A Acção de Estaline

. quarta-feira, 4 de novembro de 2009



Agora já sabes responder:

1. Explica no que consistiu a Planificação da Economia. (Resposta do Eduardo Gomes, nº 11 do 9º D).
A Planificação da Economia da URSS relaciona-se em parte com a morte de Lenine em 1924 deixando em aberto o seu lugar para 2 iminentes figuras carismáticas do sistema. Estamos então a falar de Trotsky e Estaline. Enquanto o 1.º era uma referência entre os militares , sindicatos e operários defendendo uma constante revolução, o segundo Estaline, defendia a consolidação prioritária da Rev. Soviética e só depois se deveria proceder a uma Revolução a nível Mundial.
Apesar das constantes lutas entres estes 2 líderes, em 1929 Estaline acaba por se tornar no grande líder e institui na União Soviética uma ditadura totalitária.
Ora uma das principais decisões inciais de Estaline foi pôr termino à NEP ( Nova Politica Economica) a qual considerava um obstáculo ao Socialismo. Desta forma este reorganizou a economia em 2 principios: primeiramente colectivizando os meios de produção, de seguida efectuando a planifcação económica através dos planos quinquenais. Para termos uma ideia mais abragente destes aqui fica uma breve descrição:
1.º Plano Quinquenal (1928 - 1932) - Tinha como objectivo criar as bases da economia socialista através da colectivização da agricultura criando os kolkhozes (cooperativas) e sovkhozes ( quintas do estado cultivados por assalariados). Quanto à indústria as prioridades foram para as ditas industrias pesadas como é o caso da siderurgia e da electrificação.
2.º Plano Quinquenal (1933-1937) - Este segundo plano apesar de ainda visar a indutria acima citada, abriu principalmente portas às industrias ligeiras produtoras essencialmente de bens de consumo.
3.º Plano Quinquenal - (1938-1941) - O último plano instituido pelo regime de Estaline, foi interrompido pelo inicio da II Guerra Mundial, porém e perante os resultados obtidos nos planos passados, podemos aferir que globalmente estas formas de gestão registaram um saldo positivo . Contudo e para que não seja esquecida, devemos mencionar que a implementação de todos estes programas não esteve isento de força e violência e do espirito totalitário caracteristica marcante de Estaline em toda a sua conduta.

2. Define Sovkhoze. (Resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
Sovkhoze são grandes empresas agrícolas estatais presentes na URSS, baseadas na propriedade estatal da terra e dos meios de produção. Os sovkhozes começaram a ser organizados a partir de 1918 e desempenharam um grande papel na transformação socialista da agricultura, servindo de escola de gestão social e de produção agrícola. Para fortalecer a economia dos sovkhozes foi realizado um trabalho baseado na intensificação, especialização e concentração da produção agropecuária e no desenvolvimento da cooperação e integração entre as empresas agro-industriais.

3. Define Kolkhoze. (Resposta do Guilherme Barreto, nº 12 do 9º E).
Kolkhoze são fazendas colectivas existentes na URSS, organizadas sob a forma de cooperativas de camponeses, que se reuniam voluntariamente para administrar uma grande propriedade agrícola com base na socialização dos meios de produção e no trabalho colectivo. Organizavam-se segundo um estatuto aprovado pela assembleia-geral dos seus membros e com base no planeamento e nos princípios de auto gestão financeira.

4. Depois de teres visto o filme, explica o modo como Estaline era apresentado ao povo Soviético. Resposta do Eduardo Gomes, nº 11 do 9º D).
(...) Estaline defendia a consolidação da Revolução na União Soviética para posteriormente estendÊ-la ao restante espaço geográfico.
Chefe de Governo e Secretário Geral do Partido Comunista, defensor exímio das teorias socialistas, Estaline concentrou progressivamente o seu poder e impôs pela força a sua política.
Contextualizando toda a época podemos afirmar que, a governação deste líder resultou das seguintes condições: enorme atraso económico do país e as exigências que este requeria a todos os níveis.
Desta forma Estaline mostrou a sua imagem de líder totalitário aos seus súbditos da seguinte forma: lançamento de vagas de repressão sobre todos aqueles que estivessem contra a política do líder ( muitos oficiais e militares foram presos e assassinados). Estas perseguições estenderam-se dentro do próprio partido e para com as massas campesinas que se mostraram contrariarias ao regime de colectivização.
Esta ditadura utilizou os cartazes publicitários da época como principais veículos da sua mensagem. O culto à imagem e as lembranças da sua ideologia foram armas bastante utilizadas por este no controlo da vida publica. Assim estas suas mensagens contribuíram para o desenvolvimento do culto da personalidade chamando a si todos os poderes e estendendo nos anos 30 o seu domínio pelo seus súbditos.

32 comentários:

Bruna Calado 9ºE disse...

1. A planificação da enconomia onsistiu em transformar a Russia de um país atrasado num país moderno e de um país rural num país industrial.
Os objectivos eram transformar a URSS num país industrial, livre, poderoso e independente; desenvolverr a industria, os transportes e a agricultura; desenvolver a economia.

2. Sovkhoze eram as cooperativas do estado.

3. Kolkhozes eram as cooperativas, onde se agrupavam os camponeses.

4. Estaline era apresentado ao povo sovietico como uma pessoa muito importante, que iria melhorar todas as condições de vida das pessoas.

Carolina Maruqes nº6 9ºE disse...

1.A planificação da economia consistiu em transformar a Rússia de um país atrasado num país moderno, de um país rural para um país industrial.
2.Sovkhozes são fazendas que pertencem ao governo que as explora directamente, tendo como finalidade desenvolver os métodos e técnicas de cultivo para orientar os kolkhozes.
3.Kolkhozes são comunidades agrícolas dos camponeses, onde a terra é explorada colectivamente e a renda obtida é distribuída por cada membro da comunidade.
4.Estaline era apresentado como o pai da nação, o orientador, aquele que ajudava o povo russo.

Guilherme disse...

1 - A planificação económica consiste na concentração, por parte do Estado, dos poderes de planeamento e execução, suprimindo o mercado e a livre concorrência.
A URSS foi a primeira a lançar a sua planificação económica, com projectos que duravam cisco anos (denominados de "projectos quinquenais"), este projectos quinquenais foram feitos quando a URSS era dirigida por Estaline.

2 - Sovkhoze são grandes empresas agrícolas estatais presentes na URSS, baseadas na propriedade estatal da terra e dos meios de produção. Os sovkhozes começaram a ser organizados a partir de 1918 e desempenharam um grande papel na transformação socialista da agricultura, servindo de escola de gestão social e de produção agrícola. Para fortalecer a economia dos sovkhozes foi realizado um trabalho baseado na intensificação, especialização e concentração da produção agropecuária e no desenvolvimento da cooperação e integração entre as empresas agro-industriais.

3 - Kolkhoze são fazendas colectivas existentes na URSS, organizadas sob a forma de cooperativas de camponeses, que se reuniam voluntariamente para administrar uma grande propriedade agrícola com base na socialização dos meios de produção e no trabalho colectivo. Organizavam-se segundo um estatuto aprovado pela assembleia-geral dos seus membros e com base no planeamento e nos princípios de auto gestão financeira.

4 - Estaline apresenta-se perante o povo como uma figura carismática, poderosa e culta.
Nos cartazes aparece representado sempre acima de todas as outras pessoas, ou seja, como um verdadeiro líder.

Ems disse...

1. A planificação da economia consistiu em:
- Fazer passar o pais, com a sua técnica atrasada à via de uma técnica moderna.
- Transformar a URSS num pais industrial, poderoso e independente.
Criara uma industria capaz de reequipar e reorganizar, sobre a base do socialismo.
- Fazer passar a pequena economia rural para a via da grande economia.

2. Sovkhoze era a cooperativa de agricultores.

3. Kolkhoze eram as cooperativas sobre a dependência do estado.

4. Para o povo Soviético, Estaline era apresentado, como um líder exemplar, empreendedor e que investia. Era também apresentado como um modelo para o povo tendo em conta as medidas que tomava como um bom governador para o país.

Anónimo disse...

João Alves, nº 16
1. A Planificação da Economia consiste num sistema económico no qual os meios de produção são propriedade do estado e a actividade económica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias-primas para a unidade de produção. Nesse sistema económico, é o estado que decide quanto e como investir em cada actividade económica.
O objectivo de uma empresa neste sistema económico não é fazer lucro ou evitar a falência, como no sistema capitalista, mas sim o progresso do país.
2. Sovkhozes eram as cooperativas do estado, que surgiram com a nacionalização das kulaks (grandes propriedades) pela URSS.
3. Kolkhozes são as cooperativas de agricultores que são a base do sistema de agricultura comum, implementadas no código agrário de 1922.
4. Como este filme mostra, Estaline era apresentado a nação como um herói nacional. Ele é representado à frente do exército russo, significando que era o chefe da nação. É também mostrado por vezes juntamente com o povo, o que vem mostrar que o Estaline se preocupava com todos, até com o povo, e que “tomava conta” de todas as famílias Russas.

Anónimo disse...

Respostas do Pedro Magalhães

1- A planificação da Economia consistiu em transformar a Rússia de um país atrasado num país moderno e de um país rural num país industrial, tinha como objectivos transformar a URSS num país industrial, poderoso, livre e independente, desenvolver a industria, os transportes e a agricultura e desenvolver a economia.
2- Os Sovkhoses eram as cooperativas do estado.
3- Os Kolkhozes eram as grandes coperativas onde foram agrupados os camponeses
4- Estaline era apresentado ao povo soviético como um heroi, como a pessoa que os iria salvar, até as crianças iriam gostar dele, iria ser como um "rei".

Unknown disse...

1-A planificação da economia consistiu em transformar a a URSS num país industrial,poderoso,livre e independente, ou seja desnvolver a industria, a ecónomia,os tranportes,e a agricultura, e ainda nacionalizar empresas.

2-Sovkhoze são fazendas estatais, inicialmente criadas pelo estado, confiscando grandes terras.

3- Kolkhoz é um tipo de cooperativa agrícola de produção, base do sistema de coletivização da agricultura na União Soviética. Implantada após a vitória da Revolução de Outubro, a partir do código agrário de 1922.

4-Como um grande chefe, militar poderoso com grandes tropas um grande imperador.

catarina afonso 9E disse...

Respostas de Catarina Afonso
1- A urss foi a pioneira na aplicação da planificação econômica era dirigida por Estaline elaborando um sistema de metas com duração estipulada em cinco anos os chamados planos qüinquenais e dando enfase ao setor energético e de indústrias pesadas de bens de capital.
Através dos planos qüinquenais a urss obteve progressos significativos na produção de aço de bens de capital e produção de maquinário para a indústria. Este modelo foi seguido por todas as repúblicas da união, como também pelos satélites da urss.
Porém, a planificação econômica, da forma que foi implementada, não produzia uma quantidade de riquezas suficiente para melhorar o padrão de vida dos cidadão soviéticos deixando em segundo plano a produção de bens de consumo que além da pouca oferta, tinham qualidade inferior à dos produtos produzidos em economias de mercado concentrando os recursos apenas onde o Estado considerava importante negligenciando o que alguns considerariam necessidades populares.

2- Estaline desenvolveu a coletivização forçada da terra na União Soviética , criando os kolkhozes : as cooperativas agrícolas e os sovkhozes : as fazendas estatais.
Sovkhoses: são fazendas modelo pertencentes ao Governo , que as explora diretamente . A finalidade principal é aperfeiçoar e desenvolçver métodos e técnicas de cultivo para orientar o kolkhozes.

3-Kolkhozes: são as comunidades agrícolas coletivas dos camponeses.
Nos kolkhozes a terra é explorada coletivamente e a renda obtida da produção é distribuída a cada membro da comunidade conforme a necessidade e de acordo com as jornadas de trabalho.

4-Estaline era apresentado ao povo soviético como um líder.

Andre Aquino nº4 9ºE disse...

1.A planificaçao da economia consistiu na colectivizaçao dos meios de produçao.

O estado apropriou-se de terras, fabricas, transportes, minas e empresas comerciais e entregou-as aos trabalhadores para estes as explorarem em regime colectivo.

e consistiu tambem na elaboraçao de planos quinquenais(com a duraçao de 5 anos);
estes planos eram da responsabilidade da GOSPLAN uma comissao estatal;
o estado e que decidia o que produzir e em que quantidades.

1º PLANO (1928-1932):apostou na industria pesada na sidurgia, electrificaçao, para a produçao de maquinas e equipamentos tecnicos; nacionalizaçao da industria.

2º PLANO(1933-1937) e 3º PLANO(1939-1945):(interrompido 1940 pela 2º Guerra Mundial):apostaram nos transportes, no comercio, na educaçao e na agricultura.

2.Sovkhoses: são fazendas modelo pertencentes ao Governo, que as explora diretamente. A finalidade principal é aperfeiçoar e desenvolçver métodos e técnicas de cultivo para orientar o kolkhozes.

3.Kolkhozes: são as comunidades agrícolas coletivas dos camponeses.
Nos kolkhozes a terra é explorada coletivamente e a renda obtida da produção é distribuída a cada membro da comunidade conforme a necessidade e de acordo com as jornadas de trabalho.

Afora o trabalho coletivo, cada membro do kolkhoz pode comercializar os produtos agrícolas e as poucas criações (porcos, galinhas etc.) que desenvolver na sua pequena horta residencial.

4.Estaline era apresentado como um grande visionario, um grande militar, um grande chefe, um grande idealista, um grande combatente, um homem adorado por todos ou seja era apresentado como um grande homem.

Eduardo 9º D disse...

1. Os sovkhoz começaram a ser definidos em 1918 e demonstraram ter um papel transformador no painel socialista da URSS. Estes estavam definidos como uma grande empresa, baseados na propriedade estatal da terra e dos meios de produção.
Com os sovkhozs pretendia-se um reforço da economia cuja base assentava numa intensificação do trabalho, especialização e concentração da produção agropecuária e no desenvolvimento da cooperação e intregração entres as empresas agro-industriais.

2.A definição de kolkhoz assenta em herdades colectivas organizadas sob a forma de cooperativas constituídas por camponeses. Estes integravam o seu trabalho sob a forma de voluntariado, por forma a orientar uma grande propriedade agrícola com base na socialização dos meios de produção e de trabalho colectivo. Toda a produção era desenvolvida nestas terras estatais e as quais conferiam direito a um usufruto perpetuo e gratuito. A sua conduta era igualmente regida por um estatuto aprovado em assembleia geral e com base no planeamento e em nos princípios dos estatutos económicos.

3.A Planificação da Economia da URSS relaciona-se em parte com a morte de Lenine em 1924 deixando em aberto o seu lugar para 2 iminentes figuras carismáticas do sistema. Estamos então a falar de Trotsky e Estaline. Enquanto o 1.º era uma referência entre os militares , sindicatos e operários defendendo uma constante revolução, o segundo Estaline, defendia a consolidação prioritária da Rev. Soviética e só depois se deveria proceder a uma Revolução a nível Mundial.
Apesar das constantes lutas entres estes 2 líderes, em 1929 Estaline acaba por se tornar no grande líder e institui na União Soviética uma ditadura totalitária.
Ora uma das principais decisões inciais de Estaline foi pôr termino à NEP ( Nova Politica Economica) a qual considerava um obstáculo ao Socialismo. Desta forma este reorganizou a economia em 2 principios: primeiramente colectivizando os meios de produção, de seguida efectuando a planifcação económica através dos planos quinquenais. Para termos uma ideia mais abragente destes aqui fica uma breve descrição:
1.º Plano Quinquenal (1928 - 1932) - Tinha como objectivo criar as bases da economia socialista através da colectivização da agricultura criando os kolkhozes (cooperativas) e sovkhozes ( quintas do estado cultivados por assalariados). Quanto à indústria as prioridades foram para as ditas industrias pesadas como é o caso da siderurgia e da electrificação.
2.º Plano Quinquenal (1933-1937) - Este segundo plano apesar de ainda visar a indutria acima citada, abriu principalmente portas às industrias ligeiras produtoras essencialmente de bens de consumo.
3.º Plano Quinquenal - (1938-1941) - O último plano instituido pelo regime de Estaline, foi interrompido pelo inicio da II Guerra Mundial, porém e perante os resultados obtidos nos planos passados, podemos aferir que globalmente estas formas de gestão registaram um saldo positivo . Contudo e para que não seja esquecida, devemos mencionar que a implementação de todos estes programas não esteve isento de força e violência e do espirito totalitário caracteristica marcante de Estaline em toda a sua conduta.

Eduardo 9ºD nº 11 disse...

Continuação das respostas do Eduardo:

4.Como dito anteriormente, Estaline defendia a consolidação da Revolução na União Soviética para posteriormente estendê-la ao restante espaço geográfico.
Chefe de Governo e Secretário Geral do Partido Comunista, defensor eximio das teorias socialistas, Estaline concentrou progressivamente o seu poder e impôs pela força a sua política.
Contextualizando toda a época podemos afirmar que, a governação deste líder resultou das seguintes condições: enorme atraso económico do país e as exgências que este requeria a todos os níveis.
Desta forma Estaline mostrou a sua imagem de líder totalitário aos seus subditos da seguinte forma: lançamento de vagas de repressão sobre todos aqueles que estivessem contra a política do líder ( muitos oficiais e militares foram presos e assassinados). Estas perseguições estenderam-se dentro do próprio partido e para com as massas campesinas que se mostraram contrarárias ao regime de colectivização.
Esta ditadura utilizou os cartazes publicitários da época como principais veículos da sua mensagem. O culto à imagem e as lembranças da sua ideologia foram armas bastante utilizadas por este no controlo da vida publica. Assim estas suas mensagens contribuíram para o desenvolvimento do culto da personalidade chamando a si todos os poderes e estendendo nos anos 30 o seu domínio pelo seus subditos.

Anónimo disse...

De Mafalda Teixeira

1. A Planificação da econimia consistiu em tornar a URSS (união das Repuplicas Socialistas Sovieticas) num país industrial, livre, poderoso e independente, desenvolvendo a industria, a economia, os transportes e a agricultura.

2.Sovkhose são comunidades que pertencem ao Governo. A principal finalidade é aperfeiçoar e desenvolver os métodos e técnicas de cultivo para orientar os Kolkhoze.

3.Kolkhoze são comunidades agrícolas coletivas dos camponeses. A terra é explorada coletivamente e a renda obtida da produção é distribuída a cada membro da comunidade, conforme as necessidades.


4. Estaline era apresentado ao povo Soviético como alguêm muito poderoso e importante, sendo representado numa figura maior e mais vistosa para a povo.

Anónimo disse...

1.A planificaçao da economia consistiu em transformar a Russia de um pais atrasado, num pais moderno, transformar a Russia de pais rural a pais industrial.

2.Sovkoze sao cooperativas do estado.

3.Kolkhoze sao cooperativas agriculas de produçao.

4.Estaline era apresentado ao povo Sovietico como o ditador do seu país, e que tinha um grande controlo pela União Soviética e do seu povo.

inês brito, nº14, 9ºE

Ana Marta Nº2 9ºE disse...

1. Consistia em transformar a Rússia de um pais atrasado para um pais modermo, de um pais rural para um pais industrial e com o objectivo de tornar a URSS num pais industrial, livre, poderoso e independente, tendo também como objectivo desenvolver a industria, os transportes, agricultura e acima de tudo a economia

2.São cooperativas do estado, criadas com o preposito inicial de cofiscar os grandes dominios e com elas pretendiam aumentar a produtividade agricula.

3. São cooperativas agriculas de produção com base no sistema de coletivização da agricultura

4. Uma figura paternal, familiar , afável, respeitavel e progressista.

Adriana Leitão disse...

1- A planificação da economia consistiu em:
-passar o país, com a sua técnica atrasada à via de uma técnica moderna;
-transformar a U.R.S.S. num país industrial, poderoso e independeste;
-criar uma indústria capaz de reequipar e reorganizar, sobre a base do socialismo;
-passar a pequena economia rural para a via da grande economia.

2- Sovkhoze tratam-se de cooperativas de agricultores.
3- Kolkhoze são chamadas as cooperativas de camponeses sobre a dependência do eatado.
4- Estaline era apresentado ao povo soviético como sendo uma pessoa que defendia os seus interesses, que tinha o seu apoio, sendo por isso uma pessoa "adorada" e consequentemente apoiada pelo povo.

Joana Frade disse...

1. A planificação da Economia consiste na transformação da Rússia, país atrasado e rural, num país moderno e industrial. O seu objectivo foi tornar a URSS industrializada, poderosa, livre e independente, desenvolver os transportes, a agricultura e a indústria e desenvolver, também, a economia.

2.Na colectivização da agricultura, uma das medidas tomadas foi a criação de sovkhozes (cooperativas do estado), enquanto nacionalizava os Kulaks (grandes proprietários rurais).

3. Outra das medidas da mesma colectivização foi a criação de Kolkhozes, ou seja, agrupamento de camponeses em cooperativas.

4. Estaline era apresentado como um homem culto, sábio, capaz de liderar o povo de uma forma justa e honesta. Assim, a URSS voltaria ao seu auge, industrializada, poderosa e modernizada, dentro das suas possibilidades, passando a uma potência importante.

Rui Graça Nº 28 9ºE disse...

1- A planificação da economia consistia em transformar a Russia de um país atrazado num país moderno, tranformando-a num país industrial, livre, poderoso e independente, consistia também em desenvolver a industria, os tranportes, desenvolver a agrícultura e desenvolver a econimia.

2- Sovkhoze é a grande empresa estatal agrícola da URSS. Baseada na propriedade estatal da terra e dos meios de produção,implantada em 1918,os Sovkhozes desempenharam um grande papel na transformação socialista da agricultura, servindo de escola de gestão social e da produção agrícola para o campesinato.

3- Kolkhoze é um tipo de cooperativa agrícola de produção, era um sistema de coletivização da agricultura implantado na União Soviética em 1922 após a Revolução de Outubro.

4- Estaline era apresentado ao povo como o salvador da Russia, sendo a pessoa indicada para governar a Russia.

Rodrigo Matos disse...

1.A Planificação da Economia tem como objectivos consolidar a ditadura do proletariado, reforçar a aliança da classe operária com os camponeses que são os sovkhozes (cooperativas de agricultores) e kolkhozes (cooperativas sobre a dependência do estado).

2.Sovkhoze é o nome que se atribui as cooperativas de agricultores.

3.Kolkhoze é o nome que se atribui as cooperativas sobre a dependência do estado.

4.A interpretação que eu retirei do filme visto sobre Estaline é que o povo Soviético véu como uma pessoa, não igual à outra mas sim superior, que em qual quer sitio ele sobressai sempre bastante mais do que outra pessoa qual quer, que Estaline é um e exemplo que todos querem seguir e que ele faz parte do seu povo Soviético tanto público como pertencente na guerra.

Leonor Bizarro disse...

1- A Planificação da Economia, tinha como objectivos: consolidar a ditadura do proletariado; reforçar a aliança da classe operáriacom os camponeses; fazer passar o país, com a sua técnica atrasada à via de uma técnica moderna; transformar a URSS num país industrial, poderoso e independente; criar uma industria capaz de reequipar e reorganizar, sobre a base do socialismo e por último fazer passar a pequena ecónomia rural para a via da grande ecónomia.
2- Os Sovkhoze eram camponeses que tinham uma cooperativa de agricultores.
3- Os Kolkhoze eram camponeses cuja cooperativa era sobre a dependência do estado.
4-Estaline quando sobe ao poder que era um dos principais dirigentes do Partido Comunista, Estaline foi eliminando todos o seus opositores, sobretudo os líderes comunistas nas prestigiados, que lhe poderiam disputar o poder, o Estaline era apresentado para o povo soviético como um simbolo de autoridade e viam-no como um exemplo a seguir.




nº17 9ºD

Anónimo disse...

1. A Planificação da Economia consistiu na transformação da Rússia de um país rural a um país moderno.
Consistiu por outras palavras na maior industrialização da Rússia.

2. Sovkhozes eram grandes empresas agrícolas que pertenciam ao estado baseada na sua propriedade e nos seus meios de produção.
Os sovkhozes começaram a ser organizados a partir de 1918 e desempenharam um grande papel na transformação socialista da agricultura.

3. Kolkhozes eram fazendas colectivas na URSS organizadas a partir de cooperativas de camponeses. O estado concedia as fazendas para os camponeses usufruirem das kolkhozes, mas tinham como obrigação

4. Estaline era apresentado ao povo como um politico que revolucionou o pais, que o modificou e que ficou conhecido como um grande politico. Que fazia tudo pelo seu pais.


André Santos nº3 9º E

Luisa Pire 9ºD disse...

5º tpc de história Luísa Pires 9ºD
1. A Planificação da economia foi uma medida que Estaline implantou que consistia principalmente em:
• Consolidar a ditadura do proletariado;
• Reforçar a aliança da classe operária com os camponeses;

Formação de Svokhozes (cooperativas de agricultores)
Formação de Kolkhozes (cooperativas de camponeses dependentes do estado)

• Aumentar o rendimento da economia dos camponeses;
• Reunir progressivamente as explorações colectivas;
• Limitar e vencer o capitalismo.

2. Svokhozes eram cooperativas de agricultores criadas com o fim de reforçar a união e a aliança da classe operária com os camponeses para aumentar o rendimento económico e reunir progressivamente as explorações colectivas combatendo assim o capitalismo.
3. Kolkhozes cooperativas de camponeses que estavam dependentes do estado que tinha a mesma finalidade dos Svokhozes, reforçar a união e a aliança da classe operária com os camponeses para aumentar o rendimento económico e reunir progressivamente as explorações colectivas e com isto limitar e vencer o capitalismo.

4. Estaline que defendia o comunismo era apresentado ao povo Soviético, segundo os slides, como um nacionalista amigo do povo e que o apoiava e que o ajudava.

Luisa Pire 9ºD disse...

5º tpc de história Luísa Pires 9ºD
1. A Planificação da economia foi uma medida que Estaline implantou que consistia principalmente em:
• Consolidar a ditadura do proletariado;
• Reforçar a aliança da classe operária com os camponeses;

Formação de Svokhozes (cooperativas de agricultores)
Formação de Kolkhozes (cooperativas de camponeses dependentes do estado)

• Aumentar o rendimento da economia dos camponeses;
• Reunir progressivamente as explorações colectivas;
• Limitar e vencer o capitalismo.

2. Svokhozes eram cooperativas de agricultores criadas com o fim de reforçar a união e a aliança da classe operária com os camponeses para aumentar o rendimento económico e reunir progressivamente as explorações colectivas combatendo assim o capitalismo.
3. Kolkhozes cooperativas de camponeses que estavam dependentes do estado que tinha a mesma finalidade dos Svokhozes, reforçar a união e a aliança da classe operária com os camponeses para aumentar o rendimento económico e reunir progressivamente as explorações colectivas e com isto limitar e vencer o capitalismo.

4. Estaline que defendia o comunismo era apresentado ao povo Soviético, segundo os slides, como um nacionalista amigo do povo e que o apoiava e que o ajudava.

Anónimo disse...

Editada:

1. A Planificação da Economia consistiu na transformação da Rússia de um país rural a um país moderno.
Consistiu por outras palavras na maior industrialização da Rússia.

2. Sovkhozes eram grandes empresas agrícolas que pertenciam ao estado baseada na sua propriedade e nos seus meios de produção.
Os sovkhozes começaram a ser organizados a partir de 1918 e desempenharam um grande papel na transformação socialista da agricultura.

3. Kolkhozes eram fazendas colectivas na URSS organizadas a partir de cooperativas de camponeses. O estado concedia as fazendas para os camponeses usufruirem das kolkhozes, mas tinham como obrigação preservarem-nas.

4. Estaline era apresentado ao povo como um politico que revolucionou o pais, que o modificou e que ficou conhecido como um grande politico. Que fazia tudo pelo seu pais.


André Santos nº3 9º E

Anónimo disse...

Patricia Tomas Nº 23

1. Explica no que consistiu a Planificação da Economia.

A planificação da Economia consitia em transformar a Rússia de um país "atrasado" num país moderno; transformar a Rússia de um país rural num país industrial.

2. Define Sovkhoze
Sovkhozes são cooperativas do estado.

3. Define Kolkhoze.
São cooperativas.

Ana Margarida Teixeira de Carvalho Nº2, 9ºD disse...

1.A Planificação da Economia consistiu em consolidar a ditadura do poletariado e reforçar a aliança da calsse ophoerária com os camponeses(sovkhoze e kolkhoze).

2.Sovkhoze eram as cooperativas de agricultores.

3.Kolkhoze eram as cooperativas sobre a depedência do estado.

4.Estaline era apresentado como um homem trabalhador,bom para o povo,respeitador e compreensivo para com os ediais do povo.

Anónimo disse...

1.) A Constituição da Economia consistia no Plano Quinquenal que tinha como objectivo:
- Fazer passar o pais com a sua técnica atrasada à via de uma técnica moderna;
- Transformar a URSS num pais industrial, poderoso e independente;
- Criar uma industria capaz de reequipar e reorganizar, sobre a base do socialismo;
- Fazer passar a pequena economia rural para a via de grande economia.

2.) Sovkhoze - cooperativas da agricultura.

3.) Kolkhoze - cooperativas sobre a independência do estado.

4.) Na minha opinião Estaline era apresentado e visto como um grande líder, o pai da Pátria, ou mesmo o "Homem do Leme" disposto a ajudar todos, que tinha vindo salvar a pátria e todo o povo, que sabia o caminho para tornar a URSS num
pais melhor e mais desenvolvido.


Maria de Sousa nº20 9ºD

Joâo Carvalho 9ºD nº 16 disse...

1.Os objectivos eram consolidar a ditadura do proletariado. Reforçar a aliança da classe operária com os camponeses.

2.São cooperativas de agricultores

3.São cooperativas sobre a dependência do estado.

4.Estanine era apresentado como uma pessoa importante(destacava -se) e como todas as pessoas gostassem dele

Anónimo disse...

1.
A planificação da economia era uma estratégia criada por Lenine cujos objectivos eram consolidar a ditadura do proletariado e reforçar a aliança da classe operária com os camponeses.

2.
Sovkhoze era uma cooperativa de agricultura.

3.
Kolkhoze era uma cooperativa sobre a dependência do Estado.

4.
Estaline era apresentado como um grande líder, de cariz simpático mas sério, poderoso, patriota e com uma boa capacidade de governar.

Bárbara Sousa 9ºD

David Morais Oliveira Nº10 9º D disse...

1. A planificação da economia consistiu na consolidação da ditadura do proletariado e no reforço da aliança da classe operária com os camponeses, Sovkhozes e Kolkhozes, através do plano quinquenal que consistia em fazer passar o país com a sua técnica atrasada á via de uma técnica moderna; Transformar a URSS num país industrial, poderoso e independente; Criar uma industria capaz de reequipar e reoganizar sobre a base do socialismo; Fazer passar a pequena economia rural para a via da grande economia.

2. Sovkhoze era uma cooperativa agricola constituida por camponeses.

3. Kolkhoze era uma cooperativa constituida por camponeses que estavam sobre a dependência do estado.

4. Estaline era visto como um herói porque o povo soviético via-o como um pai, professor e como um lidér exemplar que estava sempre a frente protegendo e comandando o seu povo.

Anónimo disse...

1- Transformar a Rússia de um país atrasado e rural para um pais moderno e industrial, transformar a URSS num pais industrial, poderoso, livre e independente.
desenvolver a indústria, transportes, agricultura e economia.

2- São cooperativas do estado.

3- São cooperativas onde agrupavam os camponeses,

4- Pelas imagens Estaline é visto como um bom homem pois aparece em muitas fotos com pessoas dopovo que parecem sastifeitas.

Guilherme Alves 9ºE

Daniela Cordeiro, 9ºD disse...

Respostas de Daniela Cordeiro, Nº9, 9ºD:

1- A Planificação da Economia baseava-se no estabelecimento de planos durante normalmente cinco anos, período durante o qual se propunham atingir as metas estabelecidas para esses cinco anos. Este sistema económico teve como objectivo consolidar a ditadura do proletariado, reforçar a aliança da classe operária com os camponeses(Sovkhozes e Kolkhozes), modernizar a técnica atrasada da URSS e transformá-la num país industrial, poderoso e independente, criar uma indústria capaz de reequipar e reorganizar, sobre a base do socialismo e fazer passar a pequena economia rural para a via da grande economia.

2- Os sovkhozes eram os camponeses que pertenciam às cooperativas de agricultores.

3- Os kolkhozes eram os camponeses que pertenciam às cooperativas sobre a dependência do estado.

4- Estaline era apresentado ao povo soviético sempre num plano superior e nos cartazes estava sempre rodeado de população cujos rostos se mostravam felizes e satisfeitos. O facto de ele estar sempre num plano superior significava que ele era o líder e que ninguém lhe podia desobedecer. Algumas imagens mostram-no rodeado de crianças, também felizes e saudáveis, o que atribuia ao líder um perfil de homem generoso, carinhoso e preocupado com as crianças russas. No entanto todas as imagens pretendiam, essencialmente, apresentar Estaline ao povo soviético como um ser superior, poderoso mas também sensível e estas imagens estavam presentes nos locis públicos(escolas, hospitais, fábricas, etc.). Era o chamado culto da personalidade imposto a todos os cidadãos russos, através de uma propaganda que existia em grande quantidade.

Anónimo disse...

ha, I will try out my thought, your post bring me some good ideas, it's really amazing, thanks.

- Norman

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue