio) e do outro a Frente Popular que formava o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidários da democracia.

2.Respondido na pergunta 1.

3.A obra apresentada no filme designa-se de "Guernica" de Pablo Picasso.

4.No mural há a representação de corpos no chão, pessoas desesperadas, animais contorcidos, o clarão da bomba; tudo representado de maneira distorcida de acordo com a tendência cubista, sem deixar de ressaltar a violência da cena. O esquema de cores é limitado ao preto, branco e cinza. Um aspecto monocromático que realça ainda mais o lado sombrio da guerra para o artista. Às vezes uma manifestação por meio da arte pode ser muito mais significativa e emocionante do que os próprios relatos do fato.

Pablo Picasso foi e ainda é um marco na história da arte. Um artista com uma personalidade tão marcante quanto o seu talento. Enquanto seu apartamento em Paris era revistado, um oficial nazista viu uma foto da obra Guernica na parede e indagou a Picasso: “Foi você quem fez isso?” Ao que Picasso respondeu: “Não, vocês o fizeram”.

5.O plano de expansão do governo alemão envolvia uma série de etapas. Em 1938, com o apoio da maioria da população austríaca, o governo nazista anexou a Áustria. Em seguida, reivindicou a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos (região montanhosa da Tchecoslováquia). Como esta não estava disposta a ceder, a guerra parecia iminente. Foi então convocada uma conferência internacional em Munique.
Na conferência de Munique, em setembro de 1938, ingleses e franceses, seguindo a política de apaziguamento, cederam à vontade de Hitler, concordando com a anexação dos Sudetos.
A conferência de Munique prejudicou a Tchecoslováquia, criando mais tensões.
Apesar da promessa de não fazer novas exigências caso recebesse a região dos Sudetos, Hitler ocupou o restante da Tchecoslováquia em 1939 e, em seguida, voltou-se contra a Polônia. Passou a exigir então, a anexação à Alemanha do território de Dantzig e da faixa territorial que dava à Polônia saída para o mar, tal como fora fixado no Tratado de Versalhes.
Em 20 de agosto de 1939, o governo alemão e o governo soviético assinaram um pacto de não-agressão recíproca. Esse pacto previa a anexação de territórios poloneses pela Alemanha e pela União Soviética e garantiu a Hitler a possibilidade de invadir a Polônia sem ameaça de intervenção soviética.
Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia e a dominou após três semanas.

6.As tropas alemãs registraram muitas vitórias no começo da guerra. Seus generais tinham desenvolvido a técnica de Blitzkrieg (guerra-relâmpago), que consistia em ataques fulminantes. O exército alemão possuía tropas bem treinadas e armamentos modernos. Com esses meios, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, a Holanda, a Noruega, a Dinamarca e parte da França. Em 1940, a Itália entrou na guerra, consolidando o já existente Eixo Roma-Berlim. Algum tempo depois o Japão aliar-se-ia a esse bloco.
Na primavera de 1940, em apenas seis semanas, os alemães havia dominado quase toda a França, tendo o governo francês abandonado Paris e se instalado em Vichy, no sul da França.
Com o rápido avanço das tropas alemãs por terra, os exércitos ingleses e franceses ficaram concentrados na praia de Dunquerque, no norte da França. Mas conseguiram se retirar para a Inglaterra em navios, barcos pesqueiros e até embarcações particulares que a marinha inglesa, com a ajuda dos Aliados, mobilizou para esse fim. O episódio ficou conhecido como Retirada de Dunquerque.

Anónimo disse...

1- Os campos de conflito na guerra eram os nacionalistas e os republicanos.

2- Nacionalistas: apoio do exército, da Alemanha, De Itália e de Portugal.
Republicanos: As milicias populares, as brigadas internacionais e a URSS.

3- A obra é Guernica de Pablo Picasso.

4- Pablo Picasso fez esta obra para demonstrar a sua revolta em relação ao ataque nazi à cidade de Guernica em Espanha. Há pessoas e animais contorcidos devido ao ataque e a maneira com que foi pintado a preto, branco e cinza realça o lado sombrio da guerra.


5. A expansão foi feita à medida das conquistas e ocupações que a Alemanha fez.

6. Ficou conhecido como Blitzkries (Guerra-Relampago).

Rita Lopes, 9ºE nº27

Joana Frade disse...

1. Os dois campos de conflito da Guerra Civil de Espanha foram os partidários do governo saído das eleições (Republicanos) e os rebeldes conservadores (Nacionalistas). Deste conflito resultaram muitos mortos, mutilados e vítimas das represálias e perseguições, saindo vitorioso o lado nacionalista. Com este panorama, o general Franco instituiu um estado fascista ao longo de cerca de 40 anos, reprimindo as ideologias de esquerda e defensores do nacionalismo.

2. O lado nacionalista contava com o apoio da maioria do exército e principais governos autoritários europeus, tendo recebido tropas e armamento da Alemanha, Itália e Portugal. Os republicanos apenas tiveram apoio de voluntários, mal armados e sem treino militar (milícias populares), e de poucos países (a URSS forneceu armas e algumas centenas de combatentes).

3. A obra representada no filme intitula-se Guernica, cujo autor foi Pablo Picasso.

4. Esta pintura de 1937 reflecte bem a situação decorrente em Espanha nesse ano, ou seja, a Guerra Civil. Pode-se assim dizer que é um manifesto contra a mesma, contra a violência e uma homenagem às vítimas desta tragédia.

5. A Alemanha começou, em Março de 1938, por se anexar à Áustria, seguindo-se o País das Sudetas, a Outubro do mesmo ano. Em 1939, invadiram a Checoslováquia, novamente em Março, e a Polónia a 1 de Setembro, dando início à 2ª Guerra Mundial.

6. Este movimento ficou conhecido por Blitzkrieg ou "guerra-relâmpago".

luisa pires 9ºD disse...

5º tpc de história 2º período
1- Os campos em conflito eram o campo dos partidos de esquerda, constituído por socialistas e comunistas, que estavam unidos numa frente popular e foram chamados de republicanos o outro campo eram as forças conservadoras que se opunham à democracia, eram constituídas pelos partidos de direita e pelos monárquicos e ficaram conhecidos por nacionalistas.
2- Os nacionalistas puderam contra com o apoio da maioria do exército e dos principais estados autoritários europeus: da Alemanha nazi, que enviaram tropas, armamento e novas técnicas de ataque (o tapete) muitas destas foram testadas na guerra civil; da Itália fascista e do Portugal salazarista o qual facilitava o acesso e transporte de armamento, não participando activamente na guerra. Os republicanos contaram essencialmente com o apoio de voluntários mal armados e sem treino militar (milícias armadas), em termos de países o apoio foi pequeno, pois os regimes democráticos, nomeadamente a França e a Inglaterra, procuraram não se envolver directamente no conflito, com excepção à URSS que forneceu armas e algumas centenas de combatentes.
3- A obra chama-se Guernica, foi pintada por Pablo Picasso (1881-1973), no ano de 1937. Picasso na concepção desta obra inspirou-se na guerra civil de Espanha. Depois da cidade de Guernica ter sido violentamente atacada e bombardeada pelos nazis esta ficou completamente destruída: poucos edifícios restavam de pé e os sobreviventes contavam, no meio dos escombros, cerca de 1500 mortos e de 900 feridos. Picasso, emocionado e revoltado, produziu, em pouco mais de um mês, uma das obras-primas da pintura mundial é um verdadeiro manifesto contra a guerra e contra a violência, esta obra demonstra também a reacção do autor perante esta tragédia e ficou com o nome da povoação massacrada –Guernica.
4- Esta obra ilustra um bombardeamento durante a guerra civil de Espanha. A utilização das cores preto, cinzento e branco enaltecem a tristeza, o horror e o sofrimento vividos pelas pessoas das regiões massacradas. Para além das cores os elementos constituintes desta pintura como os animais à solta, o corpo morto depositado no chão a presença de uma espada partida (que demonstra que este deu luta mas que era mais fraco calculo então que seja um apoiante republicano), a senhora com um corpo de uma criança ao colo que seria seu ou sua filha, a senhora à direita que está ferida a arrastar a sua perna pelo chão, o senhor, também à direita, que parece estar a gritar ou a pedir por ajuda, contribuem todos para um cenário de guerra. Cenário esse, que se desenrolava “debaixo do mesmo tecto” (ou seja em Espanha) já não bastava a lâmpada de dentro de casa (Espanha) estar acesa tinha que vir um “vizinho” (representa os nazis ou, de um modo geral, todos os outros apoiantes) proveniente de uma janela, de outra casa (Alemanha) ou seja de outro local fora de casa (fora de Espanha), mais alto (céu), trazer uma vela (bombas) para iluminar (destruir) mais a casa (Espanha), ou seja para piorar mais a situação em que estava Espanha. Na minha opinião esta obra apresenta uma situação mais específica, o ataque a Guernica pela legião de condor, a mesma situação mas alastrada por toda a Espanha (que é representada pela casa que já tinha o conflito “aceso” para além do facto de que os sentimentos que a obra demonstra, serem vivenciados por desesperados espalhados por toda a Espanha) e a reacção do autor a toda a tragédia, reacção que funciona como manifesto contra a guerra e contra a violência.
5- o expansionismo, até 1939, procedeu-se da seguinte forma:
• em Março de 1938 ocorreu a ocupação da Áustria;
• em Outubro de 1938 a ocupação do País dos Sudetas;
• em Março de 1939 deu-se a ocupação da Morávia e da Boémia, que são hoje a Republica Checa ;
• A 15 de Setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polónia.
6- Este conjunto de forças atacantes ficou conhecido por Blitzkeis (guerra relâmpago).

David Morais Oliveira nº10 9ºD disse...

1. Os dois campos em conflito na guerra civil de Espanha eram os republicanos e os nacionalistas.
Os republicanos apoiavam as milícias populares,a URSS e as brigadas internacionais. Os nacionalistas apoiavam a maior parte do exercito, a Alemanha, a Itália e Portugal.

2. Os republicanos apoiavam as milícias populares,a URSS e as brigadas internacionais. Os nacionalistas apoiavam a maior parte do exercito, a Alemanha, a Itália e Portugal.

3. A obra representada no filme é um quadro de Pablo Picasso, chama-se Guernica, que era o nome da povoação massacrada pela guerra, e este quadro serve para mostrar como Picasso era contra a guerra e violência.

4. Este quadro representa uma povoação a ser massacrada pelos alemães, serve também para mostrar como Picasso era contra a guerra e violência.

5. Em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria, e em Outubro de 1938 ocupa a Checoslováquia .

6. O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecido como Blitz Krieg(guerra relâmpago).

Catarina C. :D disse...

1 - Republicanos e Nacionalistas
2 - Republicanos:
-> Mílicias Populares
-> URSS
-> Brigadas Internacionais
- Nacionalistas:
-> Maior parte do exército
-> Alemanha Nazi
-> Itália Fascista
-> Portugal Salazarista
3 - Guernica, de Pablo Picasso.
4 - Significa o sofrimento da população de Guernica depois do bombardeamento pelos nacionalistas apoiantes de Franco.
5 -
-> Março de 1938: Ocupação da Áustria
-> Outubro de 1938: Ocupação do País dos Sudetas
-> Março de 1939: Ocupação da Morávia e da Boémia (Rep. Checa)
-> 1 de Setembro de 1939: Alemanha invade Polónia
6 - Movimento Comunista Internacional.

Eduardo, 9ºD, Nº11 disse...

Trabalho de casa do Eduardo Quevedo Gomes; nº11; do 9ºAno; da turma D:

1. Os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha eram: os Republicanos e os Nacionalistas.

2. Os apoios dos Republicanos eram: as milicias populares; a URSS e as Brigadas Internacionais. Os apoios dos Nacionalistas eram: a maior parte do exército; a Alemanha; a Itália e Portugal.

3. A obra representada no filma é Guernica que é um quadro de Pablo Picasso; baseado na cidade de Guernica que foi bombardeada pela legião de Condor.

4.Pablo Picasso produziu uma das obras-primas da arte (Guernica) que é um verdadeiro manifesto contra a guerra e contra a violação. OPablo Picasso chamou-lhe Guernica, que é o nome da população massacrada; e como vemos; o quadro mostra um pouco essa população.

5.O expansionismo alemão deu-se da seguinte forma:
Em Março de 1938, o povo Alemão ocupa a Áustria;
Em Outubro de 1938, o povo Alemão ocupa o País dos Sudetas;
Em Março de 1939, o povo Alemão ocupa a Checoslováquia, mais precisamente a Morávia e a Boémia, que são hoje a Republica Checa;
A dia 1 de Setembro de 1939 o povo Alemão invade a Polónia, e é neste ano que se dá o inicio da 2ª Guerra Mundial.

6. O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecido, como Blitzkries, que em português significa: Guerra Relâmpago.

Rodrigo Matos disse...

1.Os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha (1936 - 1939) eram os Republicamos e tem como apoiantes as milícias populares, o URSS e as Brigadas Internacionais; os Nacionalistas que são a maior parte do exercito, a Alemanha, a Itália e Portugal.

2.Os apoiantes dos Republicanos são as milícias populares, o URSS e Brigadas Internacionais e dos Nacionalistas são a maior parte do exército, a Alemanha, a Itália e Portugal.

3.A obra representada no filme é a “Guerra Civil de Espanha” do Picasso.

4.O significado desta obra é o seguinte as mortes dos espanhóis as censoras que estão representadas por os pedaços das pessoas caídos no chão e as deficiências causadas as pessoas.

5.A expansão alemã até 1939 foi a ocupação Morávia e a Boémia (Rep. Checa); a Alemanha invade a Polónia.

6.O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados foi dado o nome de Barbarossa.

Adriana 9ºD disse...

1- Na Guerra Civil de Espanha estavam presentes dois campos de conflito: a face pertencente aos republicanos e a face oposta, à qual pertenciam os nacionalistas.

2- Os republicanos eram apoiados pelas milícias populares, pela URSS e pelas brigadas internacionais. A face dos nacionalistas era apoiada pela maior parte do exército, pela Alemanha, pela Itália e por Potugal.

3- A obra representada no filme é uma pintura de Pablo Picasso, realizada em 1937, nomeada de Guernica.

4- A presente obra do artista Pablo Picasso consiste num manifesto contra a guerra e a violência. Este manifesto deve-se ao facto do exército alemão ter bombardeado a cidade de Guernica (situada no Norte de Espanha), que acaba por causar inúmeros mortos e feridos, tendo destruido também diversos edifícios. Com a catástrofe humana presenciada, o pintor emociona-se e acaba também por se sentir revoltado, acabando por elaborar o quadro Guernica como demonstração da sua revolta.

5- Antes de eclodir a 2ª Guerra Mundial, a Alemanha começa por abandonar a sociedade das Nações, o que consistia no fim do objectivo de manter a paz. Relativamente à expansão, os alemães começam por ocupar a Áustria e a Checoslováquia. A Alemanha queria preservar o seu espaço vital, tendo que defender e proteger a raça Ariana e a sua multiplicação. Para a existência da "expansão" da dita raça perfeita era necessário espaço, que se conquistava através da força pelo rearmamento (exército, marinha e força aérea), sendo necessário que os alemães atacassem antes da reacção dos outros países. Com as condições necessárias para o expansionismo alemão, são também ocupados os países dos sudetas em 1938 e a Morávia e a Boémia no ano de 1939. Nesse ano, o exército alemão invade também a Polónia, pois Hittler queria recuperar o corredor de Dantes que tinha sido retirado à Alemanha com o Tratado de Versalhes.

6- O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecido como "Guerra Relâmpago".

Catarina C. :D disse...

Correcção da pergunta 6.
6 - O movimento de colunas de carros blindados (as divisões Panzer) apoiadas pela aviação e pela artilhariam ficou conhecido como "Guerra Relâmpago".

Anónimo disse...

1- Os dois campos em conflito eram os republicanos e os nacionalistas.
2- Os nacionalistas que contaram com a participação da maioria do exército e dispôs ainda do apoio dos principais governos autoritários europeu, tendo as tropas e o armamento da Alemanha nazi, da Itália fascista e do Portugal salazarista. As tropas republicanas eram constituídas maioritariamente por milícias populares, mal armados e sem treino militar, o apoio de outros países foi pequeno (com excepção da URSS, que forneceu armas e algumas centenas de combatentes), pois os regimes democráticos, nomeadamente a Inglaterra e França, procuraram não se envolver directamente no conflito.
3- A obra apresentada no filme é de Picasso, que se chama Guernica.
4- Guernica era uma pequena povoação basca, com pouco interesse militar, que fora bombardeada por aviões nazis, deixando a povoação massacrada, Picasso nesta obra demonstra um verdadeiro manifesto contra a guerra e contra a violência.
5- O Expancionismo Alemão, em Março de 1938 ocuparam a Aústria, no mesmo ano em Outubro os Países Sudetas, em Março de 1939 ocuparam a Morávia e a Boémia e nesse mesmo ano em Setembro, dia 1 a Alemanha invade a Polónia, dando início da 2º Guerra Mundial, A guerra foi constituída por 2 fases a Fase da Guerra com o Blitzkries (Guerra relâmpago) e a Fase da Expansão.
6- Ficou conheciada como o movimento Blitzkries.

Leonor Bizarro nº17 9º D

Anónimo disse...

1.Os dois campos de conflitos na Guerra Civil de Espanha eram o campo dos Nacionalistas e o campo dos Republicanos.

2.Os apoios do campo dos Republicanos eram as Milícias Populares, a URSS e as Brigadas Intervencionistas, os apoios do campo dos Nacionalistas eram a Alemanha, Portugal e Itália.

3.A obra representada no filme é a Guernica, uma obra de Pablo Picasso feita em 1937.

4.Esta obra significa o terrível bombardeamento à pequena cidade de Guernica (daí o nome da obra) realizada pela legião de Condor, legião alemã que apoiava as tropas fascistas de Franco e que no dia 26 de Abril de 1937, arrasou por completo esta pequena cidade provocando mais de 1500 mortos e cerca de 900 feridos.


5.A expansão alemã processou-se da seguinte forma: em Março de 1938 a Alemanha ocupa a Áustria e em Outubro do mesmo ano ocupa os Países Baixos. Em Março de 1939 ocupa a Morácia e a Boémia (actual República Checa) e a 1 de Setembro do mesmo ano a Alemanha invade a Polónia, a invasão deste país da origem ao inicio da II Guerra Mundial.

6.O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecida por uma das fases da II Guerra Mundial, mais especificamente a I Fase BlitzKrieg (Guerra Relâmpago).

Maria Leonor de Sousa nº20 9ºD

Daniela Cordeiro, 9º D disse...

Respostas de Daniela Cordeiro, nº9, 9ºD:

1- Os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha opunham os republicanos, dos quais pertencia os partidários do governo que ganhou as eleições de 1936 (Frente Popular composta por socialistas, comunistas e outros republicanos) contra os nacionalistas que eram constituídos por rebeldes conservadores.

2- Os republicanos tinham como principal apoio a URSS, que forneceu armas e algumas centenas de combatentes, mas como a Inglaterra e a França não se quiseram envolver no conflito, os republicanos não receberam muito mais apoio, sendo constituídos na sua maioria por voluntários mal armados e sem treino militar. Os nacionalistas dispuseram do exército e do apoio dos principais governos autoritários europeus, recebendo armamento e tropas da Itália, da Alemanha e de Portugal.

3- A obra representada no filme é “Guernica” e é uma obra do pintor Pablo Picasso (1881-1973).

4- Guernica simboliza a dor, o sofrimento e as mortes causadas à população massacrada no dia 26 de Abril de 1937, quando a aviação alemã (a legião Condor), apoiante das tropas nacionalistas de Francisco Franco, que se opunha ao governo republicano espanhol, bombardearam a pequena cidade de Guernica, destruindo-a quase totalmente.

5- Até 1939 a expansão alemã era processada através do exército e da marinha e os Alemães conquistavam os países que se encontravam à sua volta e em alguns desses países a população já falava alemão e a partir de 1939 a expansão começou a ser processada também com a ajuda da força aérea alemã de forma a conseguir atacar antes da reacção dos outros países.

6- O movimento de forças conjuntas entre a aviação alemã e os blindados ficou conhecido por Guerra Relâmpago (Blitzkries).

Anónimo disse...

1- republicanos e nacionalistas

2-os republicanos tinham o apoio das milicias populares, da URSS e brigadas internaçionais.os nacionalistas tinham apoio da maior pate do exercito,a alemanha,a italia, e portugal.

3-a obra é guernica de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso é uma pintura a oleo sobre a tela tem 3.50x7.82mé uma pintura á base de tres cores branco cinzento e pretoneste momento está esposto no museu nacional centro de arte rainha sofia em madrid.

4-esta obra pertende representar como sta cidade estava destruida durante a guerra civil.

5-a expançao alemã foi rápida e consueguiu ficar no comando da austria ,do país dos sudetas , da checoslováquia e por fim da polonia

6-foi chamada "guerra-relâmpago" - Blitzkrieg, em alemão.

desculpe só estar a enviar hoje mas ontem estive duente
trabalho realizado por: filipe miranda nº12 9ºD

Bárbara Sousa 9ºD disse...

1.
Os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha eram o campo dos Partidos Republicanos, que contava com o apoio das milícias populares, da URSS e das Brigadas Internacionais e era constituído por socialistas e comunistas. O outro campo eram os Partidos Nacionalistas, forças conservadoras oponentes à democracia, que contaram com a participação de grande maioria do exército espanhol e dos partidos de direita e com o apoio dos principais governos autoritários europeus.
2.
Nacionalistas
# A maioria do Exército
# Principais Estados Autoritários Europeus (Portugal Salazarista facilitou o transporte de armamento e a passagem das tropas; a Itália Fascista enviou tropas e armamento; a Alemanha Nazi enviou armamento e tropas também. No entanto, a Alemanha Nazi utilizou novas técnicas de guerra que puderam servir como um teste para ver se resultavam ou não e grande parte destas técnicas foi depois utilizada na II Guerra Mundial).
Republicanos
# Milícias Populares (mal armados e sem treino militar)
# URSS (como tinha um regime comunista apoiou activamente os Republicanos, proporcionando combatentes e armamento)
# Brigadas Internacionais (constituídas por voluntários oriundos principalmente da França e Inglaterra)
3.
Pintada por Pablo Picasso, a obra representada no filme denomina-se de Guernica, cidade cuja população e infra-estruturas sofreu violentamente os efeitos da Guerra Civil de Espanha.
4.
A obra Guernica demonstra um sentimento de tristeza, desespero e horror. Evoca sofrimento pois os indivíduos pintados têm uma expressão de dor e os animais quase como se contorcessem. Pablo Picasso manifestou o seu desagrado da situação em Guernica pintando este quadro, concretizando as suas emoções de forma bem clara já que após a observação do esquema de cores, verifica-se que este tem apenas três: o branco, o cinzento e o preto; concluindo-se então que Picasso pretendia dar um aspecto trágico, cruel e sombrio do bombardeamento da localidade de Guernica durante a Guerra Civil de Espanha. Nesta obra é visível que Picasso não abandonou o Cubismo, avaliando-se pela composição das figuras que aparentam ser algo distorcidas
5.
Expansão alemã até 1939:
# Março de 1938 – ocupação da Áustria
# Outubro de 1938 – ocupação do País dos Sudetas
# Março.1939 – ocupação da Morávia e Boémia (actualmente a Republica Checa)
# 1.Setembro.1939 – invasão da Polónia
6.
Ficou conhecido por Blitzkrieg (Guerra Relâmpago)

Bárbara Sousa, 9º D disse...

1.
Os dois campos em conflito na Guerra Civil de Espanha eram o campo dos Partidos Republicanos, que contava com o apoio das milícias populares, da URSS e das Brigadas Internacionais e era constituído por socialistas e comunistas. O outro campo eram os Partidos Nacionalistas, forças conservadoras oponentes à democracia, que contaram com a participação de grande maioria do exército espanhol e dos partidos de direita e com o apoio dos principais governos autoritários europeus.

2.
Nacionalistas
# A maioria do Exército
# Principais Estados Autoritários Europeus (Portugal Salazarista facilitou o transporte de armamento e a passagem das tropas; a Itália Fascista enviou tropas e armamento; a Alemanha Nazi enviou armamento e tropas também. No entanto, a Alemanha Nazi utilizou novas técnicas de guerra que puderam servir como um teste para ver se resultavam ou não e grande parte destas técnicas foi depois utilizada na II Guerra Mundial).
Republicanos
# Milícias Populares (mal armados e sem treino militar)
# URSS (como tinha um regime comunista apoiou activamente os Republicanos, proporcionando combatentes e armamento)
# Brigadas Internacionais (constituídas por voluntários oriundos principalmente da França e Inglaterra)

3.
Pintada por Pablo Picasso, a obra representada no filme denomina-se de Guernica, cidade cuja população e infra-estruturas sofreu violentamente os efeitos da Guerra Civil de Espanha.

4.
A obra Guernica demonstra um sentimento de tristeza, desespero e horror. Evoca sofrimento pois os indivíduos pintados têm uma expressão de dor e os animais quase como se contorcessem. Pablo Picasso manifestou o seu desagrado da situação em Guernica pintando este quadro, concretizando as suas emoções de forma bem clara já que após a observação do esquema de cores, verifica-se que este tem apenas três: o branco, o cinzento e o preto; concluindo-se então que Picasso pretendia dar um aspecto trágico, cruel e sombrio do bombardeamento da localidade de Guernica durante a Guerra Civil de Espanha. Nesta obra é visível que Picasso não abandonou o Cubismo, avaliando-se pela composição das figuras que aparentam ser algo distorcidas

5.
Expansão alemã até 1939:
# Março de 1938 – ocupação da Áustria
# Outubro de 1938 – ocupação do País dos Sudetas
# Março.1939 – ocupação da Morávia e Boémia (actualmente a Republica Checa)
# 1.Setembro.1939 – invasão da Polónia

6.
Ficou conhecido por Blitzkrieg (Guerra Relâmpago)

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue