O papel da mulher

. terça-feira, 24 de novembro de 2009


Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram as alterações que se deram ao nível da moda feminina.
(resposta da Luísa Pires, nº 18 do 9º D)
A nível da moda feminina observaram-se alterações que tinham muitas vezes uma outra função, de facilitar a vida da mulher alterando as suas características físicas e a sua roupa de modo a se encaixarem na sua vida, surgem por exemplo os cabelos curtos "à garçonne" e começa-se a usar soutien para, por vezes, se adaptarem melhor ao trabalho em fábricas, há uma mudança radical nos vestidos e saias, passam a ser mais curtos, pelos joelhos, as camisas e vestidos passam a ser com alças ousados, por vezes com as costas à mostra, como as camisas de dormir, as mulheres passam também a usar calças, isto prova que a nova moda tem também algumas semelhanças com o estilo dos homem como se pode observar através do uso de cabelos mais curtos e de calças.

2. Quem foi a grande estilista dos anos 20? (resposta da Ana Castro, nº 3 do 9º D)
A década dos anos 20 a grande estilista foi Coco Chanel, devido aos seus blazers, colares compridos, boinas e cabelos curtos, entre outros. Durante toda a década Coco Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

3. Refere quais foram as alterações realizadas ao nível dos costumes femininos.
(resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
A partir da 1ª guerra mundial a mulher ingressou no mundo do trabalho, e começou a ganhar alguma independência económica, o que deu origem a que reclamasse os mesmos direitos dos homens. Estas reivindicações lavaram ao aparecimento de algumas alterações ao nível dos costumes femininos.Assim, surge uma mulher livre, com uma profissão, independente do marido, culta , com estudos universitários e direitos e liberdades iguais às dos homens.A década de 20 é uma época de prosperidade e liberdade, animada pelo som das bandas de jazz , as mulheres desta década, frequentavam os salões, os clubes nocturnos, onde bebiam e fumavam como os homens, a ópera, o teatro, e os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood com as estrelas do momento, como Rodolfo Valentino. As mulheres copiavam as roupas e os gestos das actrizes famosas.

4. Define "Cultura de massas".
(resposta da Luísa Pires, nº 18 do 9º D)
A cultura de Massas baseia-se no aumento da cultura geral da população, ou seja o aumento da cultura popular e acessível em massa, provocado pela disponibilidade e pelo aumento da circulação da informação e da educação chegando a toda a população. A cultura das Massas surgiu no começo do séc. XX com um crescimento populacional dos centros urbanos e teve ao seu dispor vários meios de circulação da informação como o cinema, a imprensa, o rádio e os variados meios de transporte. Isto levou as pessoas a idealizarem novos conceitos e a saírem da dureza da sua vida quotidiana fazendo emergir em cada pessoa um entusiasmo pela aprendizagem e pelos seus sonhos.

5. Refere quais foram os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX.
(resposta da Luísa Pires, nº 18 do 9º D)
Na primeira parte do século vinte surgiram nos diferentes pólos culturais os seguintes estilos:

O Expressionismo que surgiu na Alemanha onde se tendiam a utilizar formas simplificadas de elevado grafismo e cores fortes que resultam da agressividade causada pela tenção emocional e psicológica do pintor, que se exprime por alterações cromáticas e distorções das formas que podem atingir o caricatural. Van Gogh foi um grande pintor que imprimiu à representação da realidade uma expressão dramática, abrindo assim caminho a este novo estilo, um pouco englobado no expressionismo está o fauvismo que privilegia a utilização de cores violentas de forma arbitrária.

O Cubismo que surgiu em França (onde se localiza o principal centro cultural europeu, Paris) e cujos principais representantes foram Picasso e Braque, este estilo veio destruir por completo a forma e a imagem natural das pessoas e dos objectos devido à utilização de formas geométricas na sua composição, as figuras muitas vezes eram decompostas em planos geométricos que correspondem a vários ângulos de visão e que se sobrepõem e se confundem na superfície do quadro.

O Abstraccionismo ou arte não-figurativa que surgiu na Alemanha e na Rússia e do qual Kandinsky foi um dos introdutores. Neste estilo deixa de se representar figuras concretas (dai também se chamar de arte não-figurativa) e realiza-se apenas uma simples combinação de linhas, de formas, de cores, abstraídas da realidade. As pinturas abstractas limitam-se a sugerir, quando muito, uma emoção ou um estado de espírito.

O Futurismo que surge em Itália na segunda década do séc. XX e que reflectia mais de perto as transformações sociais. Para Marinetti, autor do Manifesto Futurista, os artistas e escritores deviam fundamentar-se ou enaltecer o movimento, as máquinas, o dinamismo da vida moderna e do futuro.

O Surrealismo que surgiu em França já no final da década de 20 esta nova corrente que, foi influenciada pela psicanálise de Freud, foi defendido nos Manifestos Surrealistas do escritor André Breton e foi cultivada sobretudo por Salvador Dali e por Magritte. Os surrealistas procuram representar o surreal, o que está para além da realidade, isto é, o mundo do inconsciente, tal como ele se manifesta nos sonhos e nos delírios.

A Arte Nova que surgiu em Inglaterra, este estilo rejeitava a ordem da linha recta e do ângulo recto, a favor de um movimento mais natural criado por linhas curvas que eram usadas em pinturas realistas de formas naturais e em formas abstractas evocativas de uma vitalidade orgânica.

A partir da formação destas novas inovações a liberdade dos artistas deixou de ter limites podendo assim cada qual seguir o seu caminho pessoal, por exemplo sintetizando várias tendências ou procurando novas formas de expressão artística.


44 comentários:

Anónimo disse...

1. As alterações na moda feminina foram: as mulheres começaram a usar roupa semelhante à masculina, começaram a fumar, começaram a usar saltos altos, começaram a usar soutien, o corte de cabelo que estava na moda era à "Garçonne" (estilo parecido aos homens) e começaram a usar os vestidos de alças.

2. A grande estilista dos anos 20 foi Coco Channel.

3. As mulheres começaram a frequentar clubes nocturnos e cabarets, começaram a ouvir novos ritmos (jazz, charleston e foxtrot), praticar desporto e viajar sozinhas.

4. A cultura de massas era uma fonte de divertimento e evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana, ou seja a cultura e a educação acessível a toda a população.

5.Os estilos artísticos eram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Rita Lopes, nº27 9E

Anónimo disse...

1. As alterações que se deram a nível da moda feminina foram: o cabelo curto à garçon, saia curta pelo joelho, vestidos com alças, saltos altos, utilização das calças e o uso do soutien.

2.A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.

3.As alterações realizadas a nível dos costumes femininos foram terem começado a fumar, irem a cabarets e a clubes nocturnos, fazerem viagens sozinhas e praticarem desporto.

4. "Cultura de massas" foi a forma que as pessoas que viveram no início do sec.XX arranjaram para se poderem divertirem e fugirem da realidade da pobreza humana. Esta cultura caracterizava-se pela disponibilização de cultura e educação para toda a população; pelos meios de comunicação como o rádio, cinema, imprensa e meios de transporte e pela criação de novos desportos tais como o futebol, o boxe, ciclismo e o basebol.

5.Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do séc.XX foram:
- Arte Nova;
- Cubismo;
- Surrealismo;
- Expressionismo;
- Abstraccionismo;
- Futurismo e
- Fauvismo.


Maria Leonor de Sousa nº20 9ºD

David Morais Oliveira Nº10 9ºD disse...

1. As mulheres começaram a imitar ao homens, casavam-se menos pessoas, havia mais divórcios. Começaram a usar cabelo curto, saia curta pelos joelhos, vestidos com alssas, saltos altos,fumavam e usavam soutien para poderem desfrutar da vida.

2. Côco Chanel foi a grande estilista dos anos 20.

3. As mulheres começaram a sair á noite, frequentando cabarés e clubes de jazz nocturnos,viagavam sozinhas e praticavam desporto.

4. A cultura de massas era uma fonte de divertimento e de fuga para quem enfrentava a dureza da vida quotidian. A cultura de massas tinha meios disponiveis a todos: rádio, cinemas, imprenssa, meios de transporte, novos desportos.

5. Os estilos artisticos foram:
-Expressionismo, que representava a expressão dramatica.
-Fauvismo, que priveligiava a força da cor.
-Cubismo, que é a geometrização das formas dos objectos.
-Abstraccionismo, que representava figuras abstraidas da realidade.

Adriana Leitão disse...

1- Ao nível da moda feminina, ocorreram determinadas alterações tais como, o cabelo curto "à Garconne", a saia curta pelos joelhos, os vestidos com alças, os saltos altos, a utilização de calças e o uso do sutien.
2- A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.
3- Ao nível dos costumes femininos, ocorreram determinadas alterações tais como, o facto de as mulheres começarem a fumar, frequentarem cabarets e diferentes clubes nocturos, viajarem sozinhas e practicarem certos desportos.
4- "Cultura de massas" trata-se de um conjunto de manifestações a nível cultural e educacional, partilhadas pela maioria da população, ou seja, é uma difusão de culturas e de educação que tinham ao seu dispôr diversos meios, tais como, o cinema, a rádio, a imprensa e os meios de transporte.
5- Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX foram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo e o abstracionismo e só na segunda decada deste século, surgiram o surrealismo e o futurismo.

Anónimo disse...

1.->uso da saia até ao joelho,
->uso de maquilhagem,
->cabelo curto,
->frequencia de clubes noturnos,
->fuma,
->bebe com a mesma naturalidade do homem.

2. Gabrielle "Coco" Chanel

3.A sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também frequentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.
A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.

4.Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral ,a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas ,e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, cultura de massa, é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.

5.->expressionismo
->fauvismo
->cubismo
->abstraccionismo
->surealismo
->futurismo

aqui vai o meu trabalho .
filipe miranda nº12 9ºD

catarina afonso nº8 9ºE disse...

1.As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram:
-Roupa semelhante á masculina
-Começaram a fumar
-Corte de cabelo á "garçone"
-Saias curtas
-Saltos altos
-Vestidos com alças
-Uso do sutien

2.A década de 20 foi da estilista Coco Chanel com os seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.
Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

3.As alterações a nível dos custumes femininos foram:
-Frequência de clubes nocturnos e cabarets
-Praticam desporto
-Viajam sozinhas
-Musica (Novos ritmos) jazz- fox troti e charleston.

4.A cultura de massas são a cultura e a educação acessivel a toda a população.

5.Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX foram:
-Expressionismo
-Fauvismo
-Cubismo
-Abstraccionismo
-Surrealismo
-Futurismo

-

Hugo Martins 9ºD nº13 disse...

1. Passou a ser utilizado o cabelo "à garconne", a saia curta pelos joelhos, os saltos altos, vestidos com alças, começam a utilizar calças, a usar sutien e a fumar.

2. Coco channel

3. As mulheres passaram a ir a cabaret e clubes nocturnos, começaram a viajar sozinhas e praticam desporto.

4.Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral — a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Cultura de massa é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.

5.Expressionismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo Abstracto, Minimalismo, Arte Fantástico, Pop Arte, Dadaismo.

Anónimo disse...

1- Mudança da moda das mulheres:

-cabelo á garçone.
-Saia pelos joelhos.
-Vestido com alças.
-Saltos Altos.
-O uso de calças.
-O uso de soutien.
-E tambem um caso de outra alteração, é o facto das mulheres começarem a fumar.

2- A grande estilista dos anos 20 foi - coco chanel

3- Algumas das alterações dos costumes das mulheres deram-se pelo facto de serem livres,o que permitiu as mulheres:
viajarem, praticarem desporto, fumarem, sairem á noite entre outras alterações que se deram nesta altura.

4- Cultura de massas é a cultura e educação que ficou disponivel a toda a população.

5- Foram:

-cubismo
-surrealismo
-futurismo
-fauvismo
-abstracionismo
-expressionismo
-etc...
tpc bernardo afonso nº6 9º D

Bruna Calado 9ºE disse...

1. Começaram a usar roupa semelhante ao homem, saias curtas, por cima do joelho, saltos altos, vestidos com alças, sutien e usavam o corte de cabelo à "garçonne".

3. Frequentavam clubes nocturnos e cabarets, praticavam desporto, viajavam sozinhas, fumavam e ouviam e dançavam novos ritmos (jazz, fox trot e charleston).

4.A cultura de massas era uma fonte de cultura e evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.

Andre Aquino nº4 9ºE disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bruna Calado 9ºE disse...

*2. A grande estilista foi Coco Chanel.

Carolina Rodrigues nº7 disse...

O papel da mulher

1.As alterações foram que as mulheres começaram a usar roupa sememlhante à masculina, cortaram o cabelo com corte à "garçonne", começaram a usar saias por cima do joelho, usavam salto alto, vestidos com alças e soutien.

2.Foi Coco Chanel

3.As alterações foram que as mulheres começaram a fumar, a frequentar clubes nocturnos e cabarets, practicavam desporto e viajavam sozinhas.

4.Cultura de massas era a cultura e a educação acessível a toda a população.

5.Os estilos artístcos foram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Anónimo disse...

1.As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram roupas semelhantes á masculina;começaram a fumar;corte do cabelo á "garçonne";saias curtas,por cima dos joelhos;saltos altos;vestidos com alças;uso do soutien.
2.A grande estilista dos anos 20 foi a Coco channel.
3.As alterações realizadas ao nível dos costumes femininos foram a frequência de clubes nocturnos e cabarets;começam a praticar desporto;começam a viajar sozinhas;músicas(novos ritmos)Jazz;Fox trot;charleston.
4.Cultura de massas é um conjunto de manifestações culturais partilhadas pela maioria da população.
5.Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século xx foram :
-Expressionismo
-Fauvismo
-Cubismo
-Abstraccionismo
-Surrealismo
-Futurismo


TRABALHO REALIZADO POR:Ricardo santos nº26 9ºE

Anónimo disse...

João Alves, nº 16 9ºE:
1. Ao nível da moda feminina houve grandes alterações, nos anos 20, como a imitação da moda masculina ao nível das calças, começaram a fumar, passaram a usar cabelo cortado “à garçonne”, usavam saias curtas (por cima do joelho), sapatos de salto alto, camisolas de alças e soutiens.
2. A grande estilista dos anos 20 foi a Coco Chanel.
3. Ao nível dos costumes, as mulheres começaram a frequentar cabarets e clubes nocturnos, onde se dançavam ao som do jazz, foxtrot e charleston. Para além disso, começaram a viajar sozinhas e a praticar desporto.
4. Cultura de massas é composta pela cultura e educação acessíveis a toda a população, e que é disseminada através dos meios de comunicação (mass media) que são o cinema, o rádio, a imprensa e os meios de transporte. É também inserida nesta cultura que se vão começar a juntar muita gente para ver espectáculos desportivos, como jogos de futebol, combates de boxe, ciclismo e jogos de baseball.
5. Os estilos artísticos que surgiram no inicio do séc. XX foram o expressionismo na Alemanha, o cubismo, o surrealismo e o fauvismo na França, o abstraccionismo principalmente na Rússia mas também um pouco na Alemanha, o futurismo na Itália e a Arte Nova na Inglaterra.

Ems disse...

1. As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram o cabelo curto "à garçonne", a saia curta pelos joelhos, vestidos com alças, saltos altos, a utilização de calças e o uso de soutien.

2. A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.

3. As alterações realizadas ao nível dos costumes femininos foi a iniciação de viagens sozinhas, a prática de desportos e a ida a cabaret's e clubes nocturnos.

4.Cultura de massas caracteriza.se pelo aparecimento de um novo tipo de cultura, popular e acessível, virada para a satisfação dos gostos do grande público, da grande massa de população. Esta cultura de massas era também uma fonte de divertimento e de evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.

5. Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX foram o Vanguardismo, o cubismo, o expressionismo, o fauvismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Soraia Carvalho nº27 9ºD disse...

1. Cabelo curto "à garconne";
Saia curta pelos joelhos;
Saltos Altos;
Vestidos com alças;
A utilização de calças;
Uso de soutien.

2. A grande estilista dos anos 20, foi Coco Chanel.

3. As alterações realizadas ao nível dos costumes femininos foram:
Vão a cabaret´s e clubes nocturnos;
Viajam sozinhas;
Praticam desporto.

4. "Cultura de Massas", era uma fonte de divertimento e de evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.

5. Cinema.

Catarina Parreira de Andrade Correia disse...

1- Alterações na moda feminina:
-> cabelo curto "à graçonne"
-> saia curta pelos joelhos
-> vestidos com alças
-> saltos altos
-> começam a fumar
-> utilização de calças
-> uso de soutien

2- Coco Chanel.

3- Alterações nos costumes femininos:
-> frequentam cabarés e clubes nocturnos
-> realizam viagens sozinhas
-> praticam desporto

4- Cultura de massas - cultura e educação que ficou disponível para toda a população, ou seja, quem não tinha direito à cultura/educação (normalmente por falta de dinheiro) passou a ter.

5- Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX foram:
-> Expressionismo
-> Fauvismo
-> Cubismo
-> Abstraccionismo
-> Surrealismo
-> Futurismo

Anónimo disse...

1.
As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram o uso de:
# saia curta, pelos joelhos
# vestidos com alças, cada vez mais finas
# saltos altos
# calças
#soutiens
# cabelo curto “à garçonne”

2.
Coco Chanel.

3.
As mulheres começam fumar e a visitar cabarets e a clubes nocturnos, passam a viajar sozinhas e praticam desportos, começando a ter mais prazer na vida.

4.
Cultura de massas é um novo tipo de educação e cultura, popular e acessível, tendo em vista a satisfação dos gostos do público; uma fonte de divertimento e evasão.

5.
# Expressionismo
# Fauvismo
# Cubismo
# Abstraccionismo
# Futurismo
# Surrealismo

Bárbara Sousa, 9ºD

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães
1- Alterações na moda Feminina:
- Roupa semelhante à masculina
- Começaram a fumar
- Corte de cabelo à "garçone"
- Saias curtas acima do joelho
- Passaram a usar saltos altos, vestidos com alças e soutien
2- A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel e ficou conhecida por ter revolucionado a moda,libertando as mulheres do uso de corpetes.
3- Alterações nos costumes Femininos:
- Passaram a frequentar clubes nocturnos e cabarets
- praticam desporto
- Passaram a viajar sozinhas
- Aparecimento de novos ritmos musicais(Jazz, Foxtrot e Charlston)
4- A Cultura de massas é dedicada especialmente ao povo, visto que é mais acessível, utilizando a inprensa, a rádio e o cinema como meio de divulgação, sendo assim uma fonte de diversão e de evasão para o povo.
5- Os estilos artisticos que surgiram na primeira parte do século xx foram:
- Expressionismo
- Fauvismo
- Cubismo
- Abstraccionismo
- Surrealismo
- Futurismo

Mara Domingues, nº19 9ºD disse...

1. A moda feminina sofreu grandes alterações. As mulheres passaram a usar cabelo curto "à garçonne", as saias ficaram amis curtas (pelo joelho), começaram a usar vestidos com alças, passaram a vestir calças e a usar soutien.
2. A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.
3. A nível dos costumes, as mulheres passaram a fumar, a praticar desporto, começaram a ir a cabarets e clubes nocturnos e a fazer viagens sozinhas.
4. Cultura de massas era um novo tipo de cultura popular e acessível da grande massa da população.
5. Na primeira parte do século XX surgiram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Mara Domingues, nº19 9ºD disse...

1. A moda feminina sofreu grandes alterações. As mulheres passaram a usar cabelo curto "à garçonne", as saias ficaram amis curtas (pelo joelho), começaram a usar vestidos com alças, passaram a vestir calças e a usar soutien.
2. A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.
3. A nível dos costumes, as mulheres passaram a fumar, a praticar desporto, começaram a ir a cabarets e clubes nocturnos e a fazer viagens sozinhas.
4. Cultura de massas era um novo tipo de cultura popular e acessível da grande massa da população.
5. Na primeira parte do século XX surgiram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Eduardo Gomes - 9.º D - N.º 11 disse...

1.As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram as seguintes: o corte de cabelo passou a ser curto tipo "a garçonne", as roupas deixaram de ser ao nível do tornozelo para subirem ao nível do joelho, revelou-se um corte mais masculino e fluido ao nível dos tecidos utilizados. Assim a mulher passou igualmente a utilizar roupas de alças complementados com saltos altos e igualmente esta começa a adoptar a roupa interior neste caso com o soutien. Podemos igualmente caracterizar ainda como mudança de hábito a introdução do hábito de fumar nas camadas femininas.

2. A principal figura do mundo da moda nos anos 20 e que mais contribuiu para este incremento foi Coco Channel.

3. Nesta altura do século as mulheres aliaram à sua nova imagem novos hábitos sociais. Assim passou a frequentar cabarets e clubes nocturnos onde poderia desfrutar dos novos ritmos da época nomeadamente o jazz, fox trot e charleston. Estas passam igualmente a viajar sozinhas e começam a introduzir a prática desportiva na sua vida com a frequência de clubes desportivos nomeadamente ténis.

4. Por cultura de massas podemos compreender que existe uma expansão a nível cultural e educacional a uma grande franja populacional. Desta forma podemos verificar que a comunicação social foi quem mais beneficiou desta nova etapa, verificando-se que a rádio, os cinemas ( com Walt Disney e Charlie Chaplin) e a imprensa(com os jornais diários) conseguiram simpatizantes como nunca. Existiu igualmente uma nova cultura para utilização dos meios de transporte. Verificou-se ainda a expansão de um desporto de massas: o futebol.

5. Após a primeira guerra mundial, a população revelou uma enorme ânsia de desfrutar de tudo aquilo a que tinha sido condicionada. Subentende-se desta forma que os meios artísticos também tenho sofrido grandes mudanças ao nível do pensamento. Verificamos assim a emergência dos seguintes estilos: expressionismo pela mão de Van Gogh, o fauvismo por parte de Gaugin, o cubismo cujo principal representante foi Picasso, o abstraccionismo do qual Kandinsky foi um dos introdutores. Mais tarde verifica-se a emergência da corrente Surrealista na literatura André Breton e nas artes plásticas com Salvador Dali expressando o surrealismo em obras como a "persistência da memória".

Miguel Preto Jorge disse...

1- Algumas das alteraçôes que se deram ao nível de moda femenina, foram:
-o vestuário;
-o corte de cabelo;
-os hábitos;
-os costumes.
Ex's:
- passaram a usar sais curtas, cabelos à "garçonne", começaram a fumar, a frequentar bares e clubes nocturnos, praticam desporto, e também começam a viajar sozinhas.

2- A grande estilista dos anos 20, foi Gabrielle Coco Chanel.

3- Algumas das alterações realizadas a nível de costumes femininos, foram:
-passaram a usar saias até aos joelhos,
-usavam maquilhagem,
-cabelos curtos,
-frequentam clubes nocturnos,
-fuma,
-bebem com a mesma naturalidade dos homens.

4- É um conjunto de manifestações culturais, partilhadas pela maioria da população.

5- Foram seis os estilos artísticos que surgiram no séc. XX:
-expressionismo;
-fauvismo;
-cubismo;
-abstracionismo;
-surrealismo;
-futurismo.

Guilherme disse...

1 - As alterações que se deram ao nível da moda feminina foi o facto de deixarem de usar espartilhos, a mulher passava a ter mais liberdade o que lhe permitia usar saias mais curtas mostrando as pernas. Na maquilhagem a tendência
era pintar a boca em tom de carmim, por forma a parecer arco de cupido ou um coração, os olhos eram bem pintados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis, a pele era branca o que acentuava os tons escuros da maquilhagem. A silhueta da mulher dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos e leves, de ceda, com braços e costas à mostra, ou seja, eram vestidos de alças. As meias eram em tons de bege, de modo a sugerir pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou limitado ao uso diurno. O "cloche" era o modelo mais usado, enterrado até aos olhos, e só podia ser usado com cabelos muito curtos, denominado por cabelos "à la Garçonne".

2 - Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações ainda hoje influenciam a moda mundial. Foi a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.

3 - A partir da 1ª guerra mundial a mulher ingressou no mundo do trabalho, e começou a ganhar alguma independência económica, o que deu origem a que reclamasse os mesmos direitos dos homens. Estas reivindicações lavaram ao aparecimento de algumas alterações ao nível dos costumes femininos.Assim, surge uma mulher livre, com uma profissão, independente do marido, culta , com estudos universitários e direitos e liberdades iguais às dos homens.A década de 20 é uma época de prosperidade e liberdade, animada pelo som das bandas de jazz , as mulheres desta década, frequentavam os salões, os clubes nocturnos, onde bebiam e fumavam como os homens, a ópera, o teatro, e os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood com as estrelas do momento, como Rodolfo Valentino. As mulheres copiavam as roupas e os gestos das actrizes famosas.

4 - Denomina-se por cultura de massa toda a cultura produzida para a população em geral. Cultura de massa é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população, o povo, o grande público.

5 - No início do séc. XX, os novos artistas e pensadores começaram a mudar radicalmente o que seus mestres tinham executado e idealizado no passado. Os artistas deste período, queriam algo que não fosse parecido com o clássico, nem que copiasse a natureza, queriam uma simplicidade diferente da Renascença e do Barroco. Assim, surge o inicio da chamada Arte Moderna.

Ao nível da pintura, aparecem várias correntes, tais como:
- Expressionismo
- Fauvismo
- Cubismo
- Abstraccionismo
- Surrealismo
- Futurismo

Guilherme Flores Barreto
nº12 9ºE
Escola Secundária da Portela

Joana Frade disse...

1. As alterações dadas ço nível da moda feminina foram a semelhança com a roupa dos homens, corte de cabelo "à garçonne", saias por cima do joelho, saltos altos e o uso de soutien.
2. O grande estilista dos anos 20 foi coco channel.
3. As principais alterações dos costumes femininos foram o hábito de fumar, praticar desportos, viajar sozinhas e frequentar clubes nocturnos.
4. A cultura de massas é a cultura e a educação acessível a toda a população, sendo assim fonte de divertimento e evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana. Os seus meios foram a rádio, a imprensa, o cinema, os meios de comunicação e transporte e o desporto (futebol, boxe, basebol, ciclismo).
5. Os novos estilos artísticos foram o expressionismo (van gogh), o fauvismo (gauguin), o cubismo (picasso e braque), o abstraccionismo (kandinsky), o futurismo (marinett) e o surrealismo (magritte).

Anónimo disse...

Respostas de Ana Castro 9ºD
1.
As alterações a nivel da moda feminina foram:
• Passaram a usar saia pelo joelho
• Passaram a usar maquilhagem
• Passaram a usar cabelo curto (a garçone)

2.
A década dos anos 20 a grande estilista foi Coco Chanel, devido aos seus blazers, colares compridos, boinas e cabelos curtos, entre outros. Durante toda a década Coco Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

3.
As alterações a nivel dos costumes femininos foram:
• Passaram a frequentar clubes nocturnos
• Passaram a fumar
• E passaram a beber com a mesma naturalidade dos homens
• Passaram a practicar desporto
• Viajavam sozinhas

4.
Cultura de massas é um conjunto de manifestações culturais partilhadas pela maioria da população.

5.
os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX foram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Anónimo disse...

1)As mulheres começaram a usar roupa semelhante a dos homens, o corte de cabelo era à "garçonne", começaram a usar saias por cima dos joelhos, saltos altos, vestidos com alças e o soutien.
2)A grande estilista dos anos 20 foi a Coco Chanel.
3)Os customes das mulheres alteraram porque começaram a fumar, a frequentar clubes nocturnos e cabarets,praticam desportos, viajam sozinhas e começaram a ouvir novas musicas como o Jazz,o Foxtrot e o Charleston.
4)Cultura de massas e uma fonte de divertimento e de evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.
5)Os estilos artisticos que surgiram na primeira parte do séc.XX foram:
-Expressionismo
-Faunismo
-Cubismo
-Abstraccionismo
-Surrealismo
-Futurismo

Pedro Almeida 9ºE Nª25

Anónimo disse...

1)As alterações da moda feminina foram:
-roupa semelhante a dos homens,
-corte de cabelo à "garçonne",
-saias por cima dos joelhos,
-saltos altos,
-vestidos com alças,
-uso de soutien.
2)A grande estilista dos anos 20 foi a Coco Chanel.
3)As alterações ao nível dos costumes foram:
-começam a fumar,
-frequência em clubes nocturnos e cabarets,
-praticam desportos,
-viajam sozinhas,
-musica (novos ritmos):Jazz,o Foxtrot e o Charleston.
4)Cultura de massas e uma fonte de divertimento e de evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.
5)Os estilos artisticos que surgiram na primeira parte do séc.XX foram:
-Expressionismo
-Faunismo
-Cubismo
-Abstraccionismo
-Surrealismo
-Futurismo

João Almeida 9ºE Nª17

Anónimo disse...

Patricia Tomas 9ºE
Agora já sabes responder:
1. Refere quais foram as alterações que se deram ao nível da moda feminina.
R: As alterações que se deram ao nível da moda feminina foram a roupa semelhante à masculina, corte de cabelo à "garçonne", saias por cima dos joelhos, saltos altos, vestidos com alças e o uso do soutien.

2. Quem foi a grande estilista dos anos 20? A grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.

3. Refere quais foram as alterações realizadas ao nível dos costumes femininos.R: A frequência de clubes nocturnos e cabarets, a prática de desporto; viajar sozinhas e os novos ritmos (jazz, foxtrot e charleston).

4. Define "Cultura de massas".
Cultura de massas é a cultura e educação acessível a toda a população.
5. Refere quais foram os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX.
Os novos estilos artisticos da primeira parte do séc XX são O Expressionismo; o Fauvismo; o Cubismo; o Abstraccionismo; o Surrealismo e o Futurismo.

Anónimo disse...

Respostas Fernando nº9 9ºE

1-As mulheres começaram a vestir-se de forma parecida à dos homens, começaram a fumar, cortar o cabelo à "Garçonne", começaram a usar saias curtas e saltos altos, soutien e vestidos com alças.
2-a grande estilista foi Coco Chanel.

3-As grandes alterações a nível de costumes foi que começaram a ir a clubes nocturnos, a cabarets, começaram a practicar desporto e a viajar sozinhas.

4- A Cultura de massas é a evasão da dureza quotidiana através do divertimento e foi difundida através do rádio, do cinema, da imprensa, dos meios de comunicação e do desporto.

5- Os estilos artisticos que surgiram foram o Expressionismo que era simples , o Fauvismo que era um estilo mais livre , o cubismo que era mais geométrico, o abstraccionismo que era pintura abstracta, o Surrealismo que era mais fantasioso e o Futurismo que exultava a força e a energia.

Rodrigo Matos disse...

1.As mudanças na moda da mulher são que passaram a usar saia até ao joelho, a usar maquilhagem, o cabelo curto, começaram a frequentar os clubes nocturnos, a fumar e a beber, com a naturalidade com que os homens o fazem.

2.Os grandes estilistas dos anos 20 são o Coco Chanel, Jean Patou e Jacques Doucet.~

3.As alterações realizadas ao nível dos costumes femininos foram começarem a frequentar os clubes nocturnos, a fumar e a beber, com a naturalidade com que os homens o fazem.

4.Cultura de massas é um conjunto de manifestações culturais partilhadas pela maioria da população.

5.Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX são o Futurismo, o Cubismo, o Surrealismo, o Fauvismo, o Expressionismo e o Abstraccionismo.

Anónimo disse...

1. As alterações que se deram a nível da moda feminina foram elas terem começado a fumar, passaram a utilizar o cabelo a garçonne, vestidos com alças, o uso de soutiens e saias curtas por cima do joelho.
2. A grande estilista dos anos 20 foi a chanel .
3. As alterações a nível dos costumes foi a frequência de clubes nocturnos e cabarets, passaram a praticar desporto e a viajar sozinhas.
4. Cultura de massas e a cultura e educação que e acessível a toda a população, pois antes so era acessível a pessoas de uma classe alta.
5. Os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século 20 foram o expressionismo, o fauvismo, cubismo, abstraccionismo, surrealismo e futurismo.

trabalho realizado por: inesbrito nº14 9ºE

Francisco disse...

Resposta de Francisco:
1- As mulheres começaram a usar saias curtas, saltos altos, usar sutien, roupa semelhante à masculina, corte de cabelo à garçone.

2-A grande estilsta dos anos 20 foi Coco Chanel.

3- As mulheres começaram a a praticar desporto, a fumar, a viajar sozinhas, a frequentar clubes nocturnos e cabarets.

4-Era uma fonte de divertimento e de evasão para quem enfrentava a dureza da vida quotidiana.

5- Foi Futurismo, o cubismo, o abstracionismo, o surrealismo, o expressionismo.

André Santos, nº 3 do 9º E disse...

1. Houve uma grande alteração na moda feminina:
- Passou a assmelhar-se a masculina.
- Os cortes de cabelo, a maioria passaram a ser à " garconne )
- As saias iam até aos joelhos.
- Passou-se a usar saltos altos
- Os vestidos começaram a ter alças.
- E começou a usar-se soutien.

2. A Grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel

3. Ao nive ld os costumes femininos,
- As mulheres começaram a praticar desporto
- Começaram a frequentar clubes nocturnos e cabarets
- Começaram a fumar.
- E quando viajavam, viajavam sozinhas.

4. Cultura de massas era a cultura e a educação "assecivel" a toda a população.

5. Os estilos artisticos que surgiram no século XX foram:
Expressionismo
Cubismo
Abstraccionismo
Surrealismo
Fauvismo

André Santos nº3

filipe disse...

1-Roupa semelhante à do homem, saias curtas(a cima do joelho),uso de sutien, salto alto. Fumar começou a ser uma moda nas mulheres(e tambem um costume).

2-Coco Channel.

3-Começaram a frequentar bares e cabares,fumar(considerado tambem uma moda), praticar desportos e ouvir novos ritmos como o jazz foxtrot cherlestron.

4-É toda cultura produzida para a população em geral.

5-Expressionismo(alemanha) Abstracionismo(alemanhae russia)
Arte Nova(inglaterra)
Futurismo(italia)
Cubismo(França)

Francisco disse...

Stor na 5 esqueci-me de pôr o Futurismo e o Fauvismo.

mario disse...

1.As alterações a nível da moda feminina foram: a imitação da roupa masculina passam a usar calças), passaram a ter um corte de cabelo à "garçonne", o uso de saias acima do joelho, vestidos com alças e o uso do sutien.

2. O grande estilista dos anos 20 foi Coco Chanel.

3. As alterações foram que as senhoras passaram a frequentar clubes nocturnos e cabarets, passaram a praticar desporto, começaram a fumar, começam a praticar desporto, viajam sozinhas e ouvem novos ritmos como o jazz o foxtrot e o charlston
4. Cultura de massas é toda a cultura produzida para toda a população, de modo a que todos tenham acesso a ela.
5. Os novos estilos artísticos que surgiram no século XX foram:
Abstraccionismo- Alemanha
Expressionismo- Alemanha
Futurismo- Itália
Cubismo- França
Surrealismo- França
Arte Nova- Inglaterra

Rui Graça Nº28 9ºE disse...

1- As alterações a nível da moda feminina foram a imitação da roupa masculina (por exemplo o uso de calças), passaram a ter um corte de cabelo à "garçonne",, o uso de saias acima do joelho, vestidos com alças e o uso do sutien.

2- Coco Chanel

3- As alterações foram que as senhoras passaram a frequentar clubes nocturnos e cabarets, passaram a praticar desporto, começaram a fumar, a viajar sozinhas e o aparecimento de novos estilos de musica(o Jazz, Foxtrot e Charlston).

4- Cultura de massas é uma fonte de divertimento e sonhos assecivel a todos incluindo quem enfrentava as dificuldades do quotidiano.

5- Os estilos artísticos são o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo eo futurismo.

Joana Mourão Vieitez Frade, nº 15 do 9º E. disse...

1. A nível de moda,as mulheres começaram-se a vestir de modo diferente, forma mais ousada. As roupas assemelhavam-se à masculina, o corte de cabelo usado era "à garconne", as saias acima do joelho e usavam saltos altos. Os corpetes muito desconfortáveis foram trocados pelo soutien e os vestidos usados com alças.

2. O grande estilística dos anos 20 foi Coco Channel, da qual as roupas permanecem bastante na moda na actualidade.

3. A mulher, cada vez mais liberta do homem e da família, ganhou o hábito de fumar, começou a praticar desportos, frequentar os clubes nocturnos, onde se ouviam os novos ritmos (jazz, foxtrot e charleston) e viajava sozinha, coisas que antes lhe seriam impossíveis de concretizar. Estes comportamentos escandalizavam as famílias conservadoras, que a pouco e pouco, se foram habituando.

4. Cultura de massas é a educação e a cultura acessível a toda a população. Os seus meios de propagação são a rádio (mais importante meio de difusão da informação e a publicidade - transmissão dos novos ritmos). O jornal (notícias diárias e reportagens da actualidade), o cinema (forma de arte e entretenimento), os meios de transporte e comunicação e o desporto (ciclismo, basebol, futebol e bastekball). Estes permitiam a diversão e evasão daqueles que enfrentavam a dureza da vida quotidiana.

5. No século XX, surgiram novos estilos artísticos, os quais reflectiam a rebeldia e inquietações que se viviam, rompendo assim as regras e convenções artísticas passadas e ensaiando experiências ousadas e originais. Estes foram o Expressionismo (formas simples de acentuado grafismo e cores fortes que resultam da agressividade resultante da tenção emocional e psicológica do pintor, que se exprime por alterações cromáticas e distorções das formas que podem atingir o caricatural), o fauvismo (interpretação livre da natureza e o recurso a cores vivas), cubismo (pela utilização de cubos, cones e cilindros, para expressar as ideias fundamentais e modelar o volume pela cor), abstraccionismo (não pretende representar a realidade), surrealismo (representação de um mundo do sonho e do inconsciente) e futurismo (exulta a força e a energia e a máquina). A nível de esculturas destacaram-se Brancust e Bocconi e de música Stravinky e Schönberg.

Daniela Cordeiro, nº9, 9º D: disse...

Respostas de Daniela Cordeiro, nº9, 9º D:

1- A moda feminina sofreu grandes alterações. As mulheres passaram a usar o cabelo curto "à garçonne", a saia curta pelos joelhos, vestidos com alças, sapatos de salto alto, soutien e calças.

2- A grande estilista dos anos 20 foi Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel.

3- Ao nível dos costumes femininos as mulheres independentes começaram a fumar e a praticar desportos e passaram a viajar sozinhas e a frequentar cabarets e clubes nocturnos.

4- Cultura de massas é o conjunto de manifestações culturais acessíveis viradas para a satisfação dos gostos do grande público, partilhadas pela maioria da população.

5- Na primeira parte do século XX os estilos artísticos que surgiram foram o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

Luísa Pires 9, 9D disse...

tpc de história Luísa Pires 9, 9D

1. A nível da moda feminina observaram-se alterações que tinham muitas vezes uma outra função, de facilitar a vida da mulher alterando as suas características físicas e a sua roupa de modo a se encaixarem na sua vida, surgem por exemplo os cabelos curtos "à garçonne" e começa-se a usar soutien para, por vezes, se adaptarem melhor ao trabalho em fábricas, há uma mudança radical nos vestidos e saias, passam a ser mais curtos, pelos joelhos, as camisas e vestidos passam a ser com alças ousados, por vezes com as costas à mostra, como as camisas de dormir, as mulheres passam também a usar calças, isto prova que a nova moda tem também algumas semelhanças com o estilo dos homem como se pode observar através do uso de cabelos mais curtos e de calças.

2. Uma grande estilista que surge durante os loucos anos vinte com o aparecimento de novas modas e de novos estilos foi a Coco Channel.


3.A nível dos costumes muitas coisas também mudaram, a mudança da mentalidade da sociedade e da maneira como esta via a vida foi causada pelo aparecimento cada vez maior de mulheres independentes com vida própria e desligadas dos homens, isto levou a uma alteração radical dos seus costumes, as mulheres passaram então a frequentar clubes nocturnos e cabarets, começam a fumar, viajam sozinhas e praticam desportos como o ténis.

4.A cultura de Massas baseia-se no aumento da cultura geral da população, ou seja o aumento da cultura popular e acessível em massa, provocado pela disponibilidade e pelo aumento da circulação da informação e da educação chegando a toda a população. A cultura das Massas surgiu no começo do séc. XX com um crescimento populacional dos centros urbanos e teve ao seu dispor vários meios de circulação da informação como o cinema, a imprensa, o rádio e os variados meios de transporte. Isto levou as pessoas a idealizarem novos conceitos e a saírem da dureza da sua vida quotidiana fazendo emergir em cada pessoa um entusiasmo pela aprendizagem e pelos seus sonhos.

Luísa Pires 9, 9D disse...

5. Na primeira parte do século vinte surgiram nos diferentes pólos culturais os seguintes estilos:

O Expressionismo que surgiu na Alemanha onde se tendiam a utilizar formas simplificadas de elevado grafismo e cores fortes que resultam da agressividade causada pela tenção emocional e psicológica do pintor, que se exprime por alterações cromáticas e distorções das formas que podem atingir o caricatural. Van Gogh foi um grande pintor que imprimiu à representação da realidade uma expressão dramática, abrindo assim caminho a este novo estilo, um pouco englobado no expressionismo está o fauvismo que privilegia a utilização de cores violentas de forma arbitrária.

O Cubismo que surgiu em França (onde se localiza o principal centro cultural europeu, Paris) e cujos principais representantes foram Picasso e Braque, este estilo veio destruir por completo a forma e a imagem natural das pessoas e dos objectos devido à utilização de formas geométricas na sua composição, as figuras muitas vezes eram decompostas em planos geométricos que correspondem a vários ângulos de visão e que se sobrepõem e se confundem na superfície do quadro.

O Abstraccionismo ou arte não-figurativa que surgiu na Alemanha e na Rússia e do qual Kandinsky foi um dos introdutores. Neste estilo deixa de se representar figuras concretas (dai também se chamar de arte não-figurativa) e realiza-se apenas uma simples combinação de linhas, de formas, de cores, abstraídas da realidade. As pinturas abstractas limitam-se a sugerir, quando muito, uma emoção ou um estado de espírito.

O Futurismo que surge em Itália na segunda década do séc. XX e que reflectia mais de perto as transformações sociais. Para Marinetti, autor do Manifesto Futurista, os artistas e escritores deviam fundamentar-se ou enaltecer o movimento, as máquinas, o dinamismo da vida moderna e do futuro.

O Surrealismo que surgiu em França já no final da década de 20 esta nova corrente que, foi influenciada pela psicanálise de Freud, foi defendido nos Manifestos Surrealistas do escritor André Breton e foi cultivada sobretudo por Salvador Dali e por Magritte. Os surrealistas procuram representar o surreal, o que está para além da realidade, isto é, o mundo do inconsciente, tal como ele se manifesta nos sonhos e nos delírios.

A Arte Nova que surgiu em Inglaterra, este estilo rejeitava a ordem da linha recta e do ângulo recto, a favor de um movimento mais natural criado por linhas curvas que eram usadas em pinturas realistas de formas naturais e em formas abstractas evocativas de uma vitalidade orgânica.

A partir da formação destas novas inovações a liberdade dos artistas deixou de ter limites podendo assim cada qual seguir o seu caminho pessoal, por exemplo sintetizando várias tendências ou procurando novas formas de expressão artística.

Ana Catarina Mendes, nº 1, 9º E. disse...

1.Refere quais foram as alterações que se deram ao nível da moda feminina.
As alterações ao nível da moda feminina foram:
- começaram a vestir-se com roupas semelhantes á masculina;
-a cortar o cabelo á garçonne;
-as sais eram curtas, por cima do joelho;
-os saltos eram altos;
-vestidos com alças;
-e começaram a utilizar soutien.

2. Quem foi a grande estilista dos anos 20?
A grande estilista dos anos 20 foi a Coco Chanel.

3-Refere quais foram as alterações realizadas ao nível dos costumes femininos.
As alterações nos costumes femininos foram:
- começaram a fumar;
-frequência em clubes nocturnos e cabarets;
-começaram a praticar desporto;
-viajavam sozinhas;
-começaram a ouvir novas musicas como o Jazz, Fox Trot e o charleston.

4. Define "Cultura de massas".
A cultura de massas é o conjunto de manifestações culturais partilhadas pela maioria da população.

5. Refere quais foram os estilos artísticos que surgiram na primeira parte do século XX.
Os estilos artísticos que surgiram na primeira metade do século XX foram, o fauvismo que era a corrente artística que defendia a interpretação livre da natureza e o recurso a cores viva; o cubismo que era a corrente artística que se caracteriza pela utilização de cubos, cones e cilindros, para expressar as ideias fundamentais e modelar o volume pela cor; o surrealismo em que o artista se liberta da realidade e representa o mundo do sonho e do inconsciente; o futurismo, que exultava a força e energia e a maquina tendo exercido grande influencia na decoração de edifícios modernos e estações do caminho-de-ferro, o expressionismo, onde os pintores expressionistas tendem a utilizar formas simplificadas de acentuado grafismo e cores fortes que resultam da agressividade resultante da tenção emocional e psicológica do pintor, que se exprime por alterações cromáticas e distorções de formas que podem atingir o caricatural; e apareceu também o abstraccionismo que era a corrente artística que não pretende exprimir a realidade nas suas linhas e cores, conjugados numa composição que vale por si própria.

André Aquino, nº 4, 9º E disse...

1.As alterações ao nível da moda feminina foram:

*O uso de calças como os homens;

*Começarem a fumar;

*Corte de cabelo a garçonne;

*O uso de saias curtas por cima dos joelhos;

*O aparecimento dos saltos altos; *Vestidos com alças; *E a iniciação ao soutien;

*Começavam a frequentar clubes nocturnos e/ou cabarés; *Praticavam desporto; *Viajavam sozinhas;

*E o aparecimento de novos estilos musicais como o jazz o foxtrot e o charleston.

2. A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.

3.Respondido na pergunta 1.

4.Cultura de massa é toda a manifestação cultural e educacional produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público. Essa cultura era difundida através dos meios de comunicação comuns ou seja de massa como a radio a imprensa(jornais) o cinema e os transportes. O desporto também era acessível a todos e praticava se o futebol o boxe o basebol eo ciclismo.

5.Os estilos artísticos foram

o expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjectiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

o fauvismo em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista.

o cubismo, foi um movimento iniciado por Georges Braque e por Pablo Picasso, que apresentou essencialmente duas grandes influencias, as obras de Cézanne, e a arte Africana, que se podem facilmente identificar na obra: “ As Demoiselles d’Avignon”, que coincidiram com o aparecimento este movimento.

o abstraccionismo em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstracção, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX.

o surrealismo é assim um movimento artístico de vanguarda surgido na França que buscava a exteriorização, linguístico ou plástica da espontaneidade e depurações de ordem racional ou moral. Opondo-se ao impulso anárquico de destruição proposto pelos dadaístas, o surrealismo pretendeu definir uma prática artística alternativa à tradicional. Traz com ele o propósito utópico comum a todos os movimentos vanguardistas:" um homem novo em uma sociedade nova".

o futurismo movimento artístico e literário iniciado pelo escritor italiano Filippo Tomaso Marinetti e que se baseia numa concepção exacerbada da dinâmica da vida, toda voltada para o futuro. A forma e a cor não eram suficientes para representar o dinamismo moderno, como se lê no manifesto de 1910. Os artistas futuristas deparavam-se com o sério problema de representar a velocidade em objectos parados. Era frequente a representação de seres humanos ou animais com múltiplos membros. O futurismo chega ao fim com a guerra de 1914 e consequente morte de alguns artistas, como é o caso de Boccioni.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue